quarta-feira, dezembro 07, 2022

Brasil registra 170 novas vítimas de Covid e tem maior média móvel de mortes em pouco mais de 3 meses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil registrou 170 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, nesta quarta-feira (7), chegando a 690.635 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 112, com variação de 53% em relação aos últimos 7 dias, tendência de alta pelo 17º dia seguido. Esta é a maior média de vítimas registrada desde 5 de setembro, pouco mais de 3 meses atrás (quando também estava em 112).

7 de dezembro de 2022
Total de mortes: 690.635
Registro de mortes em 24 horas: 170
Média de mortes nos últimos 7 dias: 112 (variação em 14 dias: +53%)
Total de casos conhecidos confirmados: 35.529.611
Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 47.359
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 32.128 (variação em 14 dias: +63%)

Sindicato dos auditores agropecuários alerta equipe de transição para pontos de atenção na Defesa Agropecuária nacional

Senador à esquerda e o presidente do ANFFA, de gravata vermelha - Foto: Governo de transição

Dispostos a alertar o futuro governo sobre questões que podem afetar o bom desempenho da área de Defesa Agropecuária brasileira, representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários -- ANFFA Sindical -- estiveram com o senador Carlos Fávaro, que integra a equipe de transição do novo governo, na pasta de Agricultura. Durante a reunião, realizada nesta terça-feira (06), o ANFFA ressaltou a importância da atuação dos auditores fiscais federais agropecuários (affas) para a manutenção da segurança alimentar do país e também apontou riscos sanitários com o baixo orçamento destinado a essa área estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), especialmente no combate a pragas quarentenárias (ausentes) e doenças em território brasileiro, como influenza aviária, febre aftosa e outras.

O alerta também inclui a alteração de marcos regulatórios, como o PL 1293/2021, conhecido como PL do autocontrole, e o PL 1459/2022, conhecido como PL do Agrotóxico. "São pontos de atenção porque podem gerar impactos às atividades de fiscalização da Defesa Agropecuária e afetar diretamente o meio ambiente e os alimentos, com consequências à saúde humana", destacou Janus Pablo, presidente do ANFFA. Segundo ele, o tema requer uma ampla discussão com a sociedade antes de qualquer alteração e aprovação dos projetos. “Essa agenda foi muito importante porque levamos os principais desafios da carreira e como sempre temos feito, levamos nossas sugestões de forma propositiva”, avaliou.

Dezembro Laranja: Em qualquer época do ano, é sempre importante ter cuidado com a pele

Antioxidantes orais podem auxiliar na prevenção de melasma e manchas

Os cuidados com a pele, principalmente do rosto, merecem atenção não apenas no verão, mas sim o ano todo. A falta de tempo não pode ser desculpa e o segredo é construir uma rotina de skincare, assim você fica motivada a se cuidar cada vez mais.

A médica dermatologista Marisa Gonzaga da Cunha destaca que passar filtro solar e hidratante é fundamental, mas é preciso também ter cuidados de dentro para fora. Por isso, suplementos contendo antioxidantes orais, principalmente à base de luteína e astaxantina, podem ser incluídos na rotina diária, principalmente nos meses de verão. “O uso de antioxidantes orais é um conceito já estabelecido para a prevenção do fotoenvelhecimento e de manchas a pele. Isso é mais importante nos meses mais quentes do ano, mas vale lembrar que nos demais períodos também estamos expostos à radiação solar, e a azul que é prejudicial para a pele e para os olhos. ”

Dra. Marisa orienta iniciar a ingestão de suplemento antioxidante quatro semanas antes da exposição intensa ao sol. “Entre os antioxidantes orais, a luteína 10mg ao dia é a mais estudada e indicada para a prevenção de manchas, inclusive do melasma, e no combate ao envelhecimento cutâneo causado pelas radiações, principalmente a solar”, explica.

Petrolândia: Karlosk, Aninha Araújo e Keven Vip são as atrações divulgadas do Maria Fumaça para o final de semana

Karlosk, Aninha Araújo e Keven Vip são as atrações divulgadas do Maria Fumaça para o final de semana, dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2022.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, local onde você apreciar as mais saborosas opções da culinária.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor -

APROVEITE!

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta quinta e sexta-feira, 08 e 09; Agende sua consulta

    

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta  quinta e sexta-feira, 08 e 09 de dezembro de 2022.

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

- VEJA DIAS E DATAS NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS ABAIXO

Floresta/PE: Alecrim Baby, loja especializada no público infantil é nova parceria comercial do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia


Situada em Floresta/PE, a Alecrim Baby é uma loja especializada no público infantil de 0 a 12 anos. Na Alecrim você vai encontrar tudo que você precisa: Enxoval, Roupas, Calçados, Acessórios, Livros e Brinquedos da melhor qualidade!

Visite nosso instagram https://alecrimbaby.com.br/loja/


Funcionamos de Segunda a Sexta das 08 Às 18:00h e aos sábados das 08h às 14:00h.

Estamos localizados na Rua Pereira Maciel Nº 110, no centro de Floresta. 

Nosso WhatsApp: (87) 9.9162-3063 - (87) 9.9179-4384

A loja Alecrim Baby em Floresta é a mais nova parceria de divulgação do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.



Informações e fotos: Alecrim Baby/Divulgação

Petrolândia: Endocrinologista Dr. Alexandre Torres e Cardiologista Dr. Cleobenisson Cruz atendem na MedClinic nesta quinta (08/12/2022); agende sua consulta

 




A MedClinic Clínica Especializada informa que Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia) e Dr. Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clínico Geral) vão atender nesta quinta-feira, 08 de dezembro de 2022.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

PL aluga casa para Bolsonaro morar a partir do dia 1º

Portaria do condomínio Ville de Montagne  - foto Reprodução

Jair Bolsonaro já tem lugar para morar a partir do dia 1° de janeiro de 2023. Vai trocar o Palácio da Alvorada pelo condomínio "Ville de Montagne", situado no bairro do Jardim Botânico, em Brasília (mesmo bairro, aliás, onde Hamilton Mourão irá morar).

O PL fechou o aluguel de uma casa de quatro quartos no condomínio surgido em 1996. As despesas de aluguel, condomínio e IPTU ficarão a cargo do partido.

De acordo com o site oficial do próprio "Ville de Montagne", trata-se de um local com "áreas de encostas, nascentes, cachoeiras e muito verde que cerca a região, (...) com exuberante magnitude de natureza, objetivando morada saudável, preservando o que de melhor oferece a situação ecológica da região, onde o bem estar, a paz, as flores, a harmonia, a fraternidade e o amor façam morada conosco."


O PL levou em conta a segurança que o condomínio oferece e por ser um local mais isolado. O ministro Anderson Torres, da Justiça, aliás, tem uma casa no condomínio.
E o célebre imóvel no Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, onde ele morava antes de assumir a presidência?


Bolsonaro não voltará para o Rio de Janeiro. Está fechado há quase quatro anos. Segundo
interlocutores do presidente, "está sendo comido pelos cupins, pois ninguém nunca mais entrou lá".

Por Lauro Jardim
Colunista de O Globo

Petrolândia: Falta de água na cidade é por motivo de limpeza no sistema de captação na Serrota, diz Compesa

Casa de bombas (captação de água) - Sítio Serrota (Fotos/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR)

Moradores da cidade de Petrolândia foram surpreendidos, nesta quarta-feira ( 07/12/2022), com a falta de água em suas torneiras.  Em contato com o escritório da Compesa/Petrolândia, à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia - recebeu a informação que o motivo para a falta do líquido precioso foi para limpeza no sistema de captação de água na Serrota

Assim que for concluído os trabalhos, será retomado o abastecimento de forma gradativa, ainda hoje, diz a informação.

Os moradores lamentam o fato do aviso não ter sido feito com antecedência.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Escritório da Compesa/Petrolândia

Petrolândia: Dra. Bárbara Lopes (Dermatologia Clínica e Estética) atende na Petroclínica nesta sexta (09/12); confira demais atendimentos da semana

 





A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que que Dra Bárbara Lopes - Dermatologia, Clínica e Estética - irá atender nesta sexta-feira,09 de dezembro de 2022.

Para marcação de consultas e maiores informações
Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

Atendimento semanal:
*Nubia Lopes ( Ultrassonografia e ginecologia) TERÇA E QUINTA FEIRA 
*Jennyfer Lorrainy ( Nutricionista) TERÇA, QUARTA E SÁBADO 
*ELETROCARDIOGRAMA ( de segunda a sexta-feira)
*Jéssica Bruna ( Psicóloga) QUARTA FEIRA E SÁBADO
*Camila Santos ( PSICOPEDAGOGA) DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA 
*Andreza Carvalho ( Psicóloga)  *TERÇA E QUINTA FEIRA 
Joane Barboza( preventivo e fotodepilaçao) QUARTA, SEXTA E SÁBADO 
*Rommel  Alencar ( Fisioterapia) DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA 
*EXAME DE VISTA-SEXTA FEIRA
*Emilio Araújo ( Psiquiatria) SEXTA FEIRA 
*Valmir Alves ( psicólogo) QUARTA E SEXTA FEIRA 
*Ebenone ( ortopedista) QUINTA FEIRA 
*Marcos Bispo ( Gastro endoscopia) SÁBADO 
*Bárbara Lopes ( Dermatologia clínica e estética) 09 de DEZEMBRO 
*MAMOGRAFIA DIGITAL- DIAS 21 E 22 DE DEZEMBRO 
*Cleovan Almeida ( Oftalmologia) DIA 10 DEZEMBRO 
*ATENDIMENTOS PREVIAMENTE AGENDADOS .

Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras


A Petrobras anunciou hoje (6), no Rio de Janeiro, que os preços médios de venda do diesel A e da gasolina A para as distribuidoras será reduzido a partir de amanhã (7).

Para a gasolina A, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,28 para R$ 3,08 o litro, com diminuição de R$ 0,20 por litro, equivalente a cerca de 6,1%.

Com o ajuste, a parcela da Petrobras no preço final deve ser de R$ 2,25 por litro, em média, já que o produto final vendido nos postos tem uma mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro.

INSS conclui nesta quarta pagamentos de aposentadorias e pensões referentes a novembro; veja calendário

Existem mais de 36 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país. — Foto: Pedro França/Agência Senado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) termina, nesta quarta-feira (7), de pagar os benefícios referentes ao mês de novembro a aposentados e pensionistas. Recebem, nesta quarta, os beneficiários que ganham mais de 1 salário mínimo e têm o cartão com final 5 e 0. Recebem ainda os que ganham 1 salário mínimo e possuem o cartão com final 0.

O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

O pagamento dos benefícios de novembro foi feito de acordo com o calendário abaixo:

Petrolândia: Loja LAR & CIA lança segunda campanha “LIMPA NOME – FICHA LIMPA” - Renegocie as suas dívidas

 


A OPORTUNIDADE QUE VOCÊ ESPERAVA CHEGOU!

Está com aquela pendência em nossa loja, porém não sabe como resolver, e ainda sonha em voltar a ser nosso cliente! Nós quereremos facilitar a sua credibilidade conosco. A Loja LAR E CIA divulga hoje sua segunda “CAMPANHA LIMPA NOME”, em parceria com a AGÊNCIA ATIVOS PETROLÂNDIA. Com período de: 10.12.2022 à 10.01.2023.

 Descontos Imperdíveis. 

Pague suas dívidas com as melhores taxas e limpe seu nome, na nossa loja o lema é: NOME LIMPO, FICHA LIMPA.

 Você terá descontos especiais sobre os juros, pagando suas dívidas com as melhores condições e sem burocracias, cliente com nome limpo, é cliente com ficha limpa. Não perca essa oportunidade e corre pra cá... Ah, e se você não puder vir até nós, nos ligue que iremos até você.

 Venha pra Loja Lar e Cia, que é lar e companhia da sua casa.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Loja LAR & CIA

Falta de verba no MEC afeta bolsistas, hospitais e até compra de livros para 2023


Os cortes orçamentários que o governo federal está impondo para se adequar ao limite do teto de gastos estão impactando fortemente a educação pública e serviços vinculados ao setor, como os hospitais universitários. Entre as áreas mais afetadas estão as ligadas ao Ministério da Educação (MEC). Esta quarta (7/12) é o quinto dia útil do mês e não há dinheiro em caixa para pagar bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, nem cerca de 14 mil médicos residentes, além de despesas básicas como a conta de luz das universidades públicas. E, segundo a transição para o próximo governo, não há verbas garantidas sequer para comprar livros didáticos para o ano que vem. A situação, descrevem, é “muito dramática”.

A gestão de Jair Bolsonaro (PL) ainda busca uma solução emergencial para cumprir os compromissos de dezembro do Ministério da Educação (e de outros órgãos, do INSS ao Ibama), mas depende de uma flexibilização da regra do teto de gastos (emenda constitucional que limita os gastos do governo) que foi pedida ao Tribunal de Contas da União (TCU). Até o momento, porém, não há essa solução e um número crescente de serviços públicos enfrenta um apagão orçamentário.

Por outro lado, o governo Bolsonaro pode ser beneficiado pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição que tramita pelo Congresso Nacional e chega à apreciação do plenário do Senado nesta quarta. Mudança no texto, que é o interesse do futuro governo, abre espaço no orçamento deste ano para quase R$ 23 bilhões para pagamento de despesas e das chamadas emendas de relator (que ficaram popularmente conhecidas como orçamento secreto). A PEC é relatada pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG).

Brasil abre quartas de final da Copa na próxima sexta-feira; confira dia e horários dos próximos jogos


Com a goleada de 6 a 1 de Portugal sobre a Suíça chegou ao final mais uma fase da Copa do Catar. Agora, após uma pausa de dois dias, as atenções se voltarão para as quartas de final, que terão início na próxima sexta-feira (9) com a realização de duas partidas.

E caberá ao Brasil abrir a nova etapa da competição, quando medirá forças com a Croácia a partir das 12h (horário de Brasília) de sexta no Estádio Cidade da Educação. No mesmo dia, mas a partir das 16h, será a vez de Holanda e Argentina se enfrentarem no Estádio de Lusail.

Um dia depois, no sábado (10), Marrocos (que disputa pela primeira vez as quartas de um Mundial) e Portugal jogam, a partir das 12h, no Estádio Al Thumama em busca de uma vaga nas semifinais. Quatro horas mais tarde será a vez de Inglaterra e França fecharem as quartas de final no Estádio de Al Bayt.

Por Agência Brasil

Verba cortada: UFPE e UFRPE não têm como pagar auxílio a alunos pobres e demais bolsas em dezembro

Universidade Federal de Pernambuco - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As duas principais universidades federais do Estado: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) não têm como pagar, neste mês de dezembro, a bolsa permanência destinada a estudantes pobres, bem como outras bolsas e auxílios.

A falta de pagamento se dá por conta dos cortes realizados pelo governo federal, na última sexta-feira (2).

De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o corte realizado pelo Ministério da Economia chega à marca dos R$ 431 milhões.

Em 28 de novembro, o governo federal bloqueou o orçamento do restante do ano das universidades - especificamente os valores que ainda não haviam sido empenhados.

Dois dias depois, a gestão recuou desse bloqueio, que impedia novos empenhos, mas bloqueou 100% do financeiro, que é o recurso necessário para enviar ao banco o pagamento de todas as ações da universidade.

Geralmente, o Ministério da Educação (MEC) envia o dinheiro no início de cada mês. A UFRPE disse que a pasta informou, por nota, que não iria mandar o financeiro de dezembro.

No caso da UFPE, os cortes na verba impedem até mesmo o pagamento de contratos da instituição com terceirizados, como limpeza e conservação, manutenção predial, portaria e recursos para realização de concursos públicos e auxílio a pesquisadores.

"Nós não vamos conseguir, nenhuma universidade, eu creio, honrar os compromissos com as bolsas dos estudantes, da assistência estudantil e também as demais bolsas, de estágios, de extensão, de monitoria e assim sucessivamente. A gente está sem nenhum recurso na universidade", explicou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

Policial do Bope é assassinado com tiro na cabeça no Rio de Janeiro


Sargento Ângelo Rodrigues de Azevedo, do Bope, foi morto em tiroteio em Campinho — Foto: Reprodução

Um policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi morto com um tiro na cabeça no fim da tarde desta terça-feira (6), no Campinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. O sargento Ângelo Rodrigues de Azevedo chegou a ser levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar, que lamentou a morto do agente, o policial morreu na sala de trauma do hospital.

Segundo o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), equipes da unidade foram atacadas por disparos de arma de fogo na área de mata na Comunidade do Bateau Mouche, durante uma ação que visava reprimir a circulação de criminosos na região. Houve intenso confronto e o policial foi atingido.

O sargento Ângelo era lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), tinha 48 anos e estava na Corporação desde 2000. Ele deixa esposa e três filhos. Ainda não há informação de hora e local do sepultamento.

Por g1 Rio e TV Globo

Ônibus que transportava estudantes universitários de Águas Belas capota na BR-423, em Garanhuns


Um ônibus que transportava estudantes universitários do município de Águas Belas, capotou na noite desta terça-feira (6), no Km 100, na BR-423, no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

O acidente ocorreu por volta das 18h30, a PRF informou que o ônibus desceu uma ladeira e virou fora da pista, duas estudantes sofreram ferimentos e foram socorridas para o Hospital Regional Dom Moura.

Os demais estudantes sofreram escoriações e foram atendidos no local.

O Corpo de Bombeiros e equipes do SAMU foram acionadas para o socorro das vítimas, a Polícia Rodoviária Federal esteve no local registrando a ocorrência e controlando o trânsito.

A PRF informou que o motorista realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal.

As causas do acidente estão sendo investigadas.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas Belas divulgou a seguinte nota;

Por volta das 18h15, um dos ônibus que transporta alunos para faculdade em Garanhuns tombou (virou) próximo à entrada da cidade. De acordo com informações da equipe do SAMU que prestou socorro aos estudantes, não houve óbito. Duas alunas sofreram traumas e foram levadas para o Hospital Regional, mas estão fora de perigo. Outros estudantes tiveram escoriações leves e passam por avaliação para liberação. Os demais alunos estão bem. Representantes das Secretarias Municipal de Educação, Saúde e Transporte estão no local mobilizando todo suporte necessário.


Por: Portal Agreste Violento

PF prende empresário bolsonarista que convocou atiradores para protesto contra Lula

O empresário Milton Baldin discursa em ato antidemocrático em Brasília Reprodução/Twitter

A Polícia Federal prendeu na noite desta terça-feira um empresário que participava de manifestação antidemocrática em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. A ordem partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais no dia 26 de novembro, o empresário Milton Baldin aparece ao microfone, em um palco instalado em frente ao QG do Exército, convocando atiradores para participar de uma manifestação contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

— Gostaria de pedir ao agronegócio, aos empresários, que deem férias aos caminhoneiros e mandem os caminhoneiros para Brasília. São só 15 dias, não vai fazer diferença. Também pedir aos CACs, atiradores que têm armas legais — disse o homem aos manifestantes concentrados em frente ao QG do Exército.Ele se identifica como sendo de Juruena (MT).

Em outro momento do vídeo, ele complementa: — Essa bandeira (do Brasil) pode até ser vermelha, mas com meu próprio sangue.

Baldin foi preso pela PF nas proximidades do acampamento, em um momento no qual se afastou do local.

Atos antidemocráticos

Desde a derrota de Bolsonaro, seus apoiadores têm feito bloqueios de rodovias e se reunido em frente a quartéis pedindo que militares impeçam a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em afronta à Constituição. O STF e o Ministério Público investigam quem está por trás desses novos atos, que, segundo especialistas, podem vir a ser enquadrados como crime contra o estado democrático de direito.

Por Aguirre Talento, O Globo — Brasília

CCJ do Senado aprova PEC da Transição que amplia teto de gastos para pagar Bolsa Família


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (6) a chamada PEC da Transição – que tem como objetivo principal assegurar o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família (atual Auxílio Brasil).

O texto foi aprovado com três mudanças principais em relação à versão inicial proposta pela transição de governo:

1 - o espaço adicional dentro do teto de gastos para acomodar o Bolsa Família caiu dos R$ 175 bilhões iniciais para R$ 145 bilhões;

2 - o prazo de vigência dessas regras para o Bolsa Família passou de quatro para dois anos;

3 - o prazo para o governo eleito encaminhar ao Congresso uma proposta de "novo regime fiscal" (entenda abaixo) passou de um ano para oito meses.

Por unanimidade, TSE aprova prestação de contas e proclama Lula e Alckmin eleitos


Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (6) relatório de totalização de votos das eleições presidenciais deste ano e proclamou eleitos Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, para os cargos de presidente da República e vice, respectivamente. O tribunal também aprovou a prestação de contas da campanha.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, considerou que não há impedimentos para a proclamação dos resultados, uma vez que não há processos em andamento questionando a inelegibilidade deles.

Com isso, anunciou oficialmente que a diplomação será na segunda-feira (12).

A análise do relatório e a posterior proclamação dos resultados são procedimentos de praxe, complementares ao anúncio do vencedor, realizado pelo TSE logo após o pleito.

No julgamento, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, parabenizou a atuação da Justiça Eleitoral na apuração. Afirmou que a Corte Eleitoral soube encaminhar o "ato crucial para regime democrático" de forma aberta, proba e limpa.

Prestação de contas

A aprovação de contas da campanha também foi por unanimidade.

A campanha da chapa Lula-Alckmin relatou à Justiça Eleitoral que a receita obtida para a disputa eleitoral alcançou R$ 135 milhões.

A maior parte dos recursos, R$ 122 milhões, foi obtida pelo fundo público que financia campanhas eleitorais. Já as despesas chegaram a R$ 131 milhões. Houve uma sobra de campanha de R$ 166 mil.

No último sábado (3), em parecer ao tribunal, o Ministério Público Eleitoral opinou a favor da aprovação da prestação de contas

Para o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, a campanha apresentou todos os documentos necessários para resolver supostas incoerências apontadas inicialmente pela Assessoria de Exame de Contas Eleitorais Partidárias do TSE.

"Não havendo irregularidade a ser sancionada, o Ministério Público Eleitoral sugere a aprovação das contas apresentadas por Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho", escreveu o vice-procurador-geral eleitoral.

“Concluo que não há quaisquer vícios na documentação apresentada”, afirmou Lewandowski.

O próximo passo, que vai marcar o fim do processo eleitoral, é a diplomação dos eleitos, marcada para o dia 12 de dezembro. A documentação a ser entregue pelo TSE vai permitir que Lula e Alckmin tomem posse diante do Congresso no dia 1º de janeiro.

Por Fernanda Vivas e Márcio Falcão, TV Globo — Brasília