terça-feira, novembro 15, 2022

Padre que morreu após se afogar no Rio São Francisco estava no quarto ano de ordenação sacerdotal

Padre queniano morre após se afogar no Rio São Francisco, no norte da Bahia — Foto: Reprodução/TV São Francisco

O padre queniano James Wahome, de 35 anos, que morreu após se afogar no Rio São Francisco, na Orla II de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, estava no quarto ano de ordenação sacerdotal.

O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (14), próximo a Croa, conhecido também por "Prainha da Marinha”. O padre atuava na Paróquia São João Batista, no município de Jaguarari, no centro-norte da Bahia, desde 2021.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate do corpo, a vítima se afogou no Rio São Francisco enquanto tomava banho com amigos.

Em nota, a Diocese de Senhor do Bonfim lamentou a morte do padre e disse a que a missa de corpo presente foi feita por volta das 10h desta terça-feira (15), na Igreja Matriz de Jaguarari,

Por g1 BA e TV São Francisco

Morre Luiz Antônio Fleury Filho, ex-governador de São Paulo

Fleury foi governador de São Paulo em meados dos anos 1990 — Foto: Reprodução/Acerto TV Globo

Luiz Antônio Fleury Filho, ex-governador de São Paulo, morreu nesta terça-feira (15), na capital paulista, aos 73 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada. A informação foi confirmada por meio de nota divulgada pelo MDB em suas redes sociais oficiais.

"Lamentamos a morte de Luiz Antônio Fleury Filho, que foi governador de São Paulo entre 1991 e 1994. Foi deputado, promotor Justiça e professor. Filiado ao MDB-SP, ele era membro da Executiva Estadual. Nossas condolências a familiares e amigos. Baleia Rossi, presidente do MDB", informa o comunicado publicado pelo partido em seu Twitter.

O velório de Fleury será na Funerária Home, na Bela Vista, Centro da capital. Até a última atualização desta reportagem não havia confirmação se o corpo do político seria sepultado ou cremado e onde isso ocorreria.

Fleury governou o estado entre 1991 e 1994 pelo antigo PMDB (atual MDB).

Fleury nasceu em 30 de março de 1949 em São José do Rio Preto e foi criado em Porto Feliz, duas cidades do interior paulista.

Aos 15 anos, foi admitido, por concurso, na Academia da Policia Militar de São Paulo, como aluno interno. Depois ficou nove anos na corporação, chegando a patente de tenente.

Em 1973, formou-se bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), e, no mesmo ano, foi aprovado como promotor para o Ministério Público estadual.

Fleury foi eleito 1° vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público entre 1980 e 1982, 1° vice-presidente da Confederação Nacional do Ministério Público, entre 191 e 1983, e presidente da Associação Paulista do Ministério Público, de 1982 a 1986.

Em 1987 ele foi nomeado secretário da Segurança Pública, ficando no cargo até meados de1990. Fleury também chegou a ser deputado federal por dois mandatos pelo PMDB.

Massacre do Carandiru

Ministério Público Federal pede afastamento do diretor da PRF por 90 dias e condenação por improbidade administrativa


O Ministério Público Federal pediu o afastamento do diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, por 90 dias. Além disso, pede a condenação de Silvinei por improbidade administrativa.

O MPF argumenta que Silvinei fez uso indevido do cargo e lista situações durante a campanha eleitoral em que, no entendimento dos procuradores, o diretor pediu votos irregularmente para o presidente Jair Bolsonaro.

"A vinculação constante de mensagens e falas em eventos oficiais, entrevista a meio de comunicação e rede social privada, mas aberta ao público em geral, tudo facilmente acessível na internet, sempre associando a própria pessoa do requerido à imagem da instituição PRF e concomitantemente à imagem do Chefe do Poder Executivo federal e candidato a reeleição para o mesmo cargo, denotam a intenção clara de promover, ainda que por subterfúgios ou mal disfarçadas sobreposição de imagens, verdadeira propaganda político-partidária e promoção pessoal de autoridade com fins eleitorais", escreveu o Ministério Público.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (16/11/2022) a partir das 14 h00; marque a sua consulta

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62, informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 16 de novembro de 2022, a partir das 14h00.
Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 08h;00.

Petrolândia: Feriadão desta terça (15) tem Rahmon Lima no Maria Fumaça à partir das 17h:30; vai ser bom demais!

 

Feriadão desta terça (15/11/2022) tem Rahmon Lima no Maria Fumaça à partir das 17h:30; vai ser bom demais!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, 

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical

 APROVEITE!

15 de novembro de 1889 – Proclamação da República - por Prof. Gilson Alberto Novaes

 

Proclamação da República, quadro de Benedito Calixto (1893)

Prof. Gilson Alberto Novaes*

O feriado de 15 de novembro não é valorizado como devia. Todos gostam de um feriadinho, mesmo que caia numa quarta-feira como nesse ano. O problema é que grande parte dos nossos escolares, de todos os níveis, desconhecem sua importância no contexto histórico.

Na época da proclamação da República – 1889, o Brasil era o único país independente do continente americano, ainda governado por um monarca, uma vez que em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I proclamara nossa independência. Éramos independentes de Portugal, mas todas as decisões eram tomadas de forma pessoal e unilateral pelo imperador D. Pedro II.

No final da década de 1880, D. Pedro II estava sendo duramente criticado pelos oficiais do exército que, além de observarem a corrupção existente na corte, também estavam insatisfeitos com o Imperador pelo fato de que eles eram proibidos de se manifestarem pela imprensa. A interferência do Imperador nos assuntos religiosos desagradava a Igreja Católica; a classe média, entenda-se funcionários públicos, jornalistas, profissionais liberais, comerciantes, estudantes, artistas, todos identificavam-se muito mais com os ideais republicanos e apoiavam o fim do Império. Também os cafeicultores da região oeste de São Paulo queriam maior poder político, pois o poder econômico eles já tinham.

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta quarta, quinta e sexta-feira, 16, 17 e 18; Agende sua consulta

 

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta quarta, quinta e sexta-feira, 16, 17 e 18 de novembro de 2022.

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

- VEJA DIAS E DATAS NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS ABAIXO

Zelensky diz a líderes do G20 que a guerra pode acabar agora

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, defendeu a líderes do G20 que a guerra pode estar perto do fim. "Estou convencido que agora é o momento em que a guerra pode e deve ser interrompida", afirmou ele por vídeo em reunião com os países mais ricos do mundo.

Zelensky acredita que o recuo russo em Kherson é uma oportunidade para pressionar Putin e chegar a um acordo de paz. "Nós não vamos permitir que a Rússia recomponha suas forças", afirmou.

O plano de paz de Zelensky pede a retirada de todas as tropas russas e que a Ucrânia mantenha seus territórios. Ele também pede a libertação de todos os prisioneiros ucranianos.

"Por favor, escolham o caminho da liderança - e juntos vamos implementar a fórmula da paz", disse ele aos líderes do G20.

Putin não está presente no G20 e está sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov.

Criticada nas redes, Regina Duarte apaga postagem com alusão a prática nazista


Uma postagem publicada no domingo (13/11) no Instagram da atriz e ex-ministra Regina Duarte chocou internautas por fazer alusão a uma prática usada por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

A imagem compartilhada dizia: "Atenção petistas, coloquem esse adesivo na porta do seu negócio. Mostre que você tem orgulho de quem elegeu", ao lado de uma imagem da logo do Partido dos Trabalhadores (PT).

Após a repercussão negativa, a atriz retirou a imagem de seu perfil, mas a postagem já havia sido compartilhada em outras redes sociais.

A prática de marcar lojas e estabelecimentos de judeus foi muito usada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, para que fossem boicotadas.

Após publicação de cunho nazista, Banco do Brasil afasta gestor


Um gestor do Banco do Brasil foi afastado do contato com funcionários após ser denunciado por divulgar piada de cunha nazista em um grupo de WhatsApp do trabalho. Kauam Sarabi Moreira é gerente de operações estruturadas ESG do BB e, de acordo sua página no LinkedIn, funcionário da instituição há 19 anos

Segundo relatos feitos à reportagem, na última quarta-feira (9/11) os funcionários do banco estavam conversando sobre assuntos não relacionados ao serviço. Foi quando Kauam respondeu um comentário com uma montagem de Adolf Hitler ao telefone.

O texto da figurinha fazia um pedido: "Hans, liga o gás". A referência remonta às câmaras de gás em que judeus foram mortos por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Histórico 'abusivo'

Lula desembarca no Egito para participar da COP27; é a primeira viagem internacional do petista como presidente eleito



O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Egito, na noite desta segunda-feira (14/11), para participar da COP27 — conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento vai até o dia 18 de novembro e ocorre na cidade de Sharm El Sheikh.

Nas redes sociais, o petista falou das expectativas ao participar da convenção. "Bom dia. Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos", escreveu, via Twitter.

Essa é a primeira viagem de Lula como presidente eleito. No Egito, ele tem reuniões com o secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidente do país anfitrião, o general Abdel Fattah El-Sisi, e com lideranças de outras nações sobre o combate ao desmatamento.

Na quarta-feira (16/11), o petista ainda deve participar da conferência "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática". Os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO) também devem estar presentes.

Também estão na comitiva: a futura primeira-dama, Janja, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O presidente Jair Bolsonaro (PL) também foi convidado para participar da COP27, mas não confirmou presença. No lugar dele, foi o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. No ano passado, o chefe do Executivo não foi ao evento da ONU e mandou um vídeo de menos de três minutos com mensagens para a conferência. Na ocasião, ele destacou o Brasil como parte da solução climática, mas não citou os índices de desmatamento e nem a Amazônia.

Correio Brziliense