Foram mais de 33 mil inspeções e 37 milhões de quilowatt-hora recuperados. Essa energia seria suficiente para atender cerca de 1,2 milhão de pessoas durante o período de 30 dias (Foto: Neoenergia/divulgação)
A Neoenergia fechou o primeiro trimestre de 2023 com uma média de 324 ligações clandestinas identificadas diariamente e retiradas da rede de distribuição de energia elétrica, em Pernambuco. Foram mais de 33 mil inspeções e 37 milhões de quilowatt-hora recuperados. Essa energia seria suficiente para atender cerca de 1,2 milhão de pessoas durante o período de 30 dias. Para alcançar esses resultados, foram realizadas ações como inspeções e regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes. Toda a energia consumida e não medida está sendo cobrada pela empresa.
Do total de consumidores encontrados furtando energia, mais de 16 mil foram regularizados e passaram a ser clientes da distribuidora. Apenas aqueles que se recusaram a serem regularizados ou que a residência não oferecia segurança para a instalação do medidor, permaneceram desligados.
“Nosso trabalho tem como finalidade regularizar os clientes para que eles parem de furtar energia e comecem a consumir de forma regular, com segurança e sem interferir na qualidade da distribuição de energia elétrica. Estamos trabalhando de forma cada vez mais focada para identificarmos e regularizarmos o máximo de unidades consumidoras possível”, afirmou o supervisor operacional da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.
Além das inspeções e regularizações dos novos clientes, a Neoenergia ainda promoveu a substituição de 37 mil medidores de energia elétrica por novos, mais modernos e eficientes. Esses novos medidores foram instalados no lugar dos aparelhos que estavam danificados ou no limite do uso.
Uma outra iniciativa de modernização que contribui no combate aos desvios é a blindagem de redes, em que as concessionárias do grupo promovem a implantação de novos padrões de rede e a substituição de equipamentos, como cabos e medidores.
Dentro deste contexto de modernização, uma das principais mudanças é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras, permitindo a telemedição. Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.
2022 - Durante todo o ano de 2022, foram realizadas mais de 150 mil inspeções, que resultaram na recuperação de mais de 152 milhões de kWh, na área de concessão da Neoenergia Pernambuco. Além das inspeções, a empresa substituiu 127 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir erro na medição do consumo de energia elétrica.
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO - A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).
Neoenergia Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.