Com garantias da União, a Caixa assinou contrato de financiamento de R$ 1,7 bilhão com o governo de Pernambuco para obras de infraestrutura, urbanização e saneamento no estado. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros, além da presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
O presidente Lula destacou o papel dos bancos públicos para ajudar o Brasil a se desenvolver de forma mais rápida, mais decente e mais digna, emprestando dinheiro com taxas de juros compatíveis com a capacidade de pagamento do tomador do empréstimo.
Não acredito que um presidente consiga governar sem se relacionar com um governador do estado e com os prefeitos, independentemente da corrente partidária
"Se não fossem os bancos públicos, a gente não tinha escapado da crise de 2008", disse, defendendo operações das instituições públicas com os entes federativos. "Estamos tentando restabelecer a normalidade política desse país. Não acredito que um presidente consiga governar sem se relacionar com um governador do estado e com os prefeitos, independentemente da corrente partidária. O resultado que a gente colher não é de um presidente ou um partido, é o resultado de um país", disse o presidente Lula.
Os recursos são do programa Finisa, linha de crédito destinada ao financiamento de despesas de capital vinculadas a projetos de infraestrutura e saneamento, voltada para o desenvolvimento sustentável dos municípios e para a melhoria da qualidade de vida da população.
"Com o financiamento, será possível fomentar o desenvolvimento sustentável, melhorar a infraestrutura da região e levar qualidade de vida para a população. Ressalto que a intenção da Caixa é ser a principal parceira dos estados e municípios", disse Maria Rita Serrano.
Em conversa com jornalistas após a agenda, Raquel Lyra contou que os recursos contratados com a Caixa fazem parte de um pacote de R$ 3,5 bilhões de investimento contratados com Caixa e Banco do Brasil para diferentes obras em Pernambuco.
"O que a gente tem feito aqui é um trabalho para alavancar novos investimentos que permitam Pernambuco se reposicionar no cenário do Nordeste e do Brasil. Para enfrentar desigualdades, é preciso gerar oportunidades e alavancar novos investimentos", afirmou a governadora.
Raquel Lyra contou também que pediu ao presidente Lula a inclusão de quatro obras de barragens no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve ser anunciado até o fim do mês. As obras, segundo ela, são importantes para evitar que as chuvas causem novas tragédias tanto em Pernambuco quanto em Alagoas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.