terça-feira, maio 09, 2023

Petrolândia/PE: Emoldurando Histórias com o empreendedor Rogério Leite, administrador da Chácara e Restaurante Estaleiro, às margens do Rio São Francisco



O canal do YouTube do  Nestor Soares através do  quadro EMOLDURANDO HISTÓRIAS apresenta mais uma linda história de empreendedorismo. Rogério Leite de Petrolandia, investiu e hoje temos o ESTALEIRO Bar e Restaurante, na orla do Rio São Francisco, bem próximo a igreja submersa Sagrado Coração de Jesus.

Vamos assistir, curtir, comentar e compartilhar.

Click abaixo para assistir:

 


VEJA TAMBÉM

Petrolândia: Às margens do Rio São Francisco, Chácara e restaurante Estaleiro oferece o melhor para você e sua família

Petrolândia: Mês das mães na Franck Eletro tem 50% de desconto na compra e sorteio de balão premiado

 

“Neste mês das mães, vá na Franck Eletro e ganhe 50% de desconto na compra do presente para sua mãe e ainda concorra ao sorteio do balão premiado para ganhar mais descontos na compra de outros produtos. É preço baixo que você quer? Então vem pra Franck Eletro!”

Petrolândia: Minha Doce Vampira foi andando sem pensar em voltar - Vicente José


Neste belo dia, Rita Lee, a musa do Rock and Roll partiu sem pensar em voltar, deixando um vazio imenso em todos amantes de música. Digo todos, porque acredito que suas músicas bem humoradas, críticas e até debochadas agradaram ou desagradaram todo mundo. 

Minha Ovelha Negra suspendeu os jardins da Babilônia e disse que agora só falta você para bailar comigo. Tomou banho de espumas, arrombou a festa e pediu desculpas pelo auê. Foi maravilhosa na sua arte. Na sua ausência resta-nos curtir suas músicas e em sua homenagem chegar mais, sem luxo nem lixo, cheirando lança-perfume, meio desligado, numa balada do louco. 

Vicente José

Morre a cantora Rita Lee, rainha do rock nacional


Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou". O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.


Rita, a padroeira da liberdade

Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” - preferia “padroeira da liberdade”.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs. 

Aos 16 anos, Rita integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fez apresentações amadoras em festas de escolas. O cantor e produtor Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals.

Em 1964 ela entrou em um grupo de rock chamado Six Sided Rockers que, depois de algumas mudanças de formações e de nomes, deu origem aos Mutantes em 1966.O grupo foi formado inicialmente por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. 

Eles foram fundamentais no tropicalismo, ao unir a psicodelia aos ritmos locais, e se tornaram o grupo brasileiro com maior reconhecimento entre músicos de rock do mundo, idolatrados por Kurt Cobain, David Byrne, Jack White, Beck e outros.

O trio acompanhou Gilberto Gil em “Domingo no parque” no 3º Festival de Música Popular Brasileira da Record, em 1967, e Caetano Veloso em “É proibido proibir” no 3º Festival Internacional da Canção, da Globo em 1968, dois marcos da tropicália.

Os Mutantes também participaram do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, de 1968, a gravação fundamental do movimento. 

Ela fez parte dos Mutantes no período mais relevante e criativo da banda, de 1966 a 1972. Gravou “Os Mutantes” (68), “Mutantes” (69), “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” (70), “Jardim Elétrico” (71) e “Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz” (72).

O fim do relacionamento com Arnaldo Baptista coincidiu com a saída dela dos Mutantes. O primeiro álbum solo foi “Build up”, ainda antes de deixar a banda, em 1970. Ela também lançou “Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida”, em 1972, ainda gravado com o grupo.

A carreira pós-Mutantes tomou forma com o grupo Tutti Frutti, no qual ela gravou cinco álbuns, com destaque para “Fruto proibido”, de 1975, que tinha a música “Agora só falta você”.

A partir de 1979, ela começou a trabalhar em parceria com o marido Roberto de Carvalho, e se firmou de vez na carreira solo. Ela escreveu e gravou canções de pop-rock com grande sucesso.

Um dos álbuns mais bem sucedidos foi “Rita Lee”, de 1979, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”. No disco de mesmo título do ano seguinte, ela segue na direção mais pop e faz ainda mais sucesso com “Lança perfume” e “Baila comigo”. 

Ela era uma roqueira popular antes e depois de o gênero se tornar um fenômeno comercial no Brasil em meados dos anos 80. Entre os álbuns de destaque estiveram “Saúde” (1981) e “Rita e Roberto” (1985), com o qual os dois subiram ao palco do primeiro Rock in Rio. 

Entre 1991 ela começou um período de quatro anos separada de Roberto de Carvalho. O retorno foi em 1995, na turnê do álbum “A marca da Zorra”, quando ela também abriu os shows dos Rolling Stones no Brasil. No ano seguinte, eles se casaram no civil após 20 anos juntos. 

Em 1996, ela caiu da varanda do seu sítio, sob efeito de remédios, e quebrou o recôndito maxilar. Rita começou a tentar largar o álcool e as drogas, mas disse ao “Fantástico” que só conseguiu fazer isso em janeiro de 2006. 

Em 2001, RIta Lee ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia em 2022 o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra.

Em 2012, ela anunciou que deixaria de fazer shows por causa da fragilidade física. “Me aposento dos shows, mas da música nunca”, ela escreveu no Twitter. 

Em 28 de janeiro daquele ano, no Festival de Verão de Sergipe, ela fez o show anunciado como último da carreira, quando ela discutiu com um policial. Ela foi acusada de desacato à autoridade, levada à delegacia e liberada em seguida. 

Rita Lee realmente nunca mais fez uma turnê. Mas ainda fez um show no Distrito Federal no fim de 2012, em que abaixou a calça para o público, e cantou no aniversário de São Paulo em 2013, ovacionada pelo público de sua cidade.

Seu último álbum de canções inéditas em estúdio saiu em abril de 2012. “Reza” era, então, seu primeiro trabalho de inéditas em nove anos. A faixa-título foi a música de trabalho, definida por ela como “reza de proteção de invejas, raivas e pragas”.

Ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo.

Em 2016, ela lançou “Rita Lee: uma autobiografia”. Uma das revelações do livro foi que ela foi abusada sexualmente aos seis anos de idade por um técnico que foi consertar uma máquina de costura de sua mãe em casa.

No livro, um sucesso de vendas, ela também falou com sinceridade sobre episódios da carreira, como quando foi expulsa dos Mutantes em 1972, e da vida pessoal, como a luta contra o alcoolismo.

Além da autobiografia, Rita Lee tem uma longa trajetória como escritora. A série “Dr. Alex” é de 1983, mas foi relançada em 2019 e 2020 e tem foco na luta pela causa animal e ambiental da cantora.

Ela também escreveu “Amiga Ursa: Uma história triste, mas com final feliz” na literatura infantil. “FavoRita”, “Dropz”, “Storynhas” e “Rita Lírica” são outros livros escritos pela cantora.

Na TV, Rita participou das novelas “Top Model”, “Malu Mulher”, “Vamp” e “Celebridade” em participações especiais.

Diagnóstico de câncer

Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão. Ela seguiu tratamentos de imunoterapia e radioterapia.

Quatro meses depois, ela lançou o último single da carreira, “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto.

Em abril de 2022, seu filho Beto Lee escreveu que ela estava curada do câncer.

Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.

Por G1


Petrolândia: Promoção Dia das Mães Duloren na Dbrum Modas

 

A loja Dbrum Modas, de empresária Ana Cavalcante Leal (Naná), em Petrolândia, já deu início a já tradicional promoção especial para o Dia das Mães, com roupas íntimas da marca Duloren com desconto especial.

A promoção é válida enquanto durar o estoque.

A DBrum Modas está situada na Avenida Manoel Borba, nº 74, ao lado da Eletroléo, no centro de Petrolândia. Organização de Naná Cavalcante. Telefone: (87) 3851-2051.

Acidente na Zona Oeste do Recife, na madrugada desta terça (09), deixa 18 feridos

Das nove vítimas, sete foram encaminhas para o Hospital da Restauração - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Acidente na Abdias de Carvalhos - FOTO: WELINGTON LIMA

Atualizada às 09:14

Durante a madrugada desta quarta-feira (9), por volta das 4h45, houve uma colisão de quatro veículos, seguido por um capotamento na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, na Zona Oeste do Recife.

Após a colisão, houve vazamento de GNV (Gás natural veicular), que foi contido pelos Bombeiros. A corporação informou que já foi feita a lavagem da pista para a retirada de gasolina do asfalto.

Na Abdias de Carvalho, uma faixa foi liberada para a passagem dos carros.

VITIMAS

No total, o sinistro deixou 18 vítimas. Duas vitimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e 16 socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O Hospital da Restauração (HR) divulgou em nota que recebeu sete vitimas, incluindo uma criança que está na Emergência Pediátrica. Confira a nota:

"O Hospital da Restauração (HR) informa que recebeu, inicialmente, sete vítimas do acidente na Avenida Abdias de Carvalho, na manhã desta terça-feira (9), entre elas uma criança", disse o HR.

"Os seis pacientes adultos foram admitidos na Emergência do Trauma, enquanto a criança está sendo atendida na Emergência Pediátrica. Todos eles estão passando por exames." continuou em nota.

Por JC Online  

Governo recebe lideranças de povos indígenas pernambucanos

Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, representantes de diversos povos indígenas para dialogar sobre as necessidades das comunidades nas quais esses grupos vivem. Na ocasião, a gestora ouviu os pedidos das lideranças, focados na pauta da educação, e conversou sobre possíveis caminhos para solucionar os problemas apresentados. O deputado federal Túlio Gadêlha também esteve presente na reunião.

“Das demandas apresentadas hoje, algumas são simples de se resolver e outras nem tanto, mas uma coisa eu garanto, aqui os povos indígenas de Pernambuco vão ter voz. A gente vai andar pelas escolas indígenas e não vai deixar nenhuma para trás. Vamos buscar cada estudante com dificuldade de chegar à sala de aula. Vamos construir as soluções de cada área, planejando a educação como um todo e especialmente a educação indígena”, afirmou a governadora.

Assembleia Legislativa de Pernambuco debate isenção de IPVA para veículos com mais de 10 anos de fabricação



A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai começar a se debruçar sobre a possibilidade de garantir isenção no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por proprietários de automóveis com data de fabricação acima de 10 anos. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 664/2023, de autoria do deputado estadual Doriel Barros (PT), ao pedir pela revogação de mudanças estabelecidas pela Lei 11.416/96, que, por sua vez, alterou a redação original da Lei do IPVA (10.849/92) e extinguiu a isenção.

De acordo com o autor da iniciativa, o novo texto baseia-se no fato de que, ao longo de uma década, o proprietário do veículo vai ter pago dez vezes o imposto. Considerando que a alíquota ordinária dos automóveis é de 3%, se chega ao patamar de 30% pagos sobre a propriedade durante o período.

Doriel explica ainda que sobre o valor patrimonial dos veículos, após 10 anos, “o governo do estado vai ter arrecadado por meio de impostos um montante que supera o valor atual do bem”. “Nós apresentamos o projeto porque entendemos que a isenção precisa voltar a vigorar. Os veículos com mais tempo de fabricação são, em geral, de propriedade de pessoas com menos recursos, o que justifica a isenção, contribuindo para tornar menos regressiva a carga tributária”, disse o parlamentar.

O PL 664/2023 seguiu para aprovação na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe e, em seguida, irá tramitar na de Finanças e Administração Pública. Caso venha a obter parecer favorável nos colegiados, a matéria seguirá para a votação em plenário.

"Diante da crise econômica dos últimos seis anos, que impactou fortemente na vida da população, é de fundamental importância buscarmos desonerar as famílias pernambucanas. A isenção proposta existiu no passado e foi revogada, então nosso projeto propõe apenas que volte a vigorar. Não é justo que os proprietários de veículos paguem em impostos um montante que supera o valor atual do bem num período em que se observam facilmente depreciações”, finalizou Doriel.

Em nota enviada à reportagem do Diario de Pernambuco, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informou que irá aguardar a tramitação do texto na Assembleia Legislativa para se posicionar oficialmente quanto aos possíveis impactos que a medida pode acarretar na arrecadação.

Por Diário de Pernambuco

Moraes vota para tornar réus mais 250 denunciados por atos golpistas de 8 de janeiro

Atos golpistas — Foto: JN

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta terça-feira (9) para tornar réus mais 250 denunciados por participação em atos golpistas de 8 de janeiro – que resultaram na depredação dos prédios do STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

O plenário da Corte começou, nos primeiros minutos desta terça, o julgamento do quarto conjunto de denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República contra acusados de envolvimento nos atos antidemocráticos.

A análise dos casos ocorre no plenário virtual do tribunal, formato de deliberação em que os ministros depositam seus votos em uma página do STF na internet, sem a necessidade de uma sessão presencial ou por videoconferência. A deliberação termina no dia 15 de maio.

Os ministros avaliam caso a caso, ou seja, a situação dos acusados é analisada de forma individual. Se as denúncias forem recebidas, os acusados passam a responder a uma ação penal na Corte, em que poderão apresentar defesas e provas no curso do processo.

Julgamentos

Acidente com vítima fatal é registrado na BR-428 em Cabrobó, no Sertão de PE


Na manhã desta segunda-feira (8) por volta das 8h um grave acidente automobilístico foi registrado na altura do Km 3 da BR 428 em Cabrobó, nas proximidades da entrada da comunidade Cruz do Riacho. Um acidente envolveu um veículo SW4 e uma motocicleta Honda Bros, cujo o condutor da motocicleta veio a óbito no local.

Segundo informações repassadas pela PRF, o condutor da motocicleta era um Policial Civil de identidade não revelada. O motorista do veículo não sofreu ferimentos. Ainda segundo os agentes da PRF, a causa do acidente será investigada.

A PRF isolou o local, e acionou o IC e IML para adoção das medidas de praxe.

As informações são do Portal Agreste Violento