Famtour Praia do Sobrado em 21/08/2023 (Foto: Fernando Cruz)
Praia do Sobrado, destino do Catamarã Sobrado I (Foto: Lúcia Xavier)
Nessa segunda-feira, 21 de agosto, a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, recebeu convidados do município de Piranhas, cidade histórica alagoana com forte atuação na indústria do turismo, no 2º Famtour Praia do Sobrado no Catamarã Sobra I, empreendimento do empresário Daniel da Paulinelly, localizado às margens do Lago de Itaparica. Em sua maioria, os convidados eram guias de turismo, mas também participaram empreendedores de outras áreas do trade turístico.
A famtour foi antecedida por visita de representantes do Praia do Sobrado à cidade alagoana, com a proposta de criar um roteiro com Petrolândia. A distância entre os municípios é de 1h30min de belas paisagens e pontos históricos. Após articulações, foi agendada a famtour que aconteceu numa segunda-feira, dia escolhido pelos integrantes.
A reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia acompanhou o roteiro, iniciado na Orla Fluvial de Petrolândia, a bordo do Catamarã Sobrado I, no passeio com duração de duas horas e alguns minutos, no Lago de Itaparica. A comitiva fez o trajeto Piranhas/Petrolândia em duas vans. O catamarã zarpou pouco depois das 9h00, e fez uma parada em frente às ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a "igreja semi-submersa", antes de seguir ao destino.
A bordo, não coube tédio nos trajetos de ida e volta ao Praia do Sobrado, com a alegre e intensa socialização dos convidados. A cantora Íris de Luxo animou a turma do piso inferior e no segundo piso da embarcação, o jovem Selton Campos (agora batizado como Selton do Acordeon), acordeonista e violonista de 15 anos, demonstrou seu talento com interpretações de algumas músicas, em especial, de Tarcísio do Acordeon. No Praia do Sobrado, Íris e Selton uniram talentos, à sombra de uma palhoça.
Caracterizados de Lampião e Maria Bonita, Fábio e sua esposa Zezé posaram para muitas fotos durante o passeio de ida. Fábio é diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Piranhas, além de ator e escritor, com vários livros publicados. Também participou do famtour o diretor de Turismo da mesma cidade, Valdivino. Ambos os diretores são guias de turismo.
A chegada do catamarã à Praia do Sobrado encantou os visitantes, recepcionados no salão do restaurante para o almoço, logo após o desembarque. O som ambiente, com músicas agradáveis, foi mantido em volume adequado à interação e ocnversação entre os visitantes. O cardápio do self-service foi de pratos regionais, como baião de dois, carne de bode e peixe assado, entre outras opções.
Ainda no restaurante, depois do almoço, o grupo de visitantes participou de uma reunião com o empresário Daniel da Paulinelly e seus assessores. Na pauta, a integração das rotas turísticas de Piranhas e Petrolândia, com a venda de passeios para a cidade pernambucana pelos guias turísticos de Piranhas. Hoje, já são vendidos passeios a Petrolândia por agentes de Paulo Afonso, na Bahia. Em seguida, os participantes foram convidados a conhecer as instalações do empreendimento Praia do Sobrado, inclusive o chalé com capacidade para 10 pessoas.
A seguir, as diversas opções de lazer e descanso foram plenamente desfrutadas pelos participantes do famtour, caminhada na praia, vôlei na areia, relax na rede, contemplação da paisagem e fotografia, animadas conversas dentro ou fora da água. A melhor opção, em dia quente, foi o banho na água fresca e cristalina, na praia rasa de areias claras. Por um dia, os guias tiveram a belíssima praia de água doce, um paraíso inteiramente reservado para eles. O passeio foi registrado em fotos, vídeos e na memória.
Um grupo de visitantes levou para casa apenas uma decepção. Cerca de quinze pessoas pessoas se aventuraram a escalar as rochas íngremes do serrote que abriga o Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado. Apesar das buscas, ninguém localizou as inscrições rupestres. Na trilha improvisada, também não foi possível visualizar a placa do IPHAN, talvez encoberta pela caatinga.
Mas, a frustração foi logo amenizada pela descoberta do excelente local para banho, alguns metros abaixo, junto à formação rochosa que justifica o apelido "Noronha do Sertão". Ali, as águas do rio têm o som igual ao mar.
Nesse dia, o Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, registrou 89,10% de sua capacidade, segundo monitoramento da ANA. Quase toda a faixa de areia da praia estava alagada e o trajeto em alguns trechos era feito pela margem da água. Além disso, sinais de forte erosão das encostas da praia, escavadas pela água, desaconselham caminhar muito próximo às bordas das dunas, por risco de deslizamento. Na água, há várias árvores arrancadas pela erosão.
Na viagem de retorno, os participantes foram unânimes em elogiar as belezas do destino turístico Praia do Sobrado, apenas um dos vários pontos turísticos de Petrolândia. Também foi ressaltado, por algumas pessoas com quem conversamos, que Petrolândia tem maior potencial turístico do que Piranhas, cidade que respira turismo, porém, falta à cidade pernambucana mais investimentos na área e mais atenção do setor público a questões pontuais que afetam o setor.
De acordo com Marciano Freire, assessor do Praia do Sobrado, o destino será vendido em Piranhas, nos dias 26 e 27 deste mês, durante o 2° Festival Gastronômico de Piranhas. Marciano e Janys Franks estão empenhados na articulação e divulgação do empreendimento.
Ainda na saída da Orla, nossa reportagem entrevistou o grande anfitrião do evento, Daniel da Paulinelly, empresário do ramo de lojas de produtos para construção civil, que há alguns anos passou a investir intensamente no setor turístico. Sua entrada no setor foi com o restaurante e chalés Paulinelly, inaugurado anos atrás na estrada de acesso ao Mirante da Serrota. Com amplo estacionamento, o local chegou a ser usado como ponto de embarque do catamarã para a Ilha de Rarrá. Em seguida, o empresário inaugurou o Praia do Sobrado, complexo turístico com restaurante, balneário e chalé. O ousado projeto, segundo informações colhidas no local, ainda está em fase inicial. Na entrevista, Daniel revelou que conheceu o Sítio Sobrado ao ser convidado para uma pescaria. Ficou encantado com o local e negociou uma propriedade, onde construiu o Praia do Sobrado. Recentemente, o empresário inaugurou o Catamarã Sobrado I, embarcação com dois pisos, com capacidade para 150 passageiros. O catamarã está em operação aos sábados e domingos, com saída pela manhã na Orla Fluvial de Petrolândia.
Durante o passeio, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou, além do empresário Daniel, alguns outros integrantes do Famtour. Um dos entrevistados é o chef Timóteo Domingos, alagoano radicado em Canindé do São Francisco, Sergipe. Conhecido como "Rei do Cacto", ele fez participações nos programas Ana Maria Braga (TV Globo) e Masterchef (Band). Timóteo é especialista em aproveitar plantas alimentícias não convencionais (PANCs), e outros ingredientes nativos da Caatinga. O destaque são as cactáceas, como mandacaru, xique-xique, palmatória, coroa-de-frade, que o chef usa em receitas criativas. A assessoria do Praia do Sobrado conseguiu um espaço na concorrida agenda do chef para convidá-lo para conhecer o local e inspirar-se na criação de um prato único, representativo da Praia do Sobrado, de Petrolândia e de Pernambuco. A iguaria deverá ser revelada ao público no próximo mês.
Entrevistamos também o diretor de Turismo, da Secretaria de Cultura e Turismo de Piranhas, Valdivino, o jornalista Gabriel Bukalowsi, do g1 Curitiba-PR e do blog Andarilhando pelo Mundo, o proprietário da Pousada Maria Bonita (Piranhas-AL), o mineiro Bruno. No papo com o professor e empreendedor de canoagem de travessia (canoa havaiana, em especial), o pernambucano Sérgio Cabral, ele revela um projeto social que gostaria de implantar em Petrolândia. Ainda conversamos com o assessor do Praia do Sobrado, Marciano Freire, e com o assessor de marketing, representante da revista Turismo na Serra, Fernando Cruz. Nossos agradecimentos e congratulações a todos que fazem o Praia do Sobrado e a todos que participaram e enriqueceram a experiência do 2º Famtour Praia do Sobrado, no Catamarã Sobrado I.
As entrevistas serão postadas em breve.
Famtour é abreviação de
Familiarization Tour (viagem de familiarização, em inglês), como uma “forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. Consiste em convidar agentes de viagem para visitar o destino, para que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo ao cliente". O 1º Famtour ao Praia do Sobrado aconteceu no dia 17 de julho, na inauguração do Catamarã Praia do Sobrado I e do roteiro Orla Fluvial/Praia do Sobrado. Foram convidados integrantes do trade turístico do município, influenciadores e representantes da Prefeitura de Petrolândia.
Além do catamarã, o Praia do Sobrado também oferece a opção de transporte terrestre, em ônibus, saindo do centro de Petrolândia de manhã e voltando à tarde, aos sábados e domingos.
Por: Lúcia Xavier
Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier