segunda-feira, julho 10, 2023

A Sudene voltará a ser vetor de desenvolvimento do Nordeste no governo Lula, diz Humberto

Foto: Roberto Stuckert Filho

Vice-presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa participou, nesta segunda-feira (10), da posse do ex-deputado federal Danilo Cabral como novo superintendente da Sudene. Segundo Humberto, a nomeação de Danilo simboliza o novo momento que Pernambuco e o Nordeste vivem, após o retorno do presidente Lula ao Planalto. O evento contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, além de governadores, prefeitos e parlamentares de toda a região.

"Estamos unindo forças em prol de Pernambuco e do Nordeste. Foi pensando nisso que o PT de Pernambuco decidiu referendar o nome de Danilo Cabral para o cargo, porque além de ele reunir todos os atributos necessários para a função, ele simboliza exatamente essa junção de esforços. Já não há mais espaço para disputas e projetos pessoais. O momento é de somar.

Estamos trabalhando pela reconstrução de Pernambuco e do Nordeste. Foram quatro anos de um governo que atacava nossa região, que espalhava xenofobia e que virou as costas para o povo nordestino. E a gente viu a nossa região, que avançava a passos largos nos governos de Lula e Dilma, sofrer com o abandono e a ausência de políticas públicas", afirmou.
Humberto ainda defendeu o entendimento dos estados do Nordeste na defesa de pautas prioritárias para o desenvolvimento da Região, como a prorrogação, dentro da Reforma Tributária, de benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para plantas automobilísticas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. "A força do Nordeste depende da força de cada um dos nossos estados. Precisamos garantir a prorrogação dos incentivos ao sistema automotivo nacional, que asseguram empregos e empreendimentos importantes e conquistados a duras penas, como a fábrica da Jeep, em Goiana. Outro ponto também crucial é a conclusão da Transnordestina na sua inteireza para assegurar o desenvolvimento de toda a região."

De acordo com o senador, a Sudene terá papel fundamental no Governo Lula para ajudar a definir as prioridades e garantir que a região volte a ocupar o lugar de prestígio que merece. "Agora, com Lula novamente, tenho certeza que a Sudene voltará a ser estratégica para garantir o desenvolvimento do Nordeste. Os desafios são muitos, mas com Danilo no comando, a superintendência irá atuar para reduzir as desigualdades e contribuir para o avanço econômico e social da região", afirmou.

Assessoria do senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.