sexta-feira, abril 28, 2023

CPRH celebra o Dia Nacional da Caatinga com diversas atividades no sertão pernambucano

Comemorações iniciaram com a soltura de mais de 300 animais silvestres e concretização de duas etapas da operação Voo Livre (Foto: CPRH/divulgação)

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) celebrou o Dia Nacional da Caatinga, comemorado nesta sexta-feira, dia 28/04, com diversas atividades no Sertão pernambucano. Entre elas, a soltura de aproximadamente 300 animais silvestres, dos quais, 45 foram papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva), e a realização de duas etapas da operação Voo Livre, uma no entorno do Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), no município de Serra Talhada, e outra na unidade de conservação Refúgio de Vida Silvestre (RVS) da Serra do Giz, em Afogados da Ingazeira, embaixadores pela Agência.

Durante as operações, coordenadas pelo analista ambiental Thiago Costa Lima, foram apreendidas 130 aves silvestres que estavam em cativeiro ilegal, bem como o recebimento de uma entrega de um macaco prego. A equipe de fiscalização também emitiu 32 autos de infração e a aplicação de R$ 17,1 mil em multas por crimes ambientais.
De acordo com Costa Lima, os animais apreendidos serão encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), unidade conduzida pela CPRH, onde serão apresentados a exames clínicos e depois de um período de disfunção serão devolvidos à natureza. As operações foram realizadas, entre os dias 24 e 28, com o apoio de policiais civis da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar, de Serra Talhada.

SOLTURAS – As celebrações sobre o Dia Nacional da Caatinga iniciaram na manhã da terça-feira (25), com a soltura de mais de 250 animais, entre eles: graúna, galo-de-campina, patativa, além de cascavéis que estavam no Cetras Tangara. Já na quarta-feira (26), uma equipe do Cetras realizou a soltura de 45 papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva), que estavam sendo monitorados, periodicamente, pelo Projeto papagaios da Caatinga, em uma área do Centro de Manejo e Fauna da Caatinga (Cemafauna), instituição parceira para a reabilitação dessas espécies, localizada em Petrolina, Sertão do São Francisco.

“A soltura dos papagaios não pode ser realizada de imediato à sua reabilitação nos Cetras, porque eles têm que seguir naturalmente à sua reintrodução total no ambiente natural, por isso esse grupo passou um tempo sendo monitorado no Cemafauna, até ser levado para um viveiro, localizada em uma propriedade particular, localizada no município de Salgueiro, no Sertão Central, onde ocorreu a soltura”, explicou o gestor da Unidade de Gestão de Fauna, Iran Vasconcelos.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.