terça-feira, agosto 15, 2023

IGH de Petrolândia convida para VISITA GUIADA aos patrimônios urbanos nesta quarta-feira (16)

Acima, obra de Marcel Bezerra no Parque João Pernambuco; Abaixo, outra obra do mesmo artista, pertencente ao acervo do Município, porém, apagada de um dos quiosques da Orla Fluvial (Fotos de 2012: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Em continuidade à Semana do Patrimônio Cultural o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) convida a comunidade para a Visita Guiada aos patrimônios urbanos, a ser realizada nesta quarta-feira (16/08), a partir das 8h00 da manhã, com saída da Igreja Matriz, no centro da cidade. As guias neste evento serão Paula Rubens e Regina Borges, ambas escritoras, pesquisadoras e memorialistas.

O roteiro inclui pinturas do artista Marcel Bezerra (Ginásio de Esportes e Parque João Pernambuco), Acácia da Praça da Matriz, conjunto arquitetônico da Praça dos Três Poderes, Igreja Matriz, escultura de São Francisco na Serrota.

Semana do Patrimônio Cultural é promovida pelo Governo de Pernambuco através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e tem por objetivo celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17/08), comemorado desde 1998, e ampliar espaços de debate sobre as mais diversas questões para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais do estado de Pernambuco.

A Semana do Patrimônio Cultural em Petrolândia, realização da Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH de Petrolândia)

DIA 16 (Quarta-feira)
Visita guiada – Patrimônios Urbanos
Local de saída: Praça da Matriz
Paula Rubens e Regina Borges, ambas escritoras, pesquisadoras e memorialistas
Horário: 8h

Imagens de 2012 de obras de Marcel em um dos quiosques da Orla Fluvial
No mesmo local, a obra acima, pertencente ao acervo público do Município, foi apagada há alguns anos

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Vereador Naldo da Ambulância solicita ao prefeito Fabiano Marques pavimentação com paisagem às margens da BR-316


Foto: Assis Ramalho

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada nesta segunda-feira, 14 de agosto de 2023, o vereador Ednaldo Cruz Oliveira (Naldo da Ambulância - PSD), apresentou indicação para solicitação ao prefeito Fabiano Marques que seja viabilizada pavimentação com paisagem junto à localidade compreendida entre às margens da BR-316, que permeia o município.

De acordo com o vereador, a pavimentção com paisagem,também  conhecida como pavimentação com paisagismo, é uma abordagem que combina a infraestrutura de pavimentação, como estradas e vias urbanas, com elementos paisagísticos, como árvores, plantas, canteiros, mobiliário urbano e outras caracteísticas estéticas. Essa abordagem visa não apenas a infaestruturaviária, mais também  criar espaços mais agradáveis, visualmente, e ecologicamente, mais sustentáveis.

Por: Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeito de Pesqueira/PE sofre sequestro relâmpago e tem carro e objetos pessoais roubados

Prefeito de Pesqueira, Bal de Mimoso, foi alvo de tentativa de sequestro — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

No fim da tarde da última segunda-feira (14), o prefeito da cidade de Pesqueira, no Agreste, Bal de Mimoso, foi alvo de um sequestro relâmpago. De acordo com a assessoria de imprensa do município, Bal foi feito refém junto a um funcionário e teve o carro e objetos pessoais levados pelos suspeitos.

O crime ocorreu por volta das 16h, de acordo com a assessoria da cidade de Pesqueira. Bal estava chegando na propriedade dele, no distrito de Mimoso, onde se encontrou com um funcionário para tratar de assuntos do dia. Os dois foram abordados por três homens armados com pistolas que tomaram a caminhonete do prefeito e os levaram como reféns.

No fim da tarde da última segunda-feira (14), o prefeito da cidade de Pesqueira, no Agreste, Bal de Mimoso, foi alvo de um sequestro relâmpago. De acordo com a assessoria de imprensa do município, Bal foi feito refém junto a um funcionário e teve o carro e objetos pessoais levados pelos suspeitos.

O crime ocorreu por volta das 16h, de acordo com a assessoria da cidade de Pesqueira. Bal estava chegando na propriedade dele, no distrito de Mimoso, onde se encontrou com um funcionário para tratar de assuntos do dia. Os dois foram abordados por três homens armados com pistolas que tomaram a caminhonete do prefeito e os levaram como reféns.

Por g1 Caruaru

ONS confirma queda de energia em vários estados


Marcelo Call - Agência Brasil

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.

Atividade econômica no país cresceu 0,2% no 2º trimestre

Foto: Marcello Casal - Agência do Brasil

A atividade econômica do país cresceu 1,3% em junho, na comparação com maio. No segundo trimestre do ano, a economia brasileira teve alta de 0,2%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador mostra a prévia do Produto Interno Bruto (PIB, todos os bens e serviços produzidos no país).

No primeiro trimestre, o Monitor do PIB apontou um crescimento de 2% (valor revisado). “Após o forte crescimento registrado no primeiro trimestre do ano, a atividade econômica mostrou desaceleração. Apesar da forte retração registrada pela agropecuária, os modestos crescimentos do setor industrial e de serviços colaboraram para o resultado positivo de 0,2% no segundo trimestre”, explicou Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.

“Em linhas gerais, esse resultado mostra uma certa resiliência da economia, que segue em terreno positivo mesmo com grande parte do bônus da agropecuária tendo se reduzido. Por outro lado, esse fraco crescimento também ilustra a pouca capacidade de reação da economia para crescer de forma mais robusta em um ambiente de baixo investimento, juros altos e elevado grau de endividamento das famílias”, disse.

Influências

Taxa de desemprego recua em oito unidades da Federação

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

A taxa de desocupação recuou em oito das 27 unidades da Federação no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. As principais quedas foram observadas no Distrito Federal (de 12% no primeiro trimestre para 8,7% no segundo) e no Rio Grande do Norte (de 12,1% para 10,2%).

Também foram observados recuos nos estados de São Paulo (de 8,5% para 7,8%), do Ceará (de 9,6% para 8,6%), de Minas Gerais (de 6,8% para 5,8%), do Maranhão (de 9,8% para 8,6%), Pará (9,8% para 8,6%) e de Mato Grosso (de 4,5% para 3%).

As outras 19 unidades da Federação mantiveram suas taxas de desocupação estáveis. A média nacional, divulgada no fim de julho, recuou de 8,8% para 8% do primeiro para o segundo trimestre.

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, mede o percentual de pessoas que estão em busca de emprego mas não conseguem trabalhar, em relação à força de trabalho (ou seja, a soma daqueles em busca de emprego com aqueles que estão empregados).

“A queda na taxa de desocupação nesse trimestre pode caracterizar também um padrão sazonal. Após o crescimento do primeiro trimestre, em certa medida pela busca de trabalho por aqueles dispensados no início do ano, no segundo trimestre essa procura tende a diminuir”, afirma a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy.

Prefeitos de Pernambuco se articulam para reverter queda no FPM

Foto: Rafael Vieira/DP

Prefeitos, deputados estaduais e membros da bancada pernambucana no Congresso Nacional estiveram reunidos durante a manhã e a tarde de ontem (14), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife, para debater e buscar soluções para a queda na arrecadação de tributos e a redução da parcela destinada às administrações por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o primeiro decêndio de julho de 2023, comparado com mesmo mês do ano anterior, apresentou queda de 32,36% em termos nominais. Quando o valor do repasse é deflacionado, ou seja, desconsiderando a inflação do período, a redução chega a 34,49%.

Ainda segundo a STN, a partir de agora, os repasses do FPM deverão considerar os novos coeficientes de distribuição divulgados na Decisão Normativa 205/23 do Tribunal de Contas da União (TCU), que considera o resultado do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um levantamento divulgado pela Amupe aponta um cenário preocupante para as prefeituras a partir das mudanças. Isso porque, segundo a associação, 85% das cidades pernambucanas têm como principais fontes de custeio da máquina pública as receitas advindas do fundo e tributos como o ICMS. E se não houver uma solução prática e a curto prazo poderá haver comprometimento na prestação de serviços à população, disse a presidente Márcia Conrado (PT), prefeita de Serra Talhada.

Apagão nacional deixa ao menos 19 estados e DF sem energia

Apagão nacional deixa cidades do Vale do Paraíba sem energia — Foto: Carlos Santos/ G1

Um apagão afetou o Distrito Federal e em pelo 19 estados do país na manhã desta terça-feira (15), segundo um levantamento do g1. O Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda não divulgou a causa.

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Goiás
Maranhão
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio de Janeiro
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins

Petrobras anuncia aumento da gasolina e do diesel para distribuidoras


A Petrobras anunciou nesta terça-feira (15/8) que vai reajustar os preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras. Os novos valores passarão a valer a partir de quarta-feira (16/8).

De acordo com a companhia, o preço médio da gasolina subirá R$ 0,41 por litro para as distribuidoras, passando a ser de R$ 2,93 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, de R$ 2,14 a cada litro vendido na bomba.

Para o diesel, o aumento será de R$ 0,78 por litro, para R$ 3,80 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, de R$ 3,34 a cada litro vendido na bomba.

Apagão deixa o Recife, várias cidades de Pernambuco e ao menos 10 estados sem energia

Poste de energia no Recife. — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Um apagão deixou parte do Recife, da Região Metropolitana e de cidades de ao menos 10 estados do Brasil, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Paraíba e o Distrito Federal sem energia, na manhã desta terça-feira (15). Ainda não há informações sobre o que teria causado a paralisação no abastecimento.

Os relatos de queda de energia começaram por volta das 8h30. Em algumas regiões, ainda não foi restabelecida.

Por meio de nota, a Neoenergia informou que "uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros".

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que a queda aconteceu por causa da abertura da interligação Norte/Sudeste.

Nas redes sociais, usuários relatam a falta de energia. Em Pernambuco, há informações sobre apagão em diversos bairros do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Dados em tempo real do ONS mostram a queda na distribuição de energia. Às 8h40, alcançou mínimo de 54.383,7 MW. Dez minutos antes, às 8h30, o sistema havia chegado ao pico no dia de 73.484,4 MW. O sistema ainda não foi restabelecido totalmente e às 9h21 chegou a 61.400,2 MW.

Outras informações em instantes

Por Portal Folha de Pernambuco

Petrolândia: Mercadinho Nova Cidade, sua opção de economia da Quadra 17, na Av. Auspício Valgueiro de Barros

 


Localizada na Av. Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 17, o Mercadinho Nova Cidade é opção de economia para quem procura bons preços e, ao mesmo tempo, encontrar tudo em um só lugar.

No Mercadinho Nova Cidade, o cliente encontra produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, frios, e outros itens indispensáveis no cotidiano do consumidor.

Mercadinho Nova Cidade, a sua opção de economia, faz entrega na hora na compra a partir de R$ 300,00

Mercadinho Nova Cidade
Av. Auspício Valgueiro de Barros
Quadra 17 - Petrolândia (PE)
Contato: 9. 9107-2835

Marcha das Margaridas deve reunir mais de 100 mil mulheres em Brasília

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 100 mil mulheres brasileiras do campo, da floresta, das águas e das cidades, além de representantes de 33 países, são esperadas nesta terça (15) e quarta-feira em Brasília, na 7ª Marcha das Margaridas. O evento, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), federações e sindicatos filiados e 16 organizações parceiras, ocorre a cada quatro anos e a edição de 2023 tem o lema Pela Rrconstrução do Brasil e pelo bem viver.

São trabalhadoras rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, sem-terra, extrativistas, da comunidade LGBTQIA+ e moradoras de centros urbanos. Para a Contag, a marcha é a maior ação política de mulheres da América Latina.
 
Pautas

Série de provas faz Polícia Federal abrir mão de delação de Cid

Depoimento para CPMI do golpe do tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante-de-ordens do então presidente Jair Bolsonaro. — Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A série de evidências e provas obtidas no caso das joias faz com que a Polícia Federal descarte qualquer interesse em um acordo de delação premiada com o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o coronel Mauro Cid.

Recentemente, em entrevista a um canal bolsonarista, o ex-presidente disse que a prisão de Cid teria o objetivo de forçar uma delação premiada. Para integrantes da alta cúpula da PF, porém, não há motivos para firmar um acordo com o militar.

A avaliação dos investigadores é que já que existem provas robustas sobre a atuação criminosa de Cid, de seu pai, o general Mauro Lourena Cid, do advogado Frederick Wassef e de outros aliados de Bolsonaro no escândalo das joia. Para a PF, também já estão configurados crimes de Bolsonaro e de sua esposa, Michelle, como peculato.

Petrolina: Pernambucana se torna a estudante mais idosa do mundo, com 94 anos


Dona Edelzuita, 94 anos, estuda no Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, em Petrolina (Foto: Josimar Oliveira/Governo de Pernambuco)

As dificuldades impostas pela vida não foram o suficiente para fazer com que Maria Edelzuita de Souza desistisse do sonho de ler e escrever. Dona Edelzuita, como é conhecida, pode ser considerada a aluna da educação básica mais idosa do mundo.

A estudante supera em 10 anos o queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, que, segundo o livro dos recordes, conseguiu a façanha aos 84 anos. No entanto, Dona Edelzuita ainda não foi reconhecida pelo Guinness Book.

Hoje, ela cursa o 3º módulo no Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

O incentivo para estudar vem dos próprios colegas de classe e professores. Dona Edelzuita foi recebida com cartazes de apoio no Dia do Estudante, na última sexta-feira (11/08). “Estudem, no estudo é que se aprende tudo. Na escola se aprende o que é bom. Eu queria ser menina de novo pra começar agora e terminar só na faculdade”, recomenda Dona Edelzuita.

História de resistência

Filha de lavrador, Edelzuita foi proibida de estudar, uma vez que seu pai tinha receio que ela fosse alfabetizada, pois assim poderia escrever “cartas para os namorados”. Já a mãe, cuidava da casa e era letrada. Assim, ensinou-lhe as letras, as sílabas e como juntá-las para formar pequenas palavras. Mas isso foi a única coisa relacionada aos estudos deixada para a estudante.

História de resistência