quinta-feira, julho 06, 2023

Petrolândia/PE: Cine Clube Velho Chico, um misto de diversão, diálogo, reflexão e socialização



Encontros, cinema, pipoca e conversa, o formato pensado para o Cine Clube Velho Chico, de Petrolândia,  não poderia ser melhor. Um misto de diversão , diálogo, reflexão e socialização. 

 A  sessão ocorrida na última segunda-feira trouxe uma soma de pautas importantíssimas. O filme exibido, “Rama Pankararu”, trata da luta dos povos originários  pelo direito de existir, dos preconceitos, do misticismo, dos afetos e do sentimento de pertencimento. Apesar de não se tratar de um documentário, a jovem cineasta, Bia Pankararu, nascida entre Tacaratu e  Petrolândia,  antes da sessão faz um convite à diversão e explica: “ é tudo verdade, tirando as mentiras” . 

O filme prende a atenção do começo ao fim pelo enredo. O reconhecimento da paisagem e das pessoas  na telona provocam um misto de orgulho e emoção. A obra  fala por si só,  mas conhecer os motivos que levaram aquela jovem técnica de enfermagem  pankararu, franzina, não atriz, a compor a cena e a equipe de produção  é um complemento rico e  inspirador.  Conhecer as dificuldades de atuação,  produção e  distribuição enfrentados pela  equipe nos faz refletir sobre talentos e oportunidades. 


O Cine Clube Velho Chico é financiado pela Funcultura e abre as portas para novos cineastas, dando oportunidade de expor seus trabalhos  sem o custo imposto pelos grandes cinemas. Por outro lado, dá ao povo de uma cidade do interior, como Petrolândia,  acesso gratuito a  obras  de qualidade, inclusive as selecionadas em mostras importantes no exterior, como é o caso do “Rama Pankararu”. 

Financiamentos de projetos assim, fazem parte das políticas públicas de formação de público para as artes. O fomento à cultura contribuindo para a  formação de uma sociedade mais sensível, criativa e crítica. Que o sucesso do  Cine Clube Velho Chico sirva de estímulo a novos projetos nas diversas áreas das artes e educação no nosso município. 

Vida longa ao Cine Clube Velho Chico!  

Por: Paula Francinete Rubens Menezes*

*Petrolandense, presidente do IGHP, ,  autora do livro “ O jatobá que virou mar” e da obra “Fragmentos da História de Petrolândia”, ainda inédito. 

Cine Clube Velho Chico no Instagram ttps://www.instagram.com/p/CqIpqCYAraf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.