quinta-feira, abril 20, 2023

PRODETER: Gerente Estadual do BNB participa de encontro sobre nova realidade da Ovinocaprinocultura em Belém do São Francisco, em Pernambuco


Missão técnica do Banco do Nordeste, realizada nos dias 12 e 13/04/2023, participou de visita técnica e encontro com parceiros em Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco, para conhecer a nova realidade da ovinocaprinocultura na região. O BNB foi representado pela Gerente da Célula de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do Banco do Nordeste em Pernambuco, Joaísa Rodrigues, acompanhada pelo agente de desenvolvimento Adelmo Azevedo e pelo Coordenador da Rota do Cordeiro MI-MDR e do Programa de Desenvolvimento Territorial - Prodeter do BNB do Polo Sertão de Itaparica – PE, Edmundo Gomes.

No primeiro dia, a equipe visitou as instalações da Granja do Valle, avicultura de postura do empresário Alexsandro Brandão. O objetivo da visita foi mostrar a importância do empreendimento que vai gerar emprego e renda na região. Além de cliente do Banco do Nordeste, o empresário Alexsandro está apoiando também a ovinocaprinocultura local, onde faz parte da cadeia produtiva com uma fábrica de rações.

No roteiro, a equipe ainda visitou o Memorial dos Bonecos Gigantes, Zé Pereira e Vitalina, os primeiros Bonecos Gigantes do Brasil, onde conheceu um pouco da cultura local e do turismo. O Memorial dos Bonecos Gigantes é um importante ponto turístico da região e as iniciativas da Rota do Cordeiro Itaparica PE e do Prodeter do Banco do Nordeste também estão contribuindo para o fortalecimento do turismo na região.

A missão técnica visitou a propriedade rural do criador, Jader Herculano, que faz parte dos Programas Super Berro e Super Berro Genética, da Rota do Cordeiro do Polo Itaparica, e do Prodeter - BNB. A equipe conversou in loco com o associado Pedro Gomes, e tiveram a oportunidade de conhecer animais PO (puros de origem) de transferência de embriões (TEs), que são projetos realizados pelo SEBRAE e Super Soluções, com recursos do AGRONORDESTE SEBRAETEC, do Programa Força Local - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – ADEPE e outro com recursos do Edital do Banco do Nordeste.

Moraes nega pedido de liberdade e Anderson Torres segue preso


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido de liberdade de Anderson Torres. O ex-secretário de Segurança do Distrito Federal está preso há 97 dias por suspeita de conivência ou omissão diante dos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília, em 8 de janeiro.

O Ministério Público Federal (MPF) chegou a se manifestar favorável à revogação da prisão de Torres, mas, em decisão nesta quinta-feira (20/4), Alexandre de Moraes negou o pedido.

O Ministério Público Federal (MPF) chegou a se manifestar favorável à revogação da prisão de Torres, mas, em decisão nesta quinta-feira (20/4), Alexandre de Moraes negou o pedido.

Assim, Torres segue preso no 4º Batalhão da Polícia Militar, no Guará. O ex-secretário era secretário de Segurança Pública do DF no dia dos ataques, mas estava em viagem familiar nos Estados Unidos.

Pelo fortalecimento do Minha Casa Minha Vida, Silvio Costa Filho quer debate sobre FGTS

Foto: Divulgação

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) apresentou, e foi aprovado por unanimidade na Comissão do Trabalho, o requerimento que visa criar uma subcomissão para discutir o FGTS, principal financiador do programa Minha Casa, Minha Vida no Brasil. De acordo com o deputado, atualmente, mais de 540 projetos estão em tramitações nos seios da comissão, que visam alterar o uso do FGTS, o que vem trazendo instabilidade no setor produtivo.

O FGTS é hoje uma fonte de recursos para o financiamento de programas habitacionais, de saneamento básico e de infraestrutura urbana, propiciando a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente a de menor renda, com geração de emprego e renda. Atualmente, existem três grandes propósitos de existência do Fundo: reserva financeira para o trabalhador; investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura, saúde; e aplicação em operações de crédito e outros ativos.

A preocupação de Silvio Filho é que o enorme volume de projetos para mudar a utilização do FTGS traga impacto direto na saúde financeira do Fundo e afete, consequemente, programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida.

Com o apoio de Humberto, UFRPE garante recursos para obras paradas há anos

Foto: Roberto Stuckert Filho

Após quatro anos de paralisação por falta de recursos, as obras de expansão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, vão ser retomadas. A decisão foi anunciada, nesta terça-feira (20), em reunião entre o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, dos senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT) e do deputado federal Carlos Veras (PT).

Segundo Humberto Costa, a retomada das obras da UFRPE mostram, mais uma vez, o cuidado que o presidente Lula tem com a educação e com Pernambuco. "Foram quatro anos de paralisia por completa falta de prioridade da gestão anterior. Agora, com Lula, as obras vão ser retomadas, garantindo empregos e fazendo a economia girar. Quando as novas instalações da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho estiverem prontas, este será um espaço importante para a formação de novos quadros para o nosso estado", afirmou.

Márcia Conrado participa de abertura da ExpoBerro e evidencia volta de Serra Talhada ao protagonismo no segmento caprinos e ovinos

Fotos: Wellington Junior

Ao lado da governadora Raquel Lyra, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), participou, na noite desta quarta-feira (19), da abertura oficial da 1º ExpoBerro, maior feira de caprinos e ovinos do Nordeste. O evento segue até o próximo dia 23, com uma programação intensa, e promete movimentar aproximadamente R$ 5 milhões na Capital do Xaxado.

O município foi escolhido através de uma disputa entre as cidades que apresentaram projeto. Durante os dias de atividade, a exposição contará com muitas atrações, com criadores e investidores de todo o Brasil, exposições e leilões de forma presencial e virtual, com julgamento das raças. “Aqui estão reunidos os maiores criadores e investidores do Brasil, para vivenciarem durante estes dias da ExpoBerro, a experiência de perceber o pulsante crescimento deste segmento em nossa região, nosso estado e em nosso país. Além dos negócios gerados, o evento é a marca da consolidação do fortalecimento da caprino-ovinocultura em nosso município”, afirmou, durante a abertura do evento.

Durante sua fala, a gestora destacou o grande volume de recursos em circulação em Serra Talhada. “Isso vai trazer resultados para nossa rede hoteleira, que está com quase 100% da sua capacidade esgotada, vai promover a geração de empregos diretos e indiretos e um incremento na casa de 40% em toda a cadeia produtiva, valorizando assim os produtos rurais”, complementou.

Danilo Cabral percorre regiões do estado a partir desta sexta (21/04)

Deputado Federal Danilo Cabral (Foto: Marcus Mendes)

O ex-deputado Danilo Cabral celebra aniversário, nesta sexta-feira (21), voltando a percorrer o interior de Pernambuco. Ele começa o périplo pelo Agreste Meridional, onde, além da presença no Festival Dominguinhos, em Garanhuns, visita prefeitos e lideranças políticas nos municípios da região. Na próxima semana, vai ao Agreste Setentrional e ao Sertão.

No roteiro, há também anúncio da destinação de recursos de emendas parlamentares para as cidades. Essas emendas foram destinadas ao Orçamento Geral da União deste ano, ainda por indicação do mandato de Danilo na Câmara Federal, encerrado em janeiro. São investimentos para as áreas de infraestrutura e saúde.

Petrolândia: Compesa avisa falta d'água para conserto de cano estourado na avenida Manoel Pereira de Lima na quadra 17

 

A agência da Compesa em Petrolândia, através de sua gerência, informa que nesta quinta-feira (20/04) o fornecimento de água será suspenso para conserto de vazamento de rede na avenida Manoel Pereira de Lima, na quadra 17, avenida que dá acesso ao cemitério local.

O fornecimento de água retornará por volta das 21 horas de hoje.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Compesa/Petrolândia

Em primeiro pronunciamento no Senado, Teresa Leitão destaca as mulheres e a educação

Na estreia no plenário, senadora usou uma peça de renda renascença, artesanato típico de Pernambuco (Foto: Mariana Leal)

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) fez, nessa quarta-feira (19), seu primeiro pronunciamento no plenário do Senado. Usava uma peça de renda renascença, típica de Pernambuco.

No discurso, Teresa Leitão deu ênfase à educação, a que chamou de uma de suas agendas de vida, e aos avanços das mulheres em todos os setores e, em especial, na política.

“O espaço das mulheres na política, conquistado palmo a palmo, traz a marca das nossas antecessoras e aponta nossa responsabilidade com as que virão depois de nós. Por isso que no juramento de posse, evoquei a bravura das Mulheres de Tejucupapo durante a colonização de Pernambuco, verdadeiras heroínas da Pátria que contribuíram para a expulsão do invasor”, destacou a primeira senadora pernambucana.

Teresa lembrou a primeira mulher senadora eleita, Eunice Mafalda Berger Michiles, também professora, que tomou posse em 1979, e também Benedita da Silva, primeira senadora eleita pelo PT, seu partido, destacando que foram antecessoras que abriram caminho para hoje o Senado contar com 15 senadoras, “uma marca importante, mas que tem muito a crescer”.

Shein construirá fábrica no Brasil e quer gerar 100 mil empregos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad Foto Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

A Shein, gigante asiática de e-commerce, vai construir uma fábrica no Brasil, e promete a geração de 100 mil empregos, segundo informações de fontes da equipe econômica à colunista.

Dessa forma, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conseguiu fazer do limão uma limonada, após ter que recuar do anúncio do fim da isenção tributária para importação de bens de pequeno valor de outros países.

A Fazenda queria acabar com a regra que isenta de impostos as remessas internacionais com valor inferior a US$ 50 (cerca de R$ 250), benefício exclusivo para pessoas físicas. A medida seria tomada para combater o que considera sonegação de impostos de plataformas digitais, como a Shein, Shopee e AliExpress, entre outras, que vendem produtos importados no Brasil e ganharam espaço no país.

Mas isso teve ampla repercussão negativa para o governo, e Haddad teve que voltar atrás e anunciar um grupo de trabalho para que essas empresas se adequem às regras brasileiras.

Essa negociação teve resultado. Em entrevista concedida hoje, o ministro afirmou que se reuniu pela manhã com a plataforma, que ao lado do presidente da Fiesp, Josué Gomes, e disse que a empresa pretende nacionalizar 85% dos produtos vendidos na plataforma no prazo de quatro anos.

- Eles pretendem em quatro anos nacionalizar 85% de suas vendas, da seguinte forma: os produtos serão feitos no Brasil. Eles próprios vão dar os números de investimentos. É muito importante que eles vejam o Brasil não só como mercado consumidor, mas como uma economia de produção -- disse.

Haddad disse ainda que a Receita está trabalhando em um plano de conformidade das grandes plataformas, para que essas empresas se adequem às regras brasileiras.

Por Míriam Leitão

Após queda de ministro, governo decide apoiar CPMI sobre 8 de janeiro

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha Foto  Gil Ferreira/Ascom-SRI

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira que orientou aos líderes do governo na Câmara, deputado José Guimarães, do Senado, senador Jaques Wagner, e Congresso, senador Randolfe Rodrigues, a apoiarem a instalação da CPMI dos ataques de 8 de janeiro casa haja a leitura da instalação na próxima sessão do Congresso.

Padilha afirmou que chamou os líderes do governo para uma reunião com o objetivo de analisar a "nova situação política" criada a partir da divulgação das imagens internas do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

O ministro afirmou afirmou ainda que os líderes dos partidos da base do governo já foram orientados a apoiar a instalação da CPMI caso haja a leitura do requerimento e a indicar membros para a comissão.

–Na nossa opinião o vazamento das imagens cria uma nova situação política e por conta disso, orientamos os líderes da Câmara, Senado e Congresso, no diálogo com os líderes dos partidos que compõe a base tanto da Câmara quanto do Senado, a afirmar claramente desde ontem, que caso a sessão do Congresso na próxima semana tenha a leitura da instalação da CPMI do 8 de janeiro nós apoiaremos a instalação – afirmou, completando: – Vamos orientar líderes dos partidos da base a indicar membros para essa CPMI

Padilha chamou de "terraplanismo" a tentativa de responsabilizar o governo federal, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal pelos ataques e que o governo vai fazer um "enfrentamento político dessa narrativa" na CPMI. Padilha avaliou ainda que a abertura da Comissão não atrapalha o calendário de votação do governo no Congresso.

Defesa a GDias

Moraes manda PF ouvir em 48 horas ex-ministro do GSI e pede dados dos servidores que aparecem em novos vídeos dos atos golpistas



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal ouça, em até 48 horas, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Gonçalves Dias sobre os novos vídeos da área interna do Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

Moraes também determinou que o novo chefe interino do GSI, Ricardo Cappelli, informe ao STF em 24 horas a identificação de todos os servidores – civis e militares – que aparecem nas imagens.

O documento foi assinado por Moraes nesta quarta (19) e tornado público nesta quinta-feira (20).

"Na data de hoje, a imprensa veiculou gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI", diz trecho da decisão.

Moraes também determinou que o governo informe se cumpriu integralmente duas decisões anteriores assinadas por ele: a obtenção das imagens de todas as câmeras do Distrito Federal e a oitiva de todos os envolvidos na contenção dos atos.

As novas imagens foram divulgadas pela "CNN" e mostram o então ministro do GSI, Gonçalves Dias, e servidores do ministério caminhando entre manifestantes golpistas nos andares mais altos do Palácio do Planalto, no momento da invasão em 8 de janeiro.

Caixa paga nesta quinta (20) novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5


A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (20) a parcela de abril do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. Essa é a segunda parcela com o adicional de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 670,49, o maior da história do programa. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,2 milhões de famílias, com recursos de R$ 13,9 bilhões.

Desse total, 8,9 milhões de crianças recebem R$ 1,33 bilhão relativo ao benefício Primeira Infância - o adicional de R$ 150. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, são 17 mil crianças a mais que em março.

Maioria do STF aceita denúncias contra participantes de atos golpistas


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para transformar em réus 100 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Na ocasião, foram depredadas as sedes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

Seis ministros votaram a favor do recebimento das denúncias. Até o momento, acompanharam o voto do relator Alexandres de Moraes, os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

A votação virtual contra os acusados começou à meia-noite do dia 18, terça-feira, e vai até as 23h59 de segunda (24).

Ao apresentar seu voto, Alexandre de Moraes descreveu como “gravíssima” a conduta dos denunciados, que tinham como objetivo final abolir os poderes de Estado.

Os ministros que ainda precisam apresentar seus votos no sistema eletrônico são André Mendonça, Nunes Marques, Rosa Weber e Luiz Fux.

Professores da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco ameaçam parar nesta quinta-feira (20)

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realiza nesta quinta-feira, 20 de abril, a segunda paralisação geral nas escolas da Rede Estadual de Ensino, em todo o Estado de Pernambuco. A paralisação faz parte da Campanha Salarial Educacional 2023. O Sindicato fará um ato político em frente à Secretaria de Administração, no Pina, Recife.

O Sintepe representa servidores da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (professores, analistas educacionais e administrativos). Todos eles, sejam concursados ou contratos temporários, têm o direito de aderir à paralisação.

Em 2023, o índice do Piso Nacional do Magistério foi reajustado em 14.95%, de acordo com dispositivos da Lei Federal 11.738/2008 (Lei do Piso do Magistério). O Sintepe e a categoria exigem que esse percentual seja repercutido nos salários de todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em 2022, a Campanha Salarial Educacional conseguiu a repercussão de 35% do Piso na carreira dos professores e diversos índices de reajuste para demais servidores administrativos e analistas.

Haverá paralisações também em 26 de abril, em 8 e 9 de maio.

Por Diário de Pernambuco

Jovem de 21 anos é assassinado em Paulo Afonso/BA


Nailton Pereira da Silva, de 21 anos, foi assassinado a tiros no final da noite de terça-feira, 18, por dois homens a bordo de uma motocicleta em Paulo Afonso, Bahia. O homicídio aconteceu no Bairro Siriema 1, por volta das 22h15.

Nailton não resistiu e morreu no local do crime.

Os dois homens que efetuaram os disparos fugiram do local após atingirem a vítima. Ainda não há informações sobre a identidade dos criminosos ou a motivação do homicídio. A moto também não foi identificada.

Uma equipe do 20º Batalhão da PM fez buscas, mas não encontrou nenhum suspeito. A Polícia Civil investigará mais esse homicídio em Paulo Afonso.

Por  Redação, sitepa4