domingo, agosto 20, 2023

Presidente do IGH de Petrolândia, Paula Rubens avalia resultados da 1ª Semana do Patrimônio Cultural

Escritora e memorialista Paula Rubens (Foto: Dufilmes)

"Foi uma semana muito gratificante, dessas que renovam as energias da gente. Senti o interesse, principalmente dos professores. Alguns me procuraram ao final da palestra para dizer que usam o nosso site e que gostariam de participar do IGH. Além disso, acho que ganhamos novos parceiros para outras empreitadas, na UFAL (Universidade Federal de Alagoas)." Essas foram as palavras da escritora e memorialista Paula Rubens, presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), dirigindo-se aos membros da instituição, após o último evento do qual participou na 1ª Semana do do Patrimônio Cultural no município.

A 1ª Semana do Patrimônio Cultural, realizado em parceria da Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com o o IGH de Petrolândia, aconteceu de 14 a 19 de agosto. O instituto esteve na programação do evento da segunda (14), quando houve abertura da Semana durante a sessão da Câmara de Vereadores, à sexta-feira (18), dia da palestra sobre os Sítios Arqueológicos de Petrolândia. Durante a semana, palestras, exposições e visitas guiadas envolveram turmas de estudantes e professores de escolas municipais.

No vídeo abaixo, Paula Rubens fala ao Blog de Assis Ramalho sobre a importância da Semana do Patrimônio, sobre a carência de literatura histórica petrolandense e sobre seus livros - dois lançados e um "no forno". Ela também deixa sugestões para a próxima edição da Semana do Patrimônio. Paula foi palestrante no evento do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado na última quinta (17), com o tema "Memorial pra quê te quero?", no auditório do Centro Cultural Hildebrando de Menezes. O vídeo ainda inclui o pronunciamento de Paula na sessão da Câmara Municipal. 


Paula Rubens é escritora e memorialista, escreveu várias histórias de petrolandenses para o Museu da Pessoa. Seu livro mais conhecido é "O Jatobá que virou mar" (2016), voltado para o público infantil, mas apreciado por pessoas de todas as idades. A tiragem do livro está esgotada. O segundo livro, lançado em 2022 com apoio da Lei Aldir Blanc, "Festa, Fé & Arte - Manifestações da cultura popular em Petrolândia" está disponível na versão impressa ou e-book (livro digital). A obra pode ser adquirida no site do Clube de Autores, no link https://clubedeautores.com.br/livro/festa-fe-arte Há também uma versão digital exclusivamente para leitura no Issuu, em https://issuu.com/paularubens/docs/festa_fe_arte_-_manifestac_o_es_da_cultura_popula

O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP) é uma pessoa jurídica de direito privado, com prazo indeterminado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, formada por número ilimitado de associados. Também foi declarado uma instituição de utilidade pública de Petrolândia.

O IGH de Petrolândia tem como finalidade preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências afins, especialmente do município de Petrolândia, assim como da cultura, do patrimônio histórico, artístico e cultural, e defesa do meio ambiente. 

O endereço eletrônico do IGH de Petrolândia, com um rico acervo para pesquisas, é https://ighpetrolandia.wordpress.com/ e o email para contato é ighpetrolandia@gmail.com

Redação do Blog de Assis Ramalho

Governadora Raquel Lyra convoca a 5ª Conferência Estadual de Cultura

CEC será antecedida das Conferências Municipais e/ou Intermunicipais, as quais deverão ser realizadas até 17 de setembro de 2023, e poderão ser antecedidas por pré-conferências de caráter mobilizador.

A governadora Raquel Lyra assinou o decreto nº 55.160, publicado no Diário Oficial de Pernambuco, que convoca a 5ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco – 5ª CEC-PE, a ser realizada de 20 a 22 de outubro, em Gravatá, no Agreste. Etapa integrante da 4ª Conferência Nacional de Cultura – 4ª CNC, a 5ª CEC realizará seus trabalhos a partir do tema central: “Democracia e Direito à Cultura”, tendo como objetivo geral promover o debate sobre as políticas culturais, com ampla participação da sociedade, visando ao fortalecimento da democracia e à garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos do Estado, de forma transversal com as políticas públicas e econômicas de Pernambuco.

O decreto estabelece oito competências à 5ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco: I – ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de política pública cultural; II – propor estratégias de articulação e cooperação institucional com os entes públicos municipais e com a sociedade civil, povos e comunidades tradicionais – indígenas, quilombolas, de terreiro e/ou ciganos – que dinamizam a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para consolidação do Sistema Estadual de Cultura; III – discutir a cultura local nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania; IV – propor estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável;

Petrolândia: A partir de 1º de setembro, microempreendedores individuais prestadores de serviços devem emitir NFS-e no portal único da Receita Federal


O microempreendedor individual (MEI) que trabalho com prestação de serviços e possui cadastro no sistema da Prefeitura de Petrolândia para emitir nota fiscal eletrônica (NFS-e) deve urgentemente fazer o cadastro no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, se ainda não tomou essa providência. A emissão de NFS-e no portal será obrigatória a partir de  1º de setembro de 2023.

A Receita Federal lançou o Portal da Nota Fiscal Eletrônica (https://www.gov.br/nfse/pt-br) após o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) alterar a norma do Simples Nacional, através da Resolução CGSN nº 169/2022, acrescentando a previsão legal para que os municípios possam instituir e exigir do MEI a emissão da NFS-e de padrão nacional nas prestações de serviços sujeitas ao Imposto sobre Serviços (ISS). Portanto, os municípios devem regulamentar essa emissão. Também é previsto o convênio das prefeituras com a Receita Federal para acesso ao Portal da NFS-e.

Relembrando que todos os MEIs devem emitir a NFS-e se o consumidor final for uma pessoa jurídica, ou seja, outra empresa. Se a prestação de serviço acontecer para uma pessoa física, a emissão é facultativa. 

A única mudança, a partir de setembro, é para os MEIs prestadores de serviços. Os MEIS que exercem atividades exclusivas de comércio (fabricação e comércio de confecções, por exemplo), continuarão a usar o sistema do município,ou outros sistemas, assim como as empresas de outros enquadramentos (Ltda, Eireli etc). Por outro lado, uma costureira cadastrada como MEI, que atenda à encomenda de uma empresa, deverá usar o Portal da Nota Fiscal Eletrônica para emitir a NFS-e. 


Clique no banner e saiba mais no site da Mais SST 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Ministério Público de Pernambuco cobra neutralidade nas cores de prédios e bens públicos, em São Caetano


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de São Caetano, emitiu uma recomendação direcionada ao Prefeito do município, visando garantir a imparcialidade e a não utilização de cores partidárias em prédios e bens públicos. A medida visa cobrar o respeito aos princípios de impessoalidade e moralidade na administração pública.

O município de São Caetano deve realizar, no prazo de 30 dias, nova pintura de prédios públicos e carros oficiais, utilizando as cores oficiais do município (branco, azul e vermelho), sem vínculos partidários. Além disso, os fardamentos escolares e dos servidores devem seguir as mesmas cores, evitando qualquer associação partidária.

“Há farta documentação nesta Promotoria de Justiça, com fotografias e depoimentos de munícipes, além de ser visível nas ruas da cidade, a finalidade de promover a cor usada pelo Prefeito, em sua campanha eleitoral, como cor predominante na cidade. A propaganda subliminar demonstra evidente caráter eleitoreiro do agente público, não exigindo maiores explicações acerca da motivação do agente público na associação das cores dos prédios públicos às cores do seu partido e de sua campanha eleitoral”, ressaltou a Promotora de Justiça Lorena de Medeiros Santos, no texto da recomendação.

Dia Nacional do Patrimônio Histórico e 50 anos da Fundarpe são lembrados em sessão da Alepe

Foto: Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado na última quinta (17), ganhou destaque no discurso do deputado Mário Ricardo (Republicanos), na mesma data. O parlamentar falou da importância da preservação dos bens culturais do País e registrou as riquezas históricas de Pernambuco, em especial as localizadas nos municípios do Litoral Norte, como Olinda, Igarassu e Itapissuma.

“Precisamos ter zelo e atenção especial para que nossa história continue viva. Além de instrumento para contar nosso passado, esses patrimônios atraem turistas e dão oportunidades de emprego e renda para as pessoas”, registrou.

MPPE busca parceria com CBHSF para solucionar problemas em riacho urbano em Petrolina; Audiência pública acontece no dia 23

Foto: Juciana Cavalcante

Atendendo ao convite do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, se reuniu na manhã da última segunda-feira (14), com a promotora de Justiça Rosane Moreira Cavalcanti para pensar em soluções definitivas para o riacho Vitória, afluente do Rio São Francisco, que corta o município de Petrolina (PE) e recebe os mais diversos poluentes como esgoto e agrotóxicos, já que passa também por um dos maiores polos de fruticultura do país, o projeto Senador Nilo Coelho.

Há anos atuando no processo que envolve o riacho Vitória, a promotora destacou que, embora haja alguma boa vontade dos entes responsáveis pela preservação e recuperação do riacho Vitória, pouco foi feito até o momento e sem resultados efetivos. “Precisamos somar esforços para resolver problemas graves como esgotamento, licenças dadas equivocadamente e além da falta de drenagem que leva tudo ao São Francisco. O que vemos é um desastre natural anunciado, por isso buscamos a parceria do Comitê”, explicou a promotora Rosana.

Em Petrolina, Fernando Filho cumpre agenda ao lado de Simão Durando e anuncia viagem do prefeito a Brasília para buscar recursos nos ministérios

Reunião na Codevasf com o superintendente Edilázio Wanderley (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fernando Filho realizou uma agenda política movimentada, nesta sexta-feira (18), em Petrolina. Em parceria com o prefeito Simão Durando, o político engajou-se em uma série de atividades que incluíram reuniões estratégicas, visitas a instituições e a inauguração de uma escola em Nova Descoberta.

A jornada começou com uma reunião na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Na companhia do prefeito Simão Durando e do superintendente Edilázio Wanderley, Fernando Filho abordou estratégias fundamentais para o desenvolvimento regional. O encontro solidificou o compromisso conjunto de buscar recursos e investimentos essenciais para o progresso da cidade.

Ônibus com torcedores do Corinthians capota e deixa 8 mortos na Rodovia Fernão Dias/MG

Ônibus com torcedores do Corinthians tomba e deixa 8 mortos — Foto: Vagner Tolendato/TV Globo

Oito pessoas morreram após um ônibus com torcedores do Corinthians capotar no KM 520 da Rodovia Fernão Dias, em Igarapé , na Grande Belo Horizonte, na madrugada deste domingo (20).

Os nomes das vítimas não haviam sido divulgados até a última atualização desta reportagem.

O veículo seguia para Taubaté (SP) e havia deixado a capital mineira após uma partida do time paulista contra o Cruzeiro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, torcedores que estavam no ônibus afirmaram que o motorista gritou que o veículo estava sem freios.

A concessionária que administra o trecho, Arteris Fernão Dias, informou que o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo quando entrou em uma curva, bateu contra um talude e capotou.

"Estava quase todo mundo dormindo, mas algumas pessoas perceberam que ele estava correndo e os meninos da frente pediram para ele dar segurada. O motorista falou que perdeu o freio. Nesse momento foi um desespero, comecei a gritar para todo mundo acordar e o ônibus já capotou", disse uma sobrevivente, que não quis se identificar.

O ônibus foi contratado por uma subsede da Gaviões da Fiel do Vale do Paraíba, em São Paulo, e levava torcedores de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba.

Segundo o Corpo de Bombeiros, havia 43 pessoas no veículo (inicialmente, a corporação informou que eram 46). Além dos 7 mortos, dez pessoas ficaram presas às ferragens.

"O Sport Club Corinthians Paulista manifesta seu pesar pelas vítimas fatais do acidente ocorrido na madrugada deste domingo (20), na rodovia Fernão Dias, envolvendo o ônibus que levava torcedores que estavam em Belo Horizonte para apoiar a equipe durante a partida contra o Cruzeiro, na noite anterior.

Por Francielly Santiago, g1 Minas — Belo Horizonte

Petrolândia: Arena Ferreirão vence o Vasco por 2x0 e conquista a taça do Campeonato Municipal Amaro Ferreira de Souza.

 

É Campeão! Levantamento de taça
Arena Ferreirão vence o Vasco por 2x0 e conquista a taça do Campeonato Municipal Amaro Ferreira de Souza. Fotos e vídeos: Assis Ramalho


Público lotou as arquibancadas do Estádio Manoel Anísio da Mota '' o galegão''

Na noite deste sábado (19/08/2023), foi realizada no Estádio Municipal Manoel Anízio da Mota "O Galegão" a grande final do Campeonato Municipal Amaro Ferreira de Souza, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, com apoio da Prefeitura Municipal,

A taça de campeão foi disputada entre Arena Ferreirão e Vasco da Lagoinha.

Com uma equipe mais experiente e, acima de tudo, mais qualificada tecnicamente, o time da Vila dos Pescadores, o Arena Ferreirão, venceu o time cruzmaltino pelo placar de 2 x 0, um gol em cada tempo.

O time liderado por Silvano foi campeão de forma invicta. Na primeira fase do campeonato, que contou com 16 times divididos em quatro grupos, venceu Vitorinha (2x0), Grêmio(2x1), e Projeto (6x0)

Nas quartas de final, o Arena passou pela Portuguesa ao vencer por 3x1. Na semi-final, as dificuldades foram menas, pois venceu a equipedo Vila Real pelo placar de 5x0.

A coroação aconteceu neste sábado com a vitória por 2x0 sobre o aguerrido Vasco,

Logo após o jogo, aconteceu as premiações.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Fabiano Marques, vice-prefeito Rogério Novaes, vereadores, secretários, empresários - entre eles, Armando Rodrigues, Geraldo Melinha, Anselmo da Farmácia.

Além de troféu e medalhas, o campeão recebeu uma premiação de R$ 5 mil (patrocíno da Prefeitura), e o vice R$ 3 mil (patrocino do empresário Armando Rodrigues).

Confira abaixo vídeos e fotos 






Retrô perde para o Maranhão, é eliminado da Série D e Santa Cruz fica sem divisão nacional em 2024


O Retrô chegou a ficar na vantagem, mas sofreu reviravolta melancólica - Foto: Reprodução/Instagram

O Retrô entrou em campo neste sábado (19), na Arena de Pernambuco, para enfrentar o Maranhão pelo jogo de volta das oitavas de final com um objetivo bem claro em mente: a classificação. E, após empate em 2 a 2 no tempo normal, que contou com diversas reviravoltas, o Macão venceu o jogo nos pênaltis e eliminou a Fênix de Camaragibe da Série D.

Já aos oito minutos, Giva aproveitou bom cruzamento em cobrança de escanteio e, de cabeça, marcou o primeiro da Fênix, o que provocou uma comoção geral ao público de 6.419 pessoas da Arena de Pernambuco. Ainda assim, a alegria durou pouco, e Maicon Martins, aos 15 minutos, empatou para o Maranhão.

A partir daí, Retrô e Maranhão travaram um duelo muito físico, principalmente no segundo tempo. Embora a Fênix tenha conseguido chegar mais perto do gol, em cobrança de falta de Fernadinho que beijou a trave, o Macão, mesmo com dois jogadores a menos expulsos na primeira e na segunda etapa, também levava perigo e forçava boas defesas do goleiro Jean.

Já aos oito minutos, Giva aproveitou bom cruzamento em cobrança de escanteio e, de cabeça, marcou o primeiro da Fênix, o que provocou uma comoção geral ao público de 6.419 pessoas da Arena de Pernambuco. Ainda assim, a alegria durou pouco, e Maicon Martins, aos 15 minutos, empatou para o Maranhão.

A partir daí, Retrô e Maranhão travaram um duelo muito físico, principalmente no segundo tempo. Embora a Fênix tenha conseguido chegar mais perto do gol, em cobrança de falta de Fernadinho que beijou a trave, o Macão, mesmo com dois jogadores a menos expulsos na primeira e na segunda etapa, também levava perigo e forçava boas defesas do goleiro Jean.

Por: Folha de Pernambuco

Futebol: Palmeiras vence Cuiabá e diminui vantagem do Botafogo; Confira resultados dos jogos deste sábado (19/08) e classificação

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Richard Ríos contra o CuiabáImagem: Gil Gomes/Agif

Com time misto e boa atuação, o Palmeiras venceu o Cuiabá por 2 a 0 neste sábado (19), na Arena Pantanal, pela 20ª rodada do Brasileirão. A diferença para o líder Botafogo caiu de 13 para 11 pontos.

Raphael Veiga, de cabeça, e Richard Ríos, com um golaço de fora da área, construíram a vitória. Vice-líder, o Palmeiras foi a 37 pontos e diminuiu a distância para o Botafogo, que tem 48 após empate com o São Paulo.

O Palmeiras joga no meio da semana pelas quartas de final da Libertadores e entrou em campo com um time misto. Dudu e Gabriel Menino foram poupados, e Rony só entrou na etapa final. Ainda assim, o time de Abel Ferreira dominou as ações, praticamente não sofreu e venceu com um gol em cada tempo.

É a segunda vitória seguida do Palmeiras no Brasileirão. Na próxima rodada, o vice-líder recebe o Vasco, no domingo (27), no Allianz Parque. Já o Cuiabá visita o Bragantino, no mesmo dia, no Nabi Abi Chedid.

Confira todos os esultados deste sábado, e classificação








Blog de Assis Ramalho, com Rede Brasil de Notícias e Globoesporte (ge)

Aposta de São Francisco do Conde, na Bahia, fatura sozinha os R$ 4,6 milhões da Mega-Sena; veja os números e os demais sorteios deste sábado (19/08/2023)- Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



O resultado da Mega-Sena 2622 com prêmio de R$ 4.645.727,40 milhões foi divulgado neste sábado (19), em São Paulo, e uma aposta de São Francisco do Conde (BA) faturou sozinha o prêmio.

A aposta foi feita na lotérica Loteria Só Alegria. Foi um bolão com cinco cotas e os vencedores fizeram uma aposta simples, escolhendo 6 dezenas e gastaram R$ 5,00.

O resultado da Mega-Sena 2622 com prêmio de R$ 4.645.727,40 milhões foi divulgado neste sábado (19), em São Paulo, e uma aposta de São Francisco do Conde (BA) faturou sozinha o prêmio.

A aposta foi feita na lotérica Loteria Só Alegria. Foi um bolão com cinco cotas e os vencedores fizeram uma aposta simples, escolhendo 6 dezenas e gastaram R$ 5,00.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus
, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

General Lorena Cid perde autorização e não poderá visitar filho na prisão

O pai Mauro César Lourena Cid e o filho Mauro Barbosa Cid — Foto: Roberto Oliveira/Alesp; Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O general Mauro Lorena Cid perdeu a autorização para visitar o filho, o tenente-coronel Mauro Cid, na prisão. A decisão de cancelar a autorização foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, depois que os dois, pai e filho, passaram a ser investigados pelo mesmo crime.

O ministro proibiu ainda o filho do general, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid, de comunicar-se com os demais investigados no caso da venda e recompra nos Estados Unidos de joias recebidas de presente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro de autoridades estrangeiras.

A Polícia Federal descobriu que Mauro Cid vendeu joias nos Estados Unidos, como um relógio Rolex, no início deste ano quando foi junto com Bolsonaro para a Flórida, Estados Unidos. Depois da decisão do Tribunal de Contas da União, de que as joias tinham de ser devolvidas para a União, o tenente-coronel fez uma operação de recompra delas.

As joias saíram do país no avião presidencial que levou Bolsonaro para os Estados Unidos, no dia 30 de dezembro, antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As joias, segundo o TCU, não podiam ser lançadas no acervo privado do ex-presidente por não serem classificadas de natureza personalíssima.

Nas investigações, a Polícia Federal descobriu que o general Lorena Cid auxiliou nas negociações das joias. Uma parte dos recursos arrecadados transitou pela sua conta e ele entregou outra a Bolsonaro em dinheiro nos Estados Unidos, antes que o ex-presidente retornasse ao Brasil.

Agora, como os dois são investigados inclusive por formação de organização criminosa no caso das joias, o ministro Alexandre de Moraes decidiu cancelar a autorização para que o pai visitasse o filho na prisão. Ele está preso em dependências do Exército.

Nesta semana, o novo advogado de Mauro Cid, Cezar Bittencourt, disse que seu cliente vai confessar que vendeu o relógio Rolex e depois decidiu recomprá-lo para cumprir a determinação do TCU. Segundo o advogado, Bolsonaro pediu para que ele "resolvesse o caso do relógio".

A estratégia do advogado é tentar inocentar o pai de Mauro Cid. Segundo ele, o general apenas emprestou a sua conta bancária para o filho fazer as negociações. Só que as investigações da PF mostram uma atuação bem maior no caso das joias do que a admitida por Cezar Bittencourt.

Por Valdo Cruz — G1,  Brasília