domingo, outubro 23, 2022

Vereador de Carnaubeira da Penha Naldo Môita adere a candidatura de Raquel Lyra rumo ao Governo de Pernambuco



Naldo Môita, Raquel Lyra e Rodrigo Novaes

A candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, que disputa o segundo turno no próximo domingo (30) e líder nas pesquisas de intenções de votos, esteve neste fim de semana cumprindo agenda no Sertão do Estado. E neste domingo a candidata esteve na cidade de Floresta, no Sertão do Pajeú, participando de evento organizado pelo deputado estadual reeleito e ex-secretário de turismo, Rodrigo Novaes.

Na oportunidade, o vereador de Carnaubeira da Penha, Naldo Môita (Avante). que compõem o grupo liderado por Rodrigo Novaes, confirmou o apoio à Raquel Lyra rumo ao Governo de Pernambuco.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Naldo Môita - Vereador de Carnaubeira da Penha 

Petrolândia tem vacinação antirrábica nesta segunda e terça (24 e 25); Confira locais


Divulgação/Prefeitura de petrolândia

Ex-candidato a deputado federal Dr. João Lopes será entrevistado na próxima terça (25) na Web Rádio Petrolândia


Na próxima terça-feira (25), o programa "Acordando com as Notícias", com apresentação e comentários do radialista e blogueiro Assis Ramalho, vai ter a honra de receber o médico Dr. João Lopes, ex-diretor do antigo IBVASF e, nas eleições de 2022, candidato a deputado federal pelo Solidariedade, partido da deputada federal Marília Arraes, que vai disputar no segundo turno o mandato de primeira governadora de Pernambuco.

Dr. João Lopes participou de sucessivas eleições como candidato a prefeito de Petrolândia ou a deputado, ainda sem sucesso. Hoje, Dr. João tem sido o condutor da campanha de Marília Arraes no município e em cidades vizinhas. 

Sem nenhum representante do próprio município com mandatos no legislativo estadual ou federal, Petrolândia é atualmente apenas um reduto eleitoral de lideranças de outras cidades e regiões. Floresta, por exemplo, emplacou três eleitos - para surpresa de ninguém. Para se ter ideia da inexpressividade política de Petrolândia, até o momento, nenhuma das candidatas a governadora pôs os pés na cidade durante a campanha. Marília era favorita no primeiro turno e chegou a visitar as vizinhas cidades de Tacaratu e (adivinha?) Floresta, ainda no aniversário da cidade, em junho. Raquel, neste domingo (23), tem agenda em Floresta. Petrolândia? (Ouço um som de grilos...) Não à toa, as eleições 2022 parecem ter terminado em Petrolândia no dia 2 de outubro. Desde então, nada se viu que possa ser chamado de campanha eleitoral neste segundo turno. Inclusive, por estranho que pareça (ou não), embora a eleição seja tema da maioria das conversas, a 7 dias da eleição, não apareceu nem um plantio de bandeiras nos canteiros e calçadas. A eleição para presidente da República e para governadora acabou antes de terminar ou parece que vigora o "tanto faz", embora nas duas instâncias os candidatos e candidatas pareçam representar ideias bastante distantes entre si. Sobre este e outros temas pertinentes ao município de Petrolândia e região, conversaremos com o nosso convidado, Dr. João Lopes. Aguarde!   

Durante a entrevista ao vivo, os ouvintes da Web Rádio Petrolândia poderão participar com perguntas através do app WhatsApp (87 99955-1186). Participe!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Reprodução Instagram Dr. João

Dia Estadual do Choro João Pernambuco: Alepe promove noite de homenagem ao Choro Pernambucano

Em 16 de outubro, em memória à data da morte de João Pernambuco, é celebrado o Dia Estadual do Choro - João Pernambuco.

Com direito a uma autêntica roda de Choro formada por musicistas e cantores que integram a cena cultural pernambucana, a Assembleia Legislativa promoveu na noite de quinta-feira (20), no auditório Senador Sérgio Guerra, uma solenidade em homenagem ao Dia Estadual do Choro João Pernambuco e àqueles que vêm atuando fortemente para a preservação e divulgação deste que é o primeiro gênero musical instrumental brasileiro. A iniciativa do evento, e da data estadual (Lei nº 17.148/2021) que agora integra o calendário oficial dos eventos comemorativos de Pernambuco, foi do deputado Waldemar Borges.

Foram homenageados a cantora Dalva Torres - considerada a grande dama do Choro pernambucano -, o Coletivo Isto É Choro! - formado por musicistas, produtores e agentes culturais que há seis anos realizam ações de promoção e salvaguarda do gênero musical - e os integrantes da Roda Infinito – roda de Choro que reúne a nova geração dos chorões e choronas e que desde 2012 tem papel fundamental na inserção de músicos no mercado. A mesa da reunião solene foi composta pela vice-governadora Luciana Santos, pelo deputado Waldemar Borges, pela vereadora do Recife Cida Pedrosa (autora da lei que criou o Dia Municipal do Choro Luperce Miranda), pela cantora Dalva Torres, pelo musicista e professor do Conservatório Pernambucano de Música Lucas Guerra (Roda Infinito) e produtor cultural Wagner Staden (Coletivo Isto É Choro!).

STF revoga prisão domiciliar de Jefferson, que diz ter resistido à PF

Na manhã de hoje, Jefferson reagiu à prisão atirando contra policiais (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, mandou revogar a prisão domiciliar do ex-deputado Roberto Jefferson, após falas violentas contra a ministra Cármen Lúcia, na manhã deste domingo (23). Na última sexta-feira (21), o político publicou vídeo se referindo à magistrada como "bruxa de Blair" e a compara a uma prostituta.

Jefferson é condenado pelo inquérito que apura atividades de uma organização criminosa envolvida em fake news, que o TSE aponta estar envolvida em atos contra o Estado Democrático de Direito. O ex-deputado cumpriu prisão em regime fechado, no ano passado, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio. Contudo, recebeu o benefício de prisão domiciliar, devido a complicações de saúde.

Na manhã deste domingo (23), Jefferson reagiu à prisão atirando contra policiais. No sábado, Moraes já havia anunciado que o Supremo iria reagir contra as ofensas. “O Tribunal Superior Eleitoral repudia a covarde e abjeta agressão desferida contra a Ministra Cármen Lúcia e tomará todas as providências institucionais necessárias para o combate à intolerância, à violência, ao ódio, à discriminação e à misoginia que são atentatórios à dignidade de todas as mulheres e inimigos da Democracia, que tem, historicamente, em nossa Ministra uma de suas maiores e intransigentes defensoras”, disse Moraes, em nota.

Diário de Pernambuco

Maceió/Petrolândia: Filha do professor Roberto Oliveira, Roberta Jamylle conquista Prêmio Espantaxim 2020/21 e é entrevistada pela TV Ponta Verde/SBT em Alagoas

Reprodução Facebook Prof Roberto Oliveira

Na última sexta-feira (21), o professor Roberto Oliveira postou em suas redes sociais a visita à sua residência, em Maceió, da reportagem da TV Ponta Verde, afiliada do SBT em Alagoas. A filha do professor Roberto Oliveira, Roberta Jamylle, venceu o Prêmio Espantaxim 2020/2021 e foi entrevistada para a rede de TV. Jamylle, de 13 anos, foi vencedora do maior concurso de literatura infantil do Brasil na categoria Redação. 


Natural de Petrolândia, em Pernambuco, a estudante do Colégio da Polícia Militar de Alagoas já coleciona prêmios literários há alguns anos e na sexta edição do Espantaxim concorreu entre 3.300 textos de alunos de escolas de vários estados do país. 

Jamylle vai participar da cerimônia de entrega de prêmios no Teatro Gazeta, em São Paulo, com passagens pagas, no dia 4 de dezembro.

Parabéns à jovem Jamylle que demonstra grande potencial para a literatura desde tenra idade e promete encantar e orgulhar ainda mais seus pais, seus familiares e sua cidade natal. 

Vacina: tragédia da poliomielite é esquecida e país enfrenta ameaça ao futuro

Na época em que a vacina ainda não tinha sido desenvolvida, havia um equipamento chamado pulmão de aço que auxiliava no tratamento de insuficiência respiratória grave

A trajetória da poliomielite no Brasil é pouco lembrada, devido ao relevante declínio e à baixa incidência da doença nas últimas décadas. Antes de ser considerada erradicada no país, em 1994, no entanto, a pólio marcou o cenário brasileiro, sobretudo no período de 1950 até 1980. Crianças vítimas da doença, também conhecida como paralisia infantil, se locomoviam com dificuldade e com a ajuda de aparelhos ortopédicos rústicos. Quadros de febre ou fraqueza muscular causavam preocupação e pavor nos pais, que pensavam na possibilidade de ser poliomielite.

Foi na década de 1950, especialmente pela eclosão de epidemias no Rio de Janeiro e em São Paulo, que a doença passou a ser vista como um importante problema de saúde pública. A enfermidade foi uma das mais estudadas durante a primeira metade do século XX. O último caso foi registrado no Brasil em 1989. Apesar disso, a queda da cobertura vacinal no país tem gerado preocupação entre profissionais da saúde, que veem riscos de a doença voltar e, por isso, enfatizam a importância da imunização.

Milhares de pessoas foram afetadas pela poliomielite no Brasil. A doença se tornou progressivamente responsável por causar paralisias musculares em crianças e, em casos mais graves, quadros de paralisia respiratória.

Natural de Garanhuns, cantor Jr. Black morre aos 46 anos no Recife

Cantor, compositor e ator pernambucano Jr. Black não sabia que era diabético, foi internado e teve complicações que levaram ao óbito (Foto: Reprodução/Instagram)

O cantor, compositor e ator pernambucano Jr. Black morreu, aos 49 anos, na noite do sábado (22), no Recife. De acordo com familiares, Jr. Black estava internado há oito dias no Hospital Hapvida do bairro da Ilha do Leite, na área central da cidade, e sofreu uma parada cardíaca.

O velório está sendo realizado no Cemitério de Santo Amaro, também na área central do Recife. O enterro está marcado para às 15h.

O artista deixou um filho de 13 anos chamado Francisco, fruto do relacionamento com a produtora cultural Célia Lima, 42.

Ele foi a grande inspiração para que eu tivesse coragem viver do mundo de artes. Esse legado artístico e criativo que ele deixou não vai morrer", afirmou.

Abaixo a ditadura do cacho perfeito! A definição não precisa ser uma imposição

Julgamento da sociedade aponta os cabelos cacheados que não estão perfeitamente alinhados como desleixo e falta de cuidado (Foto: Loreal)

Nos últimos anos, a tendência de aceitação e valorização dos cabelos naturais cresceu, levando influenciadores digitais e produtores de conteúdo a falarem abertamente sobre seus cuidados com as madeixas e a compartilharem processos e dicas.

Para os crespos e cacheados, as indicações de cremes, finalizações e de como deixar o cabelo com definição trouxeram autonomia e liberdade para, principalmente as mulheres, assumirem os fios naturais. No entanto, mesmo se desvinculando de uma obrigação social que estabelecia o alisamento como padrão, muita gente passou a viver uma nova imposição: a do cacho "perfeito".

O cabelo perfeitamente definido é uma meta impossível de ser alcançada. "São muitas informações, e as pessoas, às vezes, idealizam um cacho, uma definição, que não é possível alcançar. A maioria dos cabelos crespos e cacheados pode ter até quatro tipos de texturas. Como alinhar e definir por igual essas quatro texturas?", questiona a cacheada, cabeleireira e fundadora do Salão Beleza Crespa, Antônia Rodrigues.

A profissional faz questão de ressaltar que todos os fios crespos e cacheados têm sua beleza, e aceitar isso é um grande passo para ter a liberdade de usar o cabelo como ele é. Outro ponto importante é que esse peso da perfeição acaba não caindo sobre mulheres de cabelos lisos da mesma forma. Para esse grupo, sair de casa com um pouco de frizz ou com os fios desalinhados pode não ser exatamente uma grande questão.

Justiça Eleitoral determina retirada de posts mentirosos contra Marília Arraes


O jurídico da coligação PERNAMBUCO NA VEIA conseguiu mais duas vitórias na Justiça contra apoiadores de Raquel Lyra que têm usado as redes sociais para disseminar mentiras e agressões contra Marília Arraes. Na última sexta-feira (21), a Justiça Eleitoral determinou que o jornalista e ex-candidato a deputado estadual pelo Cidadania, Dênis Ricardo, retire do ar uma publicação com menções caluniosas à família de Marília Arraes. A decisão estipula um prazo de 24 horas para a retirada do conteúdo sob pena de pagamento de multa de R$ 3 mil reais.

Dênis Ricardo é filiado ao mesmo partido de Priscila Krause, candidata a vice na chapa de Raquel Lyra, e costuma publicar fotos com as aliadas. De acordo com o desembargador Rogério Fialho, a publicação de Dênis Ricardo é marcada por "uma ofensa, de forma direta, com grande alcance de divulgação, usada na campanha eleitoral para macular a imagem da candidata (...) com ofensas dirigidas à família de Marília Arraes".

A Justiça Eleitoral também determinou a retirada de um post feito pelo ex-assessor do deputado federal Daniel Coelho (coordenador de campanha da candidata Raquel Lyra), Mateus Souza, e replicado no perfil Direita Pernambuco no Instagram sobre a proposta de Marília Arraes para isenção do IPVA.

Aprenda a fazer moqueca de caju

Moqueca de caju — Foto: Inter TV Costa Branca

Para celebrar o período de safra do caju, o Inter TV Rural deste domingo (23) apresentou uma receita diferente com essa fruta. Normalmente o caju é consumido in natura ou em pratos doces, como sucos, bolos, compotas e geleias.

A receita que traz o caju em uma versão salgada é a moqueca. Ideal para diversificar o uso da fruta ou para aquelas pessoas que não podem ou preferem não consumir proteína animal.

Ingredientes

6 cajus maduros grandes
200 ml de leite de coco
1 cebola roxa de tamanho médio cortada em pedaços pequenos
1 tomate maduro de tamanho médio cortado em pedaços pequenos
½ pimentão verde pequeno cortado em rodelas
½ pimentão amarelo pequeno cortado em rodelas
2 pimentas-de-cheiro de tamanho médio cortada em rodelas
2 dentes de alho triturados
Sal, pimenta, azeite, colorau, cheiro verde (salsa, salsinha, coentro e/ou cebolinha) a gosto

Modo de preparar

Petrolândia: Grupo de 'Flauta Doce" abrilhanta a inauguração do Centro de Referência da Pessoa Idosa


Grupo de Flauta Doce abrilhanta a inauguração do Centro de Referência da Pessoa Idosa - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Grupo de Flauta Doce composto pelo professor Gabriel Alexandre e os alunos: Joadson Soares, Jackson Luiz, Vitor Gabriel, Breno Rodrigues e Kaio Gustavo


Sob a batuta do maetro Gabriel Alexandre, o grupo de Flauta Doce fez exibição de gala e abrilhantou a inauguração do Centro de Referência da Pessoa Idosa, ocorrido na sexta-feira (21), em Petrolândia.

Sob os aplausos do público presente ao avento de inauguração, que teve a presença do Prefeito Fabiano Marques, do vice-prefeito Rogério Novaes, o grupo composto por cinco garotos interpretou com brilhantismo as músicas Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Luar do Sertão, composição do petrolandense João Pernambuco (assista ao vídeo abaixo).


Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: É HOJE! Grupo Pagode Pra Recordar agita o domingo no Maria Fumaça, a partir das 17h:30

 

É HOJE! Grupo Pagode Pra Recordar agita o domingo no Maria Fumaça, a partir das 17h:30

Sem cobrança de Couvert, o Grupo Pagode Pra Recordar se apresenta neste DOMINGO, 23 de outubro de 2022 no Maria Fumaça, na Orla da cidade, a partir das 17h:30.

Ambiente mais badalado e frequentado da cidade, o Maria Fumaça oferece as melhores opções em refeições e petiscos, tem excelente carta de bebidas, além da opção de curtir a melhor programação musical.

DOMINGO É DIA DO DELICIOSO BAIÃO DE DOIS

O funcionamento deste domingo é das 11:30 às 22:00.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, tem organização do empresário Pedrinho