domingo, agosto 13, 2023

Abertura da Semana do Patrimônio de Petrolândia acontece nesta segunda-feira (14) na Câmara de Vereadores


Desde 1998, o Brasil comemora o Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto. A data marcou o centenário de Rodrigo Melo de Andrade, jornalista e historiador responsável pela criação do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os patrimônios podem ser materiais, como objetos e construções, ou imateriais, como rituais e costumes. Em Petrolândia, município do interior de Pernambuco, a "Semana do Patrimônio" será aberta nesta segunda-feira (14), com solenidade no auditório da Câmara Municipal, às 9h00 da manhã. Na oportunidade, serão entregues Moções de Aplausos à Associação Café com Arte e a Tota do Barro pela conquista do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular. 

Na ocasião, o vereador Joilton Pereira vai receber do Instituto Geográfico de Petrolândia-IGHP, o certificado de Amigo do Patrimônio pela apresentação de projeto para construção do Memorial de Petrolândia.

A Semana do Patrimônio de Petrolândia vai contar ainda, na manhã de quarta-feira (16), com visita guiada a patrimônios urbanos, alguns dos quais em estado lastimável, como as obras de Marcel no Ginásio de Esportes, prédio que já deveria estar sob tombamento há décadas, mas está em processo acelerado de deterioração, do chão ao teto. Tristemente, a fachada de letreiro do prédio foi descaracterizada, após receber uma pintura em tinta óleo clara, sobre as pastilhas cerâmicas azul marinho originais, com a finalidade de adequar o prédio ao padrão de cores do novo governo. Além de descaracterizar a fachada, a rala pintura começou a descascar. Resultado: o aspecto de abandono está ainda mais ressaltado. 

A visita guiada não inclui os três quiosques da Orla Fluvial, que foram construídos e deveriam ser mantidos sob padronização, hoje descaracterizados, após reformas e reformas. Um deles, inclusive, é ornamentado com uma obra de Marcel, na fachada. Eram duas. Durante uma reforma, a obra pintada em parede do interior do quiosque foi coberta com tinta. Infelizmente, apesar de tudo que é apregoado, o Município de Petrolândia não adotou ainda uma política adequada para preservação do patrimônio público que compõe o Patrimônio Histórico. 

A visita guiada aos Patrimônios Urbanos percorrerá as Pinturas do artista Marcel Bezerra (Ginásio e Parque João Pernambuco), Acácia da Praça, Conjunto arquitetônico dos Três Poderes, Igreja Matriz, Escultura de São Francisco na Serrota). As guias serão Paula Rubens e Regina Borges, escritoras, pesquisadoras e memorialistas.

Confira a programação completa da Semana do Patrimônio de Petrolândia

Mensagem do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, no Dia dos Pais


Hoje, neste Dia dos Pais, recordo-me com carinho do meu querido pai, Vavá Venâncio, de quem me orgulho muito de seguir os passos.

Também sinto imensa felicidade por ser pai de dois filhos abençoados por Deus: Bruno Marques e João Marques.

Neste dia especial, desejo um feliz Dia dos Pais a todos!

Fabiano Jaques Marques
Prefeito de Petrolândia 

Petrolândia: No Dia dos Pais, vereador Silvio Rogério enaltece importância da paternidade


Neste Dia dos Pais, é com grande alegria e honra que me dirijo a todos vocês para celebrar a importância dos pais em nossas vidas e para expressar minha sincera gratidão por todos os esforços que eles empreendem em prol das nossas famílias e comunidade.

A paternidade é uma jornada extraordinária, repleta de desafios e recompensas únicas. Pais são os pilares que sustentam a estrutura de nossas vidas, nos ensinando lições de vida valiosas e orientando-nos com amor e paciência. Eles são exemplos de dedicação, trabalho árduo e amor incondicional, moldando nossos valores e princípios fundamentais.

Hoje, quero homenagear não apenas os pais biológicos, mas também aqueles que preenchem esse papel com amor e carinho, independentemente das circunstâncias. Pais adotivos, padrastos e tutores desempenham um papel vital na formação das futuras gerações, mostrando-nos que a paternidade é sobre compromisso e dedicação, independentemente dos laços de sangue.

Advogado deixa a defesa de Mauro Cid

Mauro Cid em depoimento na CPi do 8 de janeiro — Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Mauro Cid está preso e... sem advogado. Bernardo Fenelon deixou a defesa do cada vez mais enrolado filho do também encrencado general Mauro Lourena Cid.

Oficialmente, a explicação é que o motivo da renúncia ocorre "por foro íntimo". Sua decisão foi comunicada ao cliente na terça-feira passada. Antes, portanto, das bombásticas revelações de anteontem.

O ex-faz-tudo de Jair Bolsonaro est á neste momento escolhendo o sucessor de Fenelon, que assumiu o caso em meados de maio, logo após o advogado Rodrigo Roca abandonar a causa, na semana seguinte à prisão de Cid.

Por Lauro Jardim
Colunista de O Globo

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas da semana (de 14 a 18/08/2023); Confira e agende sua consulta

 



A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão na próxima semana, de 14 a 18 de agosto de 2023.

VEJA NO QUADRO DISPONIBILIZADO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

Aliados silenciam diante de escândalos de Bolsonaro, que vê apoio nas redes sociais, sua antiga trincheira, minguar


O ex-presidente Jair Bolsonaro em evento na Flórida — Foto: Joe Raedle/AFP

Figura central em diferentes investigações da Polícia Federal (PF), Jair Bolsonaro (PL) tem recebido, em meio aos sucessivos escândalos, cada vez menos apoio público de aliados nas redes sociais — justamente uma das principais trincheiras bolsonaristas nos últimos anos. Um levantamento feito pelo GLOBO nos perfis de deputados federais e senadores mostra que, no dia 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente atacaram as sedes dos três Poderes, 28 congressistas externaram discursos alinhados aos interesses de Bolsonaro, número nunca mais superado em outros dias críticos para o ex-ocupante do Palácio do Planalto. Para especialistas, o silêncio de aliados nesses momentos dificulta a formulação de uma “estratégia de defesa” bolsonarista no campo digital.

Passados oito meses da depredação em Brasília, uma operação da PF mirou, anteontem, o entorno de Bolsonaro para traçar o caminho de joias de luxo recebidas por ele enquanto chefiava o Executivo. Desta vez, nas horas seguintes à ação, uma única parlamentar ergueu a voz para dar suporte ao ex-presidente nas redes sociais: a deputada Bia Kicis (PL-DF).

Com ajuda de ferramentas de mapeamento, a reportagem vasculhou mais de 8 mil postagens dos 513 deputados federais e 81 senadores em seis ocasiões. Além do 8 de janeiro e do episódio mais recente, foram considerados outros quatro momentos em que personagens próximos ao ex-presidente viram o cerco se fechar: a ofensiva da PF que prendeu seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, em maio; a operação, em junho, sobre a reunião de cunho golpista entre o senador Marcos do Val (Podemos-ES), o ex-deputado federal Daniel Silveira e o ex-titular do Planalto; a prisão do hacker Wagner Delgatti, no último dia 2, quando também foi cumprido mandado de busca e apreensão no gabinete de Carla Zambelli (PL-SP); e, na quarta-feira passada, a prisão de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), acusado de interferir no fluxo de eleitores no segundo turno das eleições.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; memórias eternizadas – Recordar é viver! (vídeo)

Veja abaixo vídeos das últimas imagens da saudosa antiga Petrolândia

Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra algumas imagens para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá!

Confira imagens abaixo. por meio de vídeos

Botafogo vence Inter de virada e iguala melhor campanha no 1º turno do Brasileiro; confira jogos e classificação da Série A

Victor Sá comemora gol contra o Inter no Estádio Nilton Santos, pela 19ª rodada do BrasileiroImagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sendo proibido qualquer uso comercial, remunerado e manipulacao/alteracao da obra.

O Botafogo encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com mais uma vitória. Neste sábado (12), o time do técnico Bruno Lage venceu o Internacional por 3 a 1, de virada, no Estádio Nilton Santos.

Com o triunfo, a equipe alvinegra foi a 47 pontos na liderança do Brasileirão, 16 a mais que o segundo colocado, o Flamengo — que ainda joga neste domingo (13), contra o São Paulo.

>> Clique e confira jogos e classificações da Série A

Em 19 rodadas, o Fogão conquistou 82% dos pontos disputados e igualou o Corinthians de 2017 como dono da melhor campanha do primeiro turno do Nacional em pontos conquistados. Ainda, em dez partidas como mandante, os cariocas venceram todas.

Quem saiu na frente do placar no Nilton Santos neste sábado, porém, foi o Internacional. Maurício aproveitou falha bizarra de Lucas Perri para abrir o marcador no início da partida. A vantagem colorada se manteve até o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o Botafogo reagiu e aproveitou os espaços na defesa gaúcha para virar a partida. Victor Sá, Nicolás Hernández (contra) e Luis Henrique marcaram os gols da vitória botafoguense.

No dia em que completou 119 anos de história, o clube ainda anunciou a contratação do atacante Diego Costa, ex-Atlético de Madrid e Chelsea. O experiente centroavante de 34 anos chega para suprir a ausência do artilheiro Tiquinho Soares, que deverá ficar fora por aproximadamente cinco semanas em razão de uma lesão no joelho esquerdo.

Os comandados de Bruno Lage voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado (19), contra o São Paulo, no Morumbi. Já o Inter, que permanece com 24 pontos na 12ª posição, recebe o Fortaleza, no Beira-Rio, também no sábado.

Por Agência Brasil



Petrolândia: MEU PAI! Um homem Pacato, Simples, Trabalhador e Honesto - É o 3º dia dos pais sem tua presença ''estarás sempre presente conosco''

 

Ao lado de minha esposa (Lúcia), junto aos meus pais (Elita e Toinho)

Meu pai com a imagem de N Sra Aparecida no sitio Sobrado/Petrolândia, lugar que escolheu para morar em meio aos animais e a natureza (Foto: Assis Ramalho)


Hoje (13/08/2023), é o terceiro dia dos pais sem tua presença, dizer que teu olhar sincero e humilde ainda guia nossos passos, mesmo que haja uma saudade constante, andarás sempre conosco.

UM EXEMPLO DE VIDA E HUMILDADE

Papai foi agricultor, servidor público da prefeitura de Petrolândia e, desde menino, viveu uma vida muito dura. Eu, que sou o mais velho, junto com meus dois irmãos e minhas quatro irmãs,tivemos um verdadeiro pai. Um homem pacato, simples, trabalhador, honesto, e que foi sempre muito verdadeiro.

Vítima de um AVC, meu pai faleceu na noite do dia 27 de outubro de 2020 no Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, às 22 horas.

Antonio Leal Rodolfo, mais conhecido como seu Toinho, pai deste blogueiro e radialista, irmão dos comerciantes Lourival Leal Rodolfo (Lourinho), Francisco Rodolfo Neto (Chiquinho), Geni Leal e Irene Leal, e marido da ex-vereadora Elita Ramalho.

Pai, avô e bisavô, o meu pai dedicou sua vida à família e ao trabalho. Há alguns anos, o casal Toinho e minha mãe Elita passou a residir no Sítio Sobrado, na zona rural de Petrolândia, lugar que escolheu para viver e fazer o que mais gostava - cuidar de animais (cabras, bodes, vacas etc) e viver em meio à natureza.

Descanse em paz nos braços de DEUS, Papai! Até o nosso reencontro!
Francisco de Assis Ramalho Leal, seu filho

ABAIXO, ACERVO DE FOTOS DE PAPAI EM FAMÍLIA






Papai em meio a nós. Família Ramalho Leal: Ancilon, Paula Francinete,papai, mamãe, Assis, Goreth, Cláudio e Lucinete. No dia do registro desta foto na praia do Sobrado o time estava desfalcado da mana Dulce Ramalho Leal  (Foto: Lúcia Xavier)

Blog de Assis Ramalho

Morte de Eduardo Campos completa neste domingo (13/08/2023) 9 anos. Quatro meses antes, em visita à Petrolândia ele concedia sua última entrevista a Assis Ramalho em sua última visita à cidade [reveja]



Quatro meses antes de sua trágica morte, Eduardo Campos concedeu entrevista com exclusividade a Assis Ramalho.



O mês de agosto ficou marcado na história do nosso país e principalmente na história da política pernambucana. Há nove anos morria o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Sua morte ocorreu na manhã de 13 de agosto de 2014, quando o jato em que viajava caiu em um bairro residencial de Santos, no litoral de São Paulo.

O Blog de Assis Ramalho aproveita esta data para reprisar a última entrevista concedida por Eduardo Campos a nossa reportagem. Também foi sua última visita à nossa cidade. Sempre que esteve em Petrolândia, e foram várias vezes, Eduardo foi entrevistado com exclusividade por este blogueiro e radialista Assis Ramalh.

A última entrevista aconteceu no final de março do ano de sua morte. Na oportunidade, o ainda governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), acompanhado por comitiva, inclusive pelo então pré-candidato ao governo do estado, Paulo Câmara, esteve em Petrolândia, para inauguração do Posto Avançado de Bombeiros na cidade (21/03/2014), quando o governador era pré-candidato declarado à presidência da República. Naquela oportunidade Eduardo Campos concedeu sua última entrevista a Assis Ramalho. Veja abaixo

A entrevista, na qual fez duaras críticas a então presidente da República Dilma Rousseff, antiga aliada, repercutiu em grande parte da imprensa brasileira. Entre outros grandes jornais do país, a matéria foi destaque no Jornal Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. Também no Jornal O Globo. Confira íntegra.

Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, Eduardo Campos faz balanço das ações do seu governo, faz críticas a Dilma e se diz oitmista rumo à presidência da República

Veja também (clique para ler)
>Sob Dilma, as 'coisas vão piorar' para a população, diz Eduardo Campos em entrevista ao Blog de Assis Ramalho
>Gratidão do Blog de Assis Ramalho a Eduardo Campos. 'Adeus Eduardo! obrigado por tudo"

Quatro apostas dividem prêmio de R$ 116,2 milhões da Mega-Sena; veja os números e os demais sorteios deste sábado (12/08/2023) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



O resultado da Mega-Sena 2620 com prêmio de R$ 116.232.513,11 milhões foi divulgado neste sábado (12), em São Paulo, e quatro apostas cravaram as seis dezenas e vão dividir o prêmio. Cada uma vai receber R$ 29.058.128,28.

As apostas ganhadoras do prêmio máximo foram de Uberaba (MG), duas de Sinop (MT) e uma de Fortaleza (CE) feita em canais eletrônicos da Caixa, por aplicativo ou site.

As apostas de Sinop, no Mato Grosso, foram feitas na mesma lotérica, a Sinop. O jogo de Uberaba foi feito na Treze Loterias. Todos os quatro ganhadores fizeram apostas simples, escolhendo 6 dezenas das 60 disponíveis e gastando R$ 5,00.

Os números sorteados hoje foram: 04 - 06 - 13 - 21 - 26 - 28

Este foi o segundo maior prêmio pago pela Mega-Sena em 2023.

404 apostas chegaram bem perto e acertaram cinco dezenas. Para cada uma delas a Caixa vai pagar R$ 23.042,04. Os 21.667 acertadores de quatro dezenas vão receber R$ 613,76 cada.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus
, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

PF pede quebra de sigilo de Michelle Bolsonaro em investigação que apura esquema de desvio de joias

PF pediu quebra de sigilo de Michelle — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo.

.A Polícia Federal pediu a quebra dos sigilos bancário e fiscal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na investigação que apura um esquema que teria desviado para o patrimônio privado de Jair Bolsonaro (PL) joias e outros itens de valor expressivo recebidos por ele na condição de presidente da República.

Outro pedido de quebra foi feito também em relação a Bolsonaro. Uma operação da PF na sexta-feira cumpriu mandados de busca e apreensão contra aliados do ex-presidente, mas ele e Michelle não foram alvos da ação.

A PF aponta a existência de uma organização criminosa no entorno de Bolsonaro. Para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a operação, há indícios de que o plano ocorreu por “determinação” do ex-ocupante do Palácio do Planalto.

A empreitada incluiu viagens às pressas de aliados para os Estados Unidos para recomprar presentes que, após terem sido entregues ao então presidente por autoridades árabes, foram vendidos a joalherias. Itens chegaram a ser levados no avião presidencial para serem vendidos no exterior, quando Bolsonaro deixou o país em 30 de dezembro de 2022. A investigação estima que as negociações podem ter arrecadado em torno de R$ 1 milhão.

Os agentes cumpriram na sexta mandados de busca e apreensão em endereços do general Mauro Cesar Lourena Cid, pai do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens; do advogado Frederick Wassef, que atua na defesa do ex-presidente; e Osmar Crivelatti, que ainda integra a equipe de assessores de Bolsonaro. Segundo a PF, a ofensiva para se apropriar de bens públicos driblou o setor do Palácio do Planalto responsável por catalogar os presentes dados ao presidente da República.