terça-feira, dezembro 06, 2022

Município de Tacaratu e Os Encantos do Sertão de Itaparica da Avant Turismo PE são finalistas no Prêmio Pernambuco de Turismo

Em 2021, a Diretora de Cultura de Tacaratu, Roberta Jansen recebeu, no Recife, o prêmio do 3º lugar na premiação do Município Destaque no Turismo (Reprodução Instagram Josildo Sá)

A Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur anunciaram os finalistas das dez categorias da 3ª edição do Prêmio Pernambuco de Turismo. Os vencedores serão apresentados ao público em solenidade no Centro Cultural Cais do Sertão, na próxima segunda-feira, 12 de dezembro. O município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, concorre novamente ao prêmio. Em 2021, a cidade do turismo religioso conquistou a terceira colocação. Na categoria Turismo Criativo, a agência Avant Turismo PE tem dois roteiros finalistas, sendo um deles Os Encantos do Sertão de Itaparica.

Nesta terceira edição da premiação voltada ao segmento turístico, foram registradas 180 inscrições, sendo 106 habilitadas em dez categorias: "Agência de turismo”; “Empresa de Evento”; Estabelecimento Gastronômico”; “Equipamento Turístico e Cultural”; “Inovação e Sustentabilidade no Turismo”; “Jornalismo em Turismo”; “Meios de Hospedagem”; Município de Destaque no Turismo”; “Turismo Criativo”; e “Turismo Rural e Ecológico”.

Petrolândia/PE: Alecrim Baby, loja especializada no público infantil é nova parceria comercial do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia


Em PetrolândiaPE,  a  Alecrim Baby é uma loja especializada no público infantil de 0 a 12 anos.

É na Alecrim que você vai encontrar tudo que você precisa: Enxoval, Roupas, Calçados, Acessórios, Livros e Brinquedos da melhor qualidade!

Visite nosso instagram @alecrimbaby_petrolandia

Funcionamos de Segunda a Sexta das 08 Às 18:00h e aos sábados das 08h às 14:00h.

Estamos localizados na Manoel Borba, em frente a lotérica.

Nosso WhatsApp: (87)99127-3660

A loja Alecrim Baby é a mais nova parceria de divulgação do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho

Itaparica, a grande batalha – Parte 4

 

05.12.1996 – Quinto dia de ocupação – Na reunião comandada pelo Diretor de Obras ,José Carlos Aleluia, o clima era de respeito. A conversa se deu, de ambas as partes, de forma dura, objetiva, sincera , mas sempre educada.



Sem alterar o tom, mas com firmeza na voz, as lideranças sindicais reafirmaram a posição do movimento: nada seria negociado sem a presença de um representante do Ministério de Minas e Energia. Não aceitariam mais promessas. Queriam prazos definidos e o compromisso de que a barragem não seria fechada antes do reassentamento de todas as 7.000 familias atingidas.


Do outro lado da mesa, Aleluia reconheceu os atrasos no cronograma da Chesf com relação aos reassentamentos, elogiou a capacidade de diálogo dos ttabalhadores e se comprometeu em trazer alguém do Ministério , conforme reivindicado. Mas, não deixou de registar a responsabilidade recaída sobre os trabalhadores, caso o patrimônio da Companhia sofresse algum dano.

Cientes de que o prejuízo provocado pela obra parada tinha força de mover montanhas, no dia anterior , os agricultores haviam decidido parar a obra por completo. Funcionários das empreiteiras cruzaram os braços em apoio ao movimento dos trabalhores rurais. Muitos eram filhos de agricultores da região e também tinham interesse no reassentamento. Então, ficou fácil. Aos poucos as máquinas do lado baiano foram paradas.


Mais tarde, um avião era visto sobrevoando o canteiro de obras, certamente avaliavam o tamanho do movimento. Na impossiblidade da presença do Ministro, que se encontrava fora do pais, um representante do Ministério de Minas e Energia chegava para a primeira rodada de conversa . A ocupação ganhou as páginas dos principais noticiários.

Através das entidades católicas internacionais e outras organizações de classe, que apoiavam o movimento, a notícia correu o mundo. Nas tribunas das Assembleias legislativas , enfim, políticos defendiam o progresso, mas não com base no sacrifício das pessoas. O governo era instado a dar respostas. A arena estava pronta. O dia 06 de dezembro estava prestes a entrar para a história.

Por Paula Francinete Rubens de Menezes, baseado em entrevista de Vicente Coelho , concedida à autora em janeiro de 2018, e em arquivos da mídia.

Petrolândia/PE: Familiares dão o último adeus a Maria Alzira Vital Lisbôa [Tia Lia], sepultada na manhã desta terça (06/12/2022)

 

O último adeus a Maria Alzira Vital Lisbôa [Tia Lia], Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Maria Alzira Vital Lisbôa -Tia Lia, como popularmente era conhecida, faleceu no início da manhã de segunda-feira (05/12), em hospital de Arcoverde


Na hora da chegada ao cemitério, corpo de 'Tia Lia' foi aplaudido por todos presentes -  em um momento de muita dor e emoção.





Sob comoção por parte de familiares e amigos, foi sepultada na manhã desta terça-feira (06/12/2022), no cemitério São Francisco em Petrolândia, o corpo da Sra. Maria Alzira Vital Lisbôa.

Após o velório realizado na Rua Benvindo José de Souza, na Quadra 07 de Petrolândia. , o cortejo funerário dirigiu-se ao campo santo local. O corpo de Tia Lia, como popularmente era conhecida, adentrou o cemitério sob aplausos à sua memória.

'Tia Lia' faleceu no início da manhã desta segunda-feira (05/12), em hospital de Arcoverde.

À família enlutada, os pêsames de nós que fazemos o Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia.

Os filhos Jardel, Jaciara, Ana Paula, Jucelio, Lázaro, Paulo César. Josenilda, Joselma, Josiane, Jerffeson, José Vital e Jairo (In Memorian), demais familiares e parentes

Ataque em ônibus a mulher que teve o rosto cortado enquanto dormia durante viagem de Recife para Salvador: faca encontrada com passageira foi encaminhada à perícia para saber se foi utilizada na ação

Estudante teve rosto cortado enquanto dormia em viagem de ônibus Reprodução/Instagram

A estudante de enfermagem Stefani Firmo, de 23 anos, teve o rosto cortado enquanto dormia durante uma viagem de ônibus que ia de Recife para Salvador, na semana passada (29/11), divulgou imagens da câmera de segurança do veículo, que foram disponibilizadas pela empresa de transporte rodoviário. A gravação mostraria o momento do ataque a jovem no interior do veículo. Sem muita nitidez, o vídeo curto, que Stefani publicou em seu perfil no Instagram, mostra que uma passageira, sentada atrás dela, se levanta durante a madrugada e logo depois volta a se sentar. Ela acredita que a mulher pode ter sido a agressora que agiu rapidamente enquanto todos dormiam. Stefani contou que acordou com uma ardência no rosto e percebeu que tinha sido cortada com uma faca. As imagens dela coberta de sangue circularam pelas redes sociais, mas até agora a polícia não divulgou informações sobre o suspeito.

Em entrevista ao G1, a estudante relatou que uma mulher chamou sua atenção pela frieza que apresentava ao ver a situação, deferentemente de todos os outros passageiros que foram solícitos em ajudá-la. A jovem diz que essa mulher olhava para ela como se nada tivesse acontecido.


"Ela desceu com a cara cínica do ônibus. Todo mundo falando dela [e ela] parecia uma psicopata. Ela negou [que teria me cortado e ainda afirmou] que não tinha nada a ver com os problemas dos outros", disse a jovem.

Segundo a vítima, a mulher estava com uma faca de churrasco, uma tesoura e um alicate. Mas os objetos foram encontrados limpos. Em nota, a Policia Civil informou que "Os laudos periciais são aguardados. Uma faca localizada com a passageira foi encaminhada à perícia, para saber se foi utilizada na ação. Caso seja comprovada a autoria, a mulher poderá ser indiciada por lesão corporal". Foi registrado o depoimento dos passageiros que estavam no coletivo e todos foram liberados.

O ataque aconteceu na altura da cidade de Conde, na Bahia. Em suas redes sociais, Stefani relatou que, por volta das 5h, acordou sentindo muitas dores no rosto e percebeu que estava com muito sangue escorrendo. Imediatamente ela correu e acordou a amiga que estava algumas poltronas de distância, outros passageiros também acordaram e ajudaram a chamar atenção do motorista, para que a jovem fosse levada a um hospital e, em seguida, para a delegacia. O ferimento deixou uma grande cicatriz que vai da boca até a orelha, pegando todo um lado do rosto da estudante, que levou 18 pontos.

Por Taís Codeco — Rio de Janeiro
O Globo

Marrocos elimina Espanha nos pênaltis e avança às quartas pela 1ª vez na história


É dia de festa em Marrocos! O time africano fez história neste 6 de dezembro de 2022 ao eliminar a Espanha nos pênaltis por 3 a 0 (após empate sem gols em 120 minutos) e avançar pela primeira vez na história a uma fase de quartas de final de Copa do Mundo. O jogo foi parelho, e Marrocos sofreu pouco em vários momentos, graças a uma marcação incansável abraçada por toda a equipe. Os marroquinos também criaram chances para vencer a partida no tempo normal e no tempo extra, mas não foram efetivos. Nas penalidades, destaques para o goleiro Bono, que defendeu duas cobranças espanholas, e Hakimi, que garantiu a vaga com cavadinha no último penal. Classificação merecida de uma equipe organizada, e eliminação decepcionante para a Espanha, que começou encantando em goleada de 7 a 0 e foi caindo de rendimento aos poucos. Ao Marrocos, que venha Portugal ou Suíça nas quartas: não há nada a perder!

Agenda

Marrocos terá pela frente o vencedor de Portugal x Suíça, que jogou daqui a pouco. O duelo de quartas de final está marcado para o próximo sábado, dia 10, às 12h, no estádio Al Thumama.

Por GE


Militares do Exército e da Marinha erram caminho e são torturados e mortos no Rio

Mortes ocorreram em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (Crédito: Reprodução/Twitter)

Dois militares, um sargento do Exército e outro da Marinha, foram torturados, mortos e tiveram os corpos carbonizados, na madrugada de sábado (3), em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Policiais do 25º Batalhão da Polícia Militar (Cabo Frio) receberam chamado de que havia um carro incendiado na Estrada da Caveira, na Região dos Lagos. No local, foi encontrado um veículo abandonado com dois corpos carbonizados na área de mata.

Segundo a PM, os militares estariam em São Pedro da Aldeia para passar o fim de semana. Até o momento, ninguém foi preso. O caso está sendo investigado pela 125ª DP (São Pedro da Aldeia).

Uma das vítimas é o sargento do Exército Julio Cesar Mikaloski, morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele deixou dois filhos menores, de 3 e 10 anos. Segundo informações das famílias, o militar e o amigo teriam ido passar o fim de semana na Região dos Lagos, quando erraram o caminho e foram abordados por criminosos que controlam a região. Eles foram mortos e os corpos carbonizados dentro de um carro, provavelmente de uma das vítimas.

A Polícia Civil informou que os agentes buscam imagens de câmeras de segurança e ouvem testemunhas. Investigações estão sendo feitas para apurar a autoria do crime. Os corpos foram levados para o Instituto Médico-Legal de Cabo Frio, onde é feita a coleta de material para exame de DNA. Não há data marcada para o enterro das vítimas.


Em nota, a Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) informa que “o caso encontra-se a cargo dos órgãos de segurança pública, não cabendo ao CML comentar investigações em andamento”. Neste momento de consternação, o Comando está prestando todo o apoio e solidariza-se com os familiares e amigos.

O 1º Distrito Naval também foi procurado, mas não quis comentar o caso. Disse que qualquer informação será prestada na página oficial da Marinha.

Por: Agência Brasil

Petrolândia: Sepultamento de Maria Alzira Vital Lisbôa [Tia Lia] será hoje, às 10 horas, no cemitério São Francisco

 

A família avisa que o sepultamento de Maria Alzira Vital Lisbôa será nesta terça-feira (06/12/2022), às 10 horas, no cemitério São Francisco, em Petrolândia.

Tia Lia, como popularmente era conhecida, faleceu no início da manhã desta segunda-feira (05/12), em hospital de Arcoverde, a sra. Maria Alzira Vital Lisbôa, moradora de Petrolândia. Os filhos Jardel, Jaciara, Ana Paula, Jucelio, Lázaro, Paulo César. Josenilda, Joselma, Josiane, Jerffeson, José Vital e Jairo (In Memorian), demais familiares e parentes, informam que o velório está sendo realizado na Rua Benvindo José de Souza, n° 44, na Quadra 07 de Petrolândia.

Agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade humana.

Abaixo, fotos de Acervo da família

Receita Federal lança edital de concurso para 699 vagas, com salário inicial de até R$ 21 mil


O Governo Federal divulgou nesta segunda-feira (5), o edital do concurso público da Receita Federal com previsão de preenchimento de 699 vagas. Serão 230 oportunidades para o cargo de auditor fiscal e 469 postos para a função de analista tributário. Nos dois casos, exige-se nível superior em qualquer área de formação.

As regras da seleção — que ficará a cargo da Fundação Getulio Vargas (FGV) — foram publicadas no Diário Oficial da União. Confira aqui o edital.

Corpo de radialista de 42 anos é encontrado após ser arrastado por correnteza em Chorrochó-BA


Foi encontrado na manhã desta segunda-feira (5), o corpo do radialista José Eduardo dos Santos, o popular “Velho Zé”, da Rádio Educadora de Belém do São Francisco (PE), de 42 anos.

Na noite desse sábado, 3 de dezembro, o locutor e um amigo estavam em uma motocicleta quando ao tentarem atravessar uma passagem molhada no povoado Riacho Grande, no município de Chorrochó, Bahia.

Segundo o 15º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), a vítima que sobreviveu ficou presa a uma cerca e foi salva por populares. Já “Velho Zé” foi arrastado e desapareceu nas águas do riacho. O corpo dele só foi encontrado 36 horas depois, na manhã desta segunda-feira.

“Infelizmente acabaram de achar o corpo do meu amigo, irmão Eduardo sem vida. Que Deus coloque em um bom lugar. Sem mais palavras nessa hora”, lamentou Wellington Barbosa, amigo da vítima e diretor do Blog Sertão Notícias.

Por Redação (pa4.com.br)



Casal é preso transportando mais de 100 kg de maconha em veículo roubado no Ceará

Material estava dividido em sacos e tabletes dentro de carro roubado — Foto: PRF/Polícia Civil

Um casal foi preso em flagrante transportando 102 quilogramas de maconha em um carro roubado. A abordagem foi realizada em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil nesta segunda-feira (5) no km 548 da BR 116, no município de Penaforte, no sul do Ceará.

Durante a fiscalização, o homem entrou em contradição ao dizer que estariam indo para a cidade de Cabrobó, em Pernambuco, porém eles já haviam passado da referida cidade, o que levou os policiais a realizarem uma fiscalização mais detalhada.

No interior do veículo foram encontrados 102 quilogramas de maconha. A droga estava acondicionada em sacos e alguns tabletes, que estavam sobre o banco traseiro e no porta-malas do veículo. Apenas uma parte da droga estava prensada.

Ainda na fiscalização, os policiais constataram que o veículo estava usando uma placa clonada. Através de técnicas de identificação veicular, foi possível identificar o veículo original e que o mesmo foi roubado em junho desse ano, na cidade de Salvador (BA).

Diante dos fatos, os dois suspeitos foram presos em flagrante, conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, onde responderão por tráfico de drogas, associação criminosa e receptação de veículo automotor.

Por G1 CE

Irmãos que morreram afogados em açude de Passira/PE foram velados e sepultados nesta segunda (5)

 

Três irmãos morrem afogados em açude na zona rural de Passira, no Agreste — Foto: WhatsApp/Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (5), foram velados e sepultados os três irmãos que morreram afogados em um açude na cidade de Passira, no Agreste de Pernambuco. O velório foi realizado no ginásio poliesportivo Waldir Bento da Silva, na Escola Maurina Rodrigues dos Santos, local onde as três crianças estudavam.


O velório reuniu uma multidão de pessoas. Além dos familiares, amigos, vizinhos, profissionais e alunos da escola estiveram presentes. Os corpos foram sepultados no Cemitério Park Santo Antônio, na Comunidade de Poço do Pau.

Irmãos morreram após entrar em açude

Os irmãos foram identificados como Analice Campos Deolindo, de 10 anos, Albertina Campos Deolindo, de 13 anos e Wilson Carlos Campos Deolindo, de 15 anos. Os três teriam ido ao açude com o pai para apanhar cocos e mangas.


Testemunhas informaram que a irmã mais nova, Analice, entrou no açude e começou a se afogar. A irmã Albertina entrou atrás dela para tentar salvá-la, mas também não conseguiu. O irmão mais velho decidiu entrar no açude para ajudar os dois, mas acabou se afogando junto com eles.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para socorrer as vítimas, que faleceram no local.

Por g1 Caruaru