quarta-feira, maio 03, 2023

Floresta e Petrolândia abrem espaço para debate nacional


Retomo, na próxima sexta-feira, as palestras pelo Interior com a temática “O Brasil que saiu das urnas”, uma avaliação do quadro nacional e estadual refletida nas eleições do ano passado. Cumpro agenda em Floresta e Petrolândia no mesmo dia.

A primeira palestra, às 16 horas, será na Câmara de Vereadores de Petrolândia, e a segunda em Floresta, às 20 horas, também na Câmara Municipal. No sábado, aproveito para conhecer a serenata pelas ruas de Floresta, promoção da prefeita Rorró Maniçoba (PSB).

Magno Martins


Petrolândia implanta sistema de segurança via monitoramento por câmeras


O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, inaugura, nesta sexta-feira, 05 de maio de 2023, o sistema de videomonitoramento para dar melhor qualidade à segurança da população. 

Trata-se de uma iniciativa ousada, com câmeras de última geração e uma central de monitoramento adquiridos com recursos do tesouro municipal.

“A partir de agora, Petrolândia passa a ser referência em segurança pública”, diz Fabiano, que no mesmo dia entregará a nova Delegacia de Polícia Civil, totalmente reformada, fruto de convênio entre o município e o Governo do Estado.

Fonte:  Blog do Magno

Rodrigo Novaes promove instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Sistema Público de Saúde


O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) promoveu nesta quarta-feira (03), na Alepe, a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Sistema Público de Saúde. O evento contou com a presença de entidades, sociedade civil, especialistas na área e os parlamentares Luciano Duque (Solidariedade) e José Patriota (PSB).

Entre os especialistas, estiveram presentes os representantes do Hospital Regional Dom Moura, de Garanhuns, Hospital do Câncer de Pernambuco, Hospital Tricentenário, Upa do Curado, Fundação Altino Ventura, Hospital Regional de Limoeiro, Hospital de Serra Talhada e Hospital Mestre Vitalino.

O objetivo é mapear os desafios que os usuários enfrentam e discutir mecanismos que garantam melhorias no funcionamento do SUS.

Novaes também falou sobre a criação do aplicativo Canal Saúde PE, uma plataforma sem fins lucrativos que irá contribuir para um sistema de saúde mais eficiente.

O aplicativo permite que os usuários reportem situações pendentes diretamente para a Secretaria de Saúde de Pernambuco, criando uma ponte entre os cidadãos e o órgão público.

Dr. Danilo, Urologista, atende na Clínica e Laboratório Jaques de Petrolândia dia 11 e 25 de maio/2023; agende já a sua consulta

 

A Clínica e Laboratório Jaques, localizadana em Petrolândia na Av. Djalma Wanderley, informa que Dr. Danilo( Urologista) atende no dia 11 e 25 de maio de 2023.

Agende já!

Dr. Danilo também atende na Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253.

Agende já!

Petrolândia e região: Campanha contra febre aftosa já começou; Agroshop Farmácia e Petshop tem a vacina para proteger seu rebanho

 

Agroshop Farmácia e Petshop localizada em Petrolândia na rua Arthur Vieira Lima, no centro da cidade - Foto: Assis Ramalho

A Agroshop Farmácia e Petshop, organização do Dr. Tony Ferraz, situada em Petrolândia na rua Arthur Vieira Lima, no centro da cidade, lembra aos criadores de bovinos que dispõe da vacina contra a febre aftosa.

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa teve início na segunda-feira (1º/05.  De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados.


Neste primeiro momento, a vacinação ocorre em 14 estados: Alagoas, parte do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo. A campanha segue até 31 de maio.

As vacinas, segundo a pasta, devem ser adquiridas em revendas autorizadas e mantidas entre 2 e 8 graus Celsius (°C) desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda.

Prefeita Márcia Conrado defende aprovação de empréstimo de R$ 3,4 bilhões para Governo de Pernambuco garantir obras de infraestrutura no interior


A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) , defendeu a aprovação célere do projeto de lei que autoriza a contratação de empréstimos na ordem de R$ 3,4 bilhões pelo Governo de Pernambuco. Segundo defende Márcia, os recursos a serem contratados vão contribuir para a interiorização do desenvolvimento do Estado em áreas como saneamento básico, segurança pública, saúde e infraestrutura.

A contratação dos empréstimos precisa ser autorizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para que o governo estadual possa iniciar as negociações junto aos agentes financeiros internos e externos. A gestora cita a necessidade do governo reequilibrar as receitas, motiva também pela queda de arrecadação do ICMS, principal fonte de receita da administração estadual. Tais fatores comprometem a capacidade de investimento de Pernambuco, que atualmente possui o selo Capag B atestado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), permitindo a contratação de empréstimo com a garantia da União.

Petrolândia: No Dia do Sertanejo, bora comemorar essa data conhecendo a história de Seu 'Daniel do Deserto'

Seu Daniel do Deserto, é um um desses verdadeiros sertanejos. Conheça a sua história.  - Foto: Assis Ramalho

UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE VIDA: Em determinado momento da entrevista, seu Daniel vai as lágrimas

O Dia do Sertanejo é comemorado nesta quarta, 03 de maio.

O sertanejo é, antes de tudo, um forte. A frase do título é de Euclides da Cunha. Citada na obra “Os Sertões”, é conhecida por descrever a realidade do povo sertanejo. Lenda viva da história de Petrolândia, Daniel, popularmente conhecido por seu Daniel do Deserto, é um um desses verdadeiros sertanejos.

Ele contou sua história em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia. A entrevista aconteceu em agosto do ano passado no Restaurante Águia, do empresário Leno, popularmente conhecido por Irmão. Veja vídeo abaixo.

Daniel Cícero de França, conhecido por Sr. Daniel do Deserto, nasceu no Comunidade de Lagoa Fechada, Município de Inajá-PE, em 1934.

Ele é filho de Cícero Luiz de França (Cícero de Lulu) e Júlia Maria de França, família tradicional daquela localidade, que, em sua maioria, eram vaqueiros e agricultores.

No entanto, com o sonho de buscar uma vida melhor, partiu para o sul do país, com apenas 14 anos de idade, pouca experiência, mas com a garra de sertanejo.

Casou-se com Dona Lindaura Pereira de Souza, de cuja união, nasceram cinco filhos: Maria do Socorro, Djalma Daniel, Luiz Carlos, Solange e Silvânia.

Com o falecimento de sua mãe, tornou-se conselheiro e protetor dos seus irmãos mais novos.

Ao fixar residência no sítio do seu pai, construiu um hotel o qual denominou Hotel do Deserto, localizado especificamente na Reta do Mirim, local em que residiu por 40 anos, tirando de lá o sustento da sua família. Em razão desse hotel, ficou conhecido como Daniel do Hotel do Deserto.

Nesse período, ainda encontrou tempo para negociar com ouro. ''Eu comprava em Serra Talhada e ia negociar em Bacabal, no Maranhão'', diz.

Em 1991, veio morar na cidade de Petrolândia, trabalhando como Agente de Viagens na Viação Progresso.

O senhor Daniel sempre se destacou por ser um guerreiro nato, com alma de vaqueiro, razão pela qual, tornou-se também exímio aboiador e compositor de versos e toadas.

Apaixonou-se por Petrolândia, adotando-a como sua segunda terra natal.

Vídeo abaixo