Prefeito Fabiano Marques prometeu expor deputados que reduzirem recursos do Município - Fotos e vídeos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Rogério Novaes fez questão de desmentir boatos de que não será candidato a vice de Fabiano em 2024
Vídeo da solenidade com pronunciamentos, exceto o de Fabiano que está disponibilizado mais abaixo desta reportagem
No início da noite dessa terça-feira (12), a Prefeitura de Petrolândia realizou grande solenidade na entrega da ordem de serviço para a obra de asfaltamento de mais de 20km de estradas vicinais que integram o Cinturão Verde, conjunto de estradas por onde é escoada a produção agrícola do município. O trecho 01 tem início no Bairro Nova Esperança, na rua ao lado do Motel Só Love, início do perímetro urbano da cidade, e se estenderá até a bifurcação conhecida como "pé-de-galinha", na zona rural do município. Etapa futura deverá interligar o trecho 01 com retorno à BR-316, na altura da lanchonete dos Mandantes, na saída da estrada da Agrovila 05 do Bloco 04.
A cerimônia é considerada um momento histórico da cidade, pois o projeto do Cinturão Verde é um anseio antigo dos produtores rurais de Petrolândia, fato lembrado por todos os oradores que se revezaram no microfone. Empresários, comerciantes, líderes comunitários, servidores e terceirizados da Prefeitura compareceram. O cerimonial foi conduzido por Luana. Antes da abertura, o locutor Márcio Pressão animou o público.
A solenidade começou às 18h, com a composição do palanque. O prefeito Fabiano Jaques Marques, acompanhado de sua mãe, sra. Amélia Marques, vice-prefeito Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes), presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França), vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, Adelina Maria Martins Pereira Viana Souto, vereador Sílvio Rogério da Silva, vereador Evaldo José de Sá (Evaldo da Melancia), vereador Esdras Cordeiro de Almeida (Nego Almeida), vereador Fabrício Cavalcante, vereador Joilton Pereira, vereador Técio Jefferson, vereador Gilberlânio Felizardo de Souza (Gil da Cesta Básica), vereador Ednaldo Cruz Oliveira (Naldo da Ambulância). Como representante do secretário municipal de Infraestrutura, Igor Nogueira, compareceu o engenheiro Antonio Vitor Souza Barros e a CVM Construtora Ltda foi representada pelo engenheiro Júlio Benevides.
Também foram convidados ao palanque os ex-vereadores de Petrolândia e vereadores das cidades de Floresta, Jatobá, Tacaratu e Betânia, que compareceram para prestigiar a solenidade da obra de importância regional. Na pessoa do empresário Armando Rodrigues de Almeida, foram saudados todos os comerciantes da região presentes ao evento.
Presidente da Câmara de Vereadores, Dedé de França
Em seguida, foram iniciados os pronunciamentos. O primeiro convidado a falar foi o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, Dedé de França. Apesar da rouquidão, o vereador esforçou-se em um rápido discurso, no qual afirmou que a obra a ser iniciada é impactante por tratar de de um sonho antigo de Petrolândia. Dedé ainda afirmou estar feliz por participar do momento que vai ficar na história de Petrolândia e parabenizou o prefeito Fabiano e o vice Rogerinho.
Vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Adelina Martins
Em seguida, a vereadora Adelina Martins usou a palavra. Ela enfatizou a importância da presença de representantes de outras cidades ao sair do papel uma tão esperada. Ela agradeceu ao prefeito, ao vice e aos companheiros vereadores, aos quais parabenizou, pela força proporcionada pela união. Ela parabenizou a população da cidade e, em especial, aos agricultores pela obra que é um sonho a ser concretizado.
Em suas palavras, o vereador Joilton parabenizou o prefeito Fabiano, ao qual disse ter muito parabenizado ao longo dos últimos três anos, porque Petrolândia virou um canteiro de obras e pode-se dizer que é uma cidade desenvolvida, que está gerando emprego para os pais de família. Disse que isso traz orgulho a cada vereador que apoia o prefeito. Parabenizou também os agricultores por receber essa grande obra, um sonho que vem de muitos anos, mas que agora, a partir da assinatura da ordem de serviço, vai virar realidade. Parabenizou ainda os vereadores da microrregião de Tacaratu, Jatobá e das demais cidades presentes ao evento. Joilton cumprimentou também os ex-vereadores que, segundo ele, tanto fizeram durante seus mandatos. Dirigindo-se ao prefeito, o vereador ressaltou sentir orgulho de saber que todos os projetos enviados pelo gestor do munípio à Câmara Municipal são aprovados por unanimidade.
O vereador Sílvio Rogério, por sua vez, agradeceu a presença dos vereadores de cidades circunvizinhas que vieram prestigiar o início de uma obra considerada por ele única, porque, segundo Sílvio, na visão de muitos, ela seria impossível de realizar. O vereador afirmou que Petrolândia foi agraciada com um prefeito que teve coragem de ter um sonho infinito, chegando à assinatura da obra de um serviço que irá agregar valor e promover diversos segmentos econômicos da cidade, entre eles o turismo, e que a obra vai também ajudar muito a vida dos produtores que tanto têm sofrido.
A palavra foi passada ao ex-vereador Carlos Alberto Araújo Correia, conhecido como Carlinhos do Banco do Brasil. Correligionário de longa data do prefeito Fabiano Marques, de quem foi companheiro em vários mandatos no Legislativo, Carlinhos iniciou seu discurso relembrando o surgimento, em fevereiro de 2013, do grupo de oposição, como o lançamento da chapa Fabiano e Rogerinho, que perdeu a eleição de 2016 por 50 votos, e obteve êxito na eleição de 2020. Carlinhos disse que, graças a Deus, Fabiano e Rogerinho foram eleitos e o município hoje está bem administrado em todas as áreas. Segundo ele, Fabiano também teve sorte ao ser eleito, pois houve aumento do ICMS das águas do rio São Francisco, depois que ele assumiu. Acrescentou que Fabiano não é prefeito para ficar na cadeira, que o gestor foi a Brasília (DF), atrás de recursos, juntamente com o deputado federal Sílvio Costa Filho (hoje licenciado, ministro de Portos e Aeroportos) e conseguiu recursos também com o ex-vereador Paulo Câmara. Segundo ele, todos os vereadores têm auxiliado no desenvolvimento do município. Carlinhos disse que, como petrolandense, fica feliz por ver o prefeito fazer tantos trabalhos, que não vão e que, se Deus quiser, vem mais coisas por aí.
Ex-vereador Noca
Em seguida, foi convidado a falar o sr. Fernando Evaristo, agricultor e ex-candidato a vereador de Petrolândia. Ele afirmou que era um momento de muita satisfação, pois o lema de sua campanha a vereador era o asfalto, o tão sonhado asfalta que estava se iniciando. Em nome dos agricultores, ele disse que a assinatura da ordem de serviço era um ato de grandeza porque vai trazer desenvolvimento, vai trazer a valorização de Petrolândia, vai valorizar toda a região que poderá escoar sua mercadoria e cuja reclamação era a dificuldade de transporte. Ele frisou que, após Fabiano entrar na prefeitura com Rogerinho, para ele foi o melhor prefeito que já existiu, porque o que faltava em Petrolândia era um prefeito que tivesse sangue na veia da agricultura, pois os demais que pela cidade passaram, eram de outras funções, não eram focados na agricultura. Segundo ele, a região de Petrolândia é focada na agricultura e se essa atividade não for valorizada, o município vai ficar no atraso. Ele afirmou que graças, ao empenho do prefeito e do vice-prefeito, que colocaram a pasta debaixo do braço e resolveram todas as pendências que os prefeitos anteriores deixaram, foram abertas as portas para virem os investimentos, que geram grandeza para o município. Afirmou que, primeiramente, é preciso ter um prefeito corajoso e que não meça esforços para buscar esses recursos.
Vice-prefeito Rogério Novaes
O vice-prefeito Rogério Gomes de Sá, mais conhecido como Rogério Novaes ou Rogerinho, pediu paciência ao público e fez um longo discurso. Após as saudações, ele iniciou suas palavras, emocionado. O vice-prefeito afirmou que muito já foi falado sobre as obras de Fabiano e Rogerinho, e sua equipe, mas que a obra do cinturão verde tem um significado muito importante. Rogério afirmou que Petrolândia é uma cidade totalmente agrícola e que costuma falar que, sem desmerecer os demais, o maior empresário da cidade, o empresário Armando Rodrigues, até ele é agricultor. O vice-prefeito afirmou que pela estrada onde foi montado o palanque passam mais de 70% da produção do município. Acrescentou que fazia três que eles tentavam chegar aonde estavam naquele momento. Lembrou que, durante a campanha, eles falaram que iriam correr atrás (dessa obra) e muitos criticaram, dizendo que era impossível, que eles estavam iludindo o povo. Rogério afirmou que é uma honra fazer parte do governo municipal e que foi mostrado ao povo que isso pode se tornar realidade. Referindo-se ao pronunciamento do agricultor Fernando Evaristo, Rogério enfatizou que prefeito e vice-prefeito são agricultores, são filhos de agricultores, nenhum dos dois são doutores. Lembrou ainda ser filho de pai e mãe agricultores, analfabetos, e que o sonho de sua mãe era ver todos os filhos formados, porque ela mal sabia assinar o próprio nome. O vice-prefeito lembrou também que perdeu seu pai muito cedo, aos cinco anos de idade, e foi criado somente por sua mãe, que foi pai e mãe, e que gostaria muito de tê-la ao seu lado, naquele momento, para ver a realização daquele sonho que era só dele, nem de Fabiano, nem da equipe de governo, e sim de todo o povo de Petrolândia. Rogério disse a Fabiano que, se amanhã (2024), não conseguirem a reeleição, ele estará satisfeito da mesma forma, com essa obra, porque tudo que foi prometido (em campanha), e mais um pouco, está sendo feito. O vice-prefeito continuou, dizendo que essa obra vai ficar na história de Petrolândia e ninguém vai conseguir apagar, porque a história de Fabiano e Rogerinho não está sendo escrita com lápis nem com hidrocor, está sendo escrita com tinta de caneta, firme, onde não vai ter borrão algum que possa vir a apagar. Rogério declarou acreditar que, após essa obra concluída, Petrolândia vai ter o PIB maior da nossa região, que hoje já tem. Segundo ele, só a agricultura, no Censo, passa de 1 bilhão de reais, e disse ter certeza que vai ser possível triplicar esse valor, em poucos anos. Rogério disse que muita gente ainda não sabia a importância dessa obra, que são 48 quilômetros (extensão total do Cinturão Verde), e está sendo possível fazer 22,6 km, até o "pé de galinha" (bifurcação em Y da estrada). O vice-prefeito disse que alguns perguntam "por que não faz (a estrada) toda? por que só um pedaço?" e afirmou que é o começo de uma obra de 48 km que vai ser feita, que essa é a primeira etapa, e tem confiança em Deus de que serão feitos os demais quilômetros até a lanchonete dos Mandantes (na BR-316), onde será concluída totalmente a obra do Cinturão Verde. Continuando, o vice se dirigiu ao prefeito para comentar sobre boatos falados "na rua, nos lugares, nos bares", que diriam "Você (Fabiano) e Rogério já eram, "você e Rogério estão apartados". Rogério disse acreditar que quem está apostando nisso vai perder, por que Rogério não está (vice) por Fabiano nem Fabiano está (prefeito) por Rogério, ambos estão (eleitos) por Petrolândia, pelo povo, que é mais importante do que eles dois. Rogério enfatizou que eles não vivem de política e que estão juntos para fazer a melhoria para o povo. Reforçou que essa estrada de Petrolândia, que estava sendo iniciada, será o início de uma nova história no desenvolvimento do município. O vice ainda antecipou que no próximo ano, quando for resolvida a parte da documentação do município, com a regularização fundiária, a cidade irá progredir ainda mais, com mais empregos para os jovens, com dignidade, para eles não irem trabalhar em outras cidades, longe de suas famílias. O pronunciamento foi encerrado com aperto de mão e abraço entre o vice e o prefeito.
Vídeo com discurso do vice-prefeito Rogério Novaes
Prefeito Fabiano Marques discursou ao lado de sua mãe, sra. Amélia Marques
Como de praxe, o prefeito Fabiano foi o último a discursar. Ele também pediu paciência aos presentes para se alongar em seu pronunciamento. O prefeito iniciou o discurso agradecendo aos presentes à cerimônia que ele disse marcar o antes e o depois da história de Petrolândia. Fabiano ressaltou dizer com alegria sempre que o cabra para ser prefeito, ter que ser primeiro vereador, enfatizando que em seu palanque foram eleitos cinco vereadores e, hoje, recebe o apoio de 10 vereadores, entre os 11 que compõem a Câmara Municipal. Fabiano saudou a presença de líderes de cidades vizinhas e citou Gersinho, filho do falecido ex-prefeito de Tacaratu José Gerson, e vereadores. Citou também o nome de Dionaldo (Naldo da loja) e vereadores de Jatobá, além do empresário e liderança política de Betânia, Bebe-Água, também acompanhado de vereadores. Vitor Laerte, vereador de Floresta também comparecerau. Fabiano frisou que a participação de lideranças da região é um reconhecimento à magnitude da obra para o desenvolvimento economico e social não só de Petrolândia, mas de toda a região do Sertão de Itaparica. Fabiano revelou que convidou lideranças dos municípios circunvizinhos, porque é a partir de Petrolândia que vai nascer esse desenvolvimento econômico. Fabiano disse que muitas pessoas não sabem a importância da obra do Cinturão Verde, desconhecem a dificuldade que a gestão enfrentou para que esse sonho se tornasse realidade. Dirigindo-se ao vice Rogério, Fabiano disse que já em 2013, 2014 era sonhado o asfaltamento do Cinturão Verde, que quem passa por essas estradas do município sonhava com esse desenvolvimento. Ele disse que andou em Brasília (DF), andou no Palácio do Campo das Princesas, andou na Assembleia Legislativa (Alepe), andou no Congresso Nacional, procurou todos os políticos, mas as portas não se abriram. Mas, segundo ele, Deus ajudou e, em 2016, ele e Rogério passaram por uma experiência e mais 50 ou 60 pessoas que acreditavam no projeto (eleição à prefeito de Petrolândia). Fabiano disse que eles perderam, mas não perderam (aquela eleição), por 50 votos, porque o sonho continuou e em 2020 conseguiram chegar à Prefeitura Municipal de Petrolândia. A partir de então, começaram a percorrer novamente todos os caminhos possíveis (para realizar o projeto) e, em meados de 2021, chegaram à decisão de dizer "bora pra cima, bora pra cima porque a gente vai conseguir isso. Se não conseguir com emenda, se não conseguir com recursos do governo federal e estadual, vamos tomar um empréstimo, porque nesse empréstimo a gente não está tirando para pagar conta atrasada". O prefeito afirmou que as contas atrasadas vem sendo pagas, como vem pagando precatórios, salários atrasados, até dezembro/2023, deixando as contas do Município saneadas. O gestor lembrou que a prefeitura tirou o empréstimo de R$ 30 milhões pelo Finisa (Caixa). Segundo ele, alguns criticaram, mas que esse empréstimo é para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Ele disse que foi criticado no município de Jatobá, cidade vizinha, onde queriam também um empréstimo para calçamento, e foi dito que os vereadores elogiavam o prefeito de Petrolândia por tirar um empréstimo e criticavam a administração do próprio município. Fabiano justificou que lá (em Jatobá) o empréstimo não seria para investimentos e sim para obras corriqueiras. Fabiano reforçou que está tirando esse empréstimo para dar um grande no desenvolvimento da cidade e foi preciso ter coragem para fazer todo o processo. O gestor afirmou que foi criado um grupo com servidores, secretários e da Caixa trabalharam incansavelmente, pois eram muitas as certidões exigidas. Lembrou que, às vezes, conseguia tirar uma certidão e vencia outra, e chegou em determinado momento em que, após oito meses de andamento, com tudo certo, por conta de um prazo o processo foi retornado à fase inicial, mas, com perseverança, insistiram até conseguir o empréstimo. O prefeito também enfatizou que tirou o Petrolândia do CAUC (Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais, serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal, pelos entes federativos, seus órgãos e entidades, e pelas Organizações da Sociedade Civil). Fabiano afirmou que Petrolândia não deve nada a ninguém e está livre para contrair empréstimos, que não são para pagar contas atrasadas e sim para investir no município. O prefeito afirmou que quer fazer (o empréstimo) com a segurança de quem quer pagar e não pensando em decretar calamidade financeira do município. Fabiano comparou que prefeito tem que ser igual a comerciante, não pode demonstrar fraqueza, e que tem certeza de poder pagar o empréstimo com a entrada de ISS, de ICMS no município. Com muita ênfase, Fabiano disse que iria alertar todos os presentes sobre um ponto importante. Ele disse que estava chegando o final de 2023 e há um projeto do Governo de Pernambuco (em tramitação na Alepe), com proposta de redistribuir o ICMS entre os municípios. Ele afirmou que nessa redistribuição Petrolândia vai deixar de arrecadar R$ 6 milhões, que seria o dinheiro de pagar o empréstimo para asfaltar o trecho 01 do Cinturão Verde. Fabiano, então, pediu para os petrolandenses "olharem bem direitinho" quem são os deputados que vão votar a favor do projeto, porque esses deputados não gostariam de Petrolândia nem de sua gente, mas, daqui a 3 anos, eles vão chegar à cidade para pedir votos. Fabiano reforçou: Petrolândia iria aumentar em R$ 6 milhões a arrecadação e a lei, segundo ele chamada Robin Hood, para tirar de quem tem e dar para quem não tem. Exaltado, Fabiano disse "Dê do deles! Dê do Governo do Estado, mas não tire de quem tem, porque o nosso já está comprometido com esse empréstimo, e a gente vai ficar observando". O prefeito também revelou que deputado votado em Petrolândia tirou (emenda para) ambulância. "Tirou R$ 100 mil, R$ 200 mil que era destinado àqui, mas, por conta de circunstâncias políticas e de projetos pessoais, já tiraram do nosso povo", afirmou o prefeito, ressaltando que Petrolândia precisa de gente (deputados) que olhe por Petrolândia. Fabiano ainda disse que "vai ficar de olho" e dizer a todos quem é que está pensando por Petrolândia e quem está pensando em seu proveito próprio. O prefeito ainda afirmou que Petrolândia vive um novo momento, que paga a quem deve, paga os funcionários em dia, que entre o dia 30 de novembro e 30 de dezembro vão ser injetados, pagando funcionários e terceirizados, mais de R$ 15 milhões para fortalecer o comécio do município. Ressaltou que a obrigação da prefeitura é pagar em dia, ter cuidado e responsabilidade com a coisa pública. Antes de finalizar, Fabiano disse que, antes do final do ano, a prefeitura ainda vai dar mais presentes à cidade de Petrolândia, com a entrega da reforma do PSF Santa Inês e dar ordens de serviços. O prefeito lembrou que ele e Rogério não eram muito acreditados, mas, tudo que se faz com gosto e com dedicação, dá certo e é isso que vem dando certo em Petrolândia. "Petrolândia hoje, eu posso dizer, e bater no peito, com grande alegria, que as ruas estão limpas, as ruas estão iluminadas, as obras não pararam, voltaram a acontecer, hoje a gente tem obra na zona rural, hoje a gente tem obra na zona urbana", disse o prefeito. O prefeito também indicou duas ruas que estão sendo calçadas no Bairro Nova Esperança, no valor de R$ 700 mil, e lembrou a sinalização vertical e horizontal que está sendo realizada em todas as ruas asfaltadas. Citou que deu ordem de serviço para asfaltamento da Quadra 05, que ainda este ano ou no começo de janeiro vai dar ordem de serviço para asfaltamento da Quadra 06 e parte da Quadra 04. O prefeito adiantou que já conversou com o aliado deputado federal Sílvio Costa Filho (ministro de Portos e Aeroportos) e foram cadastrados mais R$ 4,5 milhões em emendas para asfaltar toda a cidade de Petrolândia. Fabiano concluiu dizendo que estava feliz por chegar ao final de três anos de governo e ter serviços para mostrar e mostrar que o prefeito não pode ficar pregado na cadeira, tem que correr. O prefeito antecipou que na próxima segunda-feira (18) vai estar em Brasília (DF) e voltará na quarta (20), com a certeza de que voltará com coisas boas para o povo de Petrolândia. Fabiano finalizou renovando a promessa de campanha de que Petrolândia vai ter dias melhores e que, de 1º de janeiro de 2021 até dezembro de 2024, o povo petrolandense não iria se arrepender de ter (como prefeito e vice-prefeito) dois agricultores, dedicados e que gostam do calor do povo.
Vídeo com discurso do prefeito Fabiano Marques
Encerramento da solenidade, após assinatura da Ordem de Serviço entregue à CVM Construtora Ltda
Após o discurso do prefeito Fabiano Marques, foi realizada a assinatura da Ordem de Serviço da Prefeitura Municipal de Petrolândia para a CVM Construtora Ltda. Assinaram o documento o prefeito, o vice-prefeito, representantes da empreiteira e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, com visto dos dez vereadores presentes ao evento.
Vídeo com assinaturas da ordem de serviço (com narração)
Assinatura da Ordem de Serviço pelo prefeito Fabiano Jaques Marques
Vice-prefeito Rogério Novaes
Secretário de Agricultura Éder Souza Campos
Representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura, engenheiro Antonio Vitor Souza Barros
Representante da CVM Construtora Ltda, engenheiro Júlio Benevides
Vereador Dedé de França
Vereador Fabrício Cavalcante
Vereadora Adelina Martins
Vereador Técio Jefferson
Vereador Joilton Pereira
Vereador Gil da Cesta Básica
Vereador Naldo da Ambulância
Vereador Evaldo da Melancia
Vereador Sílvio Rogério
Vereador Nego Almeida
Luana conduziu o cerimonial e inspirou discursos: "Sonho que se só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade"
Público reunido no acesso à estrada do Cinturão Verde, na BR-316, no Bairro Nova Esperança, ao lado do Motel Só Love, antes da solenidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.