A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º.jan.2023), reuniu de 150 mil a 170 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em Brasília, segundo estimativas do Poder360 com imagens aéreas do público no local.
O número é inferior ao projetado pelo Partido dos Trabalhadores, de ao menos 300 mil pessoas ao longo do dia. Porém, superou as 71 mil pessoas que estiveram na 1ª posse de Lula, em 2003, e os cerca de 100 mil apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o 7 de Setembro de 2022.
O Poder360 analisou diferentes imagens do evento de posse em momentos de grande concentração de público. A estimativa considerou dados usados na metragem feita pela Defesa Civil de Brasília na 1ª posse de Lula, em 2003. As metodologias para analisar o público da posse de Lula e o 7 de Setembro de Bolsonaro foram as mesmas
As imagens analisadas são da transmissão do canal de Lula no YouTube e de fotos publicadas nas redes sociais. As forças de segurança de Brasília não autorizaram o uso de drones de empresas privadas durante a manifestação.
A Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes foram mapeadas a partir da metragem da Defesa Civil da capital federal. Depois, foram usadas imagens aéreas do local no momento de maior concentração de pessoas. Também foi utilizado o Google Earth para ajudar a calcular as medidas dos locais.
As estimativas com base em imagens aéreas, no entanto, mostram que o local contava com aproximadamente de 24.000 a 32.000 pessoas pouco antes do discurso de Lula no parlatório.
É necessário considerar, no entanto, que a baixa resolução das imagens dificulta uma estimativa precisa pela contagem manual dos presentes.
PODER 360.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.