▼
sexta-feira, outubro 13, 2023
Deputado Federal Mário Negromonte Júnior propõe solução para crise financeira que afeta os reassentamentos do Sistem Itaparica
A falta de água que afeta os projetos de irrigação do Sistema Itaparica, bem como as dificuldades financeiras para manutenção dos empreendimentos, foi discutida pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11).
O problema afeta a rotina de mais de 45 mil agricultores familiares, que vivem numa faixa de 150 quilômetros entre Pernambuco e Bahia. No fim dos anos 80, eles foram realocados em assentamentos nessa região devido à construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga, que inundou uma área de 83.400 hectares para formar o Lago Itaparica.
“O deputado Federal Mário Negromonte Júnior (PP-BA) deu um importante depoimento enquanto parlamentar, filho e neto de reassentado do Sistema Itaparica tratou de toda relevância socioeconômica do projeto e chamou a responsabilidade da CHESF que foi privatizada na bacia de privatizações da Eletrobras, o que tem dificultado as tratativas em diversos aspectos do Sistema e causado retrocessos significativos”, disse o também deputado federal Josias Gomes (PT), que presidiu a audiência.
Durante o discurso, Mário Júnior chegou a defender a reestatização da Chesf. “Nós temos que voltar a discutir aqui a reestatização da Eletrobras e da Chesf. Não trouxe nada de bom. Nada de bom para quem vive do Rio do São Francisco, quem vive produzindo ou quem vive ali do São Francisco. Nada de bom, só coisas ruins, só imagens do passado, da ditadura, com esses muros…”
Se dirigindo aos deputados presentes na audiência, Negromonte Jr sugeriu. “Vamos fazer aqui o debate e colocar os períodos de cigarros como uma pauta prioritária da bancada da Bahia e da bancada de Pernambuco para todo ano aportarmos o recurso necessário”.
Por Redação, sitepa4
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.