Foto: Elaine Oliveira
Os pesquisadores foram recebidos pelos coordenadores-gerais de Desenvolvimento Sustentável e de Estudos e Pesquisas da Sudene, Beatriz Lyra e Manoel Barreiros, respectivamente. Entre os projetos apresentados pela equipe da UFPE, está o Corredor Leste e Oeste, que tem como objetivo colocar pontos de recarga de bateria elétrica para os carros elétricos entre Recife e Petrolina, distantes 711 quilômetros uma da outra. Também trataram sobre Hidrogênio Verde, indução e adaptação dos carros a motor para carros elétricos, capacitação de profissionais que venha trabalhar com carros elétricos, além de transformação de motores de barcos, chamado de Píer Elétrico.
O Nordeste é o grande responsável pela geração eólica e solar fotovoltaica do país. A capacidade instalada da região, de 28,3 gigawatts (GW), representa 82,6% da energia solar e eólica nacional. Com todo esse potencial, os professores e pesquisadores do GIFT buscam desenvolver as temáticas de sistemas de armazenamento de energia elétrica e sua integração, sistema de geração de energia renovável e dispersas e sua integração, microrredes de energia elétrica, além da mobilidade elétrica com sistemas integrados aplicado para o estudo de hidrogênio verde como uma forma de armazenamento.
“Temos hoje uma equipe capacitada para trabalhar a potência multidisciplinar nas áreas do campo elétrico, magnético e planejamento”, comentou Jean Costa, pesquisador do GIFT. A coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável da Sudene, Beatriz Lyra, destacou a importância da iniciativa dos pesquisadores da UFPE e falou sobre o interesse da Autarquia em estreitar o diálogo institucional com a universidade e firmar parcerias.
Elaine Oliveira/Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (Sudene)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.