sábado, janeiro 28, 2023

Mulheres narram tratamento desigual ante homens presos por atos golpistas, diz DPU; veja fotos

Penitenciária onde estão os presos envolvidos em atos golpistas - Foto Reprodução

Inspeções promovidas por defensores públicos nas penitenciárias do Distrito Federal constaram que há desigualdade de gênero no tratamento dispensado a homens e mulheres presos por envolvimento nos atos golpistas.

Segundo relatório, as mulheres se encontram em situação de maior vulnerabilidade. Aos homens, ao contrário, algumas regras do cárcere foram relativizadas — entre elas, a permissão para ficar com roupas pretas ou camufladas.

Já as mulheres narraram que foram impedidas de permanecer com determinadas peças, como... sutiãs de cor preta. Além disso, homens puderam continuar com a posse de alguns bens, a exemplo de quantias em dinheiro e alianças, enquanto as presas foram privadas de seus itens pessoais.

Algumas ainda relataram estar sem poder trocar de roupa por não haver uniformes disponíveis. O documente cita que foram atendidas usando cobertores para se cobrir, enquanto lavavam seus trajes. Em certos casos, usaram sacolas para encher de água da torneira e realizar a higienização.

A propósito, em um dos presídios, incomodou também os radicais o fato de não terem privacidade para suas necessidades fisiológicas. O banheiro fica à vista de quem passa no corredor (veja imagens abaixo).

Penitenciária no DF onde estão presos os envolvidos em atos golpistas

'Pode ser amanhã, daqui a seis meses ou nunca', diz Flávio Bolsonaro sobre data de retorno do pai ao Brasil

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) Foto: Cristiano Mariz/O Globo

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou neste sábado que não há uma previsão de retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil. Ele está nos Estados Unidos desde o dia 31 de dezembro, após um longo período de reclusão no Palácio da Alvorada em razão da derrota nas eleições presidenciais.

— Não tem previsão, ele que sabe. Pode ser amanhã, pode ser daqui a seis meses, pode não voltar nunca, não sei. Ele está desopilando. Você nunca tirou férias, não?

Flávio participou neste sábado de evento em que o PP e o Republicanos oficializaram o apoio à candidatura do ex-ministro Rogério Marinho (PL-RN) à presidência do Senado.

Questionado se o presidente está sozinho, o senador afirmou não ter conhecimento das pessoas que estão com o pai, mas que “com certeza são pessoas próximas a ele”.

Acidente com van da secretaria de saúde de Quixelô/CE deixa três pacientes mortos e seis feridos graves em rodovia do Ceará


Um acidente com uma van deixou três mortos e seis feridos em estado grave na noite desta sexta-feira (27), no município de Solonópole, a 255 km de Fortaleza. Segundo a polícia, por volta das 22 horas, a van da secretaria da saúde de Quixelô, que retornava da capital com pacientes, bateu na traseira de um caminhão baú que estava às margens da rodovia CE-375, na localidade de São José.

O impacto foi tão forte que o caminhão tombou na pista, segundo a polícia. Duas mulheres morreram no local e um homem faleceu minutos após dar entrada em uma unidade hospitalar de Solonópole.

Equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros de Iguatu estiveram no local. Seis pessoas em estado grave foram encaminhadas para o Hospital Instituo Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

Outras quatro pessoas com ferimentos leves foram levadas para o hospital de Solonópole.

Petrolândia: Às margens do Rio São Francisco, Chácara e restaurante Estaleiro funciona neste sábado e domingo

 

Às margens do Rio São Francisco, Restaurante Estaleiro é opção de turismo, lazer e gastronomia em Petrolândia - O Estaleiro, um a organização de Rogério Leite, é aberto às sextas, sábados, domingos e feriados, a partir das 9h00 da manhã. O espaço não aceita aluguel para eventos - Contato (87) 9.9925-3692. Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


O cenário está bem em frente, dentro da água. São as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Lago de Itaparica. O ponto turístico é bem próximo e pode ser visualizado e fotografado da margem do rio São Francisco, mas os clientes também podem fazer passeios ao local, em pequeno barco a motor, ancorado no Estaleiro. Hoje, o preço da viagem é de R$25,00 por pessoa, porém, esse valor pode ser flexibilizado no caso de pessoas que vão almoçar no Estaleiro. O percurso é rápido e o passeio é elogiado por todos.


Um dos locais mais procurados em Petrolândia para o lazer do final de semana é o restaurante Estaleiro, administrado por Rogério e família, situado às margens do Rio São Francisco, no Lago de Itaparica, na Agrovila 01 do Bloco 01, no Projeto Barreiras. No último domingo (22), visitamos o Estaleiro em um almoço familiar dos mais agradáveis. 

Inaugurado no início de 2022, o Estaleiro ainda está em crescimento, mas a estrutura já conta com várias áreas cobertas, com dezenas de mesas, e um cardápio diversificado de refeições, petiscos e bebidas. O habiente recebe constantes visitas de famílias de Tacaratu e Caraibeiras, que marcam presença no Estaleiro.

Uma das atrações do local, a piscina pequena, próxima às mesas, satisfaz quem deseja se refrescar do calor intenso do verão, mas tem receio de entrar no rio. Garante ainda que as crianças se divirtam e estejam sob vigilância dos responsáveis o tempo inteiro. 

O Estaleiro também conta com áreas "instgramáveis", caprichosamente decoradas para o cliente tirar  belas fotos para as redes sociais. E o cenário mais valorizado está bem em frente, dentro da água. São as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Lago de Itaparica. 

O ponto turístico é bem próximo e pode ser visualizado e fotografado da margem do rio, mas os clientes também podem fazer passeios ao local, em pequeno barco a motor, ancorado no Estaleiro. Hoje, o preço da viagem é de R$25,00 por pessoa, porém, esse valor pode ser flexibilizado no caso de pessoas que vão almoçar no Estaleiro. O percurso é rápido e o passeio é elogiado por todos.

O Estaleiro, um a organização de Rogério Leite,  é aberto às sextas, sábados, domingos e feriados, a partir das 9h00 da manhã. O espaço não aceita aluguel para eventos.

Contato (87) 9.9925-3692

Confira mais fotos

Petrolândia: Ofício da Imaculada Conceição e aniversário de Gizely Felix no Mirante da Serrota na manhã deste sábado (28/01/2023)

 

Aniversariante Gizely Felix
Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida 


Logo após as orações e meditações, foi cantado os parabéns para Gizely Felix em comemoração ao seu aniversário - Vídeo abaixo

Conta de luz continua sem cobrança extra em fevereiro, informa Aneel


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (27) que a conta de luz continuará sem cobrança extra em fevereiro.

A agência manteve acionada a bandeira tarifária verde, que não acrescenta custos às tarifas dos consumidores de energia com base no seu consumo mensal. A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril do ano passado.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte.

Quando o custo da produção de energia aumenta, por exemplo, por conta do acionamento de usinas térmicas (mais poluentes e mais caras), a Aneel pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor.

Qual o custo adicional das bandeiras?

PGR denuncia mais 150 por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta sexta-feira (27) ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais 150 investigados por participação nos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Nas denúncias, a PGR pede a condenação por associação criminosa e incitação à animosidade das Forças Armadas contra os Três Poderes, crimes previstos no Código Penal. Outro pedido é que os crimes sejam considerados autônomos e, com isso, as penas somadas.

Os denunciados foram detidos no acampamento montado em frente ao Quarte General do Exército, na capital federal. Eles tiveram decretada a prisão preventiva, após audiência de custódio, e estão presos em unidades prisionais do Distrito Federal, conforme nota da instituição.

Nos documentos, o coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, argumenta que o acampamento era “uma evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência dos manifestantes que defendiam a tomada do poder”.

Esta é a quinta leva de denúncias apresentadas pela PGR contra participantes dos ataques. Ao todo, já foram enviadas 254.

A PGR solicita ainda que os denunciados sejam condenados ao pagamento de indenização por danos morais coletivos.

Outra solicitação é que as investigações continuem com oitiva de 30 testemunhas por bloco, em razão do grande número de envolvidos e para agilizar os procedimentos.

Por: Agência Brasil