Estações meteorológicas estão distribuídas em três estados: Bahia, Pernambuco e Sergipe (Foto: Magna Moura)
Dados climáticos de uma rede de 16 estações meteorológicas mantidas pela Embrapa Semiárido (PE), além de servir à pesquisa científica, agora também englobam todo histórico de dados disponibilizados gratuitamente para acesso pelos interessados no endereço https://www.embrapa.br/dados-agrometeorologicos-do-vale-do-sao-francisco . O serviço visa apoiar o trabalho dos pesquisadores e estudantes e auxiliar técnicos e agricultores nas decisões de produção com base nos dados agrometeorológicos.
Nas estações, são geradas informações sobre temperatura e umidade relativa do ar, velocidade do vento, evapotranspiração de referência, radiação solar global e precipitação. A rede conta com equipamentos distribuídos em diferentes localidades do Submédio do Vale do São Francisco, englobando áreas da Embrapa e propriedades de parceiros, nos estados de Pernambuco, Bahia e Sergipe.
A partir de 2023, a forma de apresentação dos dados passou por modernização. Até 2022 as informações eram disponibilizadas por meio de tabelas no site da Embrapa, e o produtor só tinha acesso a dados dos últimos dois meses. "Recebemos diversas demandas de técnicos para consultar o banco de dados completo, mas na antiga estrutura de disponibilização não era possível organizar essas informações”, explica a pesquisadora Magna Soelma Beserra de Moura, responsável pela administração da rede de estações.
Agora com o novo site, qualquer usuário pode verificar o histórico das estações agrometeorológicas, desde a data de instalação de cada estação, que difere entre si. “Temos um volume de dados de mais de vinte anos disponibilizados. Essas são informações muito importantes para estudos e avaliações dos padrões climáticos da região.”
Embrapa Semiárido
Petrolina (PE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.