A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), confirmou nesta segunda-feira (5) o terceiro óbito por chikungunya em 2023. A vítima é um homem de 64 anos, que era fumante e morava em Igarassu, município da Região Metropolitana do Recife
Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o idoso faleceu por complicações da infecção pelo vírus chikungunya, no dia 1º de abril, mas a confirmação só foi divulgada após o caso ter passado por investigação. Em abril, Pernambuco já havia confirmado dois óbitos por chikungunya, sendo um homem de 33 anos, cardiopata e hipertenso, que morava no Recife e morreu no dia 26 de fevereiro deste ano e a segunda vítima um homem de 50 anos, diabético, que residia em Paulista e faleceu no dia cinco de janeiro de 2023.
Os casos notificados passam por um processo de investigação para a confirmação, por isso, os óbitos provocados por dengue, chikungunya ou zika não são atestados de imediato.
Até a semana epidemiológica 21 do ano, encerrada no dia 27 de maio, de acordo com dados da SES-PE indicam que Pernambuco notificou 3.359 casos de chikungunya, sendo no total, 129 cidades incluindo Fernando de Noronha que notificaram.
Desses, 372 foram confirmados e 1.321 descartados. No mesmo período de 2022, foram notificados 24.390 casos suspeitos - ou seja, de acordo com a SES-PE, em 2023 houve uma redução de 86,2%.
Por Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.