sábado, abril 22, 2023

Petrolandense jogador de futebol profissional relata medo e vontade de voltar ao Brasil em meio a conflito militar no Sudão: "eu não desejo isso pra ninguém, é a pior coisa do mundo"



Neste sábado (22/04) completou-se uma semana do início do sangrento conflito militar entre o Exército e o grupo paramilitar Força de Apoio Rápido do Sudão, país localizado no centro-norte da África e que faz fronteira com sete países e fica entre o Egito, a Arábia Saudita, a Etiópia e a região africana do Sahel. Não há perspectiva de trégua nem de final para os combates que já deixaram mais 400 mortos e 3 mil feridos. Há cerca de três dias, um cessar-fogo de 72 horas chegou a ser anunciado, mas moradores da capital relataram a continuidade dos tiroteios e explosões. Enquanto isso, civis sudaneses e estrangeiros sofrem as consequências, em meio ao caos. Entre eles, jogadores de futebol brasileiros, que jogam em times do Sudão e, nas redes sociais, relatam, há vários dias, a situação de medo e incerteza em que se encontram. Um desses profissionais que viram o sonho se transformar em pesadelo é o petrolandense Ellan Delon, jogador do Al Fallah Atbara, que está hospedado em hotel na cidade de Atbara, com outros colegas do time. A cidade fica a mais de 300 km da capital, de automóvel, mas a guerra tomou todo o país.

Em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, Ellan Delon que é natural de Petrolândia, sertão de Pernambuco, informou que está no time sudanês há quatro meses, junto com outros brasileiros que também estão no time de futebol. Ele chegou ao país para disputar uma competição, no entanto, o torneio foi interrompido pela guerra. Ellan informou manter contato com seus familiares que residem em Petrolândia e disse ainda que a Embaixada brasileira entrou em contato com os jogadores no hotel e pediu que se mantivessem em segurança e, assim que houver uma trégua, levá-los a um país vizinho, como Egito ou Dubai, de onde poderão voltar para casa. Na quinta-feira, Ellan informou que o local onde estavam hospedados é relativamente seguro e havia suprimentos suficientes, naquele momento. 

Ellan disse que é "coisa de filme" a situação que enfrentam. "É desesperador. Não podemos sair de casa, em apenas um quarto todos nós. É desesperador. É barulho de bomba, fumaça, aviões sobrevoando a cidade, aviões de guerra e lança-míssil. Além disso, aviões atacaram o planalto central da cidade. É muito aterrorizante. Não tem o que fazer, é muito desesperador."

"Só peço em oração que tudo dê certo, que é para tirar a gente daqui, porque eu não desejo isso pra ninguém, é a pior coisa do mundo", finalizou Ellan. 

Petrolândia: Comercial França [Comercial do Lulão] é sua opção de economia na Av. Auspício Valgueiro de Barros (Quadra 17]

 

 








Localizado na Av. Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 17 de Petrolândia, o Comercial França é opção de economia para quem procura bons preços e, ao mesmo tempo, encontrar tudo em um só lugar.

No Comercial França, do amigo Lulão, o cliente encontra produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, frios, água mineral/butijão de 5 litros, Açougue, e outros itens indispensáveis no cotidiano do consumidor.

O COMERCIAL FRANÇA, a sua opção de economia na Av. Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 17, tem a organização de Luiz Carlos Ferreira de França (LULÃO) e sua esposa LENILDA.

Contato: 87 - 9. 9637-5747 (LULÃO) - 87 - 9.9633-1982 (LENILDA)

Petrolândia/PE: Orações para afastar energias negativas do corpo e da casa no Ofício da Imaculada Conceição na manhã deste sábado (22/04/2023) no Mirante da Serrota

 

Petrolândia - Mirante da Serrota:  Grupo do Exército da Imaculada Conceição que participou das orações do Ofício da Imaculada Conceição na manhã deste sábado, 22 de abril de 2023 - Fotos: Assis Ramalho

O grupo de oração é o lugar especial e favorável ao nosso encontro com o Senhor. Onde podemos viver semanalmente a experiência de orarmos, louvando, suplicando e recebendo muitas graças do céu, e também sermos formados com a Palavra de Deus.

A forma de viver o grupo de oração a que nos referimos se baseia na experiência da nova efusão no Espírito Santo, vivenciada em nossa Igreja a partir da década de 1960 com a Renovação Carismática Católica. De acordo com o parágrafo 2819 do Catecismo da Igreja Católica (CIC), os últimos tempos, que estamos vivendo, são os tempos da efusão do Espírito Santo.

Esse é o tempo na história da salvação em que o Espírito se derrama sobre seus filhos sem limites, com seus dons, sua força e sua graça sobrenatural. E neste tempo especial, é necessário que compreendamos que precisamos estar juntos, como Igreja e família, nos unindo ao redor do Senhor e ouvindo dEle sua Palavra de vida e pondo seus dons a serviço.



Com isso, em Petrolândia, no sertão de Pernambuco, as manhã de sábado foi escolhido pelo grupo de fiéis do EXÉRCITO DA IMACULADA, que há mais de cinco anos se reúne em orações, no Mirante da Serrota, para rezar o Ofício da Imaculada Conceição. 

Antes de subir ao Mirante da Serrota, os participantes se reúnem em grupos nos pontos de encontro, em frente ao Centro Pastoral Padre Geraldo, na Quadra 08, e ao Clube Grêmio Lítero, na Quadra 05.

De lá, o grupo segue em oração com destino o Mirante da Serrota, local com privilegiada visão da cidade de Petrolândia/PE e do rio São Francisco, situado a alguns minutos de caminhada do centro da cidade.


Na manhã deste sábado, 22 de abril de 2023, o grupo de fiéis liderado por Netinha Lima, realizou o tradicional Ofício da Imaculada Conceição, no Mirante da Serrota, em Petrolândia.

Em momento de reflexão, Preces e Orações para afastar energias negativas do corpo, da mente e da casa foram feitas pelos fiéis presentes.

Também ouve orações para benção dos lares e de proteção as famílias de Petrolândia, lembrando que a oração é uma maneira de se aproximar e dialogar com Deus.

Veja abaixo fotos em registros deste sábado, 22 de abril de 2023, no Mirante da serrota.

Grupo é preso suspeito de planejar morte de prefeito e ex-prefeita de Piancó, no Sertão da Paraíba

Operação 'Ponto Final' prende grupo suspeito de planejar morte de prefeito, na PB — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Seis pessoas foram presas, na quinta-feira (20), em Piancó, no Sertão da Paraíba, suspeitas de integrar organização criminosa que planejava a morte do prefeito, Daniel Galdino (PP), e de uma ex-prefeita da cidade.

As prisões aconteceram durante a operação 'Ponto Final', das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, e Ministério Público da Paraíba.

De acordo com informações na Polícia Civil, mais de 100 policiais estiveram na operação e se dividiram no cumprimento dos mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Piancó. A ação precisou ser adiantada para evitar o assassinato do prefeito e da ex-prefeita. O nome da ex-gestora não foi divulgado.

A operação foi consequência de uma investigação que apurava a execução de Geraldo Erima Leite, que aconteceu em 2020, encomendada, segunda a polícia, pela mesma pessoa suspeita de planejar os assassinatos que seriam cometidos pelo grupo. Outras pessoas estão sendo investigadas por possíveis ligações com a organização criminosa.

Por g1 PB