José Costa da Silva ''Seu Dedinho'' - Nascido na antiga Petrolândia, a arte modificou seu destino de menino pobre. Essa história fala de determinação, do amor pela música, da origem da Banda Adolfo Alexandre de Melo e retrata uma época de uma cidade que hoje não existe mais.
Ele viu quarenta e cinco aviões pousarem no campo de aviação de Petrolândia, que fora ampliado para receber o Presidente Getúlio Vargas, e a banda da Polícia Militar de Pernambuco tocando na cerimônia. Viu também os soldados enfileirados desde a Usina, onde presidente se hospedou, até a Estação de Trem formando uma cerca viva protetora. Viu Luiz Guará, o mestre dos artesãos, reproduzir igualzinho aqueles mesmos aviões de guerra de quatro motores. Admirava mas não podia comprar. Contentava-se em brincar com os carretéis de linha que o próprio Luiz Guará dava um jeito de transformar em carros.
Aos sete anos de idade José Costa da Silva, Seu Dedinho, como é conhecido, já trabalhava carregando água do rio abastecendo as casas de muita gente na velha Petrolândia para ajudar em casa. Na época não havia água encanada e os chafarizes só vieram depois. Tão novo era para o serviço que Dr. Ramalho, pai de Dr. Dario, médico da cidade, um dia tomou-lhe a lata, derramou a água e amassando-a disse-lhe com firmeza , mas com carinho, que lugar de menino era na escola. Mas o quefazer? Filho de Otacílio Gomes da Silva e Maria Gomes da Costa , desde pequeno viu a mãe trabalhando duro. Ela originária de Salgueiro, veio para Petrolândia fugindo da seca. Eram tempos difíceis. Muita seca, muito pedinte na rua. Petrolândia, por causa da Rede Ferroviária e do rio, atraía muita gente. A casa onde nasceu em 23 de Outubro de 1935, construída por seu pai, que era metido a pedreiro apesar de não ser dos melhores, diz ele, era de tijolo cru com base de pedra e coberta por palhas de coqueiro. Até hoje não sabe como a casa sem reboco resistiu às chuvas. Depois, foi sua mãe que lavando roupa no rio e fazendo carrego de água foi comprando telhas, caibros e ripas para construir um telhado. Seu pai bebia muito. Chegou a trabalhar na rede ferroviária na construção do túnel na pequena usina construída para geração de energia a partir da cachoeira de Itaparica, mas perdeu o emprego. Depois disso vivia de fazer filtro de pedra junto com seu irmão Nêgo, pai de Seu Tita. Trabalhava três meses e em seguida passava outros três bebendo. Assim sendo, procurou desviar-se de Dr. Ramalho, mas continuou a carregar água para ajudar a mãe.
Por Paula Rubens//Museu da Pessoa e IHGP
Petrolândia: Banda Adolfo Alexandre de Melo completa 85 ano; conheça sua história contada por José Costa da Silva ''Seu Dedinho''
No dia 16 de junho de 2023, a Banda Adolfo Alexandre de Melo, de Petrolândia, completaou 85 anos de existência.
Conheça a história dos 85 da Banda Musical Adolfo Alexandre de Melo contada por José Costa da Silva ''Seu Dedinho''
José Costa da Silva ''Seu Dedinho'' Foto/arquivo - Blog de Assis Ramalho
A história da banda musical vem de longos anos, nos relatos de um dos músicos mais antigo José Costa da Silva, popularmente conhecido como o senhor “Dedinho da Banda”, iniciou no ano de 1938, quando chegou na cidade de Petrolândia um circo que tinha o nome Circo Chumbrega, nele acompanhava um trombonista e maestro por nome Edson Silva Porto, este se interessou pela cidade e criou uma associação musical, que era formada por comerciantes e moradores locais, criou-se uma banda composta por 32 músicos, que durou pouco tempo, deixando a sua semente plantada nesta cidade. Logo após foi criada a segunda banda musical pela SUVALE através do primeiro administrador Dr. Djalma Wanderley, que passando pouco tempo o mesmo foi embora, e a banda ficou na lembrança do povo e dos músicos Petrolandeses.
A partir do momento que a mesma foi extinta por autoridades, essa semente plantada permaneceu viva, pois o senhor José Costa da Silva (Seu Dedinho da banda) juntamente com outros companheiros por amor a banda de música criou a banda de Petrolândia, dando assim continuidade as programações festivas do município, e por onde a banda passava, a todos encantava.
Na gestão do prefeito José Araújo da Silva, gostando da banda e dos esforços dos componentes, ampliou a mesma comprando novos instrumentos, e aproveitando alguns instrumentos já existentes que foram doados pela SUVALE, e assim fazendo a alegria do povo Petrolandenses, tocavam nas festas escolares, festas de padroeiro, biblioteca municipal, e outros eventos.
No ano de 1985, gestão do Prefeito Francisco Simões de Lima, quando a banda de música tocava nos jogos escolares, assistindo a sua passagem em frente a Prefeitura, se encantou, e convocando os músicos para uma reunião resolveu ajudar a mesma, com a compra de instrumentos novos, gratificando os músicos, incentivando a todos componentes da banda.
No dia 25 de Agosto de1986, por meio do Projeto de Lei no 491/86 Art. 10 – a banda Municipal foi denominada “Banda Municipal Adolfo Alexandre de Melo”; em homenagem ao notável músico falecido.
No decorrer da história da banda, podemos citar nomes de grandes músicos que em diferentes época, fazem parte da história desse Patrimônio artístico da nossa cidade.
Os músicos e seus instrumentos:
Tuba: João Crispim da Silva (João de Boa), Vicente José de Menezes e Antônio Ferreira Nunes.
Clarineta- José de Carvalho Alcântara (Zé Marcelino), Adolfo Alexandre de Melo, João de Oliveira Cruz, Zeca de Cícero (Dé) Francisco Delgado (Chiquinho), José Marques da Silva (Zezinho de Chica, que também foi regente da banda), Francisco Pereira, Izaldo Tomé de Souza. E Djalma Gomes de Menezes tocava Requinta.
Trombone: José Costa da Silva (seu Dedinho da banda), José Delgado (Zequinha), Francisco Alexandre Melo, Abel Soares, e Trombone de vara - Cláudio José de Oliveira.
Saxorne: Valdemar Pereira Lima (Casinho).
Piston - Milton de Pachola, Miguel Pereira de Lima, Jardiel Sandro Cordeiro, José Humberto Cordeiro.
Sax tenor - Divaci Pereira.
Sax alto - José Leite Filho.
Percussão- Cícero Costa, José Pedro de Melo (Dudé), Pedro José dos Santos, Edson Campos dos Santos, Denival Batista;
Os Regentes da Banda no decorrer da história foram: 1° Edson Silva Porto, 2° José Tibúrcio (1940-1944), 3° José Lulu (1944-19450, 4° Cicero Barros (1945), 5° José Marques da Silva (Zezinho de Chica- 1945-1955).
Também foi regente da banda José Clementino de Oliveira, depois a regência da banda foi exercida por José Tibúrcio, onde o mesmo ao ir embora passou a responsabilidade de administrar a banda para José Costa da Silva ( seu Dedinho da banda) que reorganizou os músicos da banda e seus instrumentos. A banda ficou sem regente até 1962 quando passa a ser regente o senhor Josemir Ramalho, e depois de um tempo José Tibúrcio novamente volta a ser o regente.
No ano de 2003 Dr. Antônio Marcos de Souza assume a gestão do município, procurando investir na banda municipal Adolfo Alexandre de Melo, e por pertencer a Secretaria de Educação do Município, a Secretária de Educação Maria do Carmo Lima Pereira através da Prefeitura Municipal renovou a estrutura da banda, com novos instrumentos e fardamentos. E também foi contratado um professor de violão o jovem Manoel Joaquim para ser o maestro da banda, no entanto a sua permanência na mesma foi curta. Em sequência Deison foi nomeado maestro da banda. E sempre presente em todas as programações festivas do município, alegrava os Petrolandenses.
Na história da banda tivemos várias mulheres que contribuíram com esse patrimônio histórico cultural, como Jailma Barbosa, Silvana, Selene , Lucinha Santos, Elisania, Tatiane, Núbia, Jussara.
O ano de 2013 a banda foi desativada, deixando dos músicos a população triste, onde nos eventos festivos era constantemente cobrada a sua presença. Mas os músicos resistentes, mesmo sem apresentações, sempre manteve acesa a esperança de voltar a abrilhantar as festividades com a nossa eterna banda Adolfo Alexandre de Melo.
Blog de Assis Ramalho
Informação; Direção da Biblioteca Municipal Barão de Mauá
Fotos/arquivos: Divulgação rede social
A entrevista foi concedida no aniversário de 80 anos comemorado em 2015 - veja link abaixo
Petrolândia: Família e amigos comemoram o aniversario de 80 anos de José Costa ''Seu Dedinho''
Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.