terça-feira, dezembro 20, 2022

Pecatórios do Fundef. 2022 em Pernambuco: governo pagará novo lote de beneficiados nesta quarta-feira (21)

Entre os temas abordados no debate da Rádio Jornal, um deles foi o pagamento dos precatórios do Fundef aos professores de Pernambuco - FOTO: Divulgação

Nesta quarta-feira (21) o governo de Pernambuco fará o pagamento de mais um lote de beneficiados com a primeira parcela dos precatórios do Fundef. Foi o que prometeu o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, durante debate na manhã desta terça-feira (20) na Rádio Jornal.

Além de Marcelo Barros, participou do debate a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano. O tema principal foi um balanço das ações de educação em Pernambuco na gestão do PSB.

PRECATÓRIOS DO FUNDEF

O governo de Pernambuco ganhou na Justiça, da União, R$ 4,3 bilhões, referentes a repasses do Fundef que deveriam ter ocorrido entre 1997 e 2006 e que foram em valores menores do que o devido. A ação é de 2002, ou seja, tramitou por 20 anos.

O Estado recebeu o primeiro pagamento, referente à 40% do total da dívida (R$ 1,7 bilhão), em agosto. Outros 30% serão repassados pela União em 2023 e mais 30% em 2024. Do total do montante devido a Pernambuco, 60% serão divididos para os professores ou herdeiros.

Todos os profissionais do magistério da educação básica (estatutários, temporários e celetistas) que atuaram na rede estadual de Pernambuco entre 1997 e 2006 podem receber o abono.

Os herdeiros de professores são os que mais têm se queixado de dificuldades para receber o abono, que será pago em três parcelas (2022, 2023 e 2024). Os docentes com vínculo, entre ativos e aposentados, ganharam o primeiro abono em agosto.

"Vamos dar uma nova carga de pagamentos nesta quarta-feira (21). Estão previstos outros lotes de pagamentos até o final do ano", afirmou Marcelo Barros. Segundo ele, um problema que estava dificultando o repasse do dinheiro aos beneficiados foi o código da agência bancária.

"Conseguimos detectar junto à Frebraban um problema técnico. Algumas agências têm o código X. Esse código fez com que depósito retornasse. Identificamos e resolvemos. Por isso avançamos nos pagamentos na última semana", explicou o secretário de Educação de Pernambuco. Febraban é a Federação Brasileira de Bancos.

Marcelo disse que cerca de 3 mil beneficiados com o dinheiro do Fundef estão com o processo em análise. "Esperamos liquidar todos os pagamentos esse ano", comentou.

Marcelo ressaltou, entretanto, que os contemplados com o abono dos precatórios do Fundef não se preocupem caso a primeira parcela não seja recebida ainda em 2022. "Aqueles que têm direito ao abono não devem se preocupar porque está previsto na lei que o direito vale por cinco anos", explicou.

Margarida Azevedo
JC Online

"Ele mandou mensagem dizendo que fez besteira", conta parente de policial que matou mulher no Recife- Quatro colegas de farda foram baleados - um tenente morreu na hora. Depois, o policial se matou

 


O policial militar que matou a esposa, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, e atirou em colegas de farda do 19º Batalhão, com sede no Pina, Zona Sul da capital, na manhã desta terça-feira (20), teria enviado uma mensagem à mãe relatando que fez "besteira". A informação foi dada por uma prima dele à TV Jornal.

"Ele mandou mensagem para a mãe dele dizendo que fez besteira e que iria se entregar", contou a mulher, que preferiu não se identificar.

O policial foi identificado como Guilherme Barros, soldado lotado no 19º Batalhão.

A todo instante, policiais militares e outros profissionais de segurança, além de parentes das vítimas, chegam ao 19º Batalhão.

Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, o soldado matou a tiros a esposa, identificada como Cláudia Gleice da Silva, de 33 anos, dentro de casa e, em seguida, chegou atirando no 19º Batalhão.

Quatro colegas de farda foram baleados - o tenente Wagner Souza morreu na hora. Depois, o policial se matou.

Um sargento baleado de raspão na cabeça foi levado para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife. O ferimento não foi invasivo e foi feita uma sutura. Ele já recebeu alta.

Uma major e um cabo do 19° Batalhão foram encaminhados ao Hospital Português. "Até este momento, a Instituição não tem autorização para divulgar o estado de saúde dos pacientes", informou a assessoria da unidade de saúde.

Mas a Polícia Militar informou, em nota, que a major Aline Maria Lopes dos Prazeres Luna passou por cirurgia e está na UTI. Já cabo Paulo Rebelo, ferido no ombro, encontra-se internado para avaliações médicas.

Amigos e familiares da major, identificada como Aline Maria Lopes dos Prazeres Luna, fazem um apelo por doações de sangue (de qualquer tipo). Quem puder doar, deve se dirigir ao HIENE, na Rua Tabira, no bairro da Boa Vista, no Recife.

A Polícia Militar de Pernambuco informou, em nota, que "todos os fatos ocorridos na sede do batalhão serão apurados através de Inquérito Policial Militar, enquanto a morte da esposa do soldado Guilherme será apurada pela Polícia Civil".

Raphael Guerra
JC Online

Brumadinho: quase 4 anos após tragédia, Polícia Civil identifica mais uma vítima do rompimento de barragem da Vale

Cristiane Campos Brumadinho — Foto: Reprodução/Redes sociais


Mais uma vítima do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi identificada. Trata-se de Cristiane Antunes Campos, que tinha 35 anos e atuava como supervisora de mina.

Segundo a Polícia Civil, Cristiane foi identificada por meio de exame de DNA. A família da vítima, que era natural de Belo Horizonte, já foi informada.

O rompimento da barragem ocorreu em janeiro de 2019. A tragédia deixou 270 pessoas mortas. Até momento, 267 foram identificadas. Três vítimas permanecem desaparecidas (veja abaixo).

"Não sossegaremos até encontrarmos todos os desaparecidos, diminuindo um pouco a dor dos familiares", afirmou o governador Romeu Zema (Novo) nas redes sociais.

A última identificação tinha acontecido em junho de 2022. A vítima era Olímpio Gomes Pinto, de 56 anos, que trabalhava como auxiliar de sondagem.

Veja quem são as pessoas que seguem desaparecidas:

Médico é encontrado morto dentro de sua residência em Delmiro Gouveia/AL

Diego Henrique Jurema do Nascimento não apresentava sinais violências. Suspeita é que tenha sido morte natural

Um médico foi encontrado morto em sua própria residência no início da noite desta segunda-feira, 19, na Rua Rui Barbosa, próximo a Equatorial Alagoas, no centro da cidade de Delmiro Gouveia no Sertão de Alagoas. O profissional de saúde foi identificado como Diego Henrique Jurema do Nascimento.

Segundo a polícia, uma funcionária da casa encontrou o rapaz sem vida. Uma guarnição da Força Tarefa foi a primeira a chegar ao local, segundo os militares não havia sinais de violência. A suspeita é que ele tenha tido morte natural.

Por se tratar de um achado de cadáver, a Polícia Civil foi acionada e solicitou o Instituto Médico Legal (IML).

Diego Henrique atuava na Secretaria de Saúde da cidade, onde atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Eugênia Nunes Teles no Conjunto Habitacional Sônica Coco (369 Casas).

As informações são do Portal do Ítalo Timóteo

Multidão recebe o elenco argentino e celebra o tri em Buenos Aires, FOTOS

 


A festa hermana parece estar longe de chegar ao fim. Com feriado decretado nesta terça-feira (20/12), milhares de argentinos foram às ruas de Buenos Aires, principalmente ao Obelisco, para receber os atuais campeões do mundo.

Vale lembrar que, na madrugada desta terça, a chegada da delegação argentina já proporcionou grande festa em Buenos Aires.

No entanto, os torcedores aguardam a chegada do ônibus aberto para fazer a festa oficial juntamente aos jogadores no monumento histórico.

VEJA FOTOS DA FESTA ARGENTINA

Chuva em SC: Duas jovens morrem soterradas em deslizamento de terra em Camboriú

Jovens morreram em deslizamento de terra durante chuvas volumosas em SC — Foto: Redes Sociais/Divulgação

Elaine Marques, 17, e Ketelhem Arno Ribeiro, 16, são as duas jovens mortas soterradas em deslizamento de terra em Camboriú, no Litoral Norte catarinense, na madrugada desta terça-feira (20). Elas eram primas e não irmãs, conforme havia divulgado a prefeitura anteriormente.

O deslizamento ocorreu por volta de 3h no bairro Jardim Aliança. De acordo com o prefeito Elcio Kuhnen, elas estavam dentro de uma casa atingida pelo soterramento provocado pelas fortes chuvas que colocaram o estado debaixo d'água.

Deputado Fabrizio Ferraz é diplomado para o segundo mandato


Na tarde dessa segunda-feira (19), o deputado estadual Fabrizio Ferraz foi diplomado pela Justiça Eleitoral em cerimônia realizada no Teatro Guararapes, no Recife. Com o diploma em mãos, o parlamentar está habilitado para tomar posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco e exercer o seu segundo mandato.

Na ocasião, os demais deputados estaduais, deputados federais, a senadora eleita, a governadora e vice-governadora de Pernambuco também receberam o documento que atesta o resultado das urnas no último pleito.

“ É um momento de felicidade e de muita gratidão aos pernambucanos e pernambucanas pela confiança. Agradeço a Deus por mais essa graça alcançada; à minha família, por ser minha fortaleza a todo momento; e aos parceiros que estiveram ao nosso lado nessa caminhada de vitória. Agora, o compromisso se renova e a vontade de fazer mais e melhor pelo nosso povo só aumenta”, disse Ferraz.

Blog de Assis Ramalho
Por: Assessoria

Petrolândia: Presépio de Natal é montado na Igreja Matriz de São Francisco de Assis

No município de Petrolândia a tradição do presépio é mantida na Igreja Matriz de São Francisco de Assis - Fotos: Asis Ramalho/BlogAR


É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais.

O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

No município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a tradição do presépio é mantida na Igreja Matriz de São Francisco de Assis. O presépio foi colocado na entrada da Igreja Matriz de Petrolândia propositalmente para ser visto, visitado e contemplado pelas pessoas que entram no recinto.

 Também foi montado presépio na parte externa da Igreja CONFIRA FOTOS ABAIXO