sábado, julho 15, 2023

Ministro Alexandre de Moraes é hostilizado e tem filho agredido em Roma; PF identificou envolvidos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi hostilizado por três brasileiros nesta sexta-feira (14) no Aeroporto internacional de Roma, na Itália. O filho do ministro foi agredido por um dos envolvidos.


As agressões à família de Moraes aconteceram por volta de 18h45 no horário local (13h45 no horário de Brasília). A Polícia Federal identificou os três agressores: uma mulher, identificada como Andreia Mantovani, e dois homens, identificados como Roberto Mantovani Filho e Alex Zanatta.

Moraes estava na Itália para realizar uma palestra na Universidade de Siena.
A TV Globo teve acesso a fotos feitas ainda no aeroporto de Roma e no aeroporto de Guarulhos, São Paulo.

A ação começou quando Andreia Mantovani chamou Moraes de “bandido, comunista e comprado”. Logo depois, Roberto Mantovani Filho gritou e agrediu fisicamente o filho do ministro.

Mantovani Filho chegou a acertar um golpe no rosto do rapaz. Com o impacto, os óculos do filho do ministro chegaram a cair no chão.

Após a agressão, Roberto, Andreia e Alex Zanatta prosseguiram com os xingamentos.


Mantovani Filho foi candidato a prefeito de Santa Bárbara do Oeste, município de São Paulo, em 2004, pelo PL. Atualmente, ele é filiado ao PSD.

A PF acionou o adido da polícia em Roma neste sábado (15) para as tratativas com a polícia italiana. As imagens poderão ser obtidas seguindo um acordo de cooperação internacional.

Os envolvidos na ação foram identificados pela Polícia Federal e abordados ao desembarcarem no Brasil na manhã deste sábado (15), com base em reconhecimento facial.

Segundo o Código Penal, os crimes praticados por brasileiros, embora cometidos no estrangeiro, ficam sujeitos à lei brasileira. Os três responderão a inquérito policial, que deve ser instaurado nesta segunda-feira (17).

O inquérito vai apurar acusações de agressão, ameaça, injúria e difamação.

Neste sábado (15), o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), publicou em suas redes sociais uma manifestação de solidariedade, na qual repudiou agressões contra agentes públicos.

"Até quando essa gente extremista vai agredir agentes públicos, em locais públicos, mesmo quando acompanhados de suas famílias? Comportamento criminoso de quem acha que pode fazer qualquer coisa por ter dinheiro no bolso. Querem ser 'elite', mas não tem a educação mais elementar", escreveu Dino em uma rede social.

Manifestações de solidariedade

Ministros, senadores e deputados também manifestaram solidariedade a Alexandre de Moraes e sua família.

Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado:

"Atos de hostilidade como os que sofreram o ministro Alexandre de Moraes e sua família, ontem, são inaceitáveis. A eles, minha solidariedade. Mais do que criminoso e aviltante às pessoas, às instituições e à democracia, esse tipo de comportamento mina o caminho que se visa construir de um país de progresso, civilizado e pacífico. Todos os lados precisam colaborar para que o antagonismo fique no campo das ideias e das ações legítimas. Se a Nação, ainda dividida, não é capaz de substituir o ódio pelo amor, que o faça ao menos pelo respeito".

Deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados:

"Minha solidariedade ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, e sua família agredida no aeroporto de Roma. É inaceitável que se use o argumento de liberdade de expressão para agredir, ofender e desrespeitar autoridades constituídas. Isso não pode continuar. Democracia se faz com debate e não violência."

Senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado:

"É inadmissível a agressão sofrida contra o ministro do @STF_oficial, Alexandre de Moraes e membros de sua família. Não conseguiremos apreender e acompanhar todas as mudanças da sociedade enquanto vivermos nesse contexto extremamente preocupante e suas graves consequências. Nossos maiores objetivos devem ser e sempre serão a pacificação, a unificação de um país democrático, de fato e de direito. O diálogo sempre será a porta aberta para sermos mais humanos como pessoas e como nação. Deixo aqui a minha solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, à sua família e todo o meu repúdio aos tristes fatos ocorridos."

Deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara:

"Nossa solidariedade ao ministro do STF, @alexandre e sua família, hostilizados de forma covarde por bolsonaristas em Roma. Esse é o legado cruel, de ódio, deixado pelo ex-presidente, q através de suas falas irresponsáveis, estimulou o conflito contra as instituições democráticas."

Deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT:

"Ataque a Alexandre de Moraes e sua família é deplorável, resultado do ódio disseminado por lideranças bolsonaristas, que só sabem estimular a violência alimentada por mentiras. Isso tem de acabar. Todo rigor da lei aos agressores e toda solidariedade ao ministro @alexandre e sua família."

Senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado:

"Me solidarizo com o ministro Alexandre de Moraes e a sua família, vítimas de hostilidade e agressão física em Roma, na última sexta-feira. Não permitiremos que cenas como essa se tornem rotina. A democracia é o território da convivência de divergências e nós, como democratas, não admitiremos que o discurso de ódio encontre espaço no nosso país."

Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais:

"Toda solidariedade ao ministro @alexandre e à sua família, agredidos por antidemocratas. A defesa do Estado de Direito e a segurança de nossas instituições, incluindo de seus agentes públicos, são pilares essenciais da democracia. Confiamos que as autoridades competentes conduzirão uma investigação rigorosa, garantindo que os responsáveis sejam responsabilizados perante à Justiça."

Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social:

"Lamentável as agressões sofridas pelo ministro do @STF_oficial Alexandre de Moraes e sua família, no aeroporto de Roma, na última sexta. Manifesto minha total indignação contra os atos de um grupo raivoso e antidemocrático que, infelizmente, ainda existe no Brasil e fora dele. Ao ministro e família, minha solidariedade. Fascistas não passarão!"

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar:

"Minha solidariedade ao ministro @alexandre, vítima de agressões em Roma, Itália. Os derrotados não se conformam com a ineligibilidade do seu chefe e agridem a justiça. Minha solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, que com a sua família, foi vítima de agressões de fanáticos brasileiros, inconformados com a ilegibilidade do seu líder."

Senador Renan Calheiros (MDB-AL), senador presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal:

"A agressão de ogros contra Alexandre de Moraes mostra que é hora de punir os crimes de ódio, alguns já tipificados. Vamos enquadrar a intolerância política, como propus no “pacote da Democracia”. Vou procurar o relator Veneziano do Rego e o Presidente para votarmos em agosto."

Senador Rogério Carvalho (PT-SE):

"É inaceitável que a violência tenha chegado a esse ponto. Expresso minha solidariedade ao Ministro @alexandre e sua família. Os responsáveis foram identificados pela Polícia Federal e esperamos que sejam devidamente responsabilizados."

Senador Sérgio Moro (União-PR):

"Nada justifica ataques ou abordagens pessoais agressivas contra Ministros do STF ou seus familiares. Minha solidariedade ao Min @alexandre. Não é esse o caminho."

TV Globo e g1

Campanha alerta para prevenção de acidentes com a rede elétrica

Foto: Abradee/Divulgação

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) antecipou para este mês o início da 17ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica.

A Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica acontece sempre no início de agosto, mas foi adiantada para ampliar a divulgação sobre o tema, já que no mês de julho se tem, normalmente, as férias escolares com as crianças se colocando em uma maior exposição de risco, segundo o presidente da Associação, Marcos Madureira.

Os dados da Abradee apontam que em 2022 foram registrados 756 acidentes envolvendo a rede elétrica, sendo 270 fatais. Em relação ao ano anterior, foram 35 mortes a menos, enquanto o número total de acidentes caiu em 80 ocorrências.

Cantor Jorge Aragão é diagnosticado com câncer no sangue

Foto: Ricardo Nunes/Vivo Rio Divulgação

Jorge Aragão foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin. A informação foi confirmada neste sábado (15) por sua assessoria de imprensa.

"Em respeito aos amigos, contratantes e fãs, o cantor e compositor Jorge Aragão, através de sua assessoria de imprensa, torna público informar que após uma bateria de exames foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin", diz o comunicado.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada.

"O artista iniciará imediatamente o seu tratamento e segue confiante, sob o cuidado da hematologista Caroline Rebello, e contando com o apoio, orações e energias positivas de todos para seguir tranquilo."

Convênio entre Cepe e Arquivo Público Estadual garante preservação de patrimônio histórico de Pernambuco com digitalização de acervo

As duas entidades darão início à modernização do acervo digital, garantindo a salvaguarda da memória e identidade pernambucanas (Fotos: Hesíodo Goes/Secom)

Documentos que ajudam a contar a história do Estado de Pernambuco serão digitalizados e ficarão disponíveis para consulta de pesquisadores e do público em geral por meio digital. Em compromisso com a preservação do patrimônio do estado, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), e o Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Ajepe), assinaram um convênio para iniciar a digitalização de registros que compõe o acervo estadual. No início do mês de junho, a Cepe e o Ajepe tiveram a vinculação administrativa transferida para a Secretaria de Comunicação. E incorporar o Arquivo Público à Companhia foi um dos primeiros resultados desta mudança, facilitando a gestão dos arquivos preservados.

Por meio de resolução publicada no Diario Oficial do Estado desta sexta-feira (13), a Secretaria de Comunicação autorizou o início da transição do acervo do Ajepe, localizado em prédio tombado no bairro de Santo Antônio, para as dependências da Cepe, que fica no bairro de Santo Amaro. Os documentos já estão sendo catalogados e separados para serem transferidos. Atualmente, a consulta aos documentos resguardados pelo Arquivo Público precisa ser agendada e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com a modernização do catálogo virtual, será possível acessar documentos, mapas, jornais, livros e manuscritos que são parte da memória da sociedade pernambucana.

Codevasf capacita jovens da região de Paulo Afonso, no Norte da Bahia

Foto: Codevasf

Um grupo de 18 jovens, filhos de agricultores familiares da comunidade do Juá, município de Paulo Afonso (BA), participou de uma oficina sobre serigrafia promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Projeto Amanhã. O objetivo da capacitação foi oferecer uma alternativa de emprego e renda para os participantes. O curso foi realizado pela Unidade Regional Descentralizada da Codevasf em Paulo Afonso.

A capacitação integrou a programação do mês do meio ambiente, realizada em junho, que abordou o tema “A arara-azul-de-Lear como instrumento de inclusão socioambiental”. Os trabalhos realizados nas aulas de serigrafia incluíram também como inspiração a vegetação do bioma Caatinga, a fim de sensibilizar a comunidade para a conservação, preservação, manejo da espécie e promoção do turismo sustentável na região.

Os participantes aprovaram a iniciativa. Para a estudante Lívia Cruz Pessoa, “a gente pode até fazer uma faculdade, mas queremos uma renda extra aqui no povoado. Esse curso foi muito bom para isso”, afirma. Gabriela Queiroz de Lima acredita que “o curso descobriu novos talentos e inseriu a figura dos jovens empreendedores no povoado, o que é bom para a comunidade”.

Acidente entre caminhão e carro que transportava pacientes mata seis pessoas na BR-116, na Bahia; saiba quem são as vítimas

Motorista identificado como Vitor e árbitro Joelson Batista estão entre vítimas. Crédito: Reprodução/Calila Notícias

Acidente deixa 6 mortos na Bahia — Foto: Redes sociais

Seis pessoas morreram em um acidente na noite da sexta-feira (14), na BR-116, região de Serrinha, na Bahia. Um carro e um caminhão se chocaram por volta das 20h, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O acidente foi no KM 458 da rodovia. Cinco das vítimas morreram ainda no local. Duas foram socorridas para um hospital próximo e uma delas acabou morrendo também. Todas estavam no carro, uma Spin.

O carro que levava pacientes que retornavam de Salvador para a cidade de Valente - o veículo era da Secretaria de Saúde do município. Um dos mortos foi o motorista que dirigia o veículo. As primeiras informações são de que o motorista teria tentado desviar de um buraco e acabou invadindo o outro sentido, se chocando contra o caminhão.

Os mortos foram identificados como Paulo Vitor Silva de Lima, 34 anos, que trabalhava como motorista para prefeitura havia sete anos; Dionísio Araújo, 76 anos, que tratava de um câncer de próstata em Salvador; a esposa dele, Antônia Bispo, 54 anos, que o acompanhava; Joelson Batista da Silva 65 anos, árbitro de futebol, que também tratava um câncer de próstata; Lúcia Porcina dos Reis, 77 anos, também em tratamento contra um câncer; e a filha dela, Maria Rita dos Reis, 44 anos. que acompanhava a mãe.

 
O único sobrevivente é um homem identificado como João Paulo Pinheiro Araújo. Segundo a TV Bahia, ele já teve alta do hospital para onde foi socorrido.

Em nota nas redes sociais, a prefeitura de Valente lamentou as mortes. "Neste grave acidente, seis vidas se findaram, incluindo a de um servidor público, um motorista dedicado e comprometido com o zelo e o bem-estar daqueles que transportava", diz o texto.

Miguel Coelho parabeniza petrolinense Fernanda Yara por conquistar medalha de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris, na França


O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, parabeniza a paratleta petrolinense, Fernanda Yara da Silva, por sua conquista emocionante no Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Paris, na França, nesta sexta-feira (14). Fernanda triunfou nos 400m T47 e trouxe para o Brasil a medalha de ouro, enaltecendo o nome de Petrolina no cenário esportivo internacional.

Fernanda Yara deu seus primeiros passos no paraatletismo na Associação Petrolinense de Atletismo (APA), quando morava no bairro Terras do Sul. Durante sua gestão como prefeito de Petrolina, Miguel Coelho estabeleceu uma parceria sólida, através de um convênio com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do esporte na cidade. Essa parceria continua sendo valorizada até os dias atuais, sob a administração do atual prefeito, Simão Durando.


"Mais do que uma medalha de ouro conquistada, Fernanda Yara é um exemplo inspirador de superação e determinação. Sua vitória no Mundial de Atletismo Paralímpico enche de orgulho toda a cidade de Petrolina. Parabenizo esta grande atleta pelo seu desempenho excepcional e por elevar o nome de nossa cidade ao topo do pódio. Também gostaria de destacar o papel crucial desempenhado pela APA em tantos outros atletas, que tem realizado um trabalho incrível no desenvolvimento do esporte em nossa região", afirmou.

"Essa conquista demonstra que a visão de incentivar o esporte sempre foi acertada e continua rendendo frutos para Petrolina. Estamos comprometidos em continuar apoiando o esporte na cidade e fornecendo suporte aos talentos locais que brilham no cenário mundial", acrescentou Miguel Coelho.

assessoriadecomunicacao@gmail.com

Barroso dá 48 horas para CPI prestar informações sobre quebra de sigilo de Silvinei Vasques, da PRF

O ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, depõe na CPI dos Atos Golpistas — Foto: MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso deu prazo de 48 horas para que a CPI dos Atos Golpistas apresente informações sobre a quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques.

“O pedido será analisado após as informações, em razão da excepcionalidade da apreciação de medidas de urgência”, afirmou Barroso.

Vasques foi diretor-geral da PRF na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Esteve no comando da corporação nas eleições do ano passado, quando surgiram denúncias de uso político da força de segurança.

A defesa de Vasques considera que a medida violou a Constituição.

"A despeito de não ter nada a esconder, entendeu de imediato que tal medida foi elaborada em total equívoco, em sessão confusa, sem debate sobre o tema, na qual os representantes da CPMI aprovaram o que foi verdadeira violência à Constituição da República Federativa do Brasil e à imagem e à privacidade do impetrante", afirmaram.

"Não há razão para quebra da intimidade do impetrante, eis que requereram quebra dos sigilos sem antes - mediante votação - tivesse o impetrante (testemunha) sua condição alterada para a de investigado", completaram.

O relator do caso é o ministro Nunes Marques. Mas, como o Supremo está em recesso, o pedido foi enviado ao ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente da Corte, que está respondendo pelos casos urgentes.

Por Fernanda Vivas e Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

Petrolândia: Oração do amanhecer no mirante da serrota na manhã deste sábado, 15/07/2023: ''Buscar o plano de Deus para o dia que se inicia''

 

Petrolândia/PE: Orações e meditações ao amanhecer no Mirante da Serrota neste sábado 15 de julho de 2023 - Façamos a Oração do Amanhecer. Lembre-se que a oração é uma maneira de se aproximar e dialogar com Deus. Fotos: Assis Ramalho

Grupo do Exército da Imaculada Conceição que participou das orações do Ofício da Imaculada Conceição na manhã deste sábado, 15 de julho de 2023 - Fotos: Assis Ramalho


Na manhã deste sábado, 15 de julho de 2023, o Exército da Imaculada, grupo de fiéis liderado por Netinha Lima, realizou o tradicional Ofício da Imaculada Conceição, no Mirante da Serrota, em Petrolândia.

A oração da manhã é uma maneira perfeita de concentrar seu tempo e atenção em buscar o plano de Deus para o dia que se inicia.

Dificilmente há melhor hora para orar do que pela manhã. Começar o dia com a oração matinal sempre foi importante para os primeiros cristãos e suas orações frequentemente invocavam a presença da Trindade - Pai, Filho e Espírito - para estar com eles através de seu muitas vezes árduo trabalho na terra.

Começar nossas manhãs com oração reforça nossa mente, corpo e espírito com uma sensação de calma, gratidão e alegria para nos ajudar a manter uma perspectiva positiva em nossas tarefas diárias. É comum ficarmos distraídos, frustrados ou com pressa, principalmente pela manhã, mas orar a Deus e agradecer logo ao acordar nos dá paz para melhor abordarmos cada dia. Assim, é muito mais fácil aproveitar a vida quando começamos cada dia louvando a graça e os dons de Deus!

Em Petrolândia, no sertão de Pernambuco, as manhã de sábado foi escolhido pelo grupo de fiéis do EXÉRCITO DA IMACULADA, que há mais de cinco anos se reúne em orações, no Mirante da Serrota, para rezar o Ofício da Imaculada Conceição.O grupo é liderado por Netinha Lima

Veja abaixo vídeo e fotos registradas na manhã deste sábado, 15 de julho de 2023

Petrolândia/PE: O canal YouTube ''EMOLDURANDO HISTÓRIAS'' mostra a história de João Ferreira da Silva (Labi)

 

O canal do YouTube Nestor Soares através do  quadro EMOLDURANDO HISTÓRIAS apresenta mais uma linda homenagem. Desta vêz, a João Ferreira da Silva, conhecido por todos como LABI. Um autêntico filho de Petrolandia PE, hoje com mais de 80 anos, contando um pouco de sua vida.
Vamos assistir, curtir, comentar e compartilhar essa história desse grande cidadão Petrolândense.
Click abaixo para assistir: Confira abaixo



Notícia relacionada
Labi, lenda viva do comércio e do futebol de Petrolândia é entrevistado por Assis Ramalho

Serra Talhada/BR-232: Motorista e passageiro de veículo Fiat Fiorino sobrevivem após colisão frontal com dois caminhões


O motorista e o passageiro de um veículo Fiat Fiorino sobreviveram após se envolverem em uma colisão frontal com dois caminhões na tarde de quinta-feira (13), no km 385 da BR-232, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

De acordo coma Polícia Rodoviária Federal (PRF) apesar da gravidade do acidente, o motorista e o passageiro do Fiat Fiorino não se feriram, mas foram levados pela PM para o hospital porque se queixavam de dores. Os motoristas dos caminhões também não se feriram.

O condutor da Fiorino disse que o sinistro teria ocorrido depois que um dos seus pneus traseiros estourou.

Fonte: Portal Agreste Violento

Marcos Do Val terá que prestar novo depoimento à PF sobre trama golpista


O senador Marcos do Val (Podemos-ES) terá que prestar um novo depoimento à Polícia Federal (PF) na próxima quarta-feira (19/7), em uma investigação que apura uma suposta trama golpista que envolvia o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado federal Daniel Silveira.

Nessa quarta-feira (12/7), Bolsonaro negou que tenha tratado de algum esquema com o parlamentar. Em fevereiro, Do Val chegou a acusar o ex-presidente e o ex-deputado de propor a participação em um plano golpista que envolveria colocar escutas ilegais no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na época, Do Val afirmou que participou de uma reunião com os dois políticos no dia 8 de dezembro. “Nada foi tratado. Por que isso tomou volume?

Porque no início do ano houve uma live do Marcos Do Val falando que teria uma “bomba” que seria publicada na Revista Veja. Na mesma manhã ele se retratou e falou que não tinha nenhuma bomba”, disse Bolsonaro.