O Secretário Nacional da Pesca Artesanal, órgão ligado ao Ministério da Pesca e Aquicultura (SNPA/MPA). O prof. Dr. CRISTIANO W. N. RAMALHO, cumpre agenda no sertão de Pernambuco com reuniões e vistas a comunidades pesqueiras da região.
Nesta quinta-feira (1º//06/2023), o Secretário visita a Vila dos Pescadores em Petrolandia onde se reunirá com pescadores e pescadoras artesanais integrante da Colonia Z 23 de Perrolandia para conhecer a dinâmica da pesca na região e a realidade de vida dos Pescadores e Pescadoras da região do São Francisco.
Nesta sexta-feira, 02/06, na parte da manhã, o Secretário visitará o mercado do Peixe do Mercado Público de Petrolândia, para conhecer a infraestrutura de comércio onde Boa parte da producao pesca artesanal é comercializada.
Na parte da tarde, o Secretário segue para o município de Floresta, onde a aprtir das 14hs se reunim com as lideranças d pesca artesanal das comunidades dos Sertão do São Francisco, Mocotó e Pajeu. Na ocasião se juntara ao Secretário o Ministro da Pesca e Aquicultura o Senhor André de Paula.
A atividade faz parte de uma articulada pelo Conselho Pastoral dos Pescadores e a Articulação das Comunidades de Pescadores do Sertão de Pernambuco. O objetivo geral da atividade é a apresentar para o órgão de gestão e controle da pesca a realidade da pesca artesanal desenvolvida no sertão do Estado.
Estima-se que na região compreendida do sertão e parte do agreste Pernambuco a existência de 5 mil famílias que tem na pesca sua principal fonte de renda. No município de Floresta, com aproximadamente 270 Pescadores na atividade cadastro junto a Colonia dos Pescadores Z 29, a produção oriunda da atividade artesanal foi de aproximadamente 210 t de oescado em 8 meses de atividade. E estima-se que a pesca gerou e fez circular na economia do município d Floresta, R$ 1.5 milhão de reais.
As discussões e política sobre a pesca em Pernambuco estão sempre centrada na pesca litorânea. A exemplo da política estadual de fortalecimento da Pesca Artesanal Criada em 2015 pelo governo Eduardo Campos e que até oomento não incluiu nas ações de implementação bem como nos espaços de controle social e gestao as comunidades pesqueiras.
Pela primeira vez em 20 anos de idas e vindas do Ministério da Pesca e Aquiciltura que um ministro é o secretário nacional, vem a região do sertão para conhecer e ouvir as demandas das comunidades pesqueiras.
Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.