quinta-feira, outubro 26, 2023

Raquel Lyra entrega 101 ônibus escolares a municípios de Pernambuco; veja cidades que receberam

Raquel Lyra entrega 101 ônibus escolares a municípios de Pernambuco; promessa é de mil veículos até o fim de 2026

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), oficializou a entrega de 101 novos ônibus escolares a 74 municípios. A iniciativa é parte da reformulação do Programa Estadual do Transporte Escolar.

A nova frota entregue pelo Governo nesta segunda-feira (3), em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, e que contou com a presença de mais de 70 prefeitos, tem como objetivo atender, principalmente, aos estudantes localizados na zona rural de Pernambuco.

“Nós lançamos o Juntos pela Educação com objetivo de fazer investimentos estruturadores no nosso Estado, nos próximos anos. A estimativa é de investimentos na ordem de R$ 5 bilhões e a gente começa entregando ônibus, garantindo que a criança possa chegar com tranquilidade e segurança ao seu destino, que é a escola.”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A chefe do Executivo estadual não explicou quais foram os critérios utilizados para estabelecer o quantitativo de ônibus que foram distribuídos na tarde desta segunda. Dos 74 municípios contemplados, por exemplo, Caruaru recebeu quatros veículos, enquanto Jaboatão recebeu 5 novos ônibus. Já para Camaragibe foram entregues dois novos ônibus e para o Recife apenas um veículo.

No entanto, Raquel Lyra afirmou que a meta de 500 ônibus novos escolares - com prazo para serem entregues até 2026, segundo o programa Juntos pela Educação - será dobrada

“O que fazemos agora é um movimento que se inicia e a previsão de entrega é de 500 ônibus. Mas eu já estou dobrando essa meta para permitir que a gente chegue a cada um dos municípios pernambucanos e aos estudantes que moram nas áreas mais remotas”, declarou Raquel Lyra.

A nova frota escolar conta com veículos do modelo Volare Attack 8 4x4, com 29 assentos e acessibilidade para transportar estudantes com deficiência. “Todos os municípios precisam de ônibus. A gente colocou aqui diversos critérios, começando por Riacho das Almas que sofreu um acidente grave com seus alunos. Infelizmente foram perdidas vidas”, explicou.

“A nossa meta é entregar a todos [os municípios], estamos emplacando mais cerca de 90 [ônibus], e vamos dar continuidade às compras para chegar a todos os municípios, sem distinção a cor partidária ou de distância geográfica”, completou Raquel Lyra.

O Governo do Estado está aguardando o lançamento das licitações do Fundo Nacional da Educação (FNDE) para fazer a adesão correspondente a aquisição dos novos veículos de transporte escolar. "É mais rápido e mais barato, considerando que o governo federal compra com 30% de redução desse custo. Cada ônibus desse que estamos entregando hoje, custa R$ 500 mil. A gente vai fazer não só de ônibus 4x4, como esses que estão aqui, mas ônibus que podem circular nas cidades", informou a governadora.


Raquel Lyra diz que a previsão inicial era de entregar 500 ônibus, mas que essa meta será dobrada - Hesíodo Góes

RIACHO DAS ALMAS

O acidente citado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, ocorreu em março de 2022. Um ônibus que transportava cerca de 30 estudantes da rede municipal de Riacho das Almas, no Agreste do Estado, tombou ao descer uma ladeira, deixando quatro jovens mortos.

O prefeito do município, Deoclécio Filho (Republicanos), que esteve presente na cerimônia assim como outros 70 chefes do Executivo municipal, que receberam as chaves dos ônibus em mãos, falou sobre importância da realização de investimentos e fiscalização do transporte escolar.

"A necessidade de uma ação muito mais forte de nós, enquanto prefeitos, responsabilizados que fomos naquele momento, pelo transporte. Mas era necessário também a mão amiga do Estado e do governo federal, que até o presente momento não tinha sido feito", relatou o gestor.

Para a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), o incremento da frota escolar é fundamental para combater a evasão escolar. "Essa entrega vai promover a ampliação da segurança dos nossos alunos, a diminuição da evasão escolar e o aumento do cuidado que temos com as nossas crianças, principalmente as que moram na zona rural", comentou.

Levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) apontou que o Estado começou o ano de 2023 com 532 veículos destinados ao transporte escolar. O número, no entanto, cobre apenas 47 cidades do Estado, e o pior é a situação precária que atualmente se encontram.

Pelos dados do TCE-PE, 97,6% do total da frota estadual apresenta irregularidades. Dentro desse quadro, 13,5% estão em situação grave. A maioria, 34% tem a situação considerada boa, apesar das irregularidades.

Cerca de 60% dos municípios que dispõem do serviço de transporte escolar para estudantes da rede estadual estão em situação grave, segundo o levantamento do TCE.

Veja os municípios que receberam ônibus escolares

Agua Preta, Águas Belas, Amaraji, Araripina, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Stº Agostinho, Cabrobó, Caetés, Camaragibe, Camutanga, Canhotinho, Caruaru, Casinhas, Catende, Cumaru, Cupira, Distritos Indígenas, Flores, Floresta, Gameleira, Garanhuns, Itaquitinga, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão, Jaqueira, Jatobá, Jurema, Lagoa do Carro, Lagoa do Ouro, Maraial, Moreno, Orobó, Palmares, Paranatama, Petrolina, Poção, Pombos, Quipapá, Quixaba, Recife, Riacho as Almas, Rio Formoso, Salgueiro, Saloá, Sanharó, Santa Cruz, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria do Cambucá, São João, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, São José do Egito, São Lourenço, São Vicente Ferrer, Serra Talhada, Serrita, Sirinháem, Solidão, Stª Terezinha, Tacaratu, Tamandaré, Terra Nova, Toritama, Verdejante, Vertentes do Lério e Vicência.

Por: JC Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.