quarta-feira, janeiro 18, 2023

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; Túnel do Tempo – Recordar é viver!


Rua Clodoaldo Bezerra, Rua do comércio e da feira livre.

Mais uma vez o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra fatos e fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, e velha Barreiras hoje submersas as águas do Rio São Francisco.Velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá!

Confira mais fotos abaixo

Feira livre eram realizadas nas sextas-feiras 

Grêmio Lítero Recreativo de Petrolândia

Casas Pré Fabricadas da Incobal S/A construídas no final da década de 70 em frente a Estação do Trem - Petrolândia começava a receber trabalhadores forasteiros para trabalhar na construção da Barragem de Itaparica

Desfile de 7 de Setembro em 1976 - no fundo a Casa Comercial ''O Barracão''


Desfile de 07 de setembro 1975 passando em frente ao escritório da Velha Barreiras: Alguém conhece quem são os da foto?

Missa na Igreja São Francisco na velha Petrolândia - tentem identificar as pessoas presente

Revivendo pontos comerciais e residências no centro da velha Petrolândia

Abrigo Estudantil - ponto de lanche no centro da cidade

Casa Lealdade do empresário João Leal ficava localizada na rua D. Pedro II

Na esquina, a Bodega de Desidério - por trás da foto ficava a Escola Delmiro Gouveia


Alguém conhece? Se não, eu me apresento - Assis Ramalho em foto no topo do Serrote do Padre em uma Sexta-feira Santa - o ano é 1977.

Veja abaixo vídeos das últimas imagens da saudosa Velha Petrolândia


 






Conheça a história de Petrolândia

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1859, em busca de apoio político para sustentar-se no poder, o Imperador D. Pedro II visitou o Norte, mais especialmente a região hoje conhecida por Sertão do Submédio São Francisco, com longa excursão por cidades ribeirinhas entre as atuais margens de Alagoas, Sergipe e Bahia. Da margem onde atualmente está situada Delmiro Gouveia, o Imperador conheceu a cachoeira de Paulo Afonso.

Após a visita, o Dom Pedro II distribuiu títulos nobiliárquicos na região e, tempos depois, autorizou a construção de uma ferrovia na região, que seria denominada Paulo Afonso, para ligar economicamente o Alto e o Baixo São Francisco, separados por obstáculos naturais, como cachoeiras e corredeiras, que impediam o transporte fluvial.

Em Petrolândia foram construídos um cais e uma estação da ferrovia. Esta linha era uma ferrovia isolada das outras e foi construída no início dos anos 1880 - mais exatamente, foi inaugurada em 1883 - para ligar os dois pontos do rio São Francisco onde, entre eles, não era possível a navegação.

A estação local recebeu o nome de Jatobá, nome do povoado onde foi construída. O porto fluvial para receber e embarcar cargas que vinham pelo rio e que seguiam de ou para Piranhas, cerca de 115 km rio abaixo, ponto final da ferrovia, em Alagoas, onde ficava a maior parte da ferrovia, que não cruzava o rio São Francisco, percorrendo sempre sua margem esquerda.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu foi transferida para o povoado de Jatobá, pela primeira vez, devido ao crescimento e desenvolvimento do povoado, causado pela ferrovia. No entanto, as lutas políticas entre grupos da região e mais a construção de outras ferrovias, em Juazeiro e Pirapora, também nas margens do rio, cidades que passaram a ser ligadas por vapores fluviais, o comércio em Jatobá decaiu bastante. Para piorar, em 1906 e em 1919 o rio transbordou e destruiu diversas casas em Jatobá. Como resultado, a sede do município voltou novamente para Tacaratu, em 1928.

Em 1935, Jatobá passou a se chamar Itaparica, nome de uma das cachoeiras próximas. A estação ferroviária mudou de nome também e, em 1943, Itaparica voltou a ser a sede do município. No final desse mesmo ano, mudou outra vez de nome. Passou a ser Petrolândia, em homenagem a Dom Pedro II.

Em 1964, a ferrovia encerrou suas atividades, sob alegação de ser altamente deficitária. Os rumores desse fechamento vinham desde 1942 e somente por pressões políticas a ferrovia continuou funcionando por mais 20 anos.

No dia 6 de março de 1988, a sede administrativa de Petrolândia foi oficialmente transferida para uma a nova cidade, construída às margens da BR-316. O centro da antiga cidade e vários povoados situados em áreas próximas ao rio foram alagados para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica, posteriormente renomeada Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. A população foi reassentada em bairros da Nova Petrolândia, em agrovilas e projetos de irrigação.

A partir do enchimento do Lago de Itaparica, além das atividades pecuárias e agricultura de sequeiro tradicionais, novas atividades foram implantadas ou cresceram em importância no município, como a piscicultura em tanques redes e a fruticultura irrigada.

Das principais atividades econômicas destacam-se a agricultura na produção de fruticultura irrigada, também o comércio, a indústria, a pecuária, a piscicultura e o turismo.

Confira abaixo fotos da atual cidade de Petrolândia-PE





Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos da Velha Petrolândia: Facebook Petrolândia ontem, hoje e sempre
Fotos da Nova Petrolândia: Pablo Silva
Divulgação internet

Vídeos: Blog de Assis Ramalho e TV Divulga Mais.


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