Durante o velório, o Coral Vozes do São Francisco, da Igreja Católica, cantou a música "Lembranças de Petrolândia", de autoria do padre, que foi maestro do coral durante sua passagem como pároco do município. A música foi composta por ele para um festival de música, promovido em 1984 pela Prefeitura de Petrolândia, na gestão de Dr. Francisco Simões de Lima. O festival foi realizado para selecionar a música que mais recordasse Petrolândia, cidade que vivia os últimos anos em sua antiga sede. A música composta pelo padre foi a vencedora (assista ao vídeo abaixo). - Fotos e vídeo: Assis Ramalho
Padre Zé Maria em frente ao altar da Igreja de São Francisco de Assis, na antiga Petrolândia (Fotos: Acervo pessoal de Cleidinha)
Amor à Petrolândia: Em sigilo, o Padre Zé Maria mandou construir seu jazigo no Cemitério São Francisco. ''A gente via essa catacumba sendo construída, mas não sabiamos que era dele. Soubemos hoje'', disse um dos coveiros do cemitério municipal, com quem nossa reportagem conversou. - foto: Assis Ramalho
Padre Zé Maria faleceu na última segunda-feira (03), no Hospital do Procape, no Recife. Antes de ser levado à capital, ele foi internado em Serra Talhada. Natural de Garanhuns, ele escolheu a cidade de Petrolândia para ser sepultado.
Antes da inundação da antiga Petrolândia, o padre retornou para sua terra natal, a cidade de Garanhuns. Após vários anos, ele decidiu voltar para Petrolândia, agora uma nova cidade, lugar escolhido por ele para o descanso eterno.
Em sigilo, o Padre Zé Maria mandou construir seu jazigo no Cemitério São Francisco. ''A gente via essa catacumba sendo construída, mas não sabiamos que era dele. Soubemos hoje'', disse um dos coveiros do cemitério municipal, com quem nossa reportagem conversou.
Padre Zé Maria foi homenageado em 1986 pelos concluintes de Magistério da Escola de Jatobá. A então formanda Cleide Souza (Cleidinha) revelou à nossa reportagem detalhes do evento.
''Lembro-me bem que ele foi o professor homenageado da nossa turma de Magistério do ano de 1986, da Escola de Jatobá (antes chamado de Colégio). Ele já tinha ido embora de Petrolândia, porém, foi o Patrono da nossa turma e veio de Garanhuns para celebrar a Missa de Solenidade de Formatura e Colação de Grau. Foi um momento de muita emoção para todos os formandos, equipe escolar, padrinhos, amigos e familiares, pois ele era muito querido, amado, estimado por todos. Um homem de uma sabedoria inigualável, excelente professor, amigo de todos, um padre talentoso, cheio de inspirações e realizações'', relembrou Cleidinha.
Nicélia Menezes de Lima, integrante do Coral Vozes do São Francisco, foi secretária da Paróquia de São Francisco de Assis durante os cinco anos em que Padre Zé Maria foi pároco de Petrolândia. Bastante emocionada, ela fez um rápido relato à nossa reportgem sobre os tempos em que trabalhou com ele.
''Foi um convívio muito bom. Ele me respeitava, eu respeitava ele. Foi tudo de bom. Durante os cinco anos em que ele esteve em Petrolândia, eu fui sua secretária, eu fui escolhida por ele para ser secretária'', disse Nicélia, emocionando-se durante o relato.
Descanse em paz, Padre Zé Maria, em Petrolândia, às margens das águas do Rio São Francisco que o senhor tão sensivelmente cantou.
Veja fotos vídeo da homenagem e despedida à Padre Zé Maria registradas por Assis Ramalho