domingo, fevereiro 12, 2023

Crise Americanas: Empresa diz que funcionários não serão afetados e promete acelerar planos para a Páscoa

Entrada da Americanas no Norte Shopping, no Rio de Janeiro, onde a dívida da varejista em aluguel já chega a quase R$ 1 milhão Mauro Pimentel/AFP

Em crise há exatamente um mês, a Americanas publicou hoje, por meio de peça publicitária, uma carta aberta assinada pelo presidente interino João Guerra aos chamados "amigos da Americanas". No anúncio, publicado no jornal Folha de São Paulo, a empresa tece agradecimentos a clientes, sellers, funcionários e reafirma compromissos com sindicatos. A Americanas diz que funcionários não serão afetados pela crise e promete ainda acelerar planos para a Páscoa, uma das datas mais importantes para a varejista.

A peça publicitária publicada neste sábado ocorre há exatos 31 dias desde que foi descoberto o rombo contábil na companhia, num esforço de gestão de crise por parte da varejista para fortalecer seu relacionamento com os consumidores.

Segundo a empresa, "as lojas seguem abertas e com prateleiras cheias. As entregas, garantidas. Protegemos nosso maior aliado e amigo de toda hora: o cliente", diz a carta.
Veja fotos das Lojas Americanas ao longo dos anos

Empresa com quase um século de existência está sob crise de R$ 20 bilhões em rombo financeiro



'Prateleiras cheias' e planos para Páscoa

Na carta, a varejista pondera que "provavelmente será um empresa diferente" ao fim do caminho iniciado. Mas busca tranquilizar os stakeholders dizendo que continuará "cuidando de todas as nossas pessoas que fizeram e farão parte da Americanas".

"Quero reafirmar aqui um compromisso que já assumimos em outras oportunidades: salários, benefícios e direitos são a prioridade da administração. Tudo segue e seguirá exatamente como contratado", informou o presidente.

A Americanas cita ainda que continua cumprindo com os repasses quinzenais aos sellers (vendedores da plataforma de marketplace), e reforçou o anúncio de um projeto piloto para pagamento semanal aos lojistas pelas vendas. E lembra que a aprovação de um financiamento DIP de R$ 1 bilhão feito pelos acionistas de referência vão ajudar a manter seu fluxo de caixa e reforçar sua liquidez.

Redes turbinadas

O executivo, João Guerra, agradeceu por ter recebido "carinho" dos clientes como resposta à crise e exalta o número de seguidores conquistados após o anúncio do rombo. Segundo ele, as redes sociais da Americanas ganharam 100 mil seguidores no período, totalizando 13 milhões somente no Instagram.

A carta do CEO também dá explicações ao leitor sobre como a varejista tem gerido a crise interna, citando a chegada da consultoria global Rothschild para tratar do acordo com os bancos; o trabalho da consultoria Alvarez & Marsal para condução do processo de recuperação judicial e um "comitê independente" para apuração dos fatos.

Leia abaixo a íntegra da carta:

"Ao longo dos últimos trinta dias, ainda que sob o impacto constante de notícias que nos deixam ansiosos, fizemos juntos aquilo que mais sabemos fazer: trabalhamos com dedicação para nossos clientes. Quero começar aqui, portanto, com um agradecimento. Todos sabemos da seriedade do momento. Nem por isso perdemos a garra. Nossa resposta foi mais esforço e mais foco. Muito obrigado.

Para nossos clientes, o resultado do que estamos fazendo juntos é que a experiência nas lojas, no site e no app continua sendo exatamente a mesma. As lojas seguem abertas e com prateleiras cheias. As entregas, garantidas. Protegemos nosso maior aliado e amigo de toda hora: o cliente.

A resposta que recebemos não poderia ser mais tocante. Nas nossas redes sociais ganhamos mais de 100 mil novos seguidores. Só no Instagram, já somos mais de 13 milhões. Nossa nota no site Reclame Aqui continuou sendo destaque em nosso setor, com a certificação RA 1000.

Em uma palavra, a resposta do nosso cliente foi carinho. É essa força de mercado que nos dá a confiança em superar os obstáculos. Ao fim do caminho que iniciamos, provavelmente seremos uma empresa diferente. E chegaremos lá cuidando sempre de todas as nossas pessoas, que fizeram e farão a força da Americanas.

Quero reafirmar aqui um compromisso que já assumimos em outras oportunidades: salários, benefícios e direitos são a prioridade da administração. Tudo segue - e seguirá - exatamente como está contratado.

Os sindicatos que representam nossa gente estão sendo informados de cada passo à medida que decisões são tomadas. Manteremos esse diálogo franco.

Sabemos que muito do futuro da companhia depende de fatores que não controlamos inteiramente. Para cuidar dessas diversas frentes de trabalho, trouxemos de imediato equipes experientes e qualificadas. A consultoria global Rothschild & Co está cuidando do acordo com os bancos, essencial para nosso futuro; a consultoria Alvarez & Marsal, da condução do processo de Recuperação Judicial (RJ) e um comitê independente, da apuração dos fatos. Essas frentes de trabalho seguem seus cursos em paralelo, com cada uma delas respeitando sempre os limites que a Recuperação Judicial exige de nós e com foco na solução e no plano de recuperação.

Para reforçar tudo isso, recebemos a importante contribuição da Camille Loyo Faria, que chegou em fevereiro como Diretora Financeira e de Relações com Investidores e traz uma valiosa experiência em reorganização financeira de empresas.

Enquanto os esforços do plano de recuperação seguem o curso, posso prometer que nós, aqui, seguiremos mantendo a chama acesa no máximo, com parceiros e clientes a cada dia mais engajados. Como exemplo, além do cumprimento dos repasses quinzenais aos "sellers", anunciamos um projeto-piloto para pagamento semanal aos nossos lojistas por vendas que fazem em nossa plataforma. Em outra frente, conseguimos a aprovação, pelo juiz da RJ, de um financiamento DIP de R$ 1 bilhão feito pelos acionistas de referência, que pode chegar a R$ 2 bilhões, e que ajudará a companhia a manter o curso normal dos negócios, seu fluxo de caixa e reforçar sua liquidez.

Com isso, estamos confiantes em dizer que já aceleramos os preparativos para a nossa Páscoa, um evento que é tão simbólico para os brasileiros e tão significativo para nós, Americanas.

Seguiremos fazendo o que mais sabemos fazer. Juntos somos Americanas. João Guerra, CEO interino da Americanas S.A"

Por O Globo

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