Raquel Lyra (PSDB), governadora eleita de Pernambuco, no estúdio do NE2 — Foto: Reprodução/TV GloboO Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pernambuco diploma, na tarde desta segunda-feira (19), a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB), a vice dela, Priscila Krause (Cidadania), a senadora Teresa Leitão (PT) e os deputados federais e estaduais eleitos pelo estado nas eleições de outubro deste ano (veja lista completa mais abaixo).
Com transmissão pela internet, a cerimônia tem previsão de começar às 16h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A solenidade oficializa o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral deste ano, além de habilitar os eleitos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2023.
Assim como a governadora e a vice, são diplomados também os 25 deputados federais e os 49 deputados estaduais que se elegeram neste ano e a senadora eleita, Teresa Leitão (PT). Ela ocupará a vaga a ser deixada por Fernando Bezerra Coelho (MDB).
Além de eleger a primeira mulher senadora de sua história, Pernambuco também elegeu, pela primeira vez, uma mulher para o cargo de governadora, numa chapa inédita em todo o Brasil, formada por duas mulheres.
A disputa no estado também foi a primeira do Brasil em que duas mulheres disputaram o segundo turno por um governo estadual: Raquel Lyra, que teve 58,70% dos votos válidos, e Marília Arraes (Solidariedade), que obteve 41,30% dos válidos e foi derrotada.
Apesar da diplomação, ainda há processos na Justiça Eleitoral. Um deles é a rejeição das contas de Teresa Leitão pelo TRE. Cabe recurso à decisão.
Outro imbróglio foi a candidatura a deputado estadual de Lula Cabral (Solidariedade), ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, que passou quase três meses preso em 2019 por suspeita de participação no desvio de R$ 92,5 milhões do fundo previdenciário do município.
Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferir o registro de candidatura dele, o TRE fez, nesta segunda (19), uma nova totalização dos votos e Lula Cabral foi eleito com 34.798 votos.
Com essa mudança, o Solidariedade ficou com quatro cadeiras na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e Diogo Morais (PSB), que recebeu 43.117 votos, perdeu a vaga.
Confira, abaixo, quem são os deputados eleitos, por ordem de votação. Os que estão em negrito foram reeleitos:
Deputados federais