Na noite da última quarta-feira, 28 de junho, foi realizada no Memorial da Biblioteca Gilberto de Menezes, no Centro Cultural de Petrolândia, reunião do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH de Petrolândia), com cerimônia de posse dos novos sócios Maria da Saúde Delgado de Sá e Vicente José da Silva. Dra. Saúde Delgado é servidora da Câmara Municipal de Petrolândia e advogada em escritório de Paulo Afonso-BA e Vicente é servidor aposentado do Banco do Brasil. Em seus pronunciamentos, os novos sócios colocaram-se à disposição do IGH para cumprir os objetivos do instituto.
Na oportunidade, a presidente da instituição, Paula Rubens, afirmou que o encontro marcava a retomada nas atividades do IGH de Petrolândia. Apresentada a carta de renúncia da vice-presidente Zélia, por motivos de saúde, Vicente foi convidado a ocupar o mandato até 2024, quando ocorrerá a próxima eleição de diretoria. Ele afirmou que deseja participar do processo, de acordo com o estatuto, e uma reunião, provavelmente virtual, será realizada em julho para definir a substituição da ex-diretora.
A pauta apresentou o relatório de realizações mais relevantes do IGH de Petrolândia até o presente momento, entre elas: Aula espetáculo "Apontamentos para uma história do Brasil"; Live "Aniversário de Petrolândia", com participação especial do Prof. Osmar Salles; Ingerência junto ao IPHAN para mapeamento dos sítios arqueológicos existentes em Petrolândia (visita técnica em julho/2022); Denúncia ao Ministério Público para garantir proteção à Igreja Semi-Submersa, com resultado positivo alcançado; Digitalização do acervo fotográfico do Polo Sindical (em processo de organização); Digitalização do acervo completo do Jornal Correio do Sertão (disponível no site do IGH de Petrolândia); Acervo fotográfico digital de Petrolândia, casa a casa (em processo de organização); Digitalização do Plano Diretor de Petrolândia (disponível no site); Resgate do Pastoril (interrompido durante a pandemia e agora sob os cuidados de Silvana); Museu da Pessoa (histórias de vida de petrolandenses disponíveis no site do IGH e no Museu da Pessoa); Publicação de trabalhos acadêmicos de petrolandenses e de trabalhos acadêmicos sobre Petrolândia no site do IGH; Oficina "A história de Petrolândia - Linha do Tempo" para professores do Ensino Médio; Projeto Ciclo de Conversas: "Educação Patrimonial" e "A importância do Plano Diretor na preservação do Patrimônio" (disponíveis no canal do IGH no YouTube); Ingresso do IGH de Petrolândia na Rede de Institutos Históricos de Pernambuco.
Também foram citados os projetos atualmente em andamento: A história das ruas, Preservação dos sítios arqueológicos (visita), Museu da Pessoa e Memória na Escola.
A reunião ainda debateu as dificuldades enfrentadas pelo IGH de Petrolândia, como a organização da documentação legal, manutenção do site e redes sociais, ausência dos sócios e pouco envolvimento com as atividades do instituto.
Entre outros temas discutidos, dois pontos críticos foram apontados pela presidente no decurso da reunião. O primeiro foi a falta de acesso aos antigos documentos da Chesf sobre Petrolândia, registrados em fotos e vídeos durante o processo de levantamentos para a construção da barragem de Itaparica. Segundo Paula, várias tratativas foram realizadas ao longo dos últimos anos junto à Chesf, porém, a empresa ignorou todos os pedidos para resgate do acervo e, devido à privatização da Eletrobras, existe a preocupação de que sejam ou já tenham sido destruídos documentos importantes para a memória do Município de Petrolândia. O segundo ponto crítico em questão é o estado precário do acervo histórico do Polo Sindical, em termos de conservação e organização, e a falta de pessoas capacitadas para realizar o levantamento e tratamento da documentação, providência que exige potencial urgência.
Participaram do encontro, além dos novos sócios, Paula Rubens, Maria Liduína, Niedja Batista, Cida Rodrigues, Lúcia Xavier, Emerson Gabriel, Francis Rubens, George Novaes e Williams Cavalcanti. A mãe da Dra. Saúde Delgado prestigiou a reunião de posse da sua filha.
O IGH de Petrolândia tem como finalidade preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências afins, especialmente do município de Petrolândia, assim como a defesa do meio ambiente, da cultura e o seu patrimônio. Contato (87)
Visite o site do IGH de Petrolândia: https://ighpetrolandia.wordpress.com/
Acompanhe os trabalhos do IGH também no YouTube https://www.youtube.com/channel/UChLF8CxG9JLpv6-Bk1NCr6Q
Instagram @ighpetrolandia e Facebook https://www.facebook.com/ighpetrolandia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.