FOTO: AFP
A maioria dos moradores do Distrito Federal aprovou a atuação de Lula na condução da crise ocorrida no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinião.
O mesmo questionário avaliou que os moradores reprovaram a invasão e depredação dos prédios públicos.
CPI 8 DE JANEIRO
De acordo com a pesquisa, 61,6% dos entrevistados avaliaram que Lula agiu bem ao decretar intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal.
Outros 17,8% afirmaram que Lula agiu mal na condução da crise, enquanto outros 20,7% não souberam responder.
A maioria dessas mesmas pessoas, porém, considerou que o trabalho do interventor foi "regular", somando 28,4% — mesmo assim, a maior parte (46,7% dos entrevistados) aprovou o trabalho de Ricardo Capella.
MANIFESTANTES PRESOS
Os moradores do Distrito Federal formaram maioria ao opinar que todas as pessoas que participaram da invasão deveriam ser presas. 42,2% votou nesta opção.
Por outro lado, 26,6% afirmaram que apenas algumas pessoas deveriam ser presas, enquanto outros 13,4% consideraram que a maioria deveria ser presa.
"Se nos dias mais próximos aos atos antidemocráticos em Brasília as medidas adotadas pelas autoridades federais ainda provocavam certa polêmica, passados dois meses a população local se mostra definitivamente favorável à punição dos responsáveis e ao processo de intervenção na Segurança do Distrito Federal", afirma o sociólogo Arilton Freres, diretor do Instituto Opinião.
PESQUISA 8 DE JANEIRO
A pesquisa do Instituto Opinião ouviu 900 moradores do Distrito Federal com mais de 16 anos, entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2023. A margem de erro é de 3%, e o nível de confiança, de 95%.
O Instituto Opinião atua há mais de 10 anos com pesquisas quantitativas e qualitativas em todo o Brasil. Com sede em Curitiba, no Paraná, a empresa presta serviço para empresas e órgãos públicos em todo o Brasil.
Por: Rodrigo Fernandes
JC Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.