É outubro, em Petrolândia o povo se dirige à igreja para festejar São Francisco. Na frente da Matriz a bandinha de pífano entoa sua melodia numa tradição centenária.Bem antes de haver paróquia na cidade, as
Bandas de Pífanos já marcavam presença animando a chegada do povo nas novenas e fazendo reverência ao Santo, em sucessivas venhas diante do altar. Para a felicidade geral da população, este ano não foi diferente.
Mas, apesar de reconhecidas como Patrimônio Imaterial de Pernambuco, as bandas de Pífano de P
etrolândia não foram devidamente inseridas na cena cultural da cidade e não estão se renovando, diferente do que se vê em outros lugares, como Caruaru, por exemplo.
Com apresentações restritas às festas do Padroeiro, idosos, os pifeiros da Banda São Francisco , última em atividade, se preocupam com a continuidade dessa tradição.
Banda Adolfo de Melo
Presente nas principais festas oficiais, a Banda Adolfo Alexandre de Melo é o xodó da cidade. Na alvorada do Sete de Setembro e na Festa do Padroeiro a Banda, orgulho dos petrolandenses, tem presença cobrada pela população. E, mantendo uma tradição de 85 anos, este ano , como sempre vergando elegante figurino, mais uma vez abrilhantou a festa de São Francisco.
Entre momentos de auge e decadência, o grupo, apoiado pela Prefeitura Municipal, sonha com o reconhecimento da sua condição de Patrimônio Imaterial de Petrolândia.
Grupo de Flautas
Um alento é sentir novos ares soprando. Sob a batuta do maestro Gabriel Alexandre, o grupo de Flauta Doce do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo fez uma brilhante exibição no Palco Cultural da Festa de São Francisco.
IGH Petrolândia - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia
O Instituto tem como finalidade preservar a memória do município de Petrolândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.