domingo, janeiro 29, 2023

Moraes nega suspensão da posse de 11 deputados eleitos


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste domingo (29) pedido para suspender a posse de 11 deputados federais eleitos no dia 1º de fevereiro.

O pedido foi feito por advogados do Grupo Prerrogativas. Os membros da entidade acusaram deputados eleitos em 2022 de incitarem os atos antidemocráticos de 8 de janeiro por meio de postagens nas redes sociais.

O pedido envolveu os deputados Dr. Luiz Ovando (PP-MS), Marcos Pollon (PL-MS), Rodolfo Nogueira (PL-MS), João Henrique Catan (PL-MS), Rafael Tavares (PRTB- MS), Carlos Jordy (PL-RJ), Silvia Waiãpi (PL-AP), André Fernandes (PL-CE), Nikolas Ferreira (PL-MG), Sargento Rodrigues (PL-MG) e Walber Virgolino (PL-PB).

Na decisão, Moraes disse que as condutas de alguns deputados já são investigadas pela Corte, e a contestação da diplomação dos parlamentares deveria ser feita pelos partidos, candidatos, coligações e o Ministério Público.

“Neste momento, eventuais consequências das condutas noticiadas em relação aos mandatos dos deputados federais nominados deverão ser analisadas no âmbito do conselho de ética da Câmara dos Deputados”, disse o ministro.

Em parecer enviado ontem ao Supremo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) opinou contra a suspensão da posse.

Por Agência Brasil

Relógio do juízo final acelera e o mundo fica mais perto do apocalipse, dizem cientistas


O importante grupo de cientistas nucleares Bulletin of the Atomic Scientists anunciou nesta terça-feira (24) que o mundo está mais próximo do que nunca do seu fim. O grupo criou um mecanismo para alertar o planeta sobre os riscos de um potencial apocalipse: o “doomsday clock”, ou o relógio do juízo final – em uma tradução livre.

A lógica é simples. Quanto mais perto da meia-noite estiverem os ponteiros do relógio, mais próximo estará também o mundo do seu fim. Este ano, o grupo de cientistas notáveis anunciou que estamos a 90 segundos do fim do mundo, o mais perto que o relógio do juízo final já chegou da meia-noite desde sua criação, em 1947.

Um fator essencial para isso foram as ameaças da Rússia de usar armas nucleares contra a Ucrânia.
Como funciona o relógio do juízo final

O relógio é uma boa ideia de marketing para fomentar a discussão, mas não uma medição exata de quanto tempo ainda resta no planeta. Apesar da explicação simples, a posição dos ponteiros do relógio é determinada por uma série de cálculos matemáticos complexos que medem a probabilidade real de eventos catastróficos acontecerem.

Entre eles estão guerras nucleares, doenças epidêmicas e mudanças climáticas. O relógio foi criado logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando os cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, começaram a se preocupar com a corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética.

Quando a contagem começou, o relógio estava a sete minutos da meia-noite. Em meio às tensões nucleares, o relógio chegou a marcar dois minutos para o fim do mundo, em 1953. Com o fim da guerra fria, voltou para 17 minutos.

Mas o refresco durou pouco e voltou a dois minutos no início deste século com o avanço das mudanças climáticas e ameaças nucleares da Coréia do Norte. Em 2021 e 2022, o relógio chegou a marcar 100 segundos para a meia-noite, por causa da pandemia da Covid-19 e dos riscos de uma nova corrida armamentista.

Américo MartinsDiego Pavãoda CNN

Petrolândia: Banda Pagode Pra Recordar anima o último domingo do mês no Maria Fumaça, à partir das 17:30

 

Banda Pagode Pra Recordar anima o último domingo do mês no Maria Fumaça, à partir das 17:30

Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, local onde você apreciar as mais saborosas opções da culinária.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor -

APROVEITE!

Paulo Afonso/BA: Familiares pedem oração e atualizam estado de saúde do enfermeiro Jean, vítima de grave acidente em SP


O enfermeiro Jean, que atuou em unidades de Saúde de Paulo Afonso, em especial o Hospital Nair Alves de Souza, sofreu um grave acidente de trânsito nessa sexta-feira, 27 de janeiro, no estado de São Paulo.

O acidente com Jean que é muito querido pelos colegas de trabalho, pacientes e os pauloafonsinos, logo se espalhou nas redes sociais, além de mensagens com pedidos de oração pela recuperação do enfermeiro.

Por causa da imensa repercussão, apesar de toda angústia, familiares resolveram compartilhar informações sofre o estado de saúde de Jean. “(Ele) se encontra entubado e cuidados para regeneração dos ossos que foram quebrados. O Jean está reagindo muito bem.”, informa o boletim da família.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; Túnel do Tempo – Recordar é viver!



O tempo pode ser traiçoeiro. Às vezes, ele pode afastar ou unir ainda mais certas pessoas. Aliás, quando pensamos sobre décadas atrás, você continua com as mesmas amizades de muito tempo ou seus amigos foram “renovados” com o passar dos anos? Felizmente, há algumas pessoas tão especiais que resistem ao tempo e continuam nas nossas vidas — algumas até à eternidade.

Pensando nisso, o Blog de Assis Ramalho te convida a acompanhar imagens que são a prova de como o amor resiste ao tempo! Está preparado para essa viagem ao “túnel do tempo”?!

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; Túnel do Tempo – Recordar é viver!

Quem viveu jamais esquecerá!

CLIQUE AQUI e veja acervo do quadro do Blog de Assis Ramalho ''Veha Petrolândia uma saudade que não passa''

Fotos abaixo: viagem ao “túnel do tempo”

Vereador é morto a tiros por homens que anunciaram assalto, em Primavera/PE

Vereador de Primavera José Carlos dos Santos, conhecido como Irmão Cacá do Sindicato — Foto: Reprodução/Instagram

O vereador José Carlos dos Santos, conhecido como Irmão Cacá do Sindicato, foi morto a tiros em Primavera, cidade da Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, o parlamentar estava na rua, em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, quando criminosos se aproximaram e anunciaram um assalto.

José Carlos dos Santos tinha 40 anos e, em 2020, foi eleito pela primeira vez vereador de Primavera. Ele obteve 465 votos, sendo o segundo mais bem votado dos nove eleitos para a Câmara Municipal da cidade. O vereador era trabalhador rural, casado e pai de duas filhas.

Ele participava da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Primavera, que fica no bairro Vila João Murilo. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que José Carlos foi morto por dois homens, que chegaram numa moto.

Apesar de terem anunciado o assalto, segundo a polícia, os criminosos começaram a atirar logo após se aproximarem da vítima. Eles fugiram em seguida, e, até a última atualização desta reportagem, não foram presos.

O vereador sequer chegou a ser socorrido, pois morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares, também na Zona da Mata Sul.

O crime está sendo investigado pela Delegacia de Vitória de Santo Antão. "As investigações foram iniciadas e seguem com a delegacia de Primavera até esclarecimento do crime", afirmou a Polícia Civil, por meio de nota.

Por g1 PE