quinta-feira, novembro 17, 2022

Petrolândia: Lojas Paulinelly Construções é patrocinadora oficial do Tardezinha White 2022

 

Petrolândia: Lojas Paulinelly Construções é patrocinadora oficial do Tardezinha White 2022

A Chácara Rical, propriedade dos empresários Geraldo e Cida, e o filho André, promove - no 03 de dezembro/2022, a 4ª edição do Tardezinha WHITE.

As trações musicais ficarão por conta de Luanzinho Moraes, Wallas Arrais, Solange Almeida e Rair Gois. Um lote relâmpago dos 200 primeiros ingressos já estão à venda ao preço de R$ 80,00. Aproveite!

A Chácara Rical fica localizada às margens do rio São Francisco, há poucos quilômetros da área central de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Grupo Rical

Petrolândia: 5 motivos para você não perder a Tardezinha WHITE no dia 03 de dezembro/2022

Petrolândia: Petroclínica realiza mamografia e Preventivo nesta sexta-feira (18); marques a sua consulta

 

A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro da cidade, informa que a Enfermeira Joane Barboza atenderá para realização de exames de mamografia e Preventivo nesta sexta-feira, 18 de novembro de 2022. 

Faça o seu agendamento.

NOTÍCIA RELACIONADA/entrevista de arquivo

Petrolândia: Enfermeira Joane Barboza fala sobre prevenção e tratamento do câncer de mama em entrevista na Web Rádio Petrolândia

Combate à fome no Brasil será o tema da Campanha da Fraternidade em 2023 "A fome não é fake, é fato!"

Morador procura resto de comida no lixo em São PauloImagem: Reinaldo Canato/UOL

A Campanha da Fraternidade de 2023 debaterá o combate à fome no Brasil, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Na quarta-feira (16), lideranças de todo o Rio Grande do Sul reuniram-se no Seminário Regional preparatório na Paróquia Nossa Senhora da Pompéia, em Porto Alegre.

Realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a edição do próximo ano tem como objetivo sensibilizar a sociedade e a Igreja Católica para o enfrentamento do flagelo da fome, "sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo".

O seminário, já tradicional no estado para auxiliar na construção de propostas para a articulação da Campanha da Fraternidade, seguiu a metodologia de "ver, iluminar e agir", com a participação de cerca de 100 lideranças das arquidioceses, pastorais e organismos da região.

"A fome não é fake, é fato!"

A constatação é do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do RS (Consea-RS), Juliano Sá. Durante o seminário, ele apresentou a realidade da fome no Brasil junto com a vice-presidente do Consea-RS, Ana Mattos.

No primeiro passo proposto pelo seminário, o "ver", os assessores apresentaram uma análise do contexto atual no Brasil e no estado, pautando também a produção de alimentos, o desafio nutricional e a construção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Juliano ressaltou as causas e as consequências da fome, destacando que a fome não pode ser naturalizada. "É um problema social, econômico e político", disse o presidente do conselho, que lembrou que a alimentação está prevista como direito básico na constituição e, por isso, é dever do Estado garanti-la.

Para alertar sobre a urgência do combate a fome, o assessor trouxe ao seminário dados atuais nacionais e regionais. Juliano apontou que, segundo o site www.olheparaafome.com.br, atualmente, 33,1 milhões de pessoas passam fome no país. Outro dado de grande relevância é a insegurança alimentar, que afeta mais de 58% da população brasileira e mais de 48% dos gaúchos, em algum dos níveis: leve, moderada ou grave.

A Palavra de Deus nos ilumina

A iluminação bíblica, o projeto de Deus e o escândalo da fome foram trabalhadas no Seminário Regional por Ildo Bohn Gass, membro do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), e por dom Sílvio Guterres Dutra, bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Sul 3 da CNBB.

O biblista Ildo Bohn Gass se voltou à fome na bíblia e apresentou cinco evidências da fome na prática de Jesus. "A oração do Pai Nosso é a síntese de todo o Evangelho e o centro do Pai Nosso é o pão de cada dia; Belém, lugar de nascimento de Jesus, significa Casa do Pão; na concepção de direitos humanos de Jesus, a garantia ao alimento é sempre o primeiro – ‘Tive fome e me destes de comer’; a Santa Ceia: a síntese do Reino é uma ceia de partilha de pão e vinho; e a partilha dos pães e peixes: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’."

O bispo dom Sílvio apresentou a iluminação eclesial a partir de quatro momentos onde a igreja anunciou a união entre o compromisso social e a fé. Em primeiro, ele lembrou São João Crisóstomo, que no início do século quinto questionou: "De que serviria adornar a mesa de Cristo com vasos de ouro se ele morreu de fome na pessoa dos pobres? Primeiro dá de comer a quem tem fome e depois ornamenta sua mesa com o que sobra".

Dom Sílvio apresentou ainda as referências da Constituição Gaudium Et Spes (1964), a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013) e a Encíclica Fratelli Tutti (2020).

Iniciativas protagonistas e compromissos

A tarde do seminário seguiu com a partilha de iniciativas de combate à fome: a Padaria Amada Massa, a Cozinha Comunitária da Azenha do MTST e a Cáritas Regional do RS. Na sequência, Elton Bozetto, da Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre, falou especialmente sobre a necessidade de construção e consolidação de políticas públicas em favor das populações em vulnerabilidade e afetadas pela fome.

Para o assessor, é hora de uma articulação maior com outras entidades da sociedade, a fim de “provocar uma ação propositiva, colaborativa e competente de controle social, desde os municípios até a União federal”. Segundo Bozetto, “é urgente romper com a fragmentação de nossas ações pensando a segurança alimentar de modo amplo e orgânico como política pública”.

A última reflexão deste seminário ficou por conta do Pe. Anésio Ferla, que apresentou as pistas de ação apontadas pelo Texto Base da CF 2023, como formas de mobilização social em favor da campanha, divulgação, comunicação, articulação de encontros e espaços de reflexão e construção de propostas.

Mobilização e celebração

O Pe. Edson Thomassin, da coordenação das Pastorais Sociais no Regional e articulador do Grupo de Trabalho para a CF 2023, acredita que o encontro foi muito importante não só para a articulação da campanha para também para a celebração.

"Foi uma grande retomada, uma grande celebração da vida, um grande compromisso de sensibilidade com a realidade da fome e, acima de tudo, a responsabilidade nossa de transformar essas realidades a partir da nossa perspectiva evangélica e do nosso compromisso concreto de pastoral", ressalta Pe. Edinho.

O próximo passo na articulação da Campanha da Fraternidade no Rio Grande do Sul será a Capacitação para Multiplicadores, a ser realizada nos dias 12 a 14 de dezembro, das 19h às 21h, em modalidade online.

* Com informações da assessoria de imprensa da CNBB Sul 3


Alunos do Curso de agente de informações turísticas na cidade de Tacaratu receberam a agência Oxe Tai Pronto? Com grande receptividade. Confira!




Desde que o curso promovido pelo Senac, agente de informações turísticas chegou em Tacaratu PE, a cidade se prepara para destacar diversos atrativos para alavancar o turismo e ser destaque na região. O turismo na está só começando a aquecer, oferecendo vários atrativos para os turistas conhecerem sua história, suas tradições e também a verdadeira cultura: aquela promovida pela fé.
 

Com a visita da agência Oxe Tai pronto? vinda da cidade de Caruaru-Pe, direcionada pelo o consultor Churel da cidade de Petrolândia junto a Izabel da agência, resolveram explorar em seu roteiro o turismo rural da cidade os seus atrativos.

O 4° dia, no formato de city tour, a agência visitou a igreja de Nossa Senhora da saúde, com o acolhimento da aluna Eliene, e casa da cultura com a receptividade da aluna e colaboradora Mônica, o engenho com as atrações das moagens e produção dos derivados do caldo de cana, e o turismo de negócios ficou por conta do município em Caraibeiras com o aluno Adiel Carvalho, indicando a rota de compras.

Os turistas puderam ter o acolhimento dos alunos do curso de agente formação turísticas promovida pelo Senac em parceria com a prefeitura. E na oportunidade, estuda-se receber agências das cidades circunvizinhas, como: Eu vou, Maria Bonita, Sertão Belo, Rota Vertical, Petro Tour, Partiu excursões entre outras agências bem como gravações de programas de Tv e o canal do youtube Jadoca Gourmet.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Fernando Cruz - consultor de marketing

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (18) a partir das 08h00

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira 18 de novembro de 2022, a partir das 08h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às quartas-feiras a partir das 14h;00 horas.

Cesar Calejon é afastado da Jovem Pan após embate com Constantino

Legenda: Rodrigo Constantino e Cesar Calejon discutem ao vivo sobre manifestações que estão acontecendo no país Foto: Reprodução/Jovem Pan

O jornalista Cesar Calejon anunciou seu desligamento da emissora Jovem Pan, na noite desta quarta-feira (16). Nas redes sociais, ele explicou não entender o motivo do afastamento, mas acredita que o embate com o comentarista Rodrigo Constantino possa ter sido a razão. As informações são do UOL.

"Não estarei hoje no quadro Opinião ou em qualquer outro programa da emissora. Acabo de ser informado que a diretoria se reuniu e adotou essa resolução. Não tenho detalhes, mas creio guardar relação com o meu embate com o Rodrigo Constantino", disse ele no Twitter.

Sem saber se voltará ou não a atuar na emissora, Calejon destacou que nunca foi “censurado” pelo canal e sempre teve total liberdade para se expressar.

Conforme aponta o UOL, a Jovem Pan foi procurada para confirmar o desligamento do jornalista, mas ainda não respondeu.

ENTENDA A DISCUSSÃO

PF cumpre mandados de busca e apreensão e de prisões contra esquema de 'compra' de resultados de jogos em Sergipe


PF deflagra operação para apurar manipulação de resultados esportivos no Campeonato Sergipano — Foto: PF/SE

Nesta quinta-feira (17) a Polícia Federal deflagrou operação para aprofundar investigações sobre um esquema criminoso envolvendo a manipulação de resultados esportivos, em especial do Campeonato Sergipano de Futebol, série A2, deste ano. A investigação está sob sigilo.

Ao todo estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 4 de prisões preventivas nas cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Simão Dias, Boquim, Riachão do Dantas e São Domingos, no estado de Sergipe, além das cidades de Salvador (BA) Curitiba (PR) e São Gonçalo (RJ).

O modo de agir do grupo acontecia da seguinte forma, segundo a PF:

Sabendo-se que um determinado jogo será transmitido através de uma plataforma virtual ou da televisão, são realizadas apostas envolvendo o resultado em si e as quantidades de escanteios, laterais, expulsões e gols contra; tudo isso dentro de um determinado intervalo de tempo;
A aposta é garantida porque determinados jogadores, treinadores e dirigentes já acertaram previamente com o fraudador como se dará o resultado;

O fraudador, que atua como aliciador, procura tanto técnicos, quanto dirigentes e/ou, principalmente, jogadores que possam influenciar diretamente nos resultados, a exemplo de goleiros e defensores;
Dirigentes esportivos convidam treinadores de outros estados que tenham um histórico de já ter atuado em partidas manipuladas;

Os treinadores, por sua vez, indicam à contratação de jogadores com quem já tenham trabalhado e feito a manipulação em outros campeonatos.

De acordo com a Polícia Federal, a manipulação de resultados esportivos é crime que vem se disseminando rapidamente no Brasil, com indicativos de atuação de organizações criminosas interestaduais e internacionais, na manipulação de eventos esportivos e mercado de apostas clandestinas relacionadas ao futebol, com a migração das estruturas criminosas, tradicionalmente ligadas ao jogo do bicho, para as apostas esportivas.

O que diz a Federação Sergipana de Futebol

A Federação Sergipana de Futebol (FSF) informou que não teve acesso às denúncias e investigações que estão acontecendo com atletas, dirigentes e nas sedes de algumas equipes que participaram do estadual.

Em nota, a FSF disse que "combate esse tipo de prática veementemente e está à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário. A entidade em parceira com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem buscando de todas as formas banir esse tipo de conduta no futebol, tanto que uma empresa foi contratada para acompanhar e monitorar essas situações no meio esportivo".

G1 SE

Ministério Público de Pernambuco recomenda uso de máscara no interior de seus prédios


Por causa do aumento de casos de contágio pelo Covid-19 nas últimas semanas em Pernambuco e no Brasil, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomenda a seus integrantes que utilizem máscaras no interior das unidades da instituição até segunda ordem.

Em caso de sintomas gripais, façam a testagem para comprovar ou não a infecção pelo coronavírus. Além disso, é preciso não descuidar da higienização das mãos com álcool 70%

17/11/2022 - Ministério Público de Pernambuco (MPPE) 

Treta ao vivo na Jovem Pan: Comentarista é chamado de puxa-saco de presidente e deixa programa: 'Cansei'


O comentarista Rodrigo Constantino abandonou o programa da Jovem Pan nesta quarta-feira (16/11), após ser chamado de “puxa-saco de presidente”. O comentário foi feito pelo colega Leonardo Grandini e foi necessário chamar um intervalo comercial para se entenderem.

“Ao contrário de você, que é puxa-saco de presidente da República, eu não sou puxa-saco de ninguém”, disparou Leonardo. Ele se refere às manifestações de apoio que o colega deu ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Continua o programa aí sem mim, não sou obrigado a ouvir isso não. Cansei”, afirmou Constantino, que logo desligou a comunicação durante o programa ao vivo.

Em seguida, é chamado um intervalo comercial porque, segundo o âncora, “estamos precisando”.

Em sua conta no Twitter, o comentarista reclamou da discussão. "Eu não preciso disso na minha vida. Querem treta de boteco, chamem outro", escreveu.

Estado de Minas

Major dos bombeiros é sequestrado e morto por traficantes no RJ

Corpo foi encontrado carbonizado no interior de um carro

Um major do Corpo de Bombeiros foi sequestrado e morto por criminosos em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Segundo a TV Globo, informações da Polícia Civil indicam que ele estaria fotografando barricadas na região e foi descoberto. O major Wagner Bonin, era que lotado no Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros, foi capturado na tarde de quarta-feira. Em 2019, o militar chegou a receber uma condecoração por sua atuação na tragédia de Brumadinho.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 19h, policiais da corporação foram informados de que um carro com as mesmas características do veículo utilizado pelo militar estaria na região do Parque Columbia, na Pavuna, Zona Norte da capital fluminense. Agentes do 41º BPM (Irajá) foram à Rua Ibirubá, onde localizaram um corpo carbonizado no interior de um carro. A identificação foi feita na manhã desta quinta-feira, por meio da digital.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, que realizou perícia no local e tenta identificar os autores do crime.

Nas redes sociais, o secretário estadual de Defesa Civil, Leandro Monteiro, lamentou a morte do militar e pediu que os responsáveis pelo crime sejam presos:

"Infelizmente marginais covardes acabaram de sequestrar o major Wagner Bonin em São João de Meriti. Confio na @PCERJ e na @PMERJ. Não mediremos esforços para prender esses assassinos. Nem um passo daremos atrás", disse.

EXTRA - RJ

Zambelli depõe à PGR sobre perseguição armada na véspera do segundo turno

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) prestou depoimento na Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta quarta-feira (16), a respeito do episódio em que ela sacou e apontou uma arma contra o jornalista Luan Araújo na véspera da votação do segundo turno. Por meio de nota, a defesa da parlamentar disse que a perseguição armada foi uma reação a “ofensas e ameaças” e ainda afirmou que

ela foi vítima de "violência política”.

O depoimento foi tomado via videoconferência. Segundo a defesa da deputada, “Zambelli lembrou que a abordagem que sofreu foi realizada um dia após ter sido vítima de vazamento de seu número de telefone em redes sociais, ocasião em que recebeu inúmeras mensagens com ameaças de morte e xingamentos”, disse.

Os advogados ainda argumentaram que a perseguição armada não constituiu nenhum crime. “Sobre o momento em que sacou uma arma, Carla Zambelli esclareceu o contexto em que o fato se deu, expondo as razões pelas quais sua conduta não se revestiu de nenhuma ilegalidade”, afirmaram.

Relembre o caso

Petrolândia: Famáilia convida para missa em ação de Graças pelo aniversário de 100 anos de Expedita Jacobina Ramalho, neste domingo (20) às 8:30 na Igreja da Matriz



Neste sábado (19/11/2022), Expedita Jacobina Ramalho, avó deste blogueiro, vai receber os parabéns de suas filhas/filhos, netos, bisnetos, trinetos, e demais parentes, na comemoração de seu aniversário de 100 anos.

Para celebrar a data,histórica, a Famáilia convida para uma missa em ação de Graças a ser realizada neste domingo (20) às 8:30 na Igreja da Matriz.


Há um ano, no aniversários dos 99 anos, o seu neto mais velho - Assis Ramalho -  fez gravação de um bate papo, onde ela fez um resgate de sua vida. 

Veja vídeo abaixo

O gostoso bate-papo aconteceu na residência da família - na Quadra 05 de Petrolândia.

Com uma memória de dá inveja a qualquer jovem, ela recordou com muita clareza seus tempos desde sua chegada no distrito de Tacaratu, em 1942.

Ela ultrapassou inúmeros desafios, muitas provas de fogo! em sua longa tragetória, sempre foi uma pessoa que não soube o que é desistir.

Expedita Jacobino Ramalho nasceu em 19 de novembro de 1922, no Sítio Cajazeiras, município de Ibiara, no sertão da Paraíba. Filha de Isaías Jacobino de Souza e Ana Ramalho de Souza, ficou órfã de mãe aos 20 anos de idade.

A convite do pai, Isaías, fizeram um passeio para visitar familiares que residiam na região de Tacaratu-PE. Nessa visita conheceu o então jovem Antônio Nunes de Souza [In Memorian], filho único do tacaratuense Pedro Nunes de Souza e de Marcionila Gomes Souza, natural de Floresta-PE.

Apaixonados, casaram-se um ano depois.

Antônio e Expedita constituíram família e tiveram 11 filhos: Elita [mãe deste blogueiro], Maria José, Eliêda, Socorro, Carminha, Aparecida, Naninha, Manoel (falecido), Pedro, Antônio e Isaías.

Os onze filhos já renderam dezenas de netos e bisnetos.

Abaixo: Vídeo da entrevista, a história completa de Expedita Jacobina e fotos de arquivo da família

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 38 milhões; veja os números e os demais sorteios desta quarta (16/11/2022) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



O resultado da Mega-Sena 2539 com prêmio de R$ 9.298.637,45 milhões foi divulgado nesta quarta-feira (16), em São Paulo (SP), e ninguém acertou as seis dezenas. Com isso, o prêmio acumulado vai a R$ 38 milhões no concurso 2540 que será realizado no sábado (19). Por ser um concurso de final 0, o prêmio recebe um valor extra acumulado de outros sorteios anteriores.

Os números sorteados foram: 01 - 23 - 32 - 33 - 36 - 59

32 apostas chegaram bem perto e acertaram cinco dezenas. Para cada uma delas a Caixa vai pagar R$ 75.686,31. Os 3.223 acertadores de quatro dezenas vão receber R$ 1.073,51 cada.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus
, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira
, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.