"Estudar os achados arqueológicos nos faz recuar (no tempo) para entender qual é nossa vinculação com esse passado tão distante, mas ao mesmo tempo tão atual”, disse o palestrante.Para espanto dos presentes, além de fotos da Gruta do Padre e Letreiro do Sobrado, Prof. Flávio apresentou uma relação de outros oito sítios arqueológicos existentes no Município de Petrolândia, cadastrados pelo IPHAN, ainda sem mapeamento e proteção.
Enfim, fazendo um apanhado geral, foi uma semana de rico debate, muito aprendizado e promessa de futuras e importantes parcerias, assim demonstradas desde a acolhida do tema pela Câmara de Vereadores de Petrolândia, até o interesse das escolas em projetos conjuntos com o IGHP.
Além disso, os eventos realizados durante a semana oportunizaram troca de conhecimento e possibilidade de outras parceiras com instituições federais, como a UFAL -Campus Sertão, Delmiro Gouveia (AL), e IF Sertão-Salgueiro (PE), que se mostraram dispostas a colaborar.
Temos muito a avançar na proteção dos nosso Patrimônio Cultural, mas boas sementes foram plantadas durante esta semana, agora é manter os cuidados para que frutifiquem.
A Semana do Patrimônio Cultural é promovida pelo Governo de Pernambuco através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e tem por objetivo celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto, e ampliar espaços de debate sobre as mais diversas questões para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais do estado de Pernambuco. Em Petrolândia, a Semana do Patrimônio Cultural foi realizada pela Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Esporte, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP).
IGH de Petrolândia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.