domingo, junho 18, 2023

Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo 18 de junho/2023

 Confira destaques dos principais jornais do país neste domingo 18 de junho de 2023















Por Rede Brasil de Notícias, com Blog de Assis Ramalho

Retorno dos concursos anima professores, e matrículas em cursos preparatórios aumentam 35%


Desde a volta de Lula à presidência, já foram autorizadas mais de 13 mil vagas federais em concursos. Os especialistas em seleções públicas não foram surpreendidos: já era esperado que o governo petista fosse investir na máquina pública, como em gestões anteriores, movimento contrário ao feito por Jair Bolsonaro nos últimos quatro anos. Os próprios concurseiros se animaram com o perfil da gestão que vai até 2026 e o saldo é uma alta de até 35% nas matrículas em cursos preparatórios.

Nas salas de professores, o clima não é só de ânimo, mas também de discussão sobre as novas regras para concursos, que têm recebido empenho do governo federal na aprovação. Algumas propostas não são totalmente novidade, eles explicam.

— Provas orais e testes de habilidade já existem em alguns concursos. Concursos da Magistratura já têm prova oral. Concursos da área policial, como o de escrivão, têm prova de digitação, que é pra avaliar uma habilidade. O receio seria ampliar pra todo e qualquer concurso, o que acho que seria inadequado e temeroso, podendo prejudicar a objetividade e imparcialidade — avalia Erick Alves, professor de Direito Administrativo do Direção Concursos.

Marco Brito, diretor pedagógico do curso Degrau Cultural, considera importante que os certames possam avaliar também habilidades e competências e não apenas conhecimentos. E é favorável à aplicação dessas etapas, desde que pertinentes às atividades que os servidores irão desempenhar.

— Hoje, vemos algumas distorções no aspecto avaliativo de vários concursos. Um concurso para gari, por exemplo, costuma contar com provas objetivas, exame antropométrico, teste de aptidão física e prova prática. Por outro lado, há concursos para médico e enfermeiro em que os profissionais são avaliados somente por provas objetivas — explica ele, opinando sobre como os médicos e enfermeiros poderiam ser avaliados: — Creio que seria adequada a inclusão de outras etapas em concursos para médicos e enfermeiros, tais como prova prática, avaliação de títulos e até mesmo uma entrevista.

Com gol do pernambucano Joelinton, natural de Aliança, Brasil vence Guiné em amistoso

Joelinton comemora primeiro gol pela Seleção Brasileira - FOTO: PAU BARRENA/AFP

A vitória por 4 a 1 da Seleção Brasileira contra Guiné, no sábado (17), no Estádio Cornellà-El Pratteve, na Espanha, teve um 'gostinho' especial para os pernambucanos.

Isso porque um dos gols da partida foi marcado por Joelinton, que é natural de Aliança, município da Zona da Mata de Pernambuco. Aos 26 anos, ele fez a estreia atuando pelo Brasil.

Major da Polícia Militar morre após batida entre caminhão cegonha e caminhonete na Bahia

Major da reserva da PM morre após batida entre caminhão cegonha e caminhonete no sudoeste da Bahia — Foto: Divulgação/PRF

m major da reserva da Polícia Militar morreu após uma batida entre um caminhão cegonha e uma caminhonete no final da tarde deste sábado (17), na BR-116, em trecho da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu próximo ao trecho do bairro Bruno Bacelar com o povoado da Pedra Branca. A vítima, identificada como Dourival Dantas Dias, de 65 anos, dirigia a caminhonete.

Forró da OAB Petrolândia é realizado com sucesso sobre as águas do Rio São Francisco


 Partida do catamarã com destino as águas do 'velho chico':  Forró da OAB Petrolândia é realizado com sucesso sobre as águas.do Rio São Francisco - Fotos e vídeos: Assis Ramalho


Neste sábado, 17 de junho de 2023,  aconteceu o II Forró da OAB Petrolândia. Com um tema bastante inovador, o evento aconteceu em alto rio: Sobre as aguas do Rio São Francisco (velho chico). O II arraiá foi exclusivo para todos os advogados, estudantes de direito e convidados.

Foi um evento festivo, idealizado e realizado pela OAB/PE, subseção Petrolândia, em parceria com a CAAPE (Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco).

A concentração aconteceu na orla fluvial de Petrolândia,com o catamarã saindo com destino a Ilha de Rarrá, com passagem pela igreja parcialmente submersa da antiga Petrolândia.

O evento foi animado pelo cantor Guilherme Vaqueiro.

Na oportunidade, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia fez registro, e entrevistou o presidente da Subsecção da OAB-Petrolândia, Dr Luiz Antônio, e a advogada Drª Rayana Victória Barbosa
 
Veja abaixo fotos e Vídeos





Pesidente da Subsecção da OAB-Petrolândia, Dr Luiz Antônio

Advogada Drª Rayana Victória Barbosa




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho