terça-feira, novembro 15, 2022

Padre que morreu após se afogar no Rio São Francisco estava no quarto ano de ordenação sacerdotal

Padre queniano morre após se afogar no Rio São Francisco, no norte da Bahia — Foto: Reprodução/TV São Francisco

O padre queniano James Wahome, de 35 anos, que morreu após se afogar no Rio São Francisco, na Orla II de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, estava no quarto ano de ordenação sacerdotal.

O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (14), próximo a Croa, conhecido também por "Prainha da Marinha”. O padre atuava na Paróquia São João Batista, no município de Jaguarari, no centro-norte da Bahia, desde 2021.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate do corpo, a vítima se afogou no Rio São Francisco enquanto tomava banho com amigos.

Em nota, a Diocese de Senhor do Bonfim lamentou a morte do padre e disse a que a missa de corpo presente foi feita por volta das 10h desta terça-feira (15), na Igreja Matriz de Jaguarari,

Por g1 BA e TV São Francisco

Petrolândia: Feriadão desta terça (15) tem Rahmon Lima no Maria Fumaça à partir das 17h:30; vai ser bom demais!

 

Feriadão desta terça (15/11/2022) tem Rahmon Lima no Maria Fumaça à partir das 17h:30; vai ser bom demais!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, 

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical

 APROVEITE!

15 de novembro de 1889 – Proclamação da República - por Prof. Gilson Alberto Novaes

 

Proclamação da República, quadro de Benedito Calixto (1893)

Prof. Gilson Alberto Novaes*

O feriado de 15 de novembro não é valorizado como devia. Todos gostam de um feriadinho, mesmo que caia numa quarta-feira como nesse ano. O problema é que grande parte dos nossos escolares, de todos os níveis, desconhecem sua importância no contexto histórico.

Na época da proclamação da República – 1889, o Brasil era o único país independente do continente americano, ainda governado por um monarca, uma vez que em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I proclamara nossa independência. Éramos independentes de Portugal, mas todas as decisões eram tomadas de forma pessoal e unilateral pelo imperador D. Pedro II.

No final da década de 1880, D. Pedro II estava sendo duramente criticado pelos oficiais do exército que, além de observarem a corrupção existente na corte, também estavam insatisfeitos com o Imperador pelo fato de que eles eram proibidos de se manifestarem pela imprensa. A interferência do Imperador nos assuntos religiosos desagradava a Igreja Católica; a classe média, entenda-se funcionários públicos, jornalistas, profissionais liberais, comerciantes, estudantes, artistas, todos identificavam-se muito mais com os ideais republicanos e apoiavam o fim do Império. Também os cafeicultores da região oeste de São Paulo queriam maior poder político, pois o poder econômico eles já tinham.

Criticada nas redes, Regina Duarte apaga postagem com alusão a prática nazista


Uma postagem publicada no domingo (13/11) no Instagram da atriz e ex-ministra Regina Duarte chocou internautas por fazer alusão a uma prática usada por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

A imagem compartilhada dizia: "Atenção petistas, coloquem esse adesivo na porta do seu negócio. Mostre que você tem orgulho de quem elegeu", ao lado de uma imagem da logo do Partido dos Trabalhadores (PT).

Após a repercussão negativa, a atriz retirou a imagem de seu perfil, mas a postagem já havia sido compartilhada em outras redes sociais.

A prática de marcar lojas e estabelecimentos de judeus foi muito usada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, para que fossem boicotadas.

Após publicação de cunho nazista, Banco do Brasil afasta gestor


Um gestor do Banco do Brasil foi afastado do contato com funcionários após ser denunciado por divulgar piada de cunha nazista em um grupo de WhatsApp do trabalho. Kauam Sarabi Moreira é gerente de operações estruturadas ESG do BB e, de acordo sua página no LinkedIn, funcionário da instituição há 19 anos

Segundo relatos feitos à reportagem, na última quarta-feira (9/11) os funcionários do banco estavam conversando sobre assuntos não relacionados ao serviço. Foi quando Kauam respondeu um comentário com uma montagem de Adolf Hitler ao telefone.

O texto da figurinha fazia um pedido: "Hans, liga o gás". A referência remonta às câmaras de gás em que judeus foram mortos por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Histórico 'abusivo'