terça-feira, dezembro 13, 2022

Governo de Pernambuco investe R$ 4,2 milhões na prevenção ao câncer de colo de útero

Programa “Útero é Vida” será ampliado, atendendo 80 mil mulheres, nos próximos dois anos, e validando exames de identificação do HPV (Foto: Aluísio Moreira/SEI)

O combate ao câncer de colo de útero ganhou reforço em Pernambuco e recebeu um aporte de R$ 4,2 milhões, autorizado pelo governador Paulo Câmara, nesta terça-feira (13.12). A iniciativa permitirá a continuidade do “Útero é Vida”, por meio da validação do exame de identificação do vírus HPV. Além disso, vai proporcionar a ampliação do programa, garantindo a realização da testagem, nos próximos dois anos, em 80 mil mulheres. Dessas, serão 60 mil beneficiadas no Recife e 20 mil em oito municípios da Mata Sul de Pernambuco (Amaraji, Barreiros, Cortês, Lagoa dos Gatos, Primavera, Ribeirão, São Benedito do Sul e Tamandaré). O Estado contabiliza, todo dia, pelo menos uma morte por conta dessa doença altamente prevenível.

“Saúde Pública se faz além dos investimentos nas unidades e hospitais. Precisamos estar atentos às políticas sociais, principalmente, aquelas que dizem respeito à prevenção. Essa é uma ação estruturadora, que agora vamos dar uma prioridade maior, promovendo ainda mais a saúde da mulher pernambucana. Será determinante para o futuro e para salvar vidas”, declarou Paulo Câmara. O programa tem como objetivo a reorganização da linha de cuidado deste tipo de câncer no Estado, definida por meio da Carta Acordo, constituída pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região Pernambuco notifica seis pessoas irregulares atuando nos Jogos Escolares Municipais de Palmares

Foto: Divulgação CREF12/PE

Equipes do Departamento de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da CREF12/PE fiscalizaram os Jogos Escolares Municipais de Palmares (JEMP).

Por meio de denúncias, o CREF12/PE verificou possíveis irregularidades quanto a atuação de pessoas sem registro profissional atuando como treinadores de várias escolas.

Durante as fiscalizações das 11 partidas de futsal foram encontradas seis pessoas irregulares atuando em cinco das 14 escolas fiscalizadas durante os jogos. As pessoas foram notificadas por exercício ilegal da profissão e responderão de acordo com o Art. 47 da Lei de Contravenção Penal.

As cinco unidades de ensino escolas que estavam com pessoas irregulares na função de treinador foram denunciadas ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). E dois profissionais vão responder na Comissão de Ética por serem coniventes com o exercício ilegal da profissão.

Adagro monitora resíduos de agrotóxicos no Ceasa e em feiras de orgânicos


A Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), coletou 83 amostras de produtos agroecológicos nos meses de setembro e outubro, sendo 23 na Ceasa/PE e 60 em feiras orgânicas localizadas em Recife e Petrolina. Oito amostras de tomate, brócolis, abacaxi, feijão vagem e goiaba foram consideradas insatisfatórias para os padrões de produtos agroecológicos. A Adagro é o órgão responsável pelo Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em produtos de origem vegetal e animal, produzidos dentro e fora do Estado.

Das 60 amostras coletadas nas feiras agroecológicas da Região Metropolitana do Recife e Petrolina, o monitoramento detectou resíduos de agrotóxicos em oito amostras das seguintes culturas: abacaxi nas feiras Agroecológica da Várzea e da Beira Rio; tomate Santa Clara e goiaba na feira de Casa Forte; tomate na feira Peixaria de Candeias; Feijão vagem na feira do Espinheiro; Brócolis japonês e tomate na feira da


FIOCRUZ.

Ação e Cidadania lança campanha 'Natal sem Fome'; veja posto de arrecadação


A campanha Natal sem Fome completa 30 anos de existência em 2022, e para comemorar todo esse tempo de ações solidárias, o idealizador e coordenador da organização não governamental Ação e Cidadania Pernambuco, Anselmo Monteiro, reforça o pedido de doações para que a campanha siga até o final de Dezembro, onde espera arrecadar e distribuir mais de 10 mil cestas básicas que serão destinadas para famílias carentes de todas as regiões de Pernambuco.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h na sede do Comitê Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, localizada no Parque de Exposições do Cordeiro (Avenida Caxangá). Mais informações através do telefone 3226-0063.

Assessoria Ação e Cidadania Pernambuco

Prefeitos e prefeitas pernambucanos apresentam pauta municipalista a parlamentares eleitos

Foto: Victor Patrício

Prefeitos e prefeitas de Pernambuco participaram nesta segunda-feira (12) da reunião de apresentação da pauta municipalista aos novos parlamentares eleitos para cargos no legislativo. A atividade aconteceu em Brasília, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“Importantíssimo esse momento em que os prefeitos e prefeitas possam mostrar as demandas do movimento municipalista para os deputados eleitos. Precisamos do apoio do congresso e das assembleias legislativas para garantir um funcionamento pleno das prefeituras e principalmente dos municípios em Pernambuco, e todo o país”, disse o presidente da Amupe, José Patriota.

A Amupe foi representada pelo presidente da associação, José Patriota; e pelos prefeitos e prefeitas: Diogo Lima, de Barra de Guabiraba; Gilsomar Bento, de Brejinho; Talita Fonseca, de Camutanga; Dona Graça, de Catende; Mariana Medeiros, de Cumaru; Rorró Maniçoba, de Floresta; Professora Elcione Ramos, de Igarassu; Luciano Torres, de Ingazeira; Célia Sales, de Ipojuca; Zé Martins, de João Alfredo; Edmilson Cupertino, de Moreno; Isabel Hacker, de Rio Formoso; e Romero Sales, de Vertentes.

Assessoria de Imprensa Amupe

Tacaratu conquista 2º lugar na terceira edição do Prêmio Pernambuco de Turismo

Cerimônia contou com entrega de prêmios, homenagens e discursos emocionantes (Fotos: Chico Andrade/Setur)
Homenagem especial da noite foi para o deputado estadual e ex-secretário de Turismo, Rodrigo Novaes

Foi uma noite emocionante de celebração e homenagens aos profissionais e empresas que participaram da terceira edição do Prêmio Pernambuco de Turismo, na noite de segunda-feira (12), no Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Sob o comando da secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, os convidados conheceram os melhores projetos em dez categorias após uma criteriosa seleção realizada por representantes do trade turístico pernambucano.

O município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, conquistou a segunda colocação na categoria Município Destaque de Turismo. Os Encantos do Sertão de Itaparica, roteiro da Avant Turismo PE, campeã na categoria Agência de Turismo, também conquistou o segundo lugar na categoria Turismo Criativo. 

O evento contou com Geraldinho Lins entoando o Hino de Pernambuco e a participação de Caio Braz, o garoto-propaganda do Bora Pernambucar, apresentador de TV e influenciador digital, como apresentador da solenidade. O cantor, compositor e poeta pernambucano Bruno Lins, fundador da banda Fim de Feira, também emocionou a todos com sua arte.

Em discurso de abertura, a secretária Milu Megale enfatizou a importância da participação do trade turístico e celebrou as ações desenvolvidas ao longo do ano para que o Estado voltasse a se destacar no cenário nacional e internacional, gerando emprego e renda para a população pernambucana. “O Prêmio Pernambuco de Turismo foi criado para parabenizar as melhores iniciativas desenvolvidas dentro do conceito do Bora Pernambucar, o nosso programa de interiorização do turismo, que, ao longo desses últimos quatro anos conseguiu colocar destinos que antes eram desconhecidos ou não tinham tradição no turismo, na prateleira das agências de viagens”, afirma.

Petrolândia: Atrações divulgadas do Maria Fumaça para o final de semana; confira

 

Atrações divulgadas do Maria Fumaça para o final de semana (sexta, sábado e domingo); confira acima

Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, local onde você apreciar as mais saborosas opções da culinária.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor -

APROVEITE!

Lula anuncia Aloizio Mercadante como futuro presidente do BNDES





O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta terça-feira (13) que o ex-ministro da Educação e da Casa Civil Aloizio Mercadante será o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O petista fez o anúncio durante evento que marcou o fim dos trabalhos da equipe de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

"Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES", afirmou Lula.

Na campanha de Lula ao Palácio do Planalto, Mercadante coordenador do programa de governo petista. Já, na transição, coordenou os grupos técnicos de trabalho.

Eleito em outubro deste ano, derrotando o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula tomará posse como chefe do Executivo pela terceira vez no próximo dia 1º de janeiro.

Perfil

Petrolândia: Cida Oliveira - A minha querida e eterna Clarinha se foi há um ano: ''Creio em Deus que está respirando no céu o ar puro que não teve aqui na terra''


Eu irei sempre pensar na minha filha, na minha querida e amada Clarinha que há um ano se foi cedo demais. Quem me dera que ela estivesse aqui ao meu lado; que nunca tivesse partido nem por um só segundo.

Sei que as lágrimas jamais irão secar do meu rosto, mas também que as memórias nunca irão desvanecer do meu pensamento. 

Creio em Deus que Clarinha está respirando no céu o ar puro que não teve aaqui na terra.

Descanse em paz, minha filha - minha querida e eterna Clarinha. 



Mae de Clarinha, Cida Oliveira avisa que a missa de 1 ano em memória de sua inesquecível filha será realizada nesta quinta-feira (15) às 19:30 na Igreja da Matriz


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta quarta, quinta e sexta-feira (14, 15 e 16) ; Agende sua consulta

  

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta  quarta, quinta e sexta-feira, 14, 15 e 16 de dezembro de 2022.

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

- VEJA DIAS E DATAS NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS ABAIXO

Petrolândia: Vazamento em rede na Orla é motivo de falta de água na cidade, diz Compesa

 


Blog de Assis Ramalho

Informação: Escritório da Compesa/Petrolândia

Auxílio Brasil é pago hoje a beneficiários com NIS final 2; Auxílio Gás também será pago nesta terça (13)





A Caixa Econômica Federal paga hoje (13) a parcela de dezembro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. Esta é a terceira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigora até este mês, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

No último dia 7, o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que prevê R$ 145 bilhões no teto federal de gastos pelos próximos dois anos, o que permiti a manutenção do valor em R$ 600 e o pagamento de R$ 150 extras a famílias com crianças de até 6 anos. O programa deve voltar a se chamar Bolsa Família.

A emenda constitucional aprovada em julho liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa subiu para 20,2 milhões neste semestre. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

OAB repudia atos e cobra punição: 'Nada justifica o cenário de guerra'


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) repudiou, na noite desta segunda-feira (12), as manifestações violentas de bolsonaristas na capital. Em nota oficial, a entidade citou os atos de depredação dos extremistas e cobrou uma punição aos responsáveis. O documento também é assinado pela seccional do Distrito Federal (OAB/DF).

“É preciso prender os responsáveis e agir firmemente para a efetiva punição de todos na forma da lei. Tais atos atentam contra a democracia e representam inaceitável escalada de violência. Nada, absolutamente nada, justifica o cenário de guerra que se está a ver”, ressalta o documento da OAB.

“Assim, o Conselho Federal e a OAB/DF colocam-se à disposição da sociedade e cobram das autoridades competentes medidas enérgicas, manifestando-se nesta nota e prestando solidariedade às vítimas dessas agressões”, finaliza o posicionamento.

A confusão começou na noite desta segunda-feira, ao lado da sede da Polícia Federal (PF), na Asa Norte. Depois foram verificados mais confrontos em outros pontos da capital. Os bolsonaristas contestam a prisão do cacique Serere Xavante, apoiador de Bolsonaro, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O cacique faz parte do grupo de indígenas que invadiu a sala de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília no último dia 2 de dezembro. Os manifestantes tentaram invadir a sede da PF para tentar libertá-lo.

Outros vídeos também mostram a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) depredada pelos bolsonaristas. Em material cedido ao Correio, é possível ver a porta da DP destruída e um ônibus pegando fogo em frente ao local. O veículo está totalmente carbonizado. Até o momento, não foi efetuada nenhuma prisão pelos atos.

Confira a nota na íntegra

Petrolândia: É HOJE! Loja Donna K realiza Live de Aniversário nesta terça-feira (13/12), com ofertas exclusivas para compras online; Não perca!


A loja Donna K, empresa do Grupo Louana, vai celebrar os 13 anos de elegância e sucesso com uma live nesta sexta-feira, 13/12/2022, a partir das 08h30, no Instagram @donnak_donnak

O evento virtual da Donna K promete, além de apresentação musical, ofertas exclusivas para quem comprar durante a live. Produtos de grifes renomadas vão estar disponíveis a preços inacreditáveis para compras online.

Quem é cliente não vai perder, por que já conhece a qualidade dos produtos comercializados pela Donna K, e quem ainda não é cliente, esta é a hora de conhecer e aproveitar as ofertas.

A Donna K, organização de Euda Campos e família, está localizada na Rua Cecília Delgado, próximo à Secretaria Municipal de Saúde.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Donna K

Tabira/PE: Sessão que elegeria nova Mesa termina em troca de socos, confusão e quebra-quebra [Vídeo]

 

Vianey Justo ironizou Dicinha do Calçamento que foi pra cima dele. Justo reagiu.

Houve troca de socos. Parte do público em plenário invadiu a sessão, que foi encerrada

Terminou em confusão a sessão que elegeria a nova Mesa Diretora da Câmara de Tabira.

Apesar de a votação só acontecer na segunda parte da sessão, o primeiro momento antecipava as posições dos vereadores.

O vereador Didi de Heleno, que teria sido cantado para mudar de lado, por exemplo, defendeu o voto na chapa encabeçada por Valdemir Filho, alinhado com o que queria o bloco governista.

Só que na fala de Vianey Justo, ele teria ironizado o vereador Dicinha do Calçamento. “Essa sessão era diferente porque a dois anos teve vereador escoltado pela polícia. E o povo sabe quem foi. Foi Dicinha do Calçamento”, referência ao vereador que mudou de voto em cima da hora e ajudou a eleger Djalma das Almofadas.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira 13 de dezembro de 2022

 

























Confira abaixo mais manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira 13de dezembro de 2022

Jovem é assassinado a tiros no centro de Paulo Afonso/BA


O jovem Vagner Ribeiro Gomes Santos, conhecido como “Chokito” foi morto a tiros na noite do domingo, 11 de dezembro. O caso aconteceu na Rua dos Navegantes, no Centro cidade de Paulo Afonso, Bahia, e até a manhã desta segunda-feira (12), ninguém havia sido preso.

As primeiras informações apontam que Vagner foi morto por dois homens que estavam em uma motocicleta, um deles armado.

Depois de balearem o jovem, os suspeitos fugiram logo em seguida. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime.

Ainda não há informações sobre quem cometeu o crime, nem o que motivou o assassinato.

Por: PA4

Cenário de guerra: bolsonaristas tentam invadir sede da PF e espalham terror no centro de Brasília (Vídeo)

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir, na noite desta segunda-feira (12/12), a sede da Polícia Federal, na Asa Norte, em Brasília.

Com integrantes vestidos com camiseta da Seleção Brasileira, o grupo danificou dezenas de carros que estavam estacionados nos arredores do prédio da corporação. Alguns, inclusive, chegaram a ser incendiados. Um ônibus com motorista dentro chegou a ser incendiado. Por sorte, ele conseguiu descer antes de o veículo ser totalmente consumido pelo fogo. Pelo menos cinco ônibus foram incendiados.

Alguns bolsonaristas justificaram o ato alegando que agentes da PF “prenderam injustamente um indígena”. O Metrópoles apurou que é o Cacique Tserere, um líder de um grupo indígena Xavante apoiador de Bolsonaro. Bastante conhecido entre aqueles que estão há dias no QG do Exército pedindo intervenção militar, ele faz os discursos mais inflamados contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.


Vídeos mostraram alguns dos manifestantes armados com pedaços de paus correndo em direção à sede da Polícia Federal. Um homem dizia que ônibus com mais bolsonaristas chegariam para reforçar o ato antidemocrático. Um deles, muito exaltado, gritava: “Eu posso morrer aqui hoje, não tem problema, não”. A reportagem flagrou manifestantes jogando pedras em viaturas e policiais.

Diante do clima tenso, a corporação pediu reforço, a fim de impedir a destruição do prédio. A Polícia Militar do DF (PMDF) usou spray de pimenta e bombas de gás para espantar o grupo. Com o conflito, os arredores da PF aparentavam clima de batalha, com pedaços de paus e pedras espalhados por todos os lados. Por conta do cenário de guerra, a W3 Norte precisou ser fechada na altura do Brasília Shopping. O centro comercial, inclusive, precisou ser evacuado em função do ambiente hostil.

Apesar de inúmeras imagens flagrando criminosos depredando equipamentos públicos e privados, até a última atualização deste texto, a PMDF não informou se alguém havia sido preso durante os atos de violência que aterrorizaram quem passava pela região central da cidade.

Em coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, prometeu “reavaliar a questão da manutenção do acampamento” bolsonarista instalado em frente ao QG do Exército, pois segundo ele, parte dos vândalos faz vigília no QG.

Por: Portal Metrópoles

Indígena preso falou com Bolsonaro no Alvorada, atacou Moraes e convocou pessoas armadas para impedir diplomação

O indígena José Acácio Serere Xavante foi preso por envolvimento em protestos antidemocráticos Foto - Reprodução

Preso na noite desta segunda-feira, em Brasília, o indígena José Acácio Serere Xavante, de 42 anos, "convocou expressamente pessoas armadas para impedir a diplomação dos eleitos", de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF). A Suprema Corte, por meio do ministro Alexandre de Moraes, determinou a sua prisão temporária por dez dias, a pedido da Procuradoria-Geral da República.

A decisão foi cumprida no dia em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diplomado para exercer o cargo de presidente da República e resultou em um protesto de bolsonaristas na capital federal. Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro depredou pelo menos oito carros e ônibus estacionados próximos à sede da Polícia Federal.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram Serere Xavante pelo menos duas vezes em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, nos últimos dias. Em ambas as ocasiões ele faz discursos inflamados diante do presidente Jair Bolsonaro, que havia saído para cumprimentar apoiadores.

Em 9 de dezembro, o indígena diz que Lula não vai tomar posse, chama os ministros do STF de bandidos e pede para Bolsonaro decretar Garantia da Lei e da Ordem. Dois dias depois, ele voltou ao Palácio da Alvorada:

— Não entrega o cargo da Presidência do país — pediu Serere Xavante ao presidente da República, que ficou calado.

No protesto golpista realizado no Park Shopping, o indígena levanta suspeitas infundadas contra o processo eleitoral deste ano.

— Houve fraudes, nós exigimos a anulação dessa eleição ou vai acontecer aqui uma guerra civil. Vamos detonar esse povo bandido do STF — diz o indígena, antes de se referir ao ministro Moraes como 'marginal' e 'vagabundo'.

Bolsonaristas incendeiam carros durante protesto em frente à sede da PF

— Exijo que o ministro da Defesa Nacional possa prender com urgência esse marginal criminoso, Alexandre de Moraes — acrescentou.

Nesta segunda-feira, enquanto ocorria a diplomação de Lula, o indígena voltou a fazer manifestações antidemocráticas.

— Essa festividade pode comemorar hoje. Festividade dos marginais, dos bandidos, dos vagabundos. (...) Diplomação ilegal, ilegítima. Diplomação fraudulenta, criminoso pode comemorar. Mas a nossa decisão: o vagabundo Lula não vai por o pé na rampa — afirmou.

Ao pedir a prisão temporária, a Procuradoria Geral da República (PGR) disse que ele vem se utilizando da sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição de Lula e dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

"A manifestação, em tese, criminosa e antidemocrática, revestiu-se do claro intuito de instigar a população a tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo a posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos", diz ainda a PGR

Carros e ônibus queimados

Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro depredou pelo menos oito carros e ônibus estacionados próximos à sede da Polícia Federal, em Brasília, e ainda atirou pedras e paus no prédio da corporação. Eles protestavam contra a prisão de Serere Xavante.

Após o indígena ser levado, cerca de 200 apoiadores de Bolsonaro, portando armas de madeira, foram para a frente da instituição para protestar. A polícia tenta dispersar o grupo usando balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Por volta das 20h30, um carro foi incendiado pelos manifestantes.

Pastor e candidato derrotado

Natural de Poxoreu, em Mato Grosso, Serere Xavante é filiado ao Patriotas. Ele foi candidato a prefeito de Campinápolis, município situado a 658 km de Cuiabá. Ele teve apenas 689 votos e não foi eleito.

Nas redes sociais, o Serere Xavante se apresenta como pastor evangélico e missionário da Associação Indígena Bruno Ômore Dumhiwê.

Por Alfredo Mergulhão e Paulo Assad — Rio de Janeiro