sábado, outubro 01, 2022

Eleições 2022: tudo o que você precisa saber para votar amanhã (2)


É amanhã. Domingo, 2 de outubro, é o dia das Eleições 2022. Este ano serão mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores, e você é um deles.

Serão também quase 1,8 milhão de mesárias e mesários e mais de 29,2 mil candidatas e candidatos. A votação acontece em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para votar com tranquilidade.

Sobre o voto

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Horário

Em Pernambuco, o horário de votação será das 8h às 17h. Exceto em Fernando de Noronha (PE), onde será das 9h às 18h. Tudo isso para coincidir com o horário de Brasília.

Anote aí caso você more numa cidade de algum desses estados: em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, a votação acontece das 6h às 15h do horário local.

Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começa às 6h e termina às 15h do horário local. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos outros 51 municípios do Amazonas, a votação vai das 7h às 16h do horário local.

Documentos

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Então, antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Após missa na Orla Fluvial de Petrolândia, procissão conduz imagem de São Francisco de Assis de volta à Igreja Matriz na Festa do Padroeiro 2022; Confira programação do domingo (02)

Fotos: Assis Ramalho

No final da tarde deste sábado (1º), após a procissão dos barcos realizada no Lago de Itaparica e a missa celebrada no palco de shows instalado na Orla Fluvial, uma procissão acompanhou em procissão o retorno da imagem de São Francisco de Assis até a Igreja Matriz. O evento faz parte da Festa em louvor do Padroeiro de Petrolândia que acontece de 24 de setembro a 4 de outubro. 

Um grande número de fiéis participou da procissão que encerrou a programação religiosa de hoje. Em anos anteriores, após a procissão do retorno, havia outra celebração na Igreja Matriz. 

A Festa do Padroeiro continua neste domingo (02), com a seguinte programação:

IGREJA MATRIZ
08h30 - Celebração Eucarística
Serviços Litúrgicos: Coral Servos de Jesus e Maria
19h30 - Celebração Eucarística e Novena em Louvor a São Francisco
NOITE DAS JUVENTUDES
"O jovem de Assis nos motiva a viver a PROXIMIDADE como estilo de vida cristã"
Serviços Litúrgicos: Setor Juventude
Ofertório: Fubá e milharina (farinha de milho)
Quermesse: Comunidade Bom Pastor e Ministros 

PRAÇA DA MATRIZ e ORLA FLUVIAL: Não haverá atrações 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho

Datafolha, votos válidos: Lula 50%; Bolsonaro 36%


O Datafolha divulgou neste sábado (1º) sua mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", a sondagem é a última realizada pelo instituto antes do 1º turno, que acontece neste domingo (2). Em votos válidos, o resultado é este:

Lula (PT): 50% (tinha 50% no levantamento anterior do Datafolha, de 29 de setembro)
Jair Bolsonaro (PL): 36% (tinha 36% no levantamento anterior)
Simone Tebet (MDB): 6% (tinha 5% na pesquisa anterior)
Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior)
Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior)

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi feita nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

g1 Eleições

Ipec, votos válidos: Lula, 51%; Bolsonaro, 37%; Não é possível afirmar se haverá segundo turno

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. 

O Ipec divulgou neste sábado (1º) sua mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Encomendada pela Globo, a sondagem é a última realizada pelo instituto antes do 1º turno, que acontece neste domingo (2). Em votos válidos, o resultado é este:

Lula (PT): 51% (tinha 52% no levantamento anterior do Ipec, de 27 de setembro)
Jair Bolsonaro (PL): 37% (tinha 34% no levantamento anterior)
Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior)
Simone Tebet (MDB): 5% (tinha 5% na pesquisa anterior)
Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior)
Felipe d'Avila (Novo): 1% (tinha 1% no levantamento anterior)

Não é possível afirmar se haverá segundo turno, diz o Ipec.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Foram entrevistadas 3008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.

g1 Eleições

Ipec em Pernambuco, votos válidos: Marília, 38%; Raquel, 17%; Miguel, 17%; Danilo, 12%; Anderson, 12%

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 74 cidades pernambucanas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Pesquisa Ipec divulgada neste sábado (1º), encomendada pela Globo, aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para o governo de Pernambuco. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Votos válidos

Marília Arraes (Solidariedade): 38%
Raquel Lyra (PSDB): 17%
Miguel Coelho (União Brasil): 17%
Danilo Cabral (PSB): 12%
Anderson Ferreira (PL): 12%
Pastor Wellington (PTB): 1%
Jadilson Bombeiro (PMB): 1%
João Arnaldo (PSOL): 1%
Claudia Ribeiro (PSTU): 0%
Jones Manoel (PCB): 0%
Ubiracy Olímpio (PCO): 0%

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos totais

Veja, abaixo, o resultado da pesquisa Ipec considerando os votos totais.

Procissão de barcos e Missa na Orla Fluvial são realizadas em Petrolândia na Festa em louvor do Padroeiro São Francisco de Assis

Fotos: Assis Ramalho

Foi realizada na tarde deste sábado (1º/10) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a tradicional procissão de barcos no Lago de Itaparica, seguida por Celebração Eucarística na Orla Fluvial. Os eventos fazem parte da programação religiosa da Festa em louvor do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis. As festividades começaram no dia 24 de setembro e se estendem até 4 de outubro, dia consagrado ao santo. 

A procissão nas águas do Rio São Francisco era realizada na Velha Petrolândia e, após a inundação do centro da cidade e de outras áreas para a criação da Barragem de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, sediada nesta cidade, a tradição foi mantida com o passeio no Lago de Itaparica. A maioria dos barcos partem da Orla Fluvial, seguindo a embarcação que conduz a imagem de São Francisco de Assis. Após dar a volta em torno das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja Submersa), construção ainda existente nas águas do rio, os barcos retornam à Orla, onde o andor é desembarcado e conduzido ao local da celebração da Missa dos Pescadores. 

A celebração eucarística foi conduzida pelo Padre Iram Júnior (Congregação Sagrada Família), da Diocese de Floresta. 

Em 2022, após dois anos de restrições devido à pandemia de Covid-19, a festividade é realizada com a participação livre dos fiéis e com todas as atividades liberadas, inclusive a missa campal. Este ano, em vez de acontecer na Orla Fluvial, que está com grande trecho em obras, a Missa foi celebrada no palco instalado pela Prefeitura de Petrolândia para as apresentações dos shows dos cantores contratados para a programação musical da Festa do Padroeiro. 

Apesar de ter sido divulgado que a celebração das festividades deste sábado terminariam com a Missa na Orla, o Padre Luiz Augusto, pároco de Petrolândia, informou que foi mantida a tradicional procissão para conduzir a imagem do Santo Padroeiro de volta à Igreja Matriz. 


Ver mais fotos e vídeos abaixo:

Eleições 2022 já começaram em Wellington, na Nova Zelândia, país com 16 horas à frente do Brasil

Zerésima emitida pela urna eletrônica instalada em Wellington, capital da Nova Zelândia — Foto: TSE/Reprodução

As eleições 2022 no Brasil começaram oficialmente neste sábado (1º), do outro lado do mundo – em Wellington, capital da Nova Zelândia, 16 horas à frente do Brasil.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira seção foi aberta pouco após as 8h de domingo no horário local – o que corresponde às 16h de sábado, em Brasília.

A votação no exterior segue o horário local de cada país e, por isso, a urna será encerrada às 17h do domingo em Wellington – 1h de domingo em Brasília, quando a eleição em solo brasileiro ainda não terá começado.

Os resultados serão enviados para a sala de totalização do TSE e divulgados em conjunto com os votos registrados no Brasil, a partir das 17h deste domingo. O mesmo acontecerá com todas as urnas no exterior instaladas em países com fuso horário mais avançado que o brasileiro.

Ipespe: Lula tem 49% dos votos válidos; Bolsonaro, 35%; Pesquisa foi divulgada neste sábado (1º)


Dados da pesquisa Ipespe, divulgada neste sábado (1º/10), apontam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto para a Presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro aparece com 35%. Os números correspondem aos votos válidos, quando brancos e nulos são desconsiderados.

Neste mesmo cenário, Ciro Gomes (PDT) tem 8%. Simone Tebet (MDB) pontuou 7%. Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB) ficaram com 1%. Demais candidatos não pontuaram.

Quando considerados os votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula tem 46% e Bolsonaro, 33%. Os números representam um cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores.

O cenário é de estabilidade para o petista em relação a última pesquisa, divulgada em 23 de setembro, data em que teve a mesma pontuação do levantamento atual. Bolsonaro teve queda de dois pontos percentuais, saindo de 35%. O atual mandatário do país oscilou dentro da margem de erro.

Teresa Leitão sofre acidente durante caminhada em Paulista, fratura fêmur e passa por cirurgia; Candidata ao Senado passa bem


A candidata ao Senado Teresa Leitão (PT), de 70 anos, sofreu uma queda e fraturou o fêmur esquerdo, na sexta (30), durante uma agenda de campanha em Paulista, no Grande Recife. De acordo com a equipe da candidata, ela foi levada para o Hospital Memorial São José, no Recife, e foi submetida a uma cirurgia.

Teresa Leitão subiu para o centro cirúrgico por volta das 10h desde sábado (1), segundo seus assessores. A cirurgia durou aproximadamente uma hora. Às 11h30 a equipe foi informada de que o procedimento acabou e a candidata foi levada para a sala de recuperação.

Segundo a assessoria de Teresa Leitão, os médicos informaram que a cirurgia “correu muito bem”.

Em uma publicação no Instagram, a candidata afirmou que o acidente aconteceu no início da noite, quando correu para tentar alcanças o candidato ao governo pelo PSB, Danilo Cabral.

Ciência explica por que as notícias falsas chamam mais atenção do que as verdadeiras

A desinformação prejudicial assume muitas formas, mas as táticas e narrativas manipuladoras são frequentemente repetidas e, portanto, previsíveis 

"Aquele que mente para si mesmo e ouve suas próprias mentiras, chega a não saber o que é verdade nele ou ao seu redor, ou seja, perde o respeito por si mesmo e pelos outros". Este é um fragmento de "Os Irmãos Karamazov" , de Fiódor M. Dostoiévski, que resume o mal dos boatos — Fake news —, fenômeno tão antigo quanto a humanidade, mas multiplicado na era da Internet. Um grupo de cientistas revela por que as notícias falsas fascinam, as causas de sua difusão massiva, suas consequências e um experimento para "vacinar" os usuários contra mentiras.

Para Andrea Grignolio Corsini, da Universidade Vita-Salute San Raffaele de Milão, que abordou o tema na maior conferência europeia de neurociência, o Fórum FENS , as "Fake news tendem a criar dinâmicas de exclusão entre diferentes grupos sociais e consiste em informações manipuladas com algo real ou de origem manufaturada, criado para fins políticos e de longa duração, se não for interrompido imediatamente”.

E, embora as consequências nunca tenham tido a dimensão que têm hoje, devido às redes de disseminação em massa, os boatos são inerentes à humanidade. Grignolio conta como a Doação de Constantino ( Donatio Constantini ), o decreto que reconhecia a soberania do Papa Silvestre I e a doação do Império do Ocidente, não passava de uma falsidade revelada em 1440 por Lorenzo Valla após uma análise linguística. O humanista e filósofo italiano mostrou que o texto usava termos, expressões e gramáticas que não existiam no latim usado na época da suposta redação do decreto.

Petrolândia: Hoje tem Ninho Play no Maria Fumaça a partir das 20h; Pagode Pra Recordar anima o primeiro domingo de outubro, a partir das 17h:30

 

Hoje (1º) tem Ninho Play no Maria Fumaça a partir das 20h; Pagode Pra Recordar anima o primeiro domingo de outubro, a partir das 17h:30

O quiosque Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na avenida da Orla Fluvial, funciona neste sábado (1º/09/2022) das 11:30 à 01:00 com seu variado cardápio de refeições, bebidas e tiragostos.

Cada vez melhor, com tradição e qualidade, o Maria Fumaça é o único quiosque que mantém o mesmo nome desde sua abertura, com organização do empresário Pedrinho.

Confira abaixo algumas opçoes do cardápio do Maria Fumaça

Festa do Padroeiro de Petrolândia neste sábado (30/09) tem procissão de barcos no Lago de Itaparica, Missa na Orla Fluvial, seguida de procissão em direção a Igreja Matriz

 

Fotos: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Neste sábado, 1º de outubro, a Festa em louvor do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, terá apenas programação religiosa. Véspera das eleições, não serão realizados shows musicais na Orla Fluvial, em atendimento à legislação eleitoral.

Confira a programação de amanhã:

Igreja Matriz
09h00 - Celebração da Palavra com as crianças

Orla Fluvial
14h00 - PROCISSÃO dos PESCADORES no Lago de Itaparica
16h00 - Celebração Eucarística na Orla Fluvial
"Unidos a São Francisco, louvamos ao Criador na PROXIMIDADE com toda criatura"
NOITE DOS PESCADORES
Serviços Litúrgicos: Coral Vozes e Comunidade São Marcos
Ofertório: Peixe
Quermesse: CJP e Pastoral da Esperança

Obs: Na manhã deste sábado (1º/09/2022), o padre Luiz Augusto, pároco de Petrolândia, entrou em contato com à nossa reportagem para esclarecer que a progração será mantida com a procissão saindo da Orla, logo após a Missa, com destino a Matriz.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Paróquia de Petrolândia

às 19:00 Nenhum comentário: