domingo, março 05, 2023

Adolescente atacado por tubarão na praia de Piedade/PE está na UTI em estado grave após cirurgia, informa hospital

Adolescente é socorrido de helicóptero após ataque de tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

O adolescente de 14 anos que foi atacado por um tubarão neste domingo (5) na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, passou por cirurgia e está em estado grave, na UTI do Hospital da Restauração, na área central do Recife.

A informação foi repassada pela unidade de saúde. De acordo com o hospital, o jovem, que teve a coxa direita mordida pelo animal, passou por um procedimento cirúrgico com especialistas em traumatologia e cirurgia vascular. O quadro de saúde dele é grave, porém estável.

Segundo o Samu, o incidente aconteceu por volta das 11h20. A vítima foi levada de helicóptero para a UTI do Samu, no bairro do Derby, área central do Recife, e, em seguida, ao Hospital da Restauração (HR), na mesma região.

O incidente aconteceu nas proximidades da Igrejinha de Piedade, local em que os ataques são mais comuns e em que há proibição de entrar no mar.


Banhista é socorrido após ataque de tubarão em Jaboatão dos Guararapes

De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), este é o 15º caso registrado no local.

"A proibição, desde o ano de 1999, é para práticas esportivas, mergulho e natação, mas desde o mês de julho de 2021, o local também é proibido para o banho de mar, após a expedição de um decreto municipal", afirma a nota emitida pelo Cemit neste domingo (5).

Há menos de 15 dias, um surfista foi atacado por um tubarão em Olinda, também na Região Metropolitana do Recife. Depois de dez dias internado no HR, ele recebeu alta e não perdeu os movimentos da perna afetada.

Histórico de ataques

O último caso de mordida de tubarão registrado em Pernambuco foi há menos de 15 dias, quando um surfista foi atacado por tubarão em Olinda, também no Grande Recife.

Antes do caso de Olinda, um turista de Rondônia teve o pé ferido por um tubarão em Fernando de Noronha, em abril de 2022. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha, e teve a perna amputada.

Em 2021, duas pessoas foram mordidas por tubarão em Jaboatão dos Guararapes. Uma morreu e outra ficou ferida. A área da igrejinha foi interditada.

Com o ataque deste domingo (5), sobe para 76 o número ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 66 no continente, e outras dez, em Fernando de Noronha. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco.

Por G1 PE

Vereadora de Sanharó/PE é selecionada para conferência nos Estados Unidos em lista dos dez jovens mais qualificados do Brasil

Rannya Freitas vai partcipar de conferência em Harvard — Foto: Arquivo pessoal

Uma vereadora de Sanharó, no Agreste de Pernambuco, foi selecionada pelo Programa Embaixadores para participar de uma conferência na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a "Brazil Conference at Harvard & MIT". Rannya Freitas, de 21 anos, ficou na lista dos dez jovens mais qualificados do Brasil no processo seletivo para participar do encontro, que será realizado entre o fim de março e o início de abril de 2023.

Rannya, que foi eleita aos 18 anos e é uma das vereadoras mais jovens do Brasil, foi a segunda parlamentar mais bem votada na cidade de Sanharó no pleito de 2020. No processo seletivo para participar da conferência, que teve início em junho de 2022, a vereadora apresentou o projeto da Frente Jovem Parlamentar, considerada a maior Rede de Jovens Políticos Eleitos do Brasil.

"Aqui em Pernambuco, co-fundei a Frente Jovem Parlamentar ao lado de cinco vereadores. A iniciativa consta em uma Reunião de Jovens Parlamentares de cada mesorregião do Estado, construindo proposições que vão de encontro com as realidades comuns vivenciadas em suas respectivas Câmaras", explicou a vereadora.

Cerca de 2,3 mil jovens se inscreveram no processo seletivo de 2023. Em cada região do país, foram eleitos apenas dois representantes. Rannya é a primeira jovem do Agreste de Pernambuco selecionada e vai representar o Nordeste junto a outra jovem.

"Enquanto nordestina, jovem, mulher, estudante e política, estarei representando as vozes do sonho grande de ver os palacetes com a cara do Brasil: com gente que represente a mudança na ponta. Pegar o voo para Harvard é dizer que nossas histórias podem nos levar para onde os nossos olhos e mentes puderem imaginar. É manter viva a esperança sempre crescente no coração da Região conhecida por sua perseverança e garra do nosso Nordeste", disse Rannya.

Adolescente é mordido por tubarão neste domingo (5), na praia de Piedade, em Jaboatão/PE

Incidente aconteceu neste domingo - Foto: Reprodução/Twitter

Um adolescente de 14 anos foi mordido por um tubarão na manhã deste domingo (5), na praia de Piedade,
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o incidente aconteceu por volta das 11h20, nas proximidades da Igrejinha. A vítima foi mordida na coxa direita.

O adolescente foi resgatado pelo helicóptero do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que socorreu a vítima para o bairro do Derby, na área central do Recife.

No local, uma ambulância de suporte avançado do Samu Recife o aguardava para realizar a transferência para o Hospital da Restauração, também no bairro do Derby.

Este é o segundo caso em menos de 30 dias. No último dia 20 de fevereiro, um surfista de 32 anos foi mordido por um tubarão na praia dos Milagres, em Olinda, na RMR.

Por Portal Folha de Pernambuco

Homem mata mulher e tenta suicídio em Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco

Mulher foi morta a tiros em Afogados da Ingazeira no Sertão de Pernambuco. — Foto: Blog Agreste Violento

Um mulher identificada como Luana dos Santos Veras, de 33 anos foi vítima de femicídio na Rua Cirene de lima Alves, no bairro São Braz, em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. O caso aconteceu na noite da sexta-feira (4). De acordo com a Polícia Civil, O ex-marido da vítima, identificado como Ivan Ferreira Campos, que mora em Catingueira, no estado da Paraíba, chegou na casa da mulher, atirou contra ela e em seguida tentou suicídio. O motivo seria o fim do relacionamento.

A polícia disse que na casa onde a mulher estava havia 5 pessoas. O sobrinho da vítima, Liedson Hiago Veras, de 20 anos, que tentou defender a tia mas também foi baleado. Um bebê, filho da mulher, um segundo sobrinho de Luana e um amigo da família.