sexta-feira, março 03, 2023

Ministro diz que 1,4 milhão de famílias foram excluídas do Bolsa Família; veja irregularidades encontradas




O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, informou nesta sexta-feira (3) que o governo excluiu do Bolsa Família em março 1,4 milhão de famílias que vinham recebendo o benefício de maneira indevida.

Wellington Dias deu a informação ao conceder uma entrevista coletiva à imprensa sobre a reformulação do programa -- assinada nesta quinta (2) pelo presidente Lula.

No mês passado, o ministro já havia informado ter indícios de que 2,5 milhões de famílias recebiam o benefício de maneira indevida. Nesta sexta, confirmou que, com a exclusão de 1,4 milhão dessas famílias, ainda há cerca de 1 milhão recebendo o pagamento de forma incorreta.

Segundo os dados apresentados pelo ministério e por secretários da pasta:

Senador Dueire e deputado estadual Jarbas Filho formalizam ajuda ao Hospital do Câncer de Pernambuco-HCP


O senador Fernando Dueire (MDB) e o deputado estadual Jarbas Filho (PSB) se reuniram nesta quinta (23) com o Superintendente-geral do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), Sidney Batista Neves. Na ocasião, foi anunciado o repasse de R$ 500 mil através de emenda do Orçamento Geral da União (OGU) de 2023, para despesas de custeio e assistência hospitalar a ambulatorial da unidade.

Os recursos irão ajudar no funcionamento da unidade, que responde atualmente pelo atendimento de 51% dos pacientes com câncer em Pernambuco. Só no primeiro mês deste ano foram realizadas mais de 1.230 cirurgias. E a expectativa é que os números de atendimento aumentem. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta 75 mil novos casos da doença diagnosticados em Pernambuco no triênio 2023 a 2025. “Serão 25 mil novos pacientes por ano no Estado, o que reforça nossa necessidade de ajuda e a importância de recursos para a manutenção do hospital” explicou o Superintendente do HCP, que fez questão de percorrer e mostrar o funcionamento dos principais setores do hospital ao senador e deputado.

Secult-PE inicia escutas com classe artístico-cultural sobre a Lei Paulo Gustavo

Nos dias 13, 14 e 15 de março serão realizados encontros em parceria com os Conselhos do Audiovisual, de Políticas Culturais e de Preservação do Patrimônio Cultural sobre a execução da lei em Pernambuco (Foto: Felipe Souto Maior-SecultPE/Fundarpe)

Com o objetivo de promover uma consulta à cadeia produtiva cultural e aos demais atores da sociedade civil sobre a execução da Lei Paulo Gustavo (LPG) em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), em parceria com o Conselhos Estaduais de Política Cultural, de Preservação do Patrimônio Cultural, e do Audiovisual, realizará o Ciclo de Escutas Lei Paulo Gustavo. A primeira etapa acontecerá em dois momentos: presencialmente, nos dias 13 e 14 de março, no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, das 8h às 12h e 14h às 18h; e por transmissão online, no dia 15 de março, das 14h às 18h. Para participar, será necessário se inscrever por meio de um formulário disponível na internet.

No dia 13 de março, as escutas terão foco no segmento do audiovisual, com a participação do Conselho Consultivo do Audiovisual e toda a cadeia produtiva do setor. Já no dia 14, serão abordadas as demais linguagens culturais, com a participação e articulação do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC/PE) e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC/PE). No último dia, 15 de março, será realizada mais uma escuta destinada a todos os segmentos culturais de forma online, com o link da participação enviado via e-mail aos inscritos.

Deputado pernambucano Fabrizio Ferraz assume a vice-presidência da Comissão de Justiça e Segurança Pública da Unale

Deputado estadual Fabrizio Ferraz (Foto: Divulgação)

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) entre 2020 e 2022, o deputado estadual Fabrizio Ferraz (SD) será o vice-presidente de assuntos políticos da Comissão de Justiça e Segurança Pública da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em 2023.

O colegiado é responsável pela ampliação da discussão sobre segurança pública no país através da criação de projetos e realização de eventos e debates que contarão com a presença de representantes do Poder Legislativo de outros estados e de especialistas.

“Será mais oportunidade para debatermos um tema que é de imensa importância a nossa sociedade, dessa vez trocando experiências com parlamentares de outras regiões, mostrando o trabalho realizado aqui na Alepe”, afirmou Fabrizio Ferraz, que será o único deputado do Nordeste no colegiado.

Além do parlamentar pernambucano, compõem a Comissão de Justiça e Segurança Pública da Unale o deputado Dan Câmara (Amazonas), que será o presidente, a delegada Sheila (Minas Gerais), Jory Oeiras (Amapá), e a delegada Nadine (Rio Grande do Sul).

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Fabrizio Ferraz

Maria Arraes recebe servidores da Funasa para tratar de futuro do órgão

A deputada federal recebeu comitiva da Fundação Nacional da Saúde na quinta-feira (2/2) para falar da MP 1.156, que estabelece a extinção do órgão. Funcionários querem barrar processo. (Foto: SindSep-PE)

A deputada federal Maria Arraes (SD-PE) recebeu nesta quinta-feira (2/2) uma comissão de servidores da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) de Pernambuco, que estão mobilizados para barrar o processo de extinção do órgão, previsto pela Medida Provisória 1.156. Liderados pela geóloga e superintendente substituta da Funasa no Estado, Helena Magalhães, os profissionais solicitam reestruturação do órgão, que desenvolve importantes projetos de saneamento básico e saúde ambiental junto aos 4.893 municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes.

"Precisamos promover uma discussão mais ampla sobre esse processo, para não comprometer os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto, principalmente nas comunidades rurais, quilombolas e ribeirinhas, onde a Funasa tem uma atuação preponderante", ressalta Maria Arraes.

Outra questão levantada pelos servidores do órgão diz respeito à situação dos profissionais efetivos e terceirizados, cuja situação ainda não foi definida. Pelo menos dois mil deles podem ficar sem emprego.

BC libera compra pelo WhatsApp com cartões Mastercard e Visa


Os portadores de cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard poderão fazer compras por meio do WhatsApp. O Banco Central (BC) autorizou esse tipo de transação no Programa Facebook Pay, como é chamado o sistema de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens.

Em março de 2021, as duas operadoras, Visa e Mastercard, tinham sido autorizadas a fazer transferências de recursos, depósitos e operações pré-pagas por meio do WhatsApp. Desde então, o BC estava analisando a liberação de compras pelo Facebook Pay.

“Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P)”, destacou o BC em nota.

Lojas da Compesa fecham no feriado da Data Magna na segunda-feira (06)

Foto: Compesa/Divulgação

As 157 lojas de atendimento da Compesa no Estado, inclusive as unidades do Expresso Cidadão estarão fechadas na próxima segunda-feira (6), feriado da Data Magna de Pernambuco. O funcionamento será retomado a partir da terça-feira (7) no horário das 8h às 17h.

A Compesa lembra que os serviços essenciais serão mantidos, assim como estarão disponíveis as equipes de plantão para atuar nos serviços emergenciais.

Mesmo no feriado, os clientes podem contar com todos os serviços da Companhia através dos diversos canais de atendimento como a Loja Virtual, no endereço eletrônico (www.compesa.com.br), o aplicativo Compesa Mobile, pelo 0800 081 0195 ou através do Whatsapp 81 9488 2336.

Compesa

Acidentes ambientais: é possível evitá-los? Livro infantil alerta para importância da preservação dos recursos naturais


No Brasil, ano após ano, as chuvas causam tragédias ambientais e devastam várias cidades. O litoral norte de São Paulo e o município de São Gonçalo (RJ) são exemplos recentes de locais que foram afetados devido a fatores relacionados à chuva, com mortes, famílias desabrigadas e muita destruição. As cenas se repetem: inundações, deslizamentos de terra, estradas interditadas e interrupção de serviços básicos como abastecimento de água, gerando caos e prejudicando os moradores desses locais.

Em muitos casos, esses desastres naturais poderiam ser evitados, se houvesse um trabalho de prevenção. Cabe ao poder público executar as medidas preventivas, mas cabe à população cobrar que elas sejam realizadas. E um dos caminhos para fazer essa conscientização é por meio da literatura. Alguns livros apontam até soluções para resolver problemas ambientais.

A escritora Isa Colli defende essa bandeira há muito tempo, abusando da ludicidade nas suas propostas literárias que ao mesmo tempo encantam e educam as crianças para o cuidado com a natureza.

Secretaria Estadual de Agricultura cria GT em parceria com a avicultura

O assunto principal é prevenir a entrada da Gripe Aviária em PE (Foto: SARA/Divulgação)

Produtores da avicultura pernambucana, representantes das entidades do setor e Governo do Estado tiveram nessa quinta-feira (2), a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) que foi formado após o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, receber mais de 20 integrantes avícolas, no final de tarde de quarta-feira (1°). Eles discutiram especialmente sobre o cumprimento do protocolo de prevenção da gripe aviária. A reunião foi articulada com o apoio da deputada estadual Débora Almeida, e do presidente da Avipe, Juliano Malta.

Também nessa quinta-feira (02), a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca reuniu representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura, Adagro, Avipe e a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf), para discutir os encaminhamentos emergenciais, a partir de um plano operacional, inclusive, com uma campanha publicitária educativa sobre o tema. "A melhor medida é a prevenção e para isso vamos firmar parcerias com os ministérios da Agricultura e Saúde, caminhando juntos aos produtores com a Adagro", afirmou o secretário Aloísio Ferraz.

Polícia Civil e CPRH resgatam animais exóticos e nativos silvestres criados ilegalmente em Caruaru

Foto: CPRH/Divulgação

A Agência Estadual de Meio Ambiente foi acionada pela Polícia Civil, na noite da última quarta-feira (01/03), para o resgate de animais exóticos e nativos, provenientes da América do Norte, da Ásia e também da fauna brasileira, que estavam sendo criados ilegalmente em uma residência, no município de Caruaru, no Agreste do Estado. A infratora foi multada em R$ 16 mil.

No total, foram apreendidos 57 animais exóticos, sendo: 45 serpentes popularmente conhecidas como cobra-do-milho (corn snake), originárias da América do Norte; 12 geckos, espécie de réptil originária da Ásia, além de 11 ovos da cobra-do-milho .De acordo com a Lei Federal 9605/08, não é permita a criação nem a venda desses animais no território nacional. No cativeiro os policiais civis também encontraram uma serpente jiboia (Boa constrictor), pertencente à fauna brasileira.

Homem morre em acidente e duas pessoas ficam feridas na BR-104, em Taquaritinga do Norte/PE


Um acidente deixou um homem morto e outras duas pessoas feridas, entre elas uma idosa, no quilômetro 25,7 da BR-104 nesta quinta-feira (2). O acidente foi registrado em um trecho da rodovia que fica em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 8h. Ao chegar no local, a equipe da PRF encontrou uma caminhonete capotada fora da pista e danificada. A suspeita é de que a motorista tenha perdido o controle e saído com o carro da rodovia.

As informações são do Portal Agreste Violento

Jovem é morto a tiros após tentar invadir a casa da ex-companheira em Santa Cruz do Capibaribe/PE

Foto/divulgação internet

Um jovem foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira (3), na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco. A vítima teria tentado invadir a casa da ex-companheira depois de derrubar o portão da residência.

Jovem é assassinado a tiros após derrubar portão de ex-companheira em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O jovem, identificado como Allysson Henrique dos Santos, de 25 anos, foi baleado quando tentou entrar na casa da ex-namorada. Testemunhas informaram à polícia que a vítima teria ingerido bebida alcoólica e foi até a casa da ex-companheira aos gritos e bastante violento.

De acordo com a polícia, os disparos teriam sido efetuados por um suspeito, que não teve a identidade divulgada, que estava dentro da residência. Após balear a vítima, o suspeito fugiu de moto.

Por G1 Caruaru