Foi marcada para os dias 22 e 23 de novembro a audiência de instrução e julgamento de Marcelo da Silva, de 40 anos, acusado do homicídio da menina Beatriz Angélica Mota, morta em dezembro de 2015, aos 7 anos, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), durante a fase de instrução, que será realizada na Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Petrolina, a partir das 8h, serão ouvidas testemunhas e apresentadas as provas do crime. Na ocasião, está previsto o depoimento do acusado, que poderá escolher o direito de ficar em silêncio.
O TJPE informou ainda que, após encerrada a audiência, a acusação, que será representada pelo Ministério Público, e a defesa do réu vão se manifestar e, em seguida, haverá a decisão se o réu será submetido ou não a júri popular.
Em janeiro deste ano, Marcelo da Silva foi apontado como autor do assassinato após análises do banco de perfis genéticos do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos identificar o DNA recolhido na faca utilizada no crime.
Durante confrontação de perfis genéticos do banco, chegou-se ao DNA do suspeito, que, na época, estava preso em uma unidade prisional do Estado por outros crimes e confessou ter matado a menina Beatriz ao ser ouvido pelos delegados da Força Tarefa. No último mês de setembro, Marcelo da Silva foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por homicídio triplamente qualificado.
Coletiva de imprensa foi realizada no Gabinete Português de Leitura, no bairro de Santo Antônio
Com o tema “Do passado ao contemporâneo digital: Brasil e Portugal”, a segunda edição da Festa Literária de Pernambuco (Flipe) celebrará grandes nomes da literatura nacional e internacional em evento marcado para os dias 2, 3 e 4 de dezembro. Por meio de coletiva realizada nesta terça-feira (25), às 10h, no Gabinete Português de Leitura, a organização da Flipe divulgou à imprensa a programação completa da festa que homenageará o escritor português José Saramago e o mestre pernambucano das xilogravuras, J.Borges.
Realizada pela Inova d.A.a.Z, sob coordenação da produtora cultural Patrícia Guedes, a Flipe promoveu nesta manhã a coletiva para divulgação dos painéis presentes no encontro literário, assim como um diálogo sobre a responsabilidade social que eventos como esse carregam no mercado cultural. Para Patrícia, o papel da Flipe é mostrar que o livro sempre será o protagonista da história, mesmo com as mudanças existentes no mercado literário ao longo de 20 anos. “Quem não gosta de ir a uma livraria física e curtir uma leitura, sentindo o toque do papel? O fato é que a tecnologia está aí para tudo e é preciso se adequar ao momento”, destaca.
Com curadoria geral assinada pelo jornalista Múcio Aguiar e Literária pelo escritor Cássio Cavalcante, ambos se pronunciaram sobre a união Brasil e Portugal. “Em um universo de globalização, a possibilidade de construir pontes de irmandade entre esses países de língua portuguesa se mostra importante”, reforça Cássio. A curadora Bia Medeiros abordou na coletiva sobre o processo de criação da programação infanto-juvenil da Flipe. “As contações de histórias e apresentações musicais foram partes cruciais na composição da grade para as crianças, além dos debates com as temáticas do universo infantil”, afirma.
A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta quarta, quinta e sexta-feira, 09, 10 e 11 de novembro de 2022.
Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).
- VEJA DIAS E DATAS NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS ABAIXO
08/11/2022 - Atento à notícia de que a Caixa Econômica Federal liberou a contratação de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, recomendação para que as instituições financeiras do município garantam às pessoas interessadas em contratar essa modalidade de empréstimo todas as informações exigidas pela legislação.
"Esse consignado tem juros próximos ao limite estabelecido pelo Governo Federal, que é de 3,5% ao mês, equivalente a 50% ao ano. A oferta e concessão de crédito deve ser realizada de forma responsável, principalmente se tratando de pessoas idosas ou com baixa instrução. Além disso, considerando que os recursos do Auxílio Brasil são utilizados, em regra, para despesas básicas, a liberação do crédito sem a devida orientação sobre os riscos do endividamento pode comprometer a subsistência da população mais vulnerável", alertou o promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite, no texto da recomendação.
Ponto de bloqueio de estrada na Região Metropolitana de Curitiba (PR) — Foto: Felipe Rosa/ RPC Curitiba
O Supremo Tribunal Federal (STF) está rastreando vários empresários suspeitos de financiar bloqueios em rodovias e manifestações em frente a quartéis do Exército.
Além disso, as investigações avançam a fim de responsabilizar autoridades públicas.
Segundo apurou o blog, já foram identificados empresários que estariam financiando os atos e, agora, o trabalho das investigações é fazer o rastreamento de como eles atuaram e seguem atuando no apoio aos bloqueios de estradas e protestos nos quartéis.
Nesta terça-feira, o ministro do STF Alexandre de Moraes reuniu-se com os procuradores de Justiça de São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo. Depois da reunião, os procuradores admitiram que há indícios da atuação de empresários por trás dos bloqueios de estradas no país.
Segundo eles, não são manifestações espontâneas, mas organizadas e financiadas. E que precisam ser punidas porque são protestos golpistas, antidemocráticos, para que não se repitam no país e virem algo rotineiro no Brasil.
O inquérito investiga não só a atuação de empresários mas também do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, que não teria atuado de forma correta e transformado até a PRF em um órgão de governo e não de Estado. Segundo apurou o blog, essa linha da investigação também está avançada e pode atingir também o ministro da Justiça, Anderson Torres.
Por Valdo Cruz Comentarista de política e economia da GloboNews. Cobre os bastidores das duas áreas há 30 anos
Primeira edição do Concurso Nordestino do Frevo premiou dez composições inéditas em 2021
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) anuncia o lançamento do livro “Ao Compasso do Frevo”, publicação da Editora Massangana resultante da primeira edição do Concurso Nordestino do Frevo, realizado em 2021. O evento de lançamento do livro acontecerá às 16h do dia 12 de novembro, no hall do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte. Na mesma data, às 17h, será feita a entrega dos troféus da segunda edição do concurso, no jardim da casa.
Com apresentações de Antônio Campos, presidente da Fundaj, Mário Hélio Gomes de Lima, diretor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da instituição, e Karla Veloso, coordenadora de Comunicação da Fundação e organizadora da publicação, o livro com as histórias dos nove vencedores do I Concurso Nordestino do Frevo e suas composições premiadas. O concurso é uma iniciativa que nasceu no ano de 2021, durante a fase mais aguda da pandemia de covid-19, com o intuito de fomentar a produção cultural da região Nordeste.
A prefeitura de Petrolândia, está executando as obras de pavimentação das agrovilas 1 e 6 do bloco 3.
As obras atendem uma reivindicação dos moradores, trazendo benefícios e infraestrutura para a zona rural do município, garantindo mobilidade e qualidade de vida. Aqui tem trabalho!
Blog de Assis Ramalho Divulgação/ prefeitura de Petrolândia
Em clima de feriadão! Maria fumaça anuncia maratona de shows; começa na sexta e vai até terça-feira (15), feriado da Proclamação da República. Confira no cartaz acima
Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, local onde você apreciar as mais saborosas opções da culinária.
No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.
Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor -
Uma loja localizada no centro comercial do Bairro Itaparica, em Jatobá no sertão de Pernambuco, foi alvo de assaltantes na noite do domingo (06/11).
De acordo com informações repassadas pela proprietária, a senhora Solange informou que amigos da família em passagem pelo centro comercial, perceberam que a porta de sua loja havia sido “arrombada”.
As informações chegaram a dona da loja as 22h, o que dar a entender que os assaltantes esperaram o ônibus da Progresso sair, visto que a empresa tem um ponto naquela área comercial.
Na ação os bandidos, levaram todo o estoque de roupas, perfumes e joias, um prejuízo considerável , segundo a proprietária.
Em sua maioria as roupas eram da OGOCHI, DOPPING, HABANA, NATURAL BASIC, REALIST, joias da ROMMANEL e Perfumes do BOTICÁRIO.
Quem tiver informações que levem a localização das mercadorias repassar a Polícia Civil, ou a Solange no WhatsApp 87 98144-0201 que será recompensado.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga, nesta terça-feira (8), os benefícios referentes ao mês de outubro a aposentados e pensionistas que recebem mais de 1 salário mínimo e têm o cartão com final 5 e 0. Recebem ainda os que ganham 1 salário mínimo e possuem o cartão com final 0.
O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Estes são os últimos grupos a receberem seus benefícios referentes a outubro. Os pagamentos tiveram início no último dia 25. O pagamento dos benefícios referentes a novembro vai começar no próximo dia 24, de acordo com o calendário abaixo:
A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62, informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, não atenderá nesta quarta e sexta, dias 09 e 11/11.
Agendamento de consultas pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.
Padre abandona missa após discussão política | Reprodução/ Redes Sociais
O padre Danilo Neto, da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, abandonou a celebração de uma missa depois de pedir que eleitores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retirassem da paróquia.
O caso aconteceu nesse domingo (6/11), em Nerópolis, Goiás.
De acordo com o jornal local Mais Goiás, o padre, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), pediu para quem tivesse feito o L, em referência a Lula, saísse da igreja.
Em seguida, uma mulher começou a discutir com o religioso sobre o posicionamento político dele.
Com a discussão iniciada, novamente ele pediu que os cristãos eleitores de Lula saíssem da paróquia. Como ninguém atendeu o pedido, o padre tirou a batina e abandonou a missa.
Após a renúncia, prefeita diz que se afastará da vida pública durante o período em que Lula permanecer no Planalto
A prefeita de Carlinda (MT), Carmen Martines (União Brasil), afirmou, nesta segunda-feira (7/11), que renunciará ao mandato após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A prefeita é pecuarista e apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL). Assim como grande parte dos bolsonaristas, ela não aceitou a vitória do petista nas urnas.
Martines foi eleita prefeita em 2016 e reconduzida ao cargo em 2020. A resistência em aceitar a vitória de Lula, segundo ela, se dá por “não compactuar com a ideologia” do petista.
Em entrevista ao UOL, a prefeita disse já ter comunicado a decisão aos secretários e solicitado a organização das pastas para seu vice, Pastor Fernando de Oliveira (PSC).
Após a renúncia, ela diz que se afastará da vida pública durante o período em que Lula permanecer no Planalto.
Por motivo superior, o programa "Acordando com as Notícias", transmitido de segunda a sexta pela Web Rádio Petrolândia, não irá ao ar nesta terça-feira, 08 de novembro de 2022
Voltaremos amanhã com a programação normal
OUÇA O PROGRAMA ACORDANDO COM AS NOTÍCIAS NA WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR
O radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE] apresenta o Programa Acordando com as Notícias de segunda a sexta-feira das 06:45 às 08:30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.
O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.
Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.
Agradecemos sua audiência. Redação do Blog de Assis Ramalho
O pastor da Primeira Igreja Batista de Piabetá Luiz Antônio Vieira, de 65 anos, que apareceu em um vídeo chamando nordestinos de "preguiçosos" e dizendo que os mesmos "só gostam de viver de migalhas", voltou ao púlpito da igreja para pedir desculpas neste domingo (6).
Em vídeo gravado e transmitido pela igreja em seu canal do Youtube, Luiz Antônio lê a retratação ao lado do vice-presidente do templo.
"Venho por meio deste formalizar minha retratação e pedido de perdão pelo meu ocorrido no dia três de novembro, no culto de quinta-feira. Eu, pastor Luiz Antônio Rodrigues Vieira, em decorrência do momento político transtornado que estamos passando, me encontro em um grande desgaste físico, psicológico e emocional", diz.
Diagnóstico de TEI
Na sequência, ele fala que conversou com um psicanalista e que foi diagnosticado com Transtorno Explosivo Intermiente (TEI).
"Após uma análise psicanalítica com o doutor Luiz Wagner dos Santos Silva, psicanalítico clínico, segundo ele, foi desencadeado em mim um transtorno explosivo intermitente abreviação de TEI, que causa um transtorno psicológico que acarreta um comportamento agressivo. O meu comportamento não é aceito por uma sociedade organizada, seja ela urbana ou rural. Demonstro a partir disso, minhas condolências e me disponho a maiores explicações", disse antes de partir propriamente para as desculpas.
"Tenho muitos amigos nordestinos os quais respeito, amo e peço perdão. Ao contrário da minha fala, mal expressada, o Nordeste é uma região repleta de gente humilde, boa, honesta e trabalhadora. Pessoas preguiçosas estão presentes em todas as regiões do Brasil e do mundo", disse.
Na sequência falou sobre quem votou no Partido dos Trabalhadores, a quem também ofedendeu.
"Quando fiz referência a quem votou no PT foi tão somente preocupado e em defesa do que nós, os cristãos, não somos a favor. Temos muita preocupação com a legalização do aborto, das drogas ilícitas e da ideologia de gênero, por exemplo. Eu não sou inimigo de petistas", encerrou.
Férias antecipadas
Ao final de sua fala, o pastor Luiz Antônio Vieira disse ainda que iria conversar com a direção da Primeira Igreja Batista de Piabetá para pedir para adiantarem suas férias, que seriam em janeiro, para que ele possa se recuperar desse momento.
O caso
Na quinta-feira (3), durante um culto, o pastor Luiz Antônio Vieira, de 65 anos, usou sua pregação para atacar petistas e nordestinos. Com expressões como "Petistas são inimigos de Deus", e " Nordestino é preguiçoso, gosta de viver da migalha, o pastor causou revolta nas redes sociais.
MP e Decradi foram notificados
As imagens também chegaram até a Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Alerj, que acionou a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e o Ministério Público.
“Oficiamos a Decradi e o MP-RJ conta o Luiz Antônio Vieira, que demonstra e expressa racismo, preconceito, intolerância e a perseguição regional incitando as pessoas a não viajarem e a não consumirem produtos do Nordeste. É um atraso, uma ignorância e tem consequência. A lei não permite isso. Esse tipo de ataque, ainda mais vindo de um pastor que influencia as pessoas, usa as redes, não pode”, disse ao g1 o presidente da comissão, o deputado Carlos Minc.
O vídeo gerou também uma nota de esclarecimento da Associação das Igrejas Batistas da Região de Magé, que disse que a “fala do pastor expressa uma opinião particular, e que não representa a opinião da associação ou da instituição religiosa.”
Chuvas na Zona da Mata Sul - Foto: Reprodução/Instagram
Balanço divulgado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), no final da tarde desta segunda-feira (7), contabiliza 279 pessoas desalojadas e 172 desabrigadas no Estado após a chuvas que caem em cidades do Interior desde a última quinta-feira (3). Há previsão, nesta terça-feira (8), de continuidade de chuvas de moderadas a fortes no Agreste e Sertão - confira a previsão ao fim do texto.
A Central de Operações da Codecipe registrou um total de 90 ocorrências de quinta a esta segunda-feira. O órgão monitora a situação no Estado desde o primeiro aviso meteorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), ainda na quinta.
O total foram de 11 cidades afetadas pelas chuvas: Belém de Maria, Bezerros, São Benedito do Sul, Canhotinho, Caruaru, Catende, Ipojuca, Jaqueira, Palmares, Parnamirim e Petrolina. No caso de Bezerros, Canhotinho e Parnamirim, a situação é mais crítica: essas cidades decretaram situação de emergência.
Na Mata Sul, Jaqueira registrou deslizamento de terra e alagamentos no Centro, mas não houve vítimas. O município contabiliza 55 desalojados. Em Palmares, houve inundação no bairro de Japaranduba. Catende tem 120 desabrigados. São Benedito do Sul registrou 128 desalojados.
No Agreste, houve inundações, com 37 pessoas desalojadas, no município de Bezerros nos bairros do Salgado, Retiro e Rosário. Canhotinho tem 14 desalojados