sexta-feira, dezembro 30, 2022

Petrolândia: Maria Fumaça funciona nesta sexta-feira (30) até à 01h00

 

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, tem organização do empresário Pedrinho

O Bar e Restaurante Maria Fumaça funciona nesta sexta-feira (30) até à 01h00

Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, local onde você apreciar as mais saborosas opções da culinária.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor -

APROVEITE!

Na véspera do fim do mandato, Bolsonaro deixa o Palácio da Alvorada e embarca no avião presidencial


O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada nesta sexta-feira (30), na véspera do fim do seu mandato, e embarcou no avião presidencial. O avião decolou no início da tarde e deixou Brasília.

Há uma expectativa de que Bolsonaro vá para a Flórida, nos Estados Unidos.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomará posse no domingo (1º). Com a viagem, Bolsonaro deixa claro que não vai passar a faixa presidencial para Lula no evento da posse.

Na manhã desta sexta, no "Diário Oficial da União", o governo publicou uma autorização para que servidores públicos que vão ser assessores de Bolsonaro quando ele deixar a Presidência acompanhem o presidente na viagem aos Estados Unidos.

Última live

Em Caruaru, homem com arma em vídeo ameaçando matar Lula diz que gravou "por brincadeira"


Homem diz que gravou o vídeo sem intenção de postar - Foto: Reprodução

Um homem que aparece em um vídeo que circulou nas redes sociais, na quinta-feira (29), com um suposto rifle e citando ameaças de morte ao presidente eleito Lula na cerimônia de posse marcada para o próximo domingo (1º), em Brasília, se apresentou espontaneamente na sede da Polícia Federal (PF) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Aos policiais, ele afirmou que gravou o vídeo "por brincadeira" e que "não tinha a intenção de publicá-lo".

Em última live do mandato, Bolsonaro comenta explosivo plantado em caminhão e diz que 'nada justifica tentativa de ato terrorista' em Brasília



O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (30) que "nada justifica a tentativa de ato terrorista" em Brasília, quando um homem plantou um explosivo em um caminhão de combustível perto do aeroporto da capital federal.

Bolsonaro abriu uma live, depois de semanas longe das transmissões ao vivo, para fazer um balanço de seu mandato, que termina no sábado (31).

Na transmissão, ele também:

disse que não tem participação em atos antidemocráticos em frente aos QGs do Exército
ficou com a voz embargada
fez críticas a Lula
lembrou feitos de sua gestão

Logo no início de sua fala, o presidente se queixou de que atitudes de violência política no país são sempre atribuídas a "bolsonaristas".

No entanto, George Washington, o homem preso pela bomba, relatou à polícia que participou de atos antidemocráticos realizados por apoiadores do presidente. Disse ainda que sua intenção era iniciar o "caos" e que agiu por motivação política. A bomba não chegou a explodir.

"Hoje em dia, se alguém comete, um erro é bolsonarista. Nada justifica, aqui em Brasília, essa tentativa de ato terrorista na região do aeroporto", afirmou o presidente.

"O elemento que foi pego, graças a Deus, que não coaduna com nenhuma situação, mas classificam como bolsonarista. É o modo de tratar", completou.

Acampamentos em frente a QGs

O presidente também comentou os acampamentos de apoiadores em frente a quartéis-generais do Exército em cidades do país. Os acampamentos fazem pedidos inconstitucionais, como intervenção militar e reversão do resultado das eleições.

Para Bolsonaro, as manifestações são espontâneas e não são lideradas por ninguém. Ele afirmou que não tem participação nos atos.

"Eu não participei desse movimento. Eu me recolhi", afirmou Bolsonaro.

Voz embargada

Ao longo da transmissão, o presidente chegou a embargar a voz algumas vezes e a fazer pausas prolongadas na fala. Um desses momentos foi quando ele lembrou os "sacrifícios" de quem esteve ao seu lado no mandato, e citou a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Outra ocasião foi quando disse que o Brasil "não acaba em 1º de janeiro".

Governo Lula

Para Bolsonaro, o governo Lula já começa "capenga". O presidente argumentou que seu sucessor terá dificuldades com um Congresso "mais conservador" e que parcelas da população que votaram em Lula agora estão arrependidas.

Bolsonaro também disse que buscou "dentro das quatro linhas da Constituição", uma forma de questionar o resultado das eleições. Segundo ele, não teve apoio para isso, e por isso não conseguiu levar a ideia adiante.

"Está prevista a posse agora no dia 1º de janeiro. Eu busquei dentro das quatro linhas, dentro das leis, respeitando a Constituição, uma saída pra isso aí. Se tinha alternativa, se a gente poderia questionar alguma coisa dentro das quatro linhas", afirmou.

"Mesmo dentro das quatro linhas temos que ter apoios. Alguém acha que é pegar uma caneta BIC e assinar?", questionou o presidente. "Agora, certas medidas têm que ter apoio do parlamento, de alguns do Supremo, de outros órgãos, de outras instituições", disse Bolsonaro em um trecho mais à frente da live.

Para ele, "ou vivemos em uma democracia ou não vivemos [em uma democracia]".

"Sei que muita gente me critica por isso. Mas eu nunca saí das quatro linhas. Ou vivemos na democracia ou não vivemos. Ninguém quer isso aí", completou Bolsonaro.

Balanço do mandato

Bolsonaro listou o que para ele foram feitos da gestão, como queda no preço dos combustíveis em 2022, flexibilização nas regras de acesso a armas de fogo e avanço na economia.

"Vou dizer que fui o melhor presidente do mundo? Não vou dizer. Mas dei meu sangue", disse.

O presidente também citou os imprevistos que teve no mandato, como a pandemia de Covid e a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Por g1 — Brasília

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 30 de dezembro de 2022

 




























Confira abaixo mais destaques dos principais jornais do país nesta sexta-feira 30 de dezembro de 2022

Velório de Pelé terá 24 horas de duração e será aberto ao público na Vila Belmiro


A despedida ao Rei do Futebol será aberta aos fãs, amigos e autoridades em Santos na próxima segunda-feira, dia 2 de janeiro. A partir das 10h, todos terão acesso à Vila Belmiro para o velório, que será no centro do gramado do estádio, como era o desejo de Pelé.

O corpo de Pelé sairá do hospital Albert Einstein na madrugada de segunda-feira em direção ao estádio da Vila Belmiro escoltado por policiais militares. A família de Pelé optou por fazer o funeral após a virada do ano e a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo.

Os fãs entrarão pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10. Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez comparecerá ao velório; e é possível que Gianni Infantino, presidente da Fifa, também esteja presente.

Ao fim do velório, às 10h do dia 3 de janeiro, começará o cortejo com o corpo do Rei do Futebol pelas ruas de Santos, passando pela casa de Dona Celeste, mãe de Pelé, até o cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica.

O cemitério está desde 1991 no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o mais alto do mundo. De lá, há visão para a Vila Belmiro. O enterro do Rei será reservado apenas para os familiares.

Pelé parou ou não uma guerra civil na África? Entenda a história e o debate sobre as versões

Quanto Pelé ganhava quando era jogador? Compare com o salário dos astros dos dias atuais

Em entrevista ao jornal "A Tribuna", Pelé explicou porque escolheu o local:

— Escolhi por sua organização, limpeza e estrutura. É um local que transmite paz espiritual e tranquilidade, onde a pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério.

Desde semana passada, o Santos havia começado os preparativos do funeral. Inclusive, imagens do caixão e de um altar no gramado vazaram na internet.

Por Agência O Globo

Grave acidente mata mulher e deixa esposo ferido em Petrolina/PE


Um grave acidente registrado na zona rural de Petrolina-PE acabou deixando uma vítima fatal e um ferido, na tarde desta quinta-feira (29).

De acordo com informações repassadas para a redação do Blog Notícias em Destaque o acidente que resultou na morte de uma mulher e deixou seu esposo ferido, ocorreu entre o distrito de Nova Descoberta e o povoado de Pedrinhas.

O casal, residente em Nova Descoberta estava trafegando de motocicleta na rodovia quando de repente foi atingido por outra motocicleta. A mulher morreu no local do acidente e o seu esposo foi encaminhado ao Hospital Universitário em Petrolina-PE, porém, seu estado de saúde é desconhecido.

Comerciante é assassinado dentro de casa em Caruaru/PE


O segundo homicídio desta quinta-feira (29) em Caruaru, foi registrado durante a noite no Sítio Encanto, que fica em frente a CEACA – Central de Abastecimento de Caruaru.

A vítima foi o comerciante, Rangelson Mira de Souza, de 42 anos, que possuía um abatedor e foi morto dentro da sua casa, onde também funcionava o seu comércio.

De acordo com o delegado chefe da 3ª Divisão de Homicídios, Dr. Eric Costa, que estava de plantão na Divisão Especial de Apuração de Homicídios, a vítima estava em casa, quando foi surpreendida com três indivíduos que chegaram em um veículo, bateram na porta e quando a vítima foi atender, foi executada com vários tiros. Ele informou ainda que os familiares disseram que a vítima era acusado de ter cometido um assassinato há cerca de dez anos, inclusive que iria a julgamento nos próximos dias.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Por: Portal Violento

Prefeitura de Petrolândia inaugura Praça Gilsa Batista Souza da Silva, na AV. Auspício Valgueiro de Barros

  

Prefeito Fabiano Marques, vereador Fabrício Cavalcante em foto ao lado das irmãs da homenageada Gilsa Batista Souza da Silva


Com a presença de centenas de pessoas, na noite desta quinta-feira (29/12/2022), foi inaugurada a praça Gilsa Batista Souza da Silva”, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros. Estiveram presentes o prefeito Fabiano Marques, vice-prefeito Rogério Novaes, vereadores  Fabrício Cavalcante (Autor da indicação na Câmara), Sílvio Rogério, Said Sousa, Evaldo da Melancia,Dedé de Franaça (Presidente da Câmara), Gil da Cesta Básica,Adelina Martins; também presentes ao evento, secretários, familiares da homenageada, servidores municipais, empresários e a comunidade local.

Fizeram uso da palavra os vereadore(a)s, Adelina Martins, Fabrício Cavalcante, Sílvio Rogério, Said Souza e Dedé de França, além do vice-prefeito Rogério Novaes e o prefeito Fabiano Marques - VEJA VÍDEO ABAIXO

O prefeito agradeceu a presença de todos e de forma especial àqueles que se empenharam e se dedicaram para a construção da praça. Agradeceu a boa parcera com o legislativo do município e fez discurso voltado para as ações de seu governo nos dois primeiros anos.

Ainda na manhã desta quinta-feira (29/12), a três dias do ano novo, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques (Republicanos), e o vice-prefeito Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes) concederam entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia.  Veja abaixo vídeo e fotos da inaugurada da praça Gilsa Batista Souza da Silva”, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros e o link da entrevista concedida na Web Rádio Petrolândia

Raquel Lyra anuncia novos secretários de governo de Pernambuco; veja quem são

Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, é a sede do governo de Pernambuco — Foto: Pedro Alves/g1

A governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (29) os oito primeiros nomes de secretários e gestores que vão compor o alto escalão da futura gestão. Eles devem ser empossados na segunda-feira (2), um dia depois da posse da nova governadora e da vice, Priscila Krause (Cidadania).

Atualmente, Pernambuco tem 22 secretarias, além da Procuradoria-Geral do Estado. A governadora eleita ainda não divulgou se vai manter o número ou se vai fazer alguma reforma na estrutura do secretariado.

Os nomes divulgados até agora são os seguintes:

Secretaria de Defesa Social: delegada Carla Patrícia Cunha;
Cultura: Silvério Pessoa;
Turismo e Lazer: Daniel Coelho;
Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur): Eduardo Loyo;
Secretaria da Mulher: Regina Célia Barbosa;
Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides;
Secretaria de Comunicação: Rodolfo Costa Pinto;
Secretaria Executiva de Imprensa: Daniella Brito Alves.

Secretaria de Defesa Social: Delegada Carla Patrícia Cunha

Carla Patrícia Cunha é delegada da Polícia Federal há mais de 20 anos e já foi superintendente da corporação em Pernambuco, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo no estado. Ela é graduada em Direito, pós-graduada em Ciência Policial e Inteligência, mestre em Engenharia de Produção, com foco em gestão, e doutoranda em Engenharia de Produção, com foco em gestão pública.


Cultura: Silvério Pessoa

Silvério Pessoa é cantor, compositor e pesquisador em cultura popular e cotidiano escolar, religiosidade popular e música religiosa e diálogos entre culturas, com atividades também na área de formação docente. Ele é pedagogo e tem pós-graduação em Psicopedagogia e em Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno. Também é mestre e doutor em Ciências da Religião.

Turismo e Lazer: Daniel Coelho

Deputado federal não reeleito, filiado ao Cidadania, Daniel Coelho é formado em Administração e tem mestrado em Administração de Negócios Internacionais. Começou a carreira política em 2004 e foi vereador do Recife por dois mandatos. Em 2010, se elegeu deputado estadual. Em 2014, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por duas legislaturas.

Empetur: Eduardo Loyo

Eduardo Loyo é advogado e tem MBA em Gestão Empresarial. Atualmente é CEO da empresa MAI Hotéis & Resorts. Segundo a gestão, ele faz parte de uma família com mais de 35 anos de história no turismo do estado.

Secretaria da Mulher: Regina Célia Barbosa

Regina Célia Barbosa é filósofa, mestra em Ciência Política e professora universitária há 25 anos, com atuação nos cursos de Direito e demais áreas das Ciências Humanas. É cofundadora, vice-presidenta e diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha. É Ativista na área de enfrentamento à violência contra a mulher, violência doméstica e violência de gênero, e representante da Sociedade Civil na Comissão Seccional da Mulher Advogada (CSMA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco.

Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides

Simone Benevides é servidora concursada da Caixa Econômica Federal há mais de 20 anos e tem mestrado em Gestão Estratégica de Pessoas. Desde outubro de 2021 era secretária da Fazenda de Caruaru, no Agreste, cidade governada por Raquel Lyra por dois mandatos. Já ocupou diversos cargos de liderança na Caixa, como diretora executiva de Logística e Segurança, diretora executiva de Contratos e Operações, diretora de Participações da Holding Caixa Participações. Atuou também como superintendente nacional de Varejo e superintendente regional do estado de Pernambuco.

Secretaria de Comunicação: Rodolfo Costa Pinto

Rodolfo Costa Pinto é cientista político e tem mestrado em Comunicação Política.

Secretaria Executiva de Imprensa: Daniella Brito Alves

Daniella Brito Alves é jornalista, tem pós-graduação em Administração e Marketing e mestrado em Sociologia, com atuação profissional voltada para área de assessoria de imprensa e marketing nos setores público e privado. Também é professora de cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação e Marketing Político.

Por G1 PE