sábado, janeiro 14, 2023

Anderson Torres está preso em Batalhão da PM no Distrito Federal


Polícia Federal (PF), confirmou a prisão do ex-ministro de Justiça do Governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres.

Em nota, a corporação disse que Torres foi encaminhado para a custódia e segue à disposição da Justiça. As investigações sobre o caso seguem em sigilo.

O ex-ministro está preso no 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, na localidade de Guará, a aproximadamente 15 km do centro de Brasília. O local é provisório. Torres deverá ser mantido lá até que a Justiça determine um novo local para sua prisão.

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Petrolândia: Hoje (14) tem show de Jahennifer Mello no Maria Fumaça; amanhã é a vez de Pagode Pra Recordar

 

A cantora Jahennifer Mello se apresenta neste sábado (14) no Bar e Restaurante Maria Fumaça, a partir das 20 horas. Domingo (15), a partir das 17:30, será a vez do Grupo Pagode Pra Recordar.

Ambiente mais badalado e frequentado da cidade, o Maria Fumaça oferece as melhores opções em refeições e petiscos, tem excelente carta de bebidas, além da opção de curtir a melhor programação musical.

Chesf aumenta vazão do reservatório de Boa Esperança, a partir deste sábado (14)


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) informa que, a partir deste sábado(14), vai aumentar o volume de água que sai do Reservatório de Boa Esperança, localizado na Bacia do Rio Parnaíba. O novo patamar será de 600 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer com este valor até nova reavaliação.

O procedimento se faz necessário devido à previsão de chuvas para a região e com o objetivo de reduzir a taxa de elevação de armazenamento do citado reservatório, que na data de hoje (13) se encontra com 64% de seu volume útil, abaixo do volume de espera estabelecido para o período (68%).

A Companhia ressalta que seja fortemente evitada a ocupação das áreas de inundação pelas comunidades ribeirinhas e destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba.

Toda a operação segue as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS.

Fonte: Eletrobrás Chesf

Marchante é assassinado em feira, em Garanhuns/PE


Um marchante foi assassinado na madrugada deste sábado (13), na feira do bairro Boa Vista, na cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

As informações são do Portal Agreste Violento

Sidney Felipe dos Santos Cândido, de 22 anos, estava trabalhando em uma barraca, quando chegaram dois elementos em uma moto, o garupa estava armado e atirou nele, Sidney não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Foi o segundo homicídio registrado em Garanhuns em menos de 24 horas, o corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística e encaminhado para o IML de Caruaru, o caso será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios.

Petrolândia: 2º Ofício de 2023 do Exército da Imaculada foi realizado na manhã deste sábado (14/01/2023) no Mirante da Serrota

 

Petrolândia/Mirante da Serrota: Grupo que participou das orações do Ofício da Imaculada Conceição na manhã deste sábado, 14 de janeiro 2023.

Petrolândia/PE: Orações e meditações ao amanhecer no Mirante da Serrota neste sábado 14 de janeiro de 2023

Na manhã deste sábado, 14 de janeiro de 2023, o EXÉRCITO DA IMACULADA, grupo de fiéis liderado por Netinha Lima, realizou o tradicional Ofício da Imaculada Conceição, no Mirante da Serrota, em Petrolândia. O ato religioso foi o segundo do ano de 2023.

As manhã de sábado foi escolhido pelo grupo EXÉRCITO DA IMACULADA, que há mais de cinco anos se reúne em orações, no Mirante da Serrota, para rezar o Ofício da Imaculada Conceição.

Veja abaixo vídeos e fotos registradas neste sábado (14/01/2023)

Anderson Torres chega em Brasília para se entregar à Polícia Federal


Ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres chegou ao Brasil na manhã deste sábado (14) para se entregar à Polícia Federal.

A prisão de Torres foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após os atos terroristas em Brasília, em 8 de janeiro.

Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal quando ocorreram a invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF por bolsonaristas radicais que defendem um golpe para derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A suspeita é que Torres, em conjunto com setores da Polícia Militar do DF e de militares, tenha atuado para facilitar a ação dos terroristas bolsonaristas. O ex-ministro nega (leia mais abaixo).

Confira manchetes dos principais jornais do país neste sábado 14 de janeiro de 2023

 




















Velha Petrolândia, uma saudade que não passa: Recordar é Viver - porque a vida é feita de recordações

Em pé: Bafa, Assis Ramalho, João Siqueira, Ailton e Evilásio
Agachados: Gildo Xavier (In Memorian ), Adelmo do espetinho, Ednaldo Buzú e Edson Madera
Local: Campo do Bairro São José

"As memórias nos tornam quem somos. São elas que nos ajudam a compreender o mundo e moldam nossa visão.

É agradável recordar bons momentos, relembrar velhos tempos, boas amizades. Histórias da adolescência/juventude são as mais instigantes, pois que inseridas no período mágico. Inesquecíveis!!! Daí porque é importante registrar o que ainda está  ratificado na história da minha vida.

Na foto acima, lembranças do 'campinho' do Bairro São José, na nossa inesquecível 'velha' Petrolândia -  hoje submersas nas águas do rio São Francisco.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Assis Ramalho

Ministro Alexandre de Moraes acolhe pedido da PGR e inclui Bolsonaro na investigação sobre atos terroristas em Brasília

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes — Foto: JN

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na noite desta sexta-feira (13) acolher o pedido da Procuradoria-Geral da República e incluiu o ex-presidente Jair Bolsonaro nas investigações dos atos terroristas em Brasília.

O pedido para incluir Bolsonaro na investigação foi feito mais cedo ao STF pela PGR. O inquérito mira "autores intelectuais" e instigadores dos atos do último domingo (8), quando vândalos bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República, em Brasília.

Moraes entendeu que um pronunciamento de Bolsonaro, postado e depois apagado das redes sociais no dia 10 de janeiro, foi mais uma das situações em que o ex-presidente se posicionou, "em tese", de forma criminosa contra as instituições.

No vídeo, Bolsonaro contestava, sem provas e sem fundamento, as eleições. E fez isso poucos dias depois de um ato golpista na Praça dos Três Poderes.

"O pronunciamento do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, se revelou como mais uma das ocasiões em que o então mandatário se posicionou de forma, em tese, criminosa e atentatória às instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal – imputando aos seus ministros a fraude das eleições para favorecer eventual candidato – e o Tribunal Superior Eleitoral –, sustentando, sem quaisquer indícios, que o resultado das Eleições foi é fraudado", escreveu o ministro.

Moraes também afirmou que, oportunamente, será analisado o pedido de interrogatório de Bolsonaro, já que, no momento, ele está fora do país.

Ainda segundo o ministro, o pedido do Ministério Público "apontou indício real de fato típico [crime] praticado pelo requerido [Jair Bolsonaro], a indicação dos meios que o mesmo teria empregado em relação às condutas objeto de investigação, e ainda, o malefício que produziu", concluiu o ministro.

Mais cedo, o advogado de Jair Bolsonaro divulgou uma nota em que afirmou que o ex-presidente sempre repudiou atos ilegais e criminosos e foi um defensor da Constituição e da democracia.

A defesa de Bolsonaro afirmou também que o ex-presidente jamais teve qualquer participação naquilo que chamou de "movimentos sociais espontâneos" (veja íntegra mais abaixo).

Diligências


Moraes também determinou algumas medidas dentro do inquérito:

*que seja ouvido um especialista em comunicação política de movimentos extremistas para “aferir os potenciais efeitos de postagens em grupos de apoiadores”;

*que sejam ouvidos especialistas em monitoramento de grupos de apoiadores de Jair Bolsonaro nas redes sociais e nas plataformas WhatsApp e Telegram, a fim de colher evidências do eventual impacto do vídeo, se neles circulou, sobre a organização de atos com motivação antidemocrática e sobre discursos que demandam rupturas institucionais.

Nota defesa Bolsonaro

"O presidente Jair Bolsonaro sempre repudiou todos os atos ilegais e criminosos, e sempre falou publicamente ser contra tais condutas ilícitas, assim como sempre foi um defensor da Constituição e da democracia. Em todo o seu governo, sempre atuou dentro das quatro linhas da Constituição.

O presidente Jair Bolsonaro repudia veementemente os atos de vandalismo e depredação do patrimônio público cometido pelos infiltrados na manifestação. Ele jamais teve qualquer relação ou participação nestes movimentos sociais espontâneos realizados pela população."

Por g1 — Brasília

Chesf reúne defesas civis da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe para nivelar situação de cheia do Velho Chico


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) realizou na terça-feira (10) reunião com as defesas civis estaduais da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, para nivelamento de informações sobre a situação de cheia do Velho Chico.

O comunicado de elevação gradual de vazão, com abertura de comportas, foi distribuído na última sexta-feira (6) e atualizado hoje com prefeituras, defesas civis, entidades cadastradas, informando a programação de liberação de água a partir dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL) até o patamar de 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s)

Durante a reunião, foram *apresentados para as defesas civis os mapas das áreas inundáveis nas regiões do Submédio e Baixo São Francisco e a necessidade do alerta às populações.

Foi reforçado pela Eletrobras Chesf a importância das defesas civis estaduais junto aos municípios para desocupação das áreas ribeirinhas, com base nos Planos de Contingência municipais.

Por Redação, sitepa4