sexta-feira, maio 19, 2023

Bolsonaro ficou furioso com Guedes após Lula baixar preço do gás; Ex-presidente quis saber por que seu ministro não fez a mesma coisa

 

Uma frase que chamou a atenção em 2022, segundo aliados do ex-ministro da economia, foi que teria convencido Bolsonaro. "Não dá para agradar pobre toda hora. Se você agrada pobre, desagrada o rico e quem manda no país é o rico", teria afirmado Paulo Guedes quando estava no cargo de ministro. 

O questionamento de Bolsonaro se deu porque ele pediu para Guedes diminuir o preço do gás na canetada, isso ainda no primeiro semestre do ano passado, para tentar vencer as eleições. A resposta à época foi de que seria impossível interferir na Petrobrás e determinar que o gás de cozinha diminuísse o preço artificialmente. "O Guedes avisou que isso afetaria a empresa, o governo e traria um efeito cascata".

Uma frase que chamou a atenção em 2022, segundo aliados do ex-ministro da economia, foi que teria convencido Bolsonaro. "Não dá para agradar pobre toda hora. Se você agrada pobre, desagrada o rico e quem manda no país é o rico", teria afirmado Paulo Guedes quando estava no cargo de ministro. O presidente concordou e deixou a ideia de lado.

Acontece que, com menos de cinco meses completos no cargo, Lula fez o que prometeu na campanha toda e foi ridicularizado por Bolsonaro e seus aliados: baixou o preço do gás de cozinha. O ex-presidente acompanhou de perto a reação do mercado e ficou enfurecido ao perceber que o efeito cascata prejudiciou à Petrobras e ao governo, prometido por Guedes, não aconteceu.

O ex-ministro, no entanto, não gostou da cobrança e se recusou a dar qualquer explicação. "Desapega", teria dito ele entre troca de ofensas e palavrões das duas partes. Segundo uma das pessoas próximas a Bolsonaro, ele foi até bloqueado pelo ex-aliado. "Acabou o amor", encerrou.

Por Daniel Cesar
Coluna último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.