segunda-feira, abril 17, 2023

Recanto da Serra: Rota cultural de catamarã em Petrolândia encanta com belezas naturais, tradições e sossego do Brejinho da Serra

Em cada canto, uma beleza no Recanto da Serra, destino da Rota Cultural em Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier, Assis Ramalho, Kathiane Xavier) 
Ruínas semi-submersas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, cartão postal no Lago de Itaparica
Visite Petrolândia e descubra por que "a melhor parte de uma viagem é o caminho" 
Serrote do Padre e Gruta (ou Furna) do Padre, patrimônio histórico e cultural de Petrolândia

No último domingo (09/04), a bordo do Catamarã Elohim, conduzido pelo músico e marinheiro Edvan Sandes, foi realizado o passeio Rota Cultural Recanto da Serra, em Petrolândia, Sertão de Pernambuco. O evento organizado pelo assessor de Marketing petrolandense Fernando Cruz encantou os participantes que aproveitaram um belo dia nublado, com águas calmas no Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, com águas represadas do Rio São Francisco.

O embarque aconteceu na Orla Fluvial de Petrolândia, onde os participantes foram recepcionados por Clébio Monteiro, proprietário do restaurante e balneário Recanto da Serra, localizado no Brejinho da Serra, na zona rural de Petrolândia, às margens do Lago de Itaparica. A embarcação foi visitada pelo empresário Ilzo, filho do falecido Rarrá (da Ilha de Rarrá) e proprietário de várias embarcações do tipo em Petrolândia, pioneiro no ramo com o primeiro catamarã construído na cidade, há quase uma década.

O grupo de participantes incluiu petrolandenses, moradores de Tacaratu, Ouricuri, Pindamonhangaba (SP), entre outras localidades. O vereador Fabrício Cavalcante, apaixonado por cultura e lazer, foi um dos mais animados no percurso. Presenças anotadas, entre as dezenas de participantes, de Fernando Cruz, Kathyane Xavier (Studio KX), Sílvia Barbosa, a esfuziante Lila, o empresário Cloaci Martins, sua esposa Marise e a filha Bianca. a escritora e fotógrafa Liduína, o advogado e empresário Dr. Fabiano Oliveira (FranckEletro) e muitas outras ilustres presenças.

No trajeto de ida e volta, a sensual personagem "Marilândia" (Maria Bonita + Petrolândia), criada para divulgar o turismo de Petrolândia, realizou o sorteio de um perfume da marca Primer, brinde oferecido pela loja petrolandense. A ganhadora foi Ádhila. Durante o passeio, Fernando Cruz divulgou a nova edição da revista "Turismo na Serra".

Edna Macedo e Kathyane

Menção honrosa para Edna Macedo, a olindense que viajou por quase todo o Brasil e conheceu Petrolândia há sete anos, em uma viagem decidida de supetão, decidida na rodoviária. O amor à primeira visita rendeu a Petrolândia uma nova moradora, que decidiu fazer da cidade o seu novo e bonito lar. A viagem no catamarã marcou a primeira visita de Edna à "igreja semi-submersa". "É muito linda!", repetia ela, enquanto o catamarã fazia a tradicional pausa para ensaios fotográficos, em frente ao cartão postal do Lago de Itaparica. Apaixonada por viagens e dança, Edna não parou um instante na viagem de volta e foi convidada a subir "ao palco", a cobertura onde os animados viajantes dançaram e pularam muito, ao som da playlist de Edvan.

A viagem de ida foi concluída em duas horas, com duas paradas obrigatórias. A primeira parada foi em frente ao cartão postal de Petrolândia, a igreja submersa (ou, "descharmosamente", semi-submersa), ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, construção remanescente do antigo povoado de Barreiras, distrito petrolandense totalmente coberto pelo Lago de Itaparica, em meados dos anos 1980. Pausa para fotos, vídeos e expressões de admiração ante a beleza, acompanhadas por exclamações de indignação pelo estado avançado de deterioração do local.

Na etapa seguinte, a segunda parada aconteceu em frente à furna do Padre, já no povoado Brejinho da Serra. Ali, a história - ou lenda - do padre que se apaixonou por uma jovem de Petrolândia e ambos foram mortos, incendiados, dentro da gruta, após fugirem e serem encontrados, escondidos. O amor entre padres e jovens de Petrolândia virou tradição, afirmou Clébio, após contar a história, em referência aos padres que trocaram as batinas pelo casamento, ao chegar na paróquia da cidade.

Confira imagens do passseio no vídeo acima

Ainda no local, a produtora cultural petrolandense Sílvia Barbosa apontou que ali foi construída a primeira usina hidroelétrica da região, junto à cachoeira de Itaparica, em 1923, empreendimento que abasteceu Petrolândia e Tacaratu com energia elétrica por vários anos, antes da construção da primeira hidrelétrica de Paulo Afonso, com obras iniciadas em 1948 e inauguração em 1955.

Em seguida, a pouca distância da furna, aconteceu o desembarque, na prainha de águas claras que é o balneário do Recanto da Serra. O restaurante é localizado a algumas dezenas de metros da praia, na parte mais alta, amplamente cercada por árvores da caatinga, fruteiras e plantas ornamentais de origens diversas. Após passar sob o portal, os visitantes são recepcionados por um antigo juazeiro, na ocasião coberto de frutos.

O ambiente do Recanto da Serra é caprichosamente decorado, com móveis e elementos que despertam a memória afetiva dos visitantes. O local é um misto de ponto cultural, restaurante e balneário, porém, lembra muito a casa dos avós, com cantinhos aconchegantes, mesas que convidam à conversação, boa prosa e descanso. Quem está no restaurante não enxerga os carros, portanto, é uma imersão num ambiente calmo, despretencioso e charmoso ao mesmo tempo. A música mantida em volume aceitável não impede os visitantes de se ouvirem em conversas.

Com acessos pela BR 110, a aproximadamente 10 minutos de automóvel do centro de Petrolândia, e pelo Lago de Itaparica, no Recanto da Serra, os clientes chegam e ficam à vontade, sentindo-se mais como visitas numa casa de família do que consumidores de um serviço de alimentação e lazer. Por falar em família, o sr. Manoel Ouricuri, pai de Clébio, contou à reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia a história de sua chegada a Petrolândia, nos anos 1970, e como se tornou um empreendedor nesta cidade.

Alguns minutos a chegada do catamarã, o self service foi aberto para o almoço, com deliciosas opções de cardápio que destaca a culinária regional. Há também opções a la cart para almoço e petiscos, mas quem está com pressa prefere a praticidade de servir-se imediatamente. Na entrada para a mesa de auto-serviço, uma mesa com aperitivos convidava os clientes à degustação. O serviço do restaurante foi rápido e os preços são atraentes. Recanto da Serra oferece ainda uma área para camping, trilha ecológica. artesanatos e está disponível para receber eventos. Abre aos sábados, domingos e feriados. Contato 87 99913-6393.

Um grupo dos visitantes ficou na prainha e aproveitar o banho de rio. O atendimento do bar e restaurante serviu os clientes que optaram pelo agradável balneário. Após o catamarã, motos aquáticas e uma lancha trouxeram novos clientes para o almoço. No restaurante, entre outros, encontramos o médico veterinário e produtor rural Dr. Tony Ferraz, a ilustríssima Dona Deta, mãe dos empresários da Deta Agricultura, além de Cézar Cavalcante (Central de Adubos e CR Auto Peças), acompanhado pela simpática esposa, educadora Ana Lúcia.

Durante a parada do catamarã em frente à velha igreja, o mergulhador Samyr Oliveira, que recentemente denunciou o estágio de desmoranamento de parte das ruínas, chegou à área conduzindo uma lancha com turistas. Posteriormente, ele chegou ao Recanto da Serra, onde almoçou. De acordo com Samyr, a providência mais urgente, neste momento, para frear um pouco o processo de deterioração das ruínas seria a colocação de uma corrente em frente à igreja. O obstáculo deverá impedir a entrada de embarcações no interior da igreja, ato apontado com um dos mais prejudiciais à estrutura que ainda se mantém de pé. Em outra conversa, posterior, o empresáro Cézar Cavalcante apontou, além de rígida fiscalização, a instalação de uma passarela flutuante, ancorada ao redor da Igreja, em todo o perímetro das ruínas, como uma alternativa para, simultaneamente, manter as embarcações à distância, permitir a atracação de barcos e canoas e ordenar o fluxo de visitantes, que poderiam percorrer a passarela e tirar fotos do local.

Outros problemas citados por frequentadores do Brejinho da Serra durante nossa visita foi a construção de uma cerca no acesso ao Serrote do Padre e construções civis realizadas em distância supostamente inferior à preconizada pela Chesf para preservação do local histórico.

Parabéns a Clébio Monteiro pela excelente receptividade aos participantes do evento. Parabéns a Fernando Cruz, "embaixador do Turismo de Petrolândia", pela iniciativa de divulgar uma e atraente nova rota em Petrolândia que, apesar de não ser uma rota fixa, mas eventual, vai se juntar à Trilha Ecológica à Furna do Padre, um dos roteiros de turismo ecológico e de aventura do município que integra a Rota Turística Ilhas e Lagos do São Francisco, do Ministério do Turismo. Parabéns, enfim, a todos que organizaram e participaram do passeio que explorou mais algumas belezas do município de Petrolândia. Nós, Assis Ramalho e Lúcia Xavier, que fazemos o Blog de Assis Ramalho e participamos do passeio para nosso lazer, já marcamos o Recanto da Serra como um local a ser revisitado em breve.

No meio do caminho, no lago, tem uma igreja
Árvores altas e frondosas abrigam redes de deitar e mesas no Recanto da Serra
Prainha de águas rasas e areia clara do Recanto da Serra
Fim de tarde, hora de voltar para casa 
Um belíssimo por-de-sol no retorno à Orla Fluvial de Petrolândia 
Kathyane Xavier exibe a tattoo com imagem da igreja 


Redação do Blog de Assis Ramalho

VEJA TAMBÉM



Petrolândia: Nova Rota de Catamarã é realizada com sucesso

Fotos e vídeos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Resgatando uma história, esse foi o lema para o embarque no catamarã que aconteceu neste domingo dia 9 de abril, domingo de páscoa, rumo a antiga cidade, Petrolândia velha, passando pelo serrote do padre até chegar no Recanto da Serra.

Recanto é um belo lugar que foi pensado para os turistas que almejam encontrar turismo de lazer, de aventura, excelente gastronomia e contemplar artes em um só local.

A rota é ideal para quem procura paz e sossego, tendo suas belezas enriquecida com a fauna e flora nativa. A cidade antiga de Petrolândia por onde ficou submersa, fica próximo do recanto da serra que oferece uma área para camping, balneário, trilha ecológica, artesanatos e restaurante com culinária regional, abrindo aos sábados, domingos e feriados.

Veja abaixo fotos e vídeos







Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.